Todas empresas, independentemente do seu tamanho, irão passar por esse
estágio e elas necessitam entender a
gestão dos seus produtos e para isso é preciso conhecer um pouco sobre o
ciclo de vida dos produtos. O tipo de estratégia que os gestores usam na fase
de lançamento de novos produtos é diferente da estratégia que usam quando o
produto é maduro ou está em declínio. Os resultados são melhores quando se
conhece bem o momento de cada produto.
Ciclo de vida do produto
Para entender sobre o ciclo de vida de um produto, é importante saber
que eles possuem algumas características básicas como:
- Vida limitada
- Estágios diferentes
- Lucros diferentes de
acordo com cada fase
- Necessidade de diferentes
estratégias
Desta forma, é essencial conhecer as etapas no ciclo de vida do produto,
bem como as estratégias que devem ser utilizadas em cada fase.
Etapas no ciclo de vida do produto
Quando um produto é lançado no mercado, ele inicia um ciclo de vida que
envolve quatro estágios:
1 – Introdução
É o lançamento do produto no mercado. Nesta época suas vendas crescem
lentamente e não há lucros ainda já que há muitas despesas de introdução do
produto. No caso de produtos mais caros, a demora na aceitação por parte dos
consumidores é maior, retardando ainda mais os lucros da empresa sobre este
produto ou então ficando até negativo. Não vá assustar-se caso isso aconteça,
pois a fase de introdução de um produto no mercado gera muitos custos de
distribuição e promoção.
2 – Crescimento
Neste período o produto já passou pela fase de aceitação do mercado e os
lucros são crescentes, assim como suas vendas. Os concorrentes já começam a
aparecer também e é preciso analisar a melhor estratégia de vendas para não
perder espaço.
3 – Maturidade
As vendas estabilizam-se nesta fase porque o produto deixou de ser uma
novidade. Assim, os lucros também são estáveis já que a empresa precisa
investir nele devido a concorrência. Esta fase tem uma duração maior que a
anterior e por este motivo tem desafios grandes na área de marketing e pode ser
subdividida em três outras fases:
- Maturidade do
crescimento: a taxa de crescimento está em declínio, pois a maioria dos
consumidores já experimentou o produto;
- Maturidade estabilizada:
as vendas ficam niveladas e as vendas futuras dependem do aumento da
população ou segmento.
- Maturidade decadente: os
consumidores começam a optar por produtos substitutos.
4 – Declínio
Nesta fase o produto já não é tão atrativo para o mercado e as vendas e
lucros caem. Pode haver diversas razões para este declínio como entrada de
concorrentes, mudança nos hábitos dos consumidores, etc. Para lidar de forma
correta com cada fase do ciclo de vida do produto, existem estratégias de
marketing que podem auxiliar na busca de bons resultados.
Estratégias de marketing de acordo com o ciclo de vida do produto
Cada etapa no ciclo de vida de um produto exige um determinado tipo de
estratégia, já que precisa de uma atenção especial.
- Introdução
Nesta fase o preço deve ser de acordo com a estratégia da empresa (alto
ou baixo) e a promoção deve existir para divulgar melhor o produto. Assim,
existem quatro estratégias que auxiliam na introdução do produto:
- Skimming rápido: o produto é lançado com preço alto e os investimentos em
promoções também são elevados. Os gastos elevados em promoção ajudam na
penetração mais rápida no mercado.
- Skimming lento: o produto é lançado com preço alto e investimentos baixos em
promoções. Isso garante um lucro unitário maior, mas dificulta a
penetração rápida no mercado.
- Penetração rápida: o produto é lançado com preço baixo e custo de promoção elevado
para facilitar a entrada no mercado.
- Penetração lenta: o produto é lançado com preço baixo e pouca promoção. O objetivo
é obter maior lucro e usar como atrativo somente o preço.
- Crescimento
Na fase de crescimento de um produto a empresa pode acrescentar alguns
diferenciais a ele, aumentar a segmentação do mercado ou os canais de distribuição,
praticar novas campanhas de marketing, baixar um pouco os preços para atingir
consumidores de classes menores e muito mais. É preciso estar consciente que
isso implica custos e nesta fase os lucros serão maiores, então a empresa
precisa optar em investir no produto ou deixá-lo fluir, aproveitando os lucros.
Mas vale ressaltar que quanto mais investimentos no produto, maior será o
crescimento e a dominância da marca no mercado.
- Maturidade
As campanhas de marketing devem ser reforçadas nesta fase do ciclo de
vida do produto e o consumidor deve ser induzido a lembrar da existência dele. Há
chances de criar novos usos para o produto, aumentar a segmentação de mercado,
conquistar os consumidores dos concorrentes, modificar o produto, melhorar a
distribuição ou algum composto de marketing, etc.
- Declínio
Várias empresas desistem do produto ou até mesmo fecham quando o produto
chega nesta fase do ciclo, mas é importante avaliar alguns fatores antes de
tomar uma decisão:
- Identificar produtos fracos: deve ser feito através de um comitê de marketing, pesquisa e
desenvolvimento que avaliará todo o trajeto do produto, bem como as causas
do declínio para tomar uma decisão viável.
- Determinar estratégias de marketing: empresas em setores industriais podem optar por estratégias de
marketing antes de abandonar o produto. Entre elas estão aumentar o
investimento da empresa, abandonar grupos de consumidores que não são
rentáveis, alterar o segmento, recuperar caixa, etc.
- Abandonar o produto: se a empresa vai abandonar o produto deve tomar cuidado com a
imagem da organização e o impacto deste abandono perante os seus consumidores.
Se as empresas aproveitarem bem o que cada fase do ciclo de vida dos
produtos pode proporcionar e se
utilizarem de maneira correta as estratégias de marketing, será possível a
gerencia organizada do ciclo de vida de seus produtos e a obtenção do lucro.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.portal-gestao.com
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