Moral e Ética
O homem vive em sociedade, convive com outros homens e,
portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte
pergunta: “Como devo agir perante os outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil
de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central
da Moral e da Ética.
Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos
dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o
comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela
educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a
“ciência dos costumes”, sendo algo anterior à própria sociedade. A Moral tem
caráter obrigatório.
Motta (1984), definiu a palavra Ética como um
“conjunto de valores que orientam o comportamento do
homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente,
o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no
seu meio social.
Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva,
enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma
completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação
humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.
A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a
consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive.
Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é,
surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos.
A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exigi
maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o
homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por
convicção e inteligência.
O termo ‘ética’
deriva do grego ethos (caráter, modo
de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores
morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve
para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que
ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser
confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de
ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para
pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode
desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a
ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.
Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento
social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos.
Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética
empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética
na política etc. Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence
é chamado de antiético, assim como o ato praticado.
Ética nas Empresas
Possuir um código de ética não terá nenhum valor se
empregados, gerentes, clientela, interna e externa, fornecedores não tiverem
aceitação, conhecimento do seu conteúdo. A ética não deve ficar no plano de
intenções, mas ser refletida nos comportamentos.
No Brasil um código de ética é particularmente importante,
pois a confiança do público, em geral, nas instituições públicas e privadas é
muito pequena. A ética é um instrumento de geração de confiança; portanto,
geradora de novos negócios. O "levar vantagem em tudo" é algo
bastante entranhado na cultura brasileira e potencial gerador de desconfiança.
Alguns indicadores da
empresa que têm problemas de ética:
- Posterga deliberadamente pagamentos,
fazendo pagamentos errados, fornecendo datas e não cumprindo etc.
- Vende o que não tem ou o que não pode
entregar.
- Tem
apenas preocupação com sua necessidade de vender, não se preocupando em saber
do cliente o que ele tem necessidade de comprar.
- Sempre
se lembra das pessoas de fora na hora de preencher qualquer posição, não se
importando em procurar, primeiro, identificar internamente se há alguém para
aquela posição.
- Embeleza balanços e demonstrativos
financeiros etc.
Ser ético nos negócios
significa:
·
A necessidade
de obedecer a regras relativas à ocupação territorial e costumes.
·
Expectativas
da comunidade, princípios de moralidade, políticas da organização, atender à
necessidade de todos por um tratamento adequado e justo.
·
Entender
como os produtos e serviços de uma organização e as ações de seus membros podem
afetar seus empregados, a comunidade e a sociedade como um todo (positiva ou negativamente).
Comportamento Ético
Segundo o professor da USP, Robert Henry Srour, ser ético
nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem
prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranquilo com a consciência
pessoal.
Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás
um conjunto de valores fundamentais. Muitas dessas virtudes nasceram no mundo
antigo e continuam válidas até hoje. Eis algumas das
principais; conforme ARRUDA (2002):
a) Ser honesto em qualquer situação: a honestidade é a primeira
virtude da vida nos negócios, afinal, a credibilidade é resultado de uma
relação franca.
b) Ter coragem para assumir as decisões: mesmo que seja preciso ir
contra a opinião da maioria.
c) Ser tolerante e flexível: muitas ideias aparentemente absurdas
podem ser a solução para um problema. Mas para descobrir isso é preciso ouvir
as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes.
d) Ser íntegro: significa agir de acordo com os seus princípios,
mesmo nos momentos mais críticos.
e)
Ser humilde: só assim se
consegue ouvir o que os outros têm a dizer e reconhecer que o sucesso
individual é resultado do trabalho da equipe.
Atuar eticamente vai muito além de não roubar ou não fraudar
a empresa. A ética nos negócios inclui desde o
respeito com que os clientes são tratados ao estilo de gestão do líder da
equipe. O fato, porém, é que cada vez mais essa é uma qualidade fundamental
para quem se preocupa em ter uma carreira longa, respeitada e sólida.
Erros éticos mais comuns nas relações interpessoais no
trabalho:
·
Mentir sobre
as atividades que administramos.
·
Culpar
meu superior por meus erros ou de meus subordinados.
·
Divulgar
informações pessoais ou confidenciais para meus pares, empregados, gerentes
seniores, clientes competidores, público em geral.
·
Não
reportar violações à legislação.
·
Não
reportar desempenho inferior às metas estabelecidas ou algo referente a roubos
ou utilização inadequada de algo que é propriedade da empresa.
·
Não
atender a queixas e reclamações.
·
Encobrir
acidentes no trabalho ou problemas relativos à saúde ou segurança dos
empregados.
·
Usar
ideias de empregados como se fossem suas.
Fonte
e Sítios Consultados
http://www.ldapolivalente.seed.pr.gov.br/
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