Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

11 de janeiro de 2017

Controle dos Custos – Qual a sua importância?


Para que qualquer tipo de negócio obtenha sucesso é preciso que o gestor conheça bem o seu próprio negócio e que ele não abra mão de certos cuidados primordiais, como a Gestão dos Custos - isso porque administrar e controlar os custos gerados na produção e na comercialização de serviços e produtos proporciona ao gestor o conhecimento do quanto se foi investido e do valor a ser estipulado no preço final.
O fato é que esse domínio auxilia no planejamento, na tomada de decisões e no bom gerenciamento financeiro. Logo, quando a empresa realiza uma gestão de custos ineficiente, os valores estipulados podem não condizer com a realidade e acabam prejudicando as margens de lucro, o volume de vendas e até mesmo a sobrevivência da empresa.
É importante salientar que, embora esse assunto seja de grande importância, muitas empresas não aplicam o conceito de gestão de custos e deixam apenas no papel o que poderia ser a resposta para muitos problemas — e até mesmo para muitas oportunidades.

Vamos descobrir qual é a real importância de uma gestão de custos para o seu empreendimento!

O que é gestão de custos?
Todo empresário sonha em tornar seu negócio sólido e longínquo — e essa missão está diretamente atrelada à forma como a empresa é dirigida. Isso envolve gestão de negócios, gestão de custos e resultados, e outros pontos importantes, como o controle de estoque. Porém, antes de qualquer definição, é preciso deixar bem claro o que são os custos.
Basicamente, todos os investimentos que uma empresa precisa fazer para realizar as suas atividades — seja criar um produto ou oferecer um serviço — são chamados de custos. Nessa definição enquadram-se os insumos, a matéria-prima, a mão de obra, os equipamentos etc. Portanto, sem os valores que compõem esses recursos é impossível dar início ou continuidade às vendas.
Em geral, quando uma empresa quer aumentar a quantidade da produção, os custos também sofrem um aumento. Nesse sentido, a contabilidade de custos é a ferramenta que subsidia a gestão e se constitui como uma das fontes mais eficazes e eficientes de informação para o gestor. Afinal, conhecer melhor os custos é uma questão de sobrevivência no mercado.
Para fazer a gestão de custos, o ideal é que seja utilizada uma planilha de fluxo de caixa. Com essa ferramenta em mãos, gestores podem lançar entradas e saídas, verificar as contas a pagar, e, dessa forma, analisar como está à situação financeira da empresa e qual é a melhor forma de atingir os resultados esperados.

Quais são os objetivos da gestão de custos?
Como a formação do preço de venda do produto ou do serviço está diretamente atrelada à apuração dos custos e das despesas, o conhecimento e o domínio das técnicas de apuração de custos são fundamentais para uma gestão eficaz e eficiente. Diante disso, os principais objetivos da gestão de custos são:
  •  Fornecer informações sobre o rendimento e o desempenho de diversas atividades da empresa;
  •  Auxiliar no controle, planejamento e desenvolvimento das operações;
  • Fornecer informações que possam subsidiar a tomada de decisões.


Quais são os benefícios da gestão de custos?
A boa administração de qualquer empreendimento demanda muito mais do que aumentar a receita. A continuidade da conversão de vendas em receitas em longo prazo deve estar sempre aliada a uma correta gestão de custos, mesmo antes de aumentar as vendas — principalmente diante de um mercado cada vez mais competitivo.
Nesse sentido, o encarecimento de insumos, matérias-primas, mão de obra, custos fixos e outras variáveis pode afetar — e muito — o bom andamento de um empreendimento. Por isso, veja a seguir alguns dos benefícios que podem ser atrelados em uma boa gestão de custos. 

Diminuição dos riscos do negócio
Muitas empresas fecham suas portas pelo simples fato de não conhecerem a quantidade de custos e diminuírem a lucratividade. Por isso, se a empresa mantém em dia os registros dos seus custos, certamente saberá qual sua realidade financeira, uma vez que nem sempre um faturamento alto é sinônimo de negócio saudável.
É possível também fazer a empresa crescer continuamente sem sofrer os riscos de tentar alcançar um objetivo ainda inalcançável, pois, com uma análise correta da atual situação da empresa, os riscos são diminuídos, e as metas, alcançadas.



Precificação e competitividade
A precificação está atrelada ao mercado consumidor e às boas ofertas. Então, para diminuir os custos da produção, é preciso dar atenção aos custos variáveis, como insumos, comissões e mão de obra. Contudo, é preciso ainda ficar atento à qualidade, uma vez que, como sabemos diminuir a produção nem sempre garante aumento o da receita.
A gestão de custos também permite escolher o método ideal para fazer a precificação, evitando que a empresa tenha problemas futuros. Isso porque, muitas vezes, um método inadequado pode informar que o lucro será x, enquanto, na prática, o lucro real é y — ou seja, a empresa pode não ganhar o valor previsto.

Como detalhar os custos do negócio?
É preciso ter claramente estabelecido que os custos são divididos em 2 tipos:
·        Custos variáveis: todos os materiais e insumos, ou seja, tudo que é consumido para criar um produto ou prestar um serviço. Esse tipo de custo pode variar de acordo com a época ou outros fatores. Por exemplo, os impostos sobre mercadorias, época de safra e comissão de vendedores;

·             Custos fixos: gastos rotineiros, como os decorrentes de fornecedores, funcionários e pagamentos de contas. Em outras palavras, são todas as despesas mensais que a empresa precisa para funcionar, mesmo que não haja vendas.
Após o levantamento dos custos fixos e variáveis, é recomendado que se faça um registro de todos os gastos. Só assim é possível identificar os investimentos desnecessários e outros que mereçam maior atenção, como os que demandam um maior volume de vendas ou qualidade.
Outra opção que também pode surtir efeitos positivos é o estabelecimento de um calendário ou uma tabela de metas mensais, que pode auxiliar no controle de gastos fixos e variáveis.

O que é uma boa gestão de custos?
Sem dúvida, controlar os custos dos negócios é uma medida essencial para garantir a manutenção da saúde organizacional de uma empresa. E quanto é realizado de forma errônea, esse controle interfere diretamente nos resultados, implicando diretamente na queda da produtividade e do faturamento.
Um bom controle de custos está diretamente atrelado à disciplina. Se a equipe responsável pelo levantamento não tem a capacidade requerida para realizar as devidas análises constantes e os procedimentos financeiros necessários, provavelmente os resultados não serão os melhores — e, consequentemente, ficará mais difícil visualizar qual é o ponto que merece maior atenção do gestor quanto ao próprio gerenciamento dos custos.

Quais são os principais erros cometidos na gestão de custos?

Não saber o valor dos estoques
Muitos empreendedores se esquecem de que, assim como o caixa é responsável pelo fluxo de recursos, o estoque é o que origina todo o dinheiro necessário para a realização das atividades. Por isso, os produtos estocados devem sempre ser contabilizados, e a depreciação deve ser considerada na formação dos preços de venda, bem como nos resultados da companhia.
Nesse sentido, o controle de estoque poderá ser de grande auxílio, já que, dessa forma, será possível ter um controle de tudo o que há em estoque e do que precisa ser reposto. Quando não há esse tipo de controle, é muito comum as empresas terem perdas significativas de produtos, ou ainda deixarem de vender algo por estar em falta.


Não saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo
Em alguns casos, a rotina operacional veda os olhos de muitos empreendedores, que acabam se esquecendo de calcular o retorno que o negócio está tendo financeiramente. E essa informação é imprescindível para saber como anda a saúde da empresa, e se é possível realizar novos investimentos.
É importante, portanto, que o controle de fluxo de caixa seja feito corretamente; assim é possível alinhar as entradas do caixa com a gestão de custos que a empresa teve em determinado período.

Não calcular o custo e o preço de venda dos produtos e serviços
Saber o custo para fazer um produto ou prestar um serviço está sendo inferior ao preço de venda, é hora de rever e calcular onde está o erro, uma vez que isso pode levar o negócio à falência. É preciso, no mínimo, que o custo de produção seja igual àquele utilizado para produzi-lo ou prestá-lo.

Falta de investimentos em tecnologia
Para que a gestão de custo seja feita de maneira adequada e que os cálculos sejam feitos corretamente, o gestor pode (e deve) contar com a ajuda da tecnologia. Isso porque a administração feita de maneira tradicional já não é mais viável, já que, além de fazer com que você perca tempo anotando, conferindo e contando todos os dados, ela não é confiável o suficiente.
Portanto, apostar em ferramentas tecnológicas, como os  sistemas de gestão, é a melhor alternativa. Isso vai acelerar todo o procedimento, já que será necessário apenas lançar os dados e conferir os resultados. E esses softwares são armazenados de forma segura, garantindo que todos os seus dados fiquem bem protegidos.
Agora você pode entender como a gestão de custos é realmente importante para que o seu negócio cresça saudável; contudo, além disso, você também precisa saber qual é a situação atual do seu negócio. Então, aproveite para ler mais sobre o assunto e aprenda a analisar melhor a saúde financeira da sua empresa!


O que é gestão de custos?
Todo empresário sonha em tornar seu negócio sólido e longínquo, e essa missão está atrelada à forma como os custos e os resultados são geridos. Antes de qualquer definição, é preciso deixar bem claro o que são custos. Todo investimento que uma empresa precisa fazer para realizar suas atividades — seja criar um produto ou oferecer um serviço — é chamado de custo.
Enquadram-se nessa definição insumos, matéria-prima, mão de obra etc. Sem os valores que compõe esses recursos, é impossível dar início ou continuidade às vendas. Em geral, quando uma empresa quer aumentar a quantidade produzida, os custos também sofrem um aumento.
A contabilidade de custos é a ferramenta que subsidia a gestão e se constitui como uma das fontes mais eficazes e eficientes de informação para o gestor. Conhecer melhor os custos é uma questão de sobrevivência. Para fazer a gestão de custos, o ideal é que seja utilizada uma planilha de fluxo de caixa. Com essa ferramenta em mãos, gestores podem lançar entradas e saídas, verificar as contas a pagar e, dessa forma, analisar como a situação financeira da empresa está e qual é a melhor forma de atingir o resultado esperado.

Quais são os objetivos da gestão de custos?
O conhecimento e o domínio das técnicas de apuração de custos são fundamentais para uma gestão eficaz e eficiente. Isso porque a formação do preço de venda do produto ou do serviço está diretamente atrelada à apuração dos custos e das despesas. Os principais objetivos da gestão de custos são:
· Fornecer informações sobre o rendimento e o desempenho de diversas atividades da empresa;
· Auxiliar no controle, planejamento e desenvolvimento das operações;
·      Fornecer informações que possam subsidiar a tomada de decisões.


Quais são os benefícios da gestão de custos?
A boa administração de qualquer empreendimento demanda muito mais do que aumentar a receita. A continuidade da conversão de vendas em receitas em longo prazo deve estar aliada a uma correta gestão de custos, mesmo antes de aumentar as vendas — principalmente diante de um mercado cada vez mais competitivo.
O encarecimento de insumos, matérias-primas, mão de obra, custos fixos e variáveis pode afetar — e muito — o bom andamento do empreendimento.

Veja  alguns  benefícios  que  podem  ser 
atrelados  a  uma  boa  gestão  de  custos: 

·   Diminuição dos riscos do negócio: se a empresa mantém em dia os registros dos seus custos, certamente saberá qual sua realidade financeira, uma vez que nem sempre um faturamento alto é sinônimo de negócio saudável. Muitas empresas fecham suas portas pelo simples fato de não conhecerem a quantidade de custos e diminuírem a lucratividade;
·       Precificação e competitividade: a precificação está atrelada ao mercado consumidor e às boas ofertas. Para diminuir os custos da produção, é preciso dar atenção aos custos variáveis, como insumos, comissões e mão de obra. Contudo, é preciso ficar atento à qualidade, uma vez que diminuir a produção nem sempre indica aumentar a receita.


Como detalhar os custos do negócio?
É preciso ter claramente estabelecido que os custos se dividem em 2 tipos:
·   Custos variáveis: enquadram-se nos custos variáveis todos os materiais e insumos, ou seja, tudo que é consumido para criar um produto ou prestar um serviço. Por exemplo, os impostos sobre mercadorias e comissão de vendedores;
· Custos fixos: enquadram-se aqueles gastos rotineiros, como fornecedores, funcionários e pagamento de contas. Em outras palavras, são todas as despesas mensais que a empresa precisa para funcionar, mesmo que não haja vendas.
Após o levantamento dos custos fixos e variáveis, é recomendado que se faça um registro de todos os gastos. Só assim é possível identificar os investimentos desnecessários e outros que mereçam maior atenção, como é o caso daqueles que demandam um maior volume de vendas ou maior qualidade. Outra opção que pode surtir efeitos positivos é o estabelecimento de um calendário ou uma tabela de metas mensais, que pode auxiliar no controle de gastos fixos e variáveis.


O que é uma boa gestão de custos?
Sem dúvida, controlar os custos dos negócios é uma medida necessária para garantir a manutenção da saúde organizacional. Quando ele é realizado de forma errônea, os resultados da empresa acabam sendo interferidos, implicando diretamente na queda da produtividade e do faturamento.
Um bom controle de custos está diretamente atrelado à disciplina. Se a equipe responsável pelo levantamento não tem a capacidade requerida para realizar as devidas análises constantes e os procedimentos financeiros necessários, provavelmente os resultados não serão dos melhores — e, consequentemente, ficará difícil visualizar qual é o ponto que merece maior atenção do gestor quanto ao gerenciamento dos custos.

Quais são  os  principais  erros 
 cometidos na  gestão  de  custos?

Não saber o valor dos estoques
Muitos empreendedores esquecem que assim como o caixa é responsável pelo fluxo de recursos, o estoque é aquilo que origina todo o dinheiro necessário para a realização das atividades. Os produtos estocados devem ser contabilizados, e a depreciação deve ser considerada na formação dos preços de venda, bem como nos resultados da companhia.

Não saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo
A rotina operacional, em muitos casos, veda os olhos de muitos empreendedores, que acabam se esquecendo de calcular o retorno que o negócio está tendo financeiramente. Essa informação é imprescindível para saber como anda a saúde da empresa e se é possível realizar novos investimentos.

Não calcular o custo e o preço de venda dos produtos e serviços
Quando o custo para fazer um produto ou prestar um serviço estiver sendo inferior ao preço de venda, é hora de rever e calcular onde está o erro, uma vez que isso pode levar o negócio à falência. É preciso que, no mínimo, o custo de produção seja igual àquele utilizado para produzi-lo ou prestá-lo.








Fonte e Sítios Consultados

http://www.artsoftsistemas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog