Mesmo o
Brasil sendo um país empreendedor é comum encontrar vários empresários que
ainda não entenderam o real significado de administrar e olha que isso ainda acontece
em pleno século 21 e devido a isso, vamos entender um pouco mais sobre este
tema, e começamos com a palavra administração que derivada do latim (administratione) e
significa: o conjunto de atividades voltadas à direção de uma organização
utilizando-se de técnicas de gestão que visam o alcance dos objetivos de forma
eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental. Bonito, né? Pois é, embora seja uma
definição interessante ela não é exatamente a realidade social e empresarial do
Brasil dos dias de hoje. Então, como é aqui no Brasil? Acredito que as palavras
de Peter Drucker sejam encontradas por aqui, mas com
alguns defeitos: para a maioria dos brasileiros, administrar é manter as
organizações coesas, fazendo-as funcionar. Acredita-se
ser esse o conceito mais adaptável às características da maioria dos mortais
aqui do Brasil.
Seguindo este
cenário, fica fácil de entender a essência do trabalho do administrador aqui no
Brasil, que é o de obter resultados por meio das pessoas e dos recursos que ele
coordena. De fato, hoje a administração deveria estar inserida em todas as
organizações para estruturar e impulsionar o andamento dos seus diversos
setores. Embora seja possível criar uma organização sem o mínimo de administração,
mas, com certeza será impossível
mantê-la sem administrá-la. Isso nos
leva a pensar: o que dificulta o funcionamento de muitas estruturas sejam
elas empresariais, pessoais, domésticas é a falta de administração em uma ou em
outras áreas necessárias ao bom andamento da organização como um todo. Por
exemplo, as donas de casas são mestres em administração. Elas coordenam
todas as atividades do lar: cuidam por inteiro de tudo, da cozinha às
despesas. Dentro do freezer todas as carnes estão separadas, embaladas e
etiquetadas; e as contas estão sempre organizadas por data de vencimento. Exagero? Nada
disso: Elas são todas administradoras do lar, por isso fazem questão de
acompanhar, de perto, todos os processos da casa. Agora, em grande parte de outras
casas já aconteceu de cortarem a energia por falta de pagamento, faltar
produtos na dispensa e etc. Pergunta: por falta de
dinheiro? Não, por falta de
administração!
Quem
nunca ouviu falar de alguém que recebe R$ 3.500,00 por mês e tem um gasto de R$ 4.800,00? Então, essa pessoa se desespera, chora, chora e o patrão aumenta o
seu salário para R$ 5.000,00. Daí passa-se uns dois meses e o orçamento dessa
pessoa salta para R$ 6.100,00 e ele continua com o mesmo problema. Por
quê? Simples, isso só
acontece por não saber administrar.
O
conceito de administrar está intrinsecamente ligado ao de viver. Não é possível desatrelar um do outro, sob a pena de
vivermos eternamente na maior bagunça. É claro que tanto os empresários, como
as donas de casa e também os administradores públicos, como os prefeitos, por exemplo, têm atuações bem distintas, mas as suas funções
estão mais próximas do que aparentam estar: todos desempenham tarefas em função
de um grupo, seja isso no setor público, ou na companhia ou até mesmo em um
núcleo familiar. Este é o trabalho
do administrador: planejar, controlar, dirigir e ordenar
tarefas, visando maior produtividade e lucratividade. E acredite, essa
função surgiu há muito tempo: surgiu antes de Cristo, quando
a sociedade dava os seus primeiros passos para se organizar. No período
neolítico, os primeiros agricultores passaram a estocar alimentos,
permitindo que a comunidade sempre tivesse o que comer, mesmo em tempos de
dificuldade. A gerência do plantio permitiu que nossos ancestrais se tornassem
sedentários e com isso eles acabaram dando os primeiros passos para a sociedade
que conhecemos.
Para
saber lidar com dinheiro e manter o equilíbrio dos orçamentos de forma
competente é necessário ter um bom gerenciamento – por isso, a função do administrador
é tão importante – sabendo que essa função só foi regulamentada aqui no Brasil,
no dia 09 de setembro de 1965. No
meio acadêmico, este curso está presente em grande parte das universidades do
país, sempre com uma procura muito grande. Segundo dados do ‘portal de
ensino Universia Brasil’, desde 2008 o número de alunos
matriculados em cursos de administração mais que triplicou.
Agora,
como nem todos podem voltar aos bancos escolares, seria interessante que os
empresários possuidores de outras tantas expertises, mas que ainda não possuem
administradores em seu quadro funcional ‘refletissem’
melhor sobre isso. Afinal, as empresas têm a obrigação e a necessidade de gerar receitas e de efetuar os gastos que sejam capazes de quita-los, e mais que tudo, elas também precisam atender bem aos
seus clientes e sempre continuar a crescer.
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