Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

24 de maio de 2013

Lider - Participativo ou Explosivo - Qual é o seu?


Liderança Explosiva ou Liderança Participativa?

 
 
Liderar é conseguir que as pessoas realizem o que precisa ser feito e com isso, alcançar os objetivos esperados com sucesso. Assim, o líder é o que possui seguidores, pessoas que nele acreditam, e por meio desses conseguem atingir os resultados desejados para a organização na qual trabalha. Ele terá que ser capaz de manter a harmonia e a produtividade de sua equipe, delegar tarefas e precisará de seriedade e habilidade para superar possíveis adversidades.

Atualmente, em pleno ano de 2013 notamos que os talentos humanos nunca foram tão assediados e valorizados. As empresas voltam-se cada vez mais para a identificação da “prata da casa”. Afinal o que é mais vantajoso? Investir naqueles  que já  estão engajados na cultura e nos empreendimentos em andamento, que têm potencial para ir mais além, ou  contratar mais pessoas para ocupar  as funções novas e cargos vagos? É evidente que em algumas ocasiões, injetar “sangue novo” pode ser tão saudável quanto estratégico para a efetivação de mudanças. Porém, torna-se cada vez mais comum reconhecer os méritos dos colaboradores que se destacam no dia-a-dia de trabalho e dar-lhes a oportunidades  para ampliar seu campo de desafios. O retorno reflete-se na motivação das pessoas e no aumento do nível de competitividade da empresa  que valoriza o potencial de suas equipes, e neste momento os lideres são importantíssimos para promover este processo do reconhecimento de novos valores dentro das equipes de trabalho. Porém, se o líder não for um ‘líder’ controlado, sensato e comprometido com a liderança participativa, com certeza ele não irá atingir os resultados esperados.

É claro que existem diversos tipos de líder, principalmente se considerarmos que a maneira como a liderança é exercida varia de acordo com a situação. Contudo, o líder que este artigo pretende analisar é o chamado líder explosivo. Esse é ineficiente. Não consegue influenciar seus liderados.
 

Mas afinal, como é um líder explosivo? Chamamos de líder explosivo aquele que tem emoções fortes, que ao menor sinal de um problema mais sério ou diante de um erro cometido por um membro de sua equipe, grita, age com autoritarismo, é rude, grosseiro e, por tudo isso, desmotiva seus liderados. Na maioria das vezes ele possui uma atitude automática e até sem notar. Seus liderados acham que ele não se preocupa com seus acertos e que se ocupa somente com seus erros. Explosões num dia difícil são justificáveis, mas quando se tornam rotina, então, temos um grande problema.

Líderes explosivos possuem um temperamento chamado de colérico, ou seja, ao verem uma pedra em seu caminho se lançam contra ela e a esmurram. Pessoas com esse temperamento geralmente são, também, ousados, dinâmicos, práticos, decididos, otimistas, autoconfiantes, agressivos, impacientes e orgulhosos.

Ao ter uma atitude explosiva no cotidiano, o líder deixará o ambiente de trabalho tenso, e esse comportamento deixa os seus colaboradores intimidados e desmotivados e este fato é capaz de despertar o desejo dos colaboradores em buscar outra organização para trabalhar. Sabendo que esse fato pode levar, este líder a ser demitido do seu cargo, sem contar com os problemas de saúde, já que a pessoa explosiva tem mais chances de sofrer um infarto do que aqueles que agem com serenidade.

Cada vez mais liderança e temperamento explosivo não combinam, sobretudo, se a equipe liderada for composta por jovens. Hoje, o jovem quer entender o que deve ser feito, as razões porque determinada atividade precisa ser realizada, e não simplesmente obedecer as ordens. A maioria dos jovens valoriza o diálogo e, por isso, não aceitam gritos e atitudes grosseiras, tão pouco trabalhar com líderes autoritários e explosivos.

Deixar de ser um líder explosivo é difícil, mas não impossível. Os primeiros passos são reconhecer que errou e querer mudar. Depois, é preciso buscar o autoconhecimento, potencializando suas virtudes e trabalhando seus defeitos, principalmente, suas explosões. Em alguns casos, buscar a ajuda de um profissional pode ser necessário.

O bom líder não é aquele capaz de impor suas decisões, mas sim o que consegue a participação de seus subordinados nas decisões da empresa, sempre buscando ouvir, atentamente, suas opiniões e sugestões. Com certeza, agindo assim você conseguirá influenciar os membros da sua equipe a fazerem o que precisa ser feito, para juntos chegarem aos resultados esperados.
 

Nos tempos das organizações do conhecimento, o estilo de liderança mais apropriado para atuar é o líder participativo grupal (engajamento coletivo), esse é um líder que assume os seguintes papéis:

ü  Projetista: É o que desenha as ideias básicas, tornando os processos de aprendizagem mais efetivos.

ü  Professor: (educador) Ele ajuda as pessoas a alterar os modelos mentais e a perceber as oportunidades de ação.

ü  Regente: Sua atitude positiva, seu entusiasmo e conhecimento impactam as pessoas na conquista da missão maior.

- Liderar é a arte de multiplicar-se pelos outros.
 

Fonte e Sítios Consultados

Conteúdo da Disciplina de Gestão do Conhecimento do Bacharelado em Administração de Empresas

http://www.artigos.etc.br/lideranca-ineficiente.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog