Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

8 de agosto de 2016

A Administração Move o Mundo



Mesmo o Brasil sendo um país empreendedor é comum encontrar vários empresários que ainda não entenderam o real significado de administrar e olha que isso ainda acontece em pleno século 21 e devido a isso, vamos entender um pouco mais sobre este tema, e começamos com a palavra administração que derivada do latim (administratione) e significa: o conjunto de atividades voltadas à direção de uma organização utilizando-se de técnicas de gestão que visam o alcance dos objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental. Bonito, né? Pois é, embora seja uma definição interessante ela não é exatamente a realidade social e empresarial do Brasil dos dias de hoje. Então, como é aqui no Brasil? Acredito que as palavras de Peter Drucker sejam encontradas por aqui, mas com alguns defeitos: para a maioria dos brasileiros, administrar é manter as organizações coesas, fazendo-as funcionar. Acredita-se ser esse o conceito mais adaptável às características da maioria dos mortais aqui do Brasil.



Seguindo este cenário, fica fácil de entender a essência do trabalho do administrador aqui no Brasil, que é o de obter resultados por meio das pessoas e dos recursos que ele coordena. De fato, hoje a administração deveria estar inserida em todas as organizações para estruturar e impulsionar o andamento dos seus diversos setores. Embora seja possível criar uma organização sem o mínimo de administração, mas, com certeza será impossível mantê-la sem administrá-la. Isso nos leva a pensar: o que dificulta o funcionamento de muitas estruturas sejam elas empresariais, pessoais, domésticas é a falta de administração em uma ou em outras áreas necessárias ao bom andamento da organização como um todo. Por exemplo, as donas de casas são mestres em administração. Elas coordenam todas as atividades do lar: cuidam por inteiro de tudo, da cozinha às despesas. Dentro do freezer todas as carnes estão separadas, embaladas e etiquetadas; e as contas estão sempre organizadas por data de vencimento. Exagero? Nada disso: Elas são todas administradoras do lar, por isso fazem questão de acompanhar, de perto, todos os processos da casa. Agora, em grande parte de outras casas já aconteceu de cortarem a energia por falta de pagamento, faltar produtos na dispensa e etc. Pergunta: por falta de dinheiro? Não, por falta de administração!

Quem nunca ouviu falar de alguém que recebe R$ 3.500,00 por mês e tem um gasto de R$ 4.800,00? Então, essa pessoa se desespera, chora, chora e o patrão aumenta o seu salário para R$ 5.000,00. Daí passa-se uns dois meses e o orçamento dessa pessoa salta para R$ 6.100,00 e ele continua com o mesmo problema. Por quê?  Simples, isso só acontece por não saber administrar.

O conceito de administrar está intrinsecamente ligado ao de viver. Não é possível desatrelar um do outro, sob a pena de vivermos eternamente na maior bagunça. É claro que tanto os empresários, como as donas de casa e também os administradores públicos, como os prefeitos, por exemplo, têm atuações bem distintas, mas as suas funções estão mais próximas do que aparentam estar: todos desempenham tarefas em função de um grupo, seja isso no setor público, ou na companhia ou até mesmo em um núcleo familiar. Este é o trabalho do administradorplanejar, controlar, dirigir e ordenar tarefas, visando maior produtividade e lucratividade. E acredite, essa função surgiu há muito tempo: surgiu antes de Cristo, quando a sociedade dava os seus primeiros passos para se organizar. No período neolítico, os primeiros agricultores passaram a estocar alimentos, permitindo que a comunidade sempre tivesse o que comer, mesmo em tempos de dificuldade. A gerência do plantio permitiu que nossos ancestrais se tornassem sedentários e com isso eles acabaram dando os primeiros passos para a sociedade que conhecemos.



Para saber lidar com dinheiro e manter o equilíbrio dos orçamentos de forma competente é necessário ter um bom gerenciamento – por isso, a função do administrador é tão importante – sabendo que essa função só foi regulamentada aqui no Brasil, no dia 09 de setembro de 1965. No meio acadêmico, este curso está presente em grande parte das universidades do país, sempre com uma procura muito grande. Segundo dados do ‘portal de ensino Universia Brasil, desde 2008 o número de alunos matriculados em cursos de administração mais que triplicou.


Agora, como nem todos podem voltar aos bancos escolares, seria interessante que os empresários possuidores de outras tantas expertises, mas que ainda não possuem administradores em seu quadro funcional ‘refletissem’ melhor sobre isso. Afinal, as empresas têm a obrigação e a necessidade de gerar receitas e de efetuar os gastos que sejam capazes de quita-los, e mais que tudo, elas também precisam atender bem aos seus clientes e sempre continuar a crescer. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog