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22 de maio de 2016

Administração, saiba tudo sobre!



Como é o Curso de Administração
Durante o período do curso superior de Administração os alunos adquirem sólidos conhecimentos em Finanças, Estatística, Economia, Matemática, e Psicologia, além do curso exigir muitas leituras técnicas, estudos de casos e participação em atividades complementares como workshops e palestras – isso significa que existe um bom equilíbrio entre as disciplinas teóricas e as atividades práticas ao longo da formação. Além dos alunos desenvolverem várias pesquisas é comum à monografia de conclusão de curso somado com um estágio supervisionado.

Os diferentes tipos de Curso de Administração
Confira abaixo os diferentes cursos de Administração que são oferecidos pelas instituições de ensino e o principal enfoque de cada um:

  • Bacharelado em Administração
O curso superior de Bacharelado em Administração é a principal e mais completa formação que um Administrador de empresas pode ter. Com duração média de quatro anos, o curso oferece uma formação bem generalista. Os alunos estudam desde Contabilidade até fundamentos do Direito, e podem se especializar posteriormente em diferentes áreas. Ao final do curso é exigida uma monografia sobre algum tema escolhido pelo aluno.

  • Cursos de Tecnólogo na área de Administração
Com duração média de dois anos e meio, o objetivo do curso superior de grau Tecnológico é preparar o aluno para entrar rapidamente no mercado de trabalho. Os currículos têm maior concentração de disciplinas práticas e técnicas. Estes cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e há diversas opções na área equivalente à Administração, chamada de Gestão e Negócios: Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Finanças e Processos Gerenciais são alguns exemplos.

  • Curso Técnico em Administração
Com duração média de dois anos, o curso técnico em Administração tem o objetivo de preparar o aluno para trabalhar com processos mais operacionais da rotina diária de uma empresa. Este profissional exerce atividades de apoio em áreas como Contabilidade, Recursos Humanos, Marketing e Finanças. Também pode atuar na gestão destas áreas, muitas vezes auxiliando um Tecnólogo ou Bacharel em Administração. O diploma de curso técnico é de nível médio.



Possível Grade curricular do Curso de Administração
Disciplinas entre as grades curriculares dos cursos de Administração:
  • Administração de Tecnologia da Informação
  • Administração Estratégica
  • Administração Financeira
  • Comércio Internacional
  • Comunicação Empresarial
  • Contabilidade
  • Direito Empresarial
  • Direito do Trabalho
  • Direito Tributário
  • Economia
  • Empreendedorismo Social e Ambiental
  • Estrutura e Processos Organizacionais
  • Ética Profissional e Empresarial
  • Gestão de Processos Produtivos e da Qualidade
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Gestão Financeira de Curto Prazo
  • Gerenciamentos de Projetos e Projetos Empreendedores
  • Gestão de Custos e Preços
  • Gestão Estratégica
  • Governança Corporativa
  • Inovação e Criatividade
  • Interpretação e Elaboração Textual
  • Jogos de Empresa
  • Legislação Social e Trabalhista
  • Logística
  • Marketing e Marketing de Serviços
  • Matemática e Matemática Financeira
  • Mercado de Capitais e Bolsa de Valores
  • Pesquisa Operacional
  • Probabilidade e Estatística
  • Processos Organizacionais
  • Psicologia
  • Sociologia das Organizações
  • Teoria/Gestão do Conhecimento



Principais atividades do Administrador
O Administrador é o profissional qualificado para organizar e aplicar processos de gestão em diversas áreas da empresa, desde Marketing até Recursos Humanos. Confira as principais funções deste profissional:

  • Recursos Humanos: gerencia o relacionamento da empresa com colaboradores e sindicatos – este setor executa as demissões e admissões, planos de carreira e benefícios.

  • Compras: coordena a compra de produtos, negocia com fornecedores e controla os estoques.

  • Vendas: negocia com clientes, gerencia as atividades de Marketing.

  • Finanças: executa/controla os pagamentos e recebimentos, impostos e as cobranças.

  • Planejamento Estratégico: auxilia o processo de definição de metas e estratégias da empresa.

  • Políticas Corporativas: planeja e monitora ações de sustentabilidade e responsabilidade social.


Mercado de trabalho para o Administrador de Empresas
O mercado de trabalho para o Administrador é bastante amplo e promissor. Este profissional desempenha tarefas necessárias a empresas de diversos portes e de diferentes setores da economia. Também pode atuar como autônomo, prestando consultorias, e até abrir seu próprio negócio. Polos industriais e grandes centros urbanos concentram as melhores oportunidades de emprego para administradores.

 Veja alguns dos principais empregadores deste profissional:
  • Indústrias privadas
  • Órgãos públicos
  • Empresas de serviços
  • Micro e pequenas empresas
  • Instituições do terceiro setor



Conheça a carreira em Administração de Empresas

O administrador precisa manter uma postura ética, ter habilidades em comunicação e também em gestão de negócios. Saiba mais sobre a carreira em Administração de Empresas e como está o mercado de trabalho para este profissional.



A carreira em Administração de Empresas

A carreira em Administração de Empresas é bastante ampla, pois este profissional pode atuar em diversos setores de uma organização, tais como: financeiro, marketing, compras, vendas, recursos humanos, distribuição, produção, etc. O administrador é o profissional que toma decisões e elabora estratégias de ação para melhorar o desempenho da organização como um todo. O foco deste profissional está nos resultados obtidos pela companhia. Para garantir bons resultados, o administrador acompanha e coordena as atividades de cada setor da empresa.

No início de sua carreira, o administrador geralmente assume a coordenação de algum setor ou departamento da  empresa ou a liderança de uma pequena equipe com o intuito de conhecer bem as atividades da organização, sua missão, objetivos e posicionamento no mercado. Em muitos casos, um administrador assume cargos de alta gerência após um período de trabalho em outros setores.



Dentre as principais atividades que um administrador de empresas pode desempenhar, citamos algumas:
  • Controlar fluxo de caixa e capital de giro.
  • Controlar o estoque de matéria-prima e de produtos acabados.
  • Coordenar as atividades financeiras.
  • Definir estratégias de vendas.
  • Estabelecer parcerias com fornecedores.
  • Gerenciar o transporte de mercadorias.
  • Liderar equipes de vendas.
  • Participar do processo de seleção e treinamento de novos colaboradores.
  • Realizar o controle de qualidade dos processos.
  • Supervisionar o processo produtivo de fábricas e indústrias.
  • Tomar decisões sobre investimentos.

Perfil do Administrador de Empresas

Quem deseja seguir carreira na área administrativa deve gostar de trabalhar em equipe e ter boa comunicação, pois liderar times de trabalho faz parte do cotidiano deste profissional - ser empreendedor e ter uma visão ampla e estratégica de negócios ajudará o administrador a ser bem sucedido em suas funções.

Um administrador precisa estar preparado para enfrentar os períodos de incertezas e para solucionar problemas em tempos difíceis. Agilidade na tomada de decisões pode garantir boas oportunidades de negócio e ajuda o profissional a se destacar no mercado. Entender sobre a economia do país e do mundo e acompanhar as tendências e avanços deste setor também são fundamentais para manter a competitividade.

O curso de graduação em Administração

Administração é a graduação com o maior número de Faculdades/Universidades no Brasil. São mais de 1.500 instituições de ensino credenciadas pelo MEC que oferecem o bacharelado em Administração.

A estrutura curricular do curso apresenta disciplinas generalistas, como: Matemática, Economia, Contabilidade e Teoria da Administração. Outras são mais específicas da prática profissional de um administrador, tais como:

  • Logística
  • Marketing
  • Gerenciamento de Custos
  • Processos Gerenciais
  • Administração Orçamentária
  • Recursos Humanos
  • Gerenciamento de Projetos

O objetivo da graduação em Administração é formar um profissional com visão estratégica de negócios e capaz de atuar em diferentes níveis de gestão de uma organização, ou de montar sua própria empresa. A maior parte do curso é formada por disciplinas teóricas e é possível cursar esta graduação nas modalidades presencial e a distância.

Mercado de trabalho para o Administrador de Empresas

O mercado de trabalho para administradores é bastante amplo. Este profissional é procurado por empresas de diferentes portes, de pequenos comércios até grandes bancos multinacionais. Nos grandes centros urbanos e polos industriais estão as melhores oportunidades de emprego para administradores.

Empresas de todo tipo contratam administradores: comércios, indústrias, fábricas, prestadoras de serviço, empresas de consultoria, entre outras. Além de empresas privadas, um administrador encontra ofertas de emprego também em órgãos públicos e ONGs.


A Gestão de Pessoas como profissão
A Gestão de Pessoas foi desenvolvida dentro da área de Administração de empresas como uma especialidade dedicada a potencializar os talentos dos trabalhadores.
Com base no conceito de potencial humano, a Gestão de Pessoas leva em conta as aptidões individuais de cada trabalhador, desde sua capacidade técnica até a facilidade de relacionamento e comunicação, para compor quadros funcionais mais eficientes e satisfeitos.

O Profissional de Gestão de Pessoas

O profissional de Gestão de Pessoas deve ter um bom conhecimento de Psicologia, Administração de Empresas e Gestão. Ele trabalha normalmente no departamento de Recursos Humanos e pode desempenhar diversas funções. 

   Conheça algumas:
  • Mapeamento e avaliação de competências
  • Recrutamento e Seleção
  • Benefícios e Remuneração
  • Treinamento e Desenvolvimento


Tecnólogo em Recursos Humanos

É possível ingressar na carreira de Gestão de Pessoas com o curso de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Esta formação tem duração média de dois anos e as disciplinas abordam temas como: Administração, Psicologia, Relações Trabalhistas, Contabilidade e Informática. O curso capacita o profissional a desenvolver e gerenciar planos de carreira dos funcionários, analisar estratégias institucionais, elaborar planos de recrutamento, seleção e treinamento de pessoas. 


Especialização em Gestão de Pessoas
A especialização em Gestão de Pessoas pode ser feita logo após a conclusão do curso superior e dura entre 1 a 2 anos, dependendo do conteúdo e carga horária. E, depois de formado na especialização em Gestão de Pessoas, o profissional de Administração de empresas poderá trabalhar como especialista em RH de empresas ou como profissional liberal, prestando consultoria.

A Importância da Gestão de Pessoas nas Empresas

De acordo com os conceitos da Gestão de Pessoas, o maior patrimônio da empresa não é o seu capital (dinheiro) e nem mesmo a sua tecnologia, mas o seu quadro de funcionários. Estudos feitos por importantes institutos de pesquisa e universidades apontam uma tendência interessante:
  • 20% do total de vendedores de uma empresa fazem 80% das vendas
  • 20% dos representantes de uma empresa fecham 80% dos melhores negócios.
  • 20% dos fazendeiros de um país geram 80% dos alimentos para a população.



Desta maneira, podemos dividir os funcionários em 3 categorias:

  • Funcionários Alpha: Correspondem, em geral, a 20% do quadro de empregados. São os mais competentes e motivados dentro da empresa, apresentam liderança, alta capacidade para resolução de problemas, uma excelente capacidade de adaptação e um alto comprometimento. Seu objetivo é “crescer junto com a empresa”.

  • Funcionários Comuns: Correspondem, em geral, a 70% do quadro de empregados. São esforçados, porém, sem muita motivação. Têm o perfil de liderados, preferem estabilidade ao invés de mudança e têm um bom nível de comprometimento com a empresa. Seu objetivo é “trabalhar e cumprir com o seu dever”.

  • Funcionários Sem Compromisso: Correspondem, em geral, a 10% do quadro de empregados. São adeptos do mínimo esforço e fazem somente o que é explicitamente designado. Têm um nível mínimo de comprometimento com a empresa. Seu objetivo é “manter o emprego”.


Gestão de Pessoas

Quadro Comparativo dos Tipos de Funcionários

Tipos de Funcionários e Atributos
Motivação
Liderança
Adaptação
Compromisso
Funcionário Alpha
Muito Alta
Perfil de líder
Flexíveis
Muito Alto
Funcionário Comum
Média
Perfil de liderado
Estáveis
Baixo a Médio
Funcionário Sem Compromisso
Baixa
Perfil de liderado
Mínimo Esforço
Baixo

Pesquisas como esta apontam de forma definitiva a importância da seleção e treinamento de bons profissionais para trabalhar em uma empresa.
  

Curso de Administração a Distância
O curso superior de Administração a distância é oferecido em grau de bacharelado e tem duração de quatro anos. É possível ingressar na carreira também com um curso tecnológico à distância em áreas afins, com duração média de dois anos e meio.

Entre todos os cursos superiores ofertados pelo sistema de ensino no Brasil, o de Administração é o que conta com maior número de vagas. A grande procura por esta formação é explicada pelo amplo campo de trabalho do Administrador.

Este profissional é preparado para gerenciar diferentes áreas de empresas dos mais diversos setores. Também tem os conhecimentos necessários para abrir seu próprio negócio.

O currículo do curso superior de Administração a distância conta com disciplinas das áreas de Ciências Exatas e Humanas. Exige bastante leitura, estudos de casos e participação em atividades complementares como Workshop´s e palestras. Os alunos desenvolvem também muitas pesquisas ao longo da formação. Algumas universidades exigem monografia de conclusão de curso, além do estágio supervisionado.

Nos dois primeiros anos do curso os alunos têm contato com disciplinas básicas da área de gestão, como:
  • Matemática
  • Estatística
  • Psicologia
  • Sociologia
  • Direito
  • Contabilidade
  • Informática

A partir do terceiro anodo curso entram no currículo as matérias mais específicas desta formação profissional:
  • Finanças
  • Marketing
  • Logística
  • Recursos Humanos

A metodologia a Distância

Importante destacar que a o diploma de Administração obtido a distância vale tanto quanto o presencial. A metodologia própria desenvolvida para esta modalidade, com acompanhamento de profissionais capacitados e atividades presenciais realizadas em polos de apoio, garante formação de qualidade.

Os cursos à distância contam com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que permite a transferência de conhecimento e a interação entre professores e alunos pela Internet. Por meio do AVA, os alunos acessam vídeo aulas, artigos, exercícios e realizam provas online, entre outras práticas e ferramentas específicas de cada currículo.

Encontros presenciais

As atividades presenciais nos polos de apoio permitem integração entre alunos e professores e também o exercício de atividades práticas. A frequência destes encontros varia de acordo com o curso e a faculdade. Podem acontecer uma vez por mês, uma vez a cada trimestre ou semestre. Há ainda universidades que oferecem o curso superior de Administração à distância na modalidade semi presencial, com encontros presenciais semanais.

Bacharelado ou Tecnológico

Os cursos superiores de Administração a distância reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) são de grau bacharelado.  É possível ingressar na carreira com formação em cursos superiores de tecnologia.
Estes cursos, também reconhecidos pelo MEC, pertencem a uma categoria chamada Gestão e Negócios. Um exemplo é o curso de Processos Gerenciais. Existem diferenças importantes entre estas duas formações que devem ser consideradas no planejamento de sua carreira. Confira as principais:


Administração
  • É de grau bacharelado, com média de quatro anos de duração.
  • Grade curricular mais generalista, com disciplinas práticas e teóricas.
  • O foco da atuação é voltado a empresas de grande, médio e pequeno porte, em cargos de gestor/diretor/executivo.

Processos Gerenciais
  • É de grau tecnológico, com média de dois anos e meio de duração.
  • Grade curricular voltada às necessidades mais recentes do mercado de trabalho, com maior concentração de disciplinas práticas.
  • O foco da atuação é voltado a empresas de micro, pequeno e médio porte, especialmente do segmento de varejo, em cargos com funções operacionais.

Onde estudar Administração a Distância

Segundo o Ministério da Educação (MEC), há cerca de 1.600 cursos de bacharelado em Administração no país, entre presenciais e a distância, em instituições públicas e privadas.

Possível Grade Curricular do curso de Administração a Distância
Confira as disciplinas mais comuns entre as grades curriculares dos cursos superiores de Administração à distância:
  • Contabilidade
  • Direito do Trabalho
  • Direito Empresarial
  • Direito Tributário
  • Economia
  • Estrutura e Processos Organizacionais
  • Gestão de Custos e Preços
  • Gestão Estratégica
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Gestão Financeira de Curto Prazo
  • Logística
  • Marketing
  • Matemática
  • Matemática Financeira
  • Mercado de Capitais e Bolsa de Valores
  • Pesquisa Operacional
  • Probabilidade e Estatística
  • Teoria do Conhecimento




Perfil profissional e áreas de atuação
A profissão de Administrador é generalista, ou seja, ele desempenha tarefas necessárias a diversas áreas e setores de atuação. Este profissional pode atuar no departamento financeiro, de recursos humanos, comercial, marketing, logística, entre outros. Precisa de grande senso de organização e habilidade para lidar com números e planilhas, acompanhar pesquisas de mercado, atualizar conhecimentos com frequência e gerenciar pessoas e processos.

Confira algumas áreas de atuação do Administrador:
  • Recursos Humanos: responde pelo relacionamento da empresa com colaboradores e sindicatos, gerencia demissões e admissões, planos de carreira e benefícios.

  • Compras: organiza a aquisição de matéria-prima, negocia com fornecedores e controla os estoques.

  • Vendas: coordena a negociação com clientes, as atividades de publicidade e marketing.

  • Finanças: gerencia e controlam os pagamentos e recebimentos, os impostos e a cobrança de clientes.

  • Planejamento Estratégico: auxilia a definição de metas e o alcance de resultados.

  • Políticas Corporativas: define ações de sustentabilidade e responsabilidade social.

Mercado de Trabalho
O profissional formado em Administração é contratado por organizações de todos os setores econômicos e por empresas de todos os portes. Mesmo em tempo de crise, o mercado de trabalho do Administrador se mantém favorável, pois sua competência em organizar, gerenciar e controlar processos, é essencial a qualquer negócio. As regiões Sudeste e Sul oferecem maior número de vagas, mas há oportunidades para este profissional em todo o país. Entre os principais empregadores, podemos destacar:
  • Indústrias Privadas
  • Empresas de Serviços
  • Instituições Financeiras
  • Órgãos Públicos
  • Escolas
  • Universidades
  • Institutos de Pesquisa
  • Organizações Não Governamentais (ONGs)
  • Hospitais

Negócio próprio
O profissional formado em Administração adquire sólido perfil empreendedor, necessário àqueles que desejam investir num negócio próprio. Além de contar com vasto campo de trabalho em todos os setores econômicos, no curso superior o Administrador recebe a base de conhecimentos para gerenciar um empreendimento, desde sua concepção até o controle do produto final. Este profissional está preparado, por exemplo, para abrir microempresas, seja do ramo industrial, comercial ou de serviços como lojas, padarias, salões de beleza e etc.











Fonte e Sítios Consultados

http://www.guiadacarreira.com.br/

http://www.uninove.br/


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