Para alguns investidores ou empreendedores,
comprar uma empresa parece representar mais facilidade em ter sucesso no
negócio do que começar tudo do zero, mas às vezes isso representa um emaranhado
de dificuldades e problemas que parece não ter mais fim. Existe quem pense em
comprar uma empresa e por acreditar que já está consolidada no mercado, então, estará
tudo mais fácil. Mas, antes é preciso executar um conjunto de verificações para
minimizar os impactos das surpresas que certamente estão por vir.
Por exemplo, todo o adquirente de um "Fundo de
Comércio", "Ponto Comercial" ou "Estabelecimento
Comercial" assume a responsabilidade sobre o passivo fiscal (impostos,
taxas e contribuições) e
trabalhista (FGTS,
INSS, indenizações etc.), da
empresa anterior, mesmo que o adquirente constitua outra pessoa jurídica e novo
CNPJ. Isto porque de acordo com a lei, se o adquirente continuar com a mesma
atividade, clientela, móveis, máquinas, organização e empregados, estará com
todos os elementos que integram a atividade empresarial da empresa anterior,
tornando-se assim sucessora desta.
E sempre é bom enfatizar, para que seja mínimo o risco de
se apropriar de dívidas já adquiridas é importante solicitar certidões
negativas dos últimos cinco anos, contudo isso não liquida o assunto. Por
exemplo, se algum recolhimento foi realizado incorretamente, este poderá ser
notificado e cobrado com multas e correções, inclusive reclamações trabalhistas
de antigos funcionários. Se a empresa utiliza serviços terceirizados, avalie
com muita cautela para saber se não há indícios de vínculos trabalhistas.
E tem mais, se for manter o mesmo CNPJ, todas as demais
dívidas passam a ser de responsabilidade do comprador da empresa, sejam
fornecedores, instituições financeiras etc. Quem vende pode até não estar
sabendo dessas pendências. É comum ainda nos dias atuais que muitos empresários
são surpreendidos com problemas no contrato do aluguel, então renegocie com o
locador as condições, refaça o respectivo contrato tão logo a empresa seja
adquirida.
Ainda é bom que se diga que será indispensável ter a
ajuda do vendedor para tocar a empresa depois de adquirida, por isso contemple
esse ponto no contrato da negociação. Mas melhor ainda é ter todas as
informações e dicas que julgar necessário antes de liquidar a negociação.
Levantar e checar todas as informações
Outra questão importantíssima é checar se no local, na
cidade, nas imediações em que a empresa esta localizada, não está para
acontecer mudanças que podem afetar a "rentabilidade" do negócio.
Essas informações podem passar despercebidas pelo vendedor, mas depois que
surgem, vem à velha frase por parte de quem vendeu a empresa: "Puxa,
eu havia me esquecido que esta rua sofreria alterações e daqui a um ano os
veículos não poderão mais transitar por aqui!" Imagine um posto de
combustível desta rua tendo sido vendido.
Outro aspecto muito importante são os títulos a receber (duplicatas,
cheques, "caderneta") se
integrantes na negociação, precisam ser confirmados juntos aos devedores, pois
podem não ser reais. Podem ter sido quitados e não baixados dos controles ou
mesmo já terem sido negociados com outras instituições.
Os bens da empresa que estão a venda, como máquinas,
veículos, equipamentos, precisam ser avaliados não somente quanto aos aspectos
de qualidade, mas também se não estão negociados, penhorados em alguma outra
dívida da empresa ou dos donos da empresa.
É indispensável o contrato entre o comprador e o vendedor
para garantir os direitos e obrigações das partes e para isto a participação de
um advogado é indispensável.
Finalizando, as questões relacionadas a vendas, custos e
despesas atuais da empresa em negociação requerem que o comprador acompanhe de
perto. Sugere-se negociar com o vendedor um período em que todas as operações
da empresa pretendida serão acompanhadas/checadas. Se isso não for aceito, já é
um sinal de que algo talvez não possa ser visto. Será isto um segredo essencial
para o negócio ou de fato risco para o empreendimento e para a negociação de
venda da empresa? A experiência diz que não podem existir segredos nessa hora
da negociação, por isso, só feche o negócio quando tudo estiver bem claro e
explicito no papel.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.sebraesp.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário