Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

13 de janeiro de 2017

Erros na produção de conteúdo, como evitá-los?







Seja por querer e mesmo sem querer, todos nós sofremos com o excesso de informação. E basta um clique, e já teremos aquele oceano de ideias explodindo em nossos olhos a nossa disposição, muitos dos quais não são realmente úteis para nós. Se parássemos para pensar, iríamos nos dar conta que num passado recente a informação era escassa, já hoje em dia, é o nosso tempo que passa por esta situação. Por isso, é preciso valorizar o nosso tempo de leitura.


Tratando deste assunto, é comum verificarmos erros na produção dos conteúdos de vários veículos de informação, sites, blogs e até mesmo dentro das corporações. Talvez alguns erros aconteçam pelo desconhecimento do público, o que leva os leitores a perder rapidamente o interesse pelo assunto em questão. Por isso, listamos alguns erros e soluções:


Exagerar na complexidade

É comum pensar que complexidade é sinônimo de sofisticação e inteligência, quando na verdade é justamente o contrário. Se você quer ser sofisticado e valorizar o tempo do leitor, experimente usar metáforas para ilustrar ideias abstratas ou histórias para explicar conceitos mais complicados. O grande segredo é simplificar a sua mensagem – mas só o suficiente para que os seus leitores entendam o conteúdo com um tempo menor de leitura.




Ser autocomplacente

Sempre a sinceridade: dependendo do seu nicho, é provável que os leitores não estejam tão interessados assim em você, nas suas histórias ou na sua vida. A função principal é inspirar e principalmente ajudar os leitores a obter algum conhecimento. Isso não significa que você não deve falar das suas experiências; pelo contrário, elas podem ajudar o leitor a se identificar com você e/ou o seu negócio e agregar valor e personalidade ao conteúdo. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar. Então, da próxima vez que você pensar em contar algo sobre sua vida, pergunte a si mesmo: O que o leitor poderá tirar de bom dessa história? Como ela pode ajudá-lo? Se a resposta não for boa o suficiente, é melhor pensar em algo diferente para dizer.


 Focar no tamanho do texto

Sabe aquelas pessoas que passam o tempo todo parando para contar o número de palavras ou de caracteres? Para muitas pessoas, conteúdo longo nem sempre é sinônimo de qualidade. Mais do que a quantidade de palavras, você precisa se preocupar com o que você quer comunicar. Imagine que você produziu um conteúdo que, para os seus padrões, é curto. Mas você conseguiu transmitir com clareza a sua mensagem? Se a resposta for positiva, não há necessidade de fazer o leitor perder tempo lendo algo que foi escrito só para aumentar o tamanho do texto. Isso me fez relembrar os tempos da Universidade, alguns colegas repetiam de sete a oito vezes a palavra individuo nas respostas das avaliações da disciplina de Sociologia.


Fazer encerramentos fracos

Um erro facilmente cometido. Imagine que você investiu muito tempo e pesquisa em um conteúdo. No final, você faz rapidamente uma conclusão, e está tudo acabado, certo?


Entretanto, uma conclusão sem graça é suficiente para fazer todo o seu trabalho ir por água abaixo e deixar os leitores com uma péssima impressão. Não desaponte seu público com uma conclusão fraca; o entusiasmo precisa estar em todo o texto, inclusive no final. Uma boa maneira de fazer isso é começar escrevendo a conclusão ou escrevê-la certo tempo depois de fazer o conteúdo.




Não saber para quem está escrevendo

Quando não sabemos exatamente para quem estamos escrevendo, escreve-se para todo mundo, e os conteúdos correm o risco de ficarem muito genéricos. E, nesse caso, acabaremos não falando para ninguém. Se você está passando por essa dificuldade, existem dois exercícios que podem ajudar. O primeiro – e mais importante – é definir a sua linha editorial. Assim, você delimita com mais clareza sobre o que e com quem vai falar.

O outro é imaginar que você está conversando com uma única pessoa. Isso ajudará a fazer com que o seu conteúdo fique mais pessoal e agrade mais ao leitor.


Não se importar mais com o assunto

Você não precisa estar apaixonado (mas, pelo menos muito interessado) pelo assunto sobre o qual vai falar. Se você parar de se importar, o que impedirá os leitores de fazer o mesmo? Conteúdos entediantes farão com que os leitores não tenham vontade de ler. Se, por outro lado, você deixa transparecer o seu entusiasmo, todos ficarão ainda mais interessados no assunto. Mas como fazer isso se você mesmo está se sentindo entediado? 

Bom, essas dicas podem ajudar:

- conversar com os clientes e descobrir como você pode ajudá-los.

- encontrar um bom vendedor e perguntar como ele venderia suas ideias.

- procurar um expert e aprender detalhes mais interessantes.

- explorar outros tópicos que possam ser relacionados ao seu.

- desafiar-se a escrever o melhor conteúdo de todos.

Lembre-se de escrever quando estiver entusiasmado, só assim o assunto será interessante para o seu público.




 Não mostrar sua personalidade

É possível que centenas ou até mesmo milhares de pessoas façam conteúdos sobre o mesmo assunto que você. Então, como se destacar nesse cenário? Por mais que as suas dicas sejam úteis, se você não compartilhá-las deixando sua personalidade transparecer, o seu conteúdo corre o sério risco de parecer idêntico ao dos outros.


Existem algumas maneiras simples de fazer isso:

faça novas abordagens.

apresente argumentos que sugerem uma abordagem diferente daquela que todos acreditam ser a correta.

compartilhe experiências pessoais.

mostre o seu senso de humor.

revele um pouco de quem você é para que o público se identifique com você.


Recapitulando

No final das contas, tudo é uma questão de equilíbrio. Não basta apenas saber quem é o público-alvo ou como deixar o conteúdo melhor. É preciso analisar o cenário completo para entregar um conteúdo objetivo, bem escrito, que revele um pouco da sua personalidade. E por fim, o mais importante nos conteúdos novos são as informações úteis e relevantes para o público-alvo. Assim, qualquer problema será superado naturalmente, e os leitores ficarão não apenas agradecidos, mas também ansiosos pelo próximo conteúdo.
















Fonte e Sítios Consultados


http://www.ignicaodigital.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog