Acredita-se que o líder está mais envolvido no desenvolvimento de todo o processo
das metas para o objetivo final planejado, ou seja, o líder está à frente da
elaboração, implantação e desenvolvimento das atividades que envolvem o
processo como um todo. Já o chefe,
que não deixa de ser um líder é claro, se baseia mais nos resultados obtidos por
esta determinada liderança - o chefe quer saber sobre os números, os gráficos,
enfim, dados precisos sobre o objetivo planejado.
Aqui no Brasil é comum ouvir aquela história
sobre um chefe que vive com o discurso e ao mesmo tempo pratica o “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”.
Afinal, existem vários tipos de chefes que são
conhecidos popularmente como:
·
Chefe
Abelha, que sempre faz cera e se levanta só para ferrar os
outros.
·
Chefe
Caranguejo, que só faz o serviço andar para trás.
·
O Chefe
Chiclete é aquele que não desgruda!
·
O Chefe
Disco Quebrado não se toca nunca!
·
Também tem o Chefe Disco Velho só chia.
·
Chefe
Doril: surgiu problema? Sumiu...
·
Chefe
Fósforo esquenta a cabeça por pouco.
·
Chefe
James Bond vive espionando as pessoas no trabalho.
·
Chefe
Jóquei sempre cai do cavalo.
·
Chefe
Limão está continuamente azedo.
·
Chefe
Morcego só aparece no fim do expediente.
·
Chefe
Orelha é aquele que só fica na escuta...
·
Chefe
Papai-Noel só ‘enche o saco’ de todos.
·
Chefe
Peixe: na hora do aumento, nada!
·
Chefe
Prego, coitado, só leva na cabeça.
·
Chefe
Sorvete: se derrete todo quando vê o diretor”.
Fonte: (O Que Podemos Aprender com os Gansos – Vol. 2, pág. 102, intitulado
Tipos de Chefes que Estão por Aí.)
Um verdadeiro líder atua de forma diferente. Ele faz com que as pessoas que estão
sob o seu comando aceitem e executam o que lhes é solicitado. Além disso, os
liderados sentem que estão colaborando, ajudando-o e se sentem realizados com
isso - o líder é o sujeito que tem seguidores. Ele diz façam isso e todos fazem
porque os liderados acreditam nos propósitos do líder. Um líder atuante
transmite segurança e confiança. Ele inspira lealdade. É confidente, faz com
que as pessoas se sintam à vontade para falar a verdade - os líderes tomam decisões justas e não protegem
um ou outro. Todas as suas decisões e atitudes são transparentes, pois ele
transmite um senso de justiça. O líder não é infalível, mas quando erra assume
o erro, além de que ele busca sempre ter mais acertos do que erros.
A maior diferença entre chefe e líder:
sensibilidade para identificar, compreender e atender as necessidades da
equipe.
Liderança de Grupos
Liderança é o processo de
conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados.
É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e
positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem
os objetivos da equipe e da organização – a liderança é um processo ‘interracional’ que contribui para que o
grupo possa agir na direção de seus objetivos e atingir seus resultados. Uma
liderança é uma condição necessária para que uma aglomeração funcione como
grupo - liderar sempre envolve tentativa por parte do líder (influenciador) para afetar (influenciar) o comportamento de um
seguidor (influenciado), ou
seguidores.
O líder, ao influenciar o grupo nos propósitos, necessita ter
objetivos definidos, avaliar intenções, ideais e sentimentos liderados, não
demonstrar insegurança e ter controle emocional nas situações difíceis. Faz uso
das suas habilidades para que os liderados cooperem e aceitem as
responsabilidades inerentes às tarefas a serem executadas e à concordância com
os objetivos visados.
O Líder no Grupo
O líder adquire essa posição através da
participação ativa e da demonstração de sua cooperação. Os membros do grupo são
mais produtivos, mais colaboradores, quando habilmente conduzidos - a
influência é o atributo principal do líder, porque no grupo, ao determinar e
atingir as metas, ele age sobre os demais, apoiado num consentimento
voluntário. Essa influência interpessoal é exercida através de um padrão de
comunicação. Esta constitui um dos elementos básicos na formação e
identificação da liderança no grupo. O líder é visto como a pessoa que injeta
energia em seu grupo serve de inspiração, está na vanguarda de qualquer
atividade, sabe como encorajar a iniciativa de seus liderados e como extrair de
todos o máximo que cada um pode dar.
O ambiente da empresa é um dos responsáveis pelo aparecimento
do líder, e a situação é de suma importância para que isso ocorra. O líder em
uma situação não é necessariamente o líder, mesmo no próprio grupo, em uma
situação diferente. Como as situações não são as mesmas e as pessoas não podem
dominar conhecimentos e qualidades aplicáveis para todas as necessidades
surgidas, a cada momento ocupará a liderança do grupo, a pessoa que estiver em
condições.
Assim o papel do líder é desempenhado continuamente por
vários elementos do grupo sob condições especificas. Diferentes membros podem
assumir a liderança, ao satisfazer a diferentes funções do grupo. Um membro
pode ter a influência mais significativa, isto é, a maior parte das suas ideias
para selecionar os problemas ambientais do grupo, pode ser ‘adotado e denominado’ líder fundamental
ou líder de tarefa; outro membro pode influenciar mais o grupo ao coordenar
atividades de vários membros em todo cooperativo, é denominado líder de
processo; outro membro do grupo pode ter mais influência ao auxiliar os outros
a enfrentarem suas emoções, e assim, manter a coesão no grupo, é denominado
líder sócio emocional. (naturalmente um único líder pode ser ao mesmo tempo
líder de tarefa, de processo e sócio emocional).
Na prática há enormes diferenças nos tipos de liderança,
dependendo das necessidades particulares do momento. O líder que é orientado
para execução das tarefas, para os objetivos da empresa, não é o mesmo que se
preocupa com uma excursão e outras atividades sociais - à medida que os
objetivos do grupo requerem maior diversificação de esforços e maior
coordenação, aumenta a necessidade de um líder. Alguém precisa liderar ativar o
ambiente. Para isso, a flexibilidade ajudará a adaptar os seus estilos às
diferentes situações. O líder não se impõe ao grupo – ele emerge com a
aprovação de seus membros; seus atos precisam atender às expectativas,
facilitando a atuação informal de todos para não perdê-los. Sem o
reconhecimento do seu poder, o líder não consegue uma boa atuação.
Estilos de Liderança
Há três variações do ambiente de trabalho que
controla a vida do grupo: autocrática, democrática e liberal (laissez-faire) - os
estilos determinam o tipo de relação dos líderes com os grupos, dependendo da
diversidade da situação e das diversas forças que afetam a conduta dos
liderados.
Estilo Autocrático: O
líder é controlador e coercitivo, decidindo o quê o grupo deve fazer e como
fazer. Impõe suas ideias
através de um monólogo e toma pessoalmente a maioria das decisões. Isso
afeta a produtividade dos seus membros, impede a participação, há indecisão
quanto às etapas futuras de trabalho, maior dependência e falta de interesse
espontâneo e pró-atividade. Todavia, o método é válido em várias circunstâncias
e o trabalho realizado é maior apesar da insatisfação reinante; mas sem a
presença do líder o grupo para por falta de iniciativa.
Estilo Democrático: O líder democrático faz parte do grupo e
usa sua influência para obter participação; acata as ideias, discutindo-as com
seus liderados, ao mesmo tempo em que lhes amplia os conhecimentos e cria um
clima harmônico e de amizade. Ajuda o grupo a se integrar e a assumir
responsabilidade. As decisões são conjuntas e a motivação é
maior, o espírito de grupo é mais acentuado, o que ocasiona eficiência geral
alta e contínua no trabalho. Daí o desenvolvimento da iniciativa, do espírito
inventivo, do senso de responsabilidade e do moral elevado.
Estilo Liberal: O
líder desse grupo é menos organizado, não orienta seus liderados, omite-se, e o
grupo sem liderança e sem objetivos não obtém resultados e o trabalho torna-se
inexpressivo. Há completa liberdade para a decisão individual, causando
fracassos e atrasos nas atividades, desinteresse a ausência de coesão grupal.
Os membros se sentem frustrados com a falta de liderança que, por sua vez, lhes
frustra a necessidade de clareza, senso de direção e realização.
Tipos de Líder
Tipo 1: Ditador, Conquistador e Destruidor
Empregam a força de vontade e a concentração
extremamente direcionadas. Eles são autênticos ditadores, grandes governantes,
altamente decididos ou pioneiros em seus setores, que geralmente empregam a
força da destruição ou uma atitude conquistadora.
“Guiem-me, sigam-me ou não
me atrapalhem.”
George S. Patton, General
norte-americano na Segunda Guerra Mundial.
Tipo 2: Amoroso, Sábio e Preservador
Esses líderes são os mais amados. Sua
compaixão e carisma emocional podem derreter até mesmo as pessoas mais
insensíveis.
”O que importa não é o
quanto fazemos, mas sim a porção de amor que depositamos em nossos atos”.
Madre Teresa de Calcutá.
Tipo 3: Empresário, Filósofo e Construtor
Você sabe por que o mundo está mais
estressado que antes? O estresse pode ser atribuído ao líder do Tipo 3. Eles
estão sempre criando e construindo – muito preocupados! Os empreendedores são
geradores de idéias, especialmente aquelas que reforcem o resultado financeiro.
É por isso que eles tendem a se tornar líderes prósperos.
“Já que você precisa pensar
de qualquer maneira, pense grande”.
Donald Trump, magnata
americano da indústria imobiliária.
Tipo
4: Artista, Dramaturgo e
Entertainer
Você nunca sentirá tédio quando estiver perto
de um desses líderes. Eles são capazes de tocar música, dançar ou flertar com
você, desde que estejam com ânimo positivo. Porém, quando estão de mau humor,
seu drama arruinará não somente o seu dia como talvez sua década! Ou estão
felizes ou brigam com você. Os líderes mais evoluídos do Tipo 4 com habilidade para a harmonia tendem a ser diplomatas,
embaixadores ou peritos em solucionar crises.
Tipo
5: Cientista, Tecnólogo e
Inventor
Esse tipo de líder inclui Sir Isaac Newton, Albert Einstein e
os principais “malucos geniais” da atualidade, como alguns especialistas em
informática. Eles são líderes de mentalidade muito objetiva e, às vezes, são
tediosos e ásperos sob a ótica das pessoas mais emotivas, Os engenheiros, os
contadores, os advogados e as ditas “pessoas com predominância do lado esquerdo
do cérebro” pertencem a essa categoria.
Tipo
6: Idealista, Leal e Devotado
Os mártires que morrem por uma causa, como
Martin Luther King Jr e diversos perseguidos, incluem-se nesse grupo. Eles
reúnem naturalmente uma imensa quantidade de seguidores e devotos, em razão de
seus ideais. Essas pessoas são os seus melhores amigos quando gostam de você ou
de seus ideais, porém serão seus piores inimigos, caso eles se voltem contra
você.
Tipo
7: Perfeccionista, Ritualista
e Organizador
O lema do líder Tipo 7 é: “A clareza e a
ordem estão próximas do Divino”. Esses são os melhores organizadores e gurus
para a estruturação, o ritmo e a noção de tempo. Quando se combinam com cientistas
do Tipo 5, organizam e erigem fábricas e empresas de desenvolvimento
tecnológico. Quando essa qualidade é combinada com qualidades artísticas ou
musicais, são os melhores maestros e gerentes de shows e óperas da Brodway.
Diversos desses líderes são fundadores de excelentes instituições.
Tipo
8: Os líderes integrados dos
Líderes
Esse tipo é uma combinação entre três ou mais tipos de
qualidades de liderança. Os tipos evoluídos mais positivos tornam-se os
principais líderes de sua indústria ou profissão.
Em termos históricos, Cristo e Buda
integram o Tipo 8.
Em tempos modernos podemos citar Bill
Gates.
Os líderes mundialmente aclamados que se
tornam mitos pertencem à categoria do Tipo 8. Esses líderes se destacam porque
conjugam e combinam aspectos positivos de diversos estilos de liderança. A
maioria das organizações mundiais precisa possuir líderes ou equipes do Tipo 8 a fim de estar apta a
implementar missões e projetos globais bem-sucedidos. Porém os grupos poderosos
mais perigosos também são conduzidos por esse tipo, adotando ideais mais antissociais
e esquemas ‘antievolucionários’, com
a máfia siciliana, a máfia japonesa Uakusa e os grupos terroristas.
(Del PE, 8 Tipos de Líderes
Que Todo Líder Deveria Conhecer, Qualitymark)
OS 10 MANDAMENTOS DO LÍDER
1. Respeitar o ser humano e crer nas suas
possibilidades que são imensas;
2.
Confiar no grupo mais do que em si
mesmo;
3. Evitar críticas a qualquer pessoa em
público procurando sempre elogiar diante do grupo os aspectos positivos de cada
um.
4. Dar a cada um o seu lugar levando em
consideração seus gostos, interesses e aptidões pessoais;
5.
Dar sempre o exemplo, ao invés de ficar
criticando todo o tempo;
6.
Evitar dar ordens, procurando a
cooperação de cada um;
7. Não assumir, mesmo de maneira
provisória, a iniciativa de um trabalho que pertença a outro, mesmo pensando
que faria melhor.
8. Consultar os membros do grupo, antes de
tomar uma decisão importante que envolva interesses comuns;
9.
Antes de agir, explicar aos membros do
grupo o que vai fazer e por que;
10. Ao
presidir uma reunião, não falar demais monopolizando o tempo e o assunto, mas
sim coordenando e guiando os debates para obter decisões.
Fonte
e Sítios Consultados
http://www.ldapolivalente.seed.pr.gov.br/
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