Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

19 de maio de 2016

Napoleão Bonaparte, Biografia



Napoleão Bonaparte ficou conhecido por ser um político/militar francês que acabou se tornando o Imperador dos Franceses no ano de 1804 – porém, essa controversa figura da História da França foi quem sofreu aquela famosa derrota na Batalha de Waterloo, a qual marcou o fim do “Governo de Cem Dias” e em definitivo do Império Napoleônico.

Foi no dia 15 de agosto de 1769 que nasceu, em Ajaccio, na Córsega, Napoleão Bonaparte - seu pai chamava-se Charles-Marie Bonaparte e sua mãe Maria Letizia Bonaparte. Napoleão Bonaparte era filho de uma família nobre e teve a oportunidade de receber uma educação de qualidade acima da média - entre os anos de 1779 e 1784, Napoleão foi aluno da escola militar em Brienne-le-Château, onde se destacou no estudo da matemática. Depois disso entrou para a Escola Militar de Paris - depois de formado (1875) ele entrou para o regimento de artilharia de La Fère.

Conta-se que no ano de 1789 começou o período da Revolução Francesa e como ele estava ao lado dos revolucionários jacobinos, Napoleão então, começou a sua ascensão na vida militar. Aos 27 anos de idade ele foi promovido a General, assumindo a liderança do exército francês na Itália - nessa altura foi bem sucedido em diversas batalhas na Itália e na Áustria.



Com o passar do tempo Napoleão Bonaparte foi ganhando cada vez mais influência política e no ano de 1798, com o intuito de impedir o acesso da Inglaterra a seus interesses comerciais na Índia, Napoleão Bonaparte decidiu entrar no Egito. Aí ocorreram vários combates, inclusivamente contra os turcos. Entretanto não se ficaram por aí as batalhas, pois Napoleão partiu para a Síria (na época uma região do Império Otomano), não tendo aí sido bem sucedido.
A história conta que no dia 09 de novembro de 1799, em meio a uma grande instabilidade política, aconteceu o golpe de Estado de 18 de Brumário do ano VIII (conforme o calendário republicano francês). O então o governo do Diretório foi derrubado, tendo sido instituído o Consulado, dando-se início à ditadura de Napoleão Bonaparte em França, tendo este sido eleito primeiro-cônsul da república.

A partir disso, a ascensão de Napoleão não parou mais e no ano de 1804, Napoleão Bonaparte dominava uma parte significativa da Europa continental – e foi nesse contexto que Napoleão se autoproclamou Imperador – dando assim início ao Império de Napoleão I. E com isso seguiram várias batalhas, entre elas contra o Reino Unido, Império Russo e Império Austríaco.
E foi no ano de 1807 que começou a intervenção na Península Ibérica - porém as forças napoleônicas encontraram muita resistência por parte dos espanhóis. Nesse mesmo ano, Napoleão decidiu invadir Portugal que na época era aliado dos britânicos. E foi nessa invasão que a família real portuguesa partiu para o Brasil - porém, os franceses não permaneceram muito tempo em terras lusas. As três invasões francesas foram sempre repelidas pelas forças conjuntas de Portugal e Reino Unido.  E foi na terceira invasão francesa que construíram as famosas Linhas de Torres Vedras, um sistema de defesa que tinha por objetivo impedir a chegada das tropas francesas à capital portuguesa.



Em 1812, houve a sequência da quebra da aliança franco-russa por parte do czar Alexandre I, Napoleão Bonaparte então, decidiu atacar a Rússia – e as tropas napoleônicas saíram derrotadas desse confronto, e Bonaparte regressa a Paris.
Em 1813 deu-se a Batalha de Leipzig, também conhecida como Batalha das Nações. Essa batalha ocorreu na cidade alemã de Leipzig, e opôs as tropas francesas a uma coligação que englobava a Rússia, a Prússia, Áustria e Suécia. Napoleão Bonaparte acabaria por perder essa batalha.

Em 1814, na sequência da derrota perante a aliança entre o Reino Unido, o Império Russo, o Reino da Prússia e o Império Austríaco, Paris capitulou e Bonaparte foi obrigado a abdicar, ainda que formalmente mantivesse o título de Imperador conforme acordado no Tratado de Fontainebleau.

Então, levaram Napoleão para o exílio na ilha de Elba, aonde ele chegou em 04 de Maio de 1814, mas no ano seguinte, no dia 26 de Fevereiro, Napoleão escapou do seu exílio saindo da ilha de Elba. No dia 1 de Março desembarcou em Golfe-Juan, em França quando recebeu o apoio dos soldados que marcharam com ele até Paris fazendo que o então rei Luís XVIII de França fugisse e assim, Napoleão retomou o poder.

Foi neste ponto da história que teve início o chamado “Governo de Cem Dias” de Napoleão. Vários aliados europeus retomam a sua luta contra o Imperador francês. Em 18 de Junho de 1815 aconteceu a famosa Batalha de Waterloo, onde o exército comandado por Napoleão Bonaparte foi derrotado perante vários aliados europeus. A derrota na Batalha de Waterloo marcou o fim do “Governo de Cem Dias” e o fim definitivo do Império Napoleônico.

Depois desta derrota Bonaparte foi enviado para o exílio na ilha de Santa Helena – onde ele viveu seus últimos anos de vida e onde acabou por morrer, no dia 5 de Maio de 1821.















Fonte e Sítios Consultados


http://www.sitecuriosidades.com/napoleao-bonaparte-biografia/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog