O Segredo do Sucesso nos Negócios: AS PESSOAS
Todas as empresas
buscam permanentemente encontrar por estratégias e ações que sejam capazes de promover a integração de maneira
sistêmica das pessoas, do ambiente e dos resultados, ou, o que muitos passaram a chamar de sustentabilidade
nos Negócios.
Quando pensamos na perspectiva do
ambiente, logo surgem aquelas conhecidas ações que visam a ampliação das relações da empresa
com toda a cadeia de fornecedores, comunidade, meio ambiente e mercado.
Pensando mais profundamente nos resultados, é verdade que existem
várias possibilidades, mas invariavelmente muitas empresas ainda pensam somente nas ações compostas por uma
racionalização de custos e o aumento de margens, permitindo assim a saúde
financeira da empresa e a sua lucratividade.
Se a perspectiva das pessoas estiver em pauta, devemos trabalhar com este tema olhando para o mercado atual, já que
ele está cada vez mais ganhando destaque nas organizações que buscam atingir um diferencial
competitivo e com isso aumentar os seus ativos relacionados à marca, clientes,
conhecimento, relacionamentos, competências.
Desde o inicio das teorias
motivacionais, passando pelos atuais conceitos de Gestão, pelas pesquisas sobre o engajamento até chegar aos estilos de liderança, o fato é que somente nos dias de hoje perceberam que as pessoas é que são o ativo estratégico mais importante para as empresas.
Em 2013, para ser possível compreender as
pessoas no mundo do trabalho é preciso compreender o engajamento atual desta
sociedade digital e do conhecimento.
A respeitada Consultora Mundial,
Adam Zuckerman, da Towers Watson, definiu o engajamento como o vínculo racional
e emocional com a organização, associado à disposição que as pessoas têm para
dar o melhor de si.
É importante verificar as
pesquisas em gestão, como a da Towers Watson de março/2012, ela demonstra de modo
consistente que profissionais mais engajados geram melhores retornos financeiros
para o negócio. As empresas com alto nível de engajamento apresentam um
resultado operacional três vezes maiores que empresas com baixo nível neste
indicador.
Ainda olhando para a referenciada
pesquisa da Towers, os fatores associados ao engajamento exponencial são a AUTONOMIA, a COOPERAÇÃO e o TRABALHO EM
EQUIPE e LIDERANÇA.
É bom lembrar sempre que a autonomia
tem relação direta com a gestão das competências. Será que as empresas aprenderam a utilizar plenamente as qualificações e as habilidades dos seus profissionais?
As pessoas participam das decisões que afetam o seu trabalho e os resultados da
empresa?
A cooperação e o trabalho em
equipe tem relação direta com a forma como as pessoas se relacionam e interagem
no trabalho. A comunicação é clara e transparente? As responsabilidades são bem
definidas e compartilhadas? Os departamentos interagem com empatia e ajuda
mútua?
Percebeu-se que a liderança tem relação
direta com o nível de abertura e confiança entre líderes e liderados. Os
líderes encorajam as pessoas a investirem o melhor de si no trabalho? Os
profissionais recebem o suporte necessário como estrutura de trabalho e
qualidade de vida?
O mais importante é que todos os envolvidos
tenham pleno conhecimento de que os recursos financeiros alimentam as organizações,
as relações sociais e ambientais; além de estimularem os negócios e serem geradores
de oportunidades, mas, sem dúvida são as pessoas que dão o tom da sustentabilidade
nas organizações.
Fonte e
Sítios Consultados
http://www.lightsourcegp.com
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