A
análise SWOT é uma análise do ambiente externo e interno da empresa, ela é uma
ferramenta para ser utilizada no processo de planejamento estratégico. É nesse
eixo externo da análise organizacional que se encontram as Oportunidades e as
Ameaças para a empresa, enquanto que no eixo interno encontramos as Forças e as
Fraquezas.
A sua importância no apoio da
formulação das estratégias é que estabelece a sua capacidade de promover um
confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando com isso a
geração de alternativas de escolhas estratégicas, bem como de possíveis linhas
de ação.
(Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats)
Ou
(Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)
Forças
Correspondem aos recursos e capacidades da empresa
que podem ser combinados para gerar vantagens competitivas com relação a seus
competidores. São elas:
·
Marcas de Produtos
·
Conceito da Empresa
·
Participação de Mercado
·
Vantagens de Custos
·
Localização
·
Fontes Exclusivas de
matérias primas
·
Grau de Controle sobre a
Rede de Distribuição
Fraquezas
Os pontos
mais vulneráveis da empresa em comparação com os mesmos pontos de competidores
atuais ou em potencial:
·
Pouca Força da Marca
·
Baixo Conceito Junto ao Mercado
·
Custos Elevados
·
Localização Não Favorável
·
Falta de Acesso a Fontes de Matérias Primas
·
Pouco Controle Sobre a Rede de Distribuição
·
De
qualquer modo, deve-se atentar que muitas vezes a Forças e Fraquezas se
confundem.
Uma Força
atual pode se transformar em Fraqueza num Futuro muito próximo, e isso é
causado pela dificuldade de mudança que a mesma provoca. Atualmente isso é
muito comum com as mudanças de tecnologia tão frequentes.
Oportunidades
Correspondem
às oportunidades de crescimento, lucro e fortalecimento da empresa, tais como:
·
Necessidades Não Satisfeitas do Consumidor
·
Aumento do Poder de Compra do Mercado
·
Disponibilidade de linhas de Crédito
Ameaças
Correspondem
a mudanças no ambiente que apresentam ameaças à sobrevivência da empresa, tais
como:
·
Mudanças nos Padrões de Consumo
·
Lançamento de Produtos de Consumo
·
Redução no Poder de Compra dos Consumidores
·
O
cruzamento entre os quatro quadrantes de análise provê uma moldura onde a
empresa pode desenvolver melhor suas vantagens competitivas “casando’ as Oportunidades
com as FORÇAS, por exemplo.
No Caso
do cruzamento entre Oportunidades e Fraquezas podem-se estabelecer as bases
para modificações no ambiente interno, de modo a poder aproveitar melhor as
Oportunidades.
O
cruzamento entre Ameaças e Forças pode representar a possibilidade de se
investir na modificação do Ambiente, de modo a transforma-lo em mais favorável à
empresa (nem sempre é uma tarefa fácil).
Depois do
cruzamento entre Ameaças e Fraquezas encontramos situações de alta relevância
para a empresa, provavelmente trata-se de um momento para efetuar modificações
profundas na empresa, incluindo a manutenção do próprio negócio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário