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Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

22 de maio de 2013

Ética e Reputação



                   






- Reputação = percepção dos públicos (quanto à organização)

- Formada pelos laços cultivados
- Conhecer e atender as expectativas dos públicos é o caminho para a  
   solidificação da  reputação.
- Hoje, nos tempos da economia do conhecimento, capitalismo social e 
   mobilização da sociedade civil é ‘transformar os seus’ públicos em  
   parceiros,  isso é investir em reputação.
- Reputação está associada à credibilidade.
- Credibilidade se constrói nos detalhes e não com discursos e propagandas


Reputação e Comportamento Ético

- Não se pode falar em reputação sem ética.
- Falhas éticas são mais graves que erros técnicos.


 Gestão da Reputação

 As cinco áreas sensíveis para a Gestão da Reputação

·       Clientes: querem idoneidade
·       Investidores: querem transparência
·       Fornecedores: querem credibilidade
·       Colaboradores: querem respeito
·       Comunidade Local: quer Responsabilidade Social


Exigências:

·       Sólida relação com os públicos
·       Responsabilidade ‘sócio ambiental
·       Administrar marcas
·       Posturas éticas como parte da cultura



Comunicação e Reputação

- Não basta ter reputação, é preciso comunicar.
- Públicos, inclusive os concorrentes devem conhecer os bons exemplos.
- Risco: “Dourar a pílula” (querer mostrar mais do que, de fato é).



Atualidades sobre Ética Corporativa

- Globalização, Responsabilidade Social, Biodiversidade, Responsabilidade 
  com o  Ambiente - ter a ética como pano de fundo.



Ética Empresarial (conceito) É o ramo da ética ligado às empresas e refere-se à forma moralmente correta com que as empresas interagem no seu meio de atuação.
- A empresa ética, além de fortalecer sua reputação, tem impacto positivo em 
 seus resultados, na medida em que os seus públicos a valorizam e 
 estabelecem com ela uma ralação de confiança.



Relação de Ética com a Responsabilidade Sócio Ambiental

- Pensar em ética é pensar em responsabilidade social e ambiental.
- A responsabilidade socioambiental é fruto do comportamento ético da 
  empresa.
- Demonstrar que ela é solidária, que se importa com o meio em que atua e se
   compromete com causas sociais e ambientais.
- A relação ética empresarial e responsabilidade ‘sócio’ ambiental conduzem 
 as empresas para um comprometimento com a cidadania, com o respeito 
 dos direitos humanos, com o bem estar, tanto de seus stakeholders como da 
 sociedade em geral, como o respeito ao meio ambiente e contribuição para 
 sua sustentabilidade em todo o mundo.
- Assim, ela inspira compromisso com a humanidade e o Planeta.


A Gestão da Responsabilidade Sócio ambiental

- Para que o comportamento ético e a responsabilidade ‘sócio’ ambiental da 
empresa tenham influencia sobre o comportamento de todos que a  compõem e se torne um compromisso no presente e no futuro, é  fundamental que sejam, incorporados a cultura da empresa e contextualizados em seu código de ética.




A relação da Empresa Ética com o Mundo Globalizado

- No atual cenário do mercado global, os países desenvolvidos tornaram-se cada vez mais ricos, enquanto os pobres ficam cada vez mais pobres.
- Neste contexto, torna-se necessário multiplicar os exemplos de empresas éticas e socialmente responsáveis para começar a modificar os rumos do mundo globalizado, combatendo interna e externamente as práticas antiéticas.


Resgate dos Valores Morais

                             
                               Assédio

Moral                       Racial                                Sexual

Assédio: cerco, perseguição.
Assédio moral
Observação: essas práticas devem ser identificadas pelas organizações e banidas do seu meio.


Ética das Concorrências

- Base ideal: moral da integridade (comportamento limpo, honesto, descente)
- competência deve ganhar, deve falar mais alto.
- No mercado, o que vemos?


Três problemas:
1º. Leis = interesses pessoais dos legisladores
2º. Leis iguais para entidades desiguais (podem ser injustas)
3º. Exclusão do concorrente (concorrência da economia informal)


Era Concorrencial – a reputação não se constrói só com o produto, isso ocorre.















Fonte e Sítios Consultados
Conteúdo da disciplina de Ética - 8º. Semestre - Bacharelado em Administração de Empresas


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