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24 de maio de 2013

O Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços


O Processo de Novos Produtos e Serviços

- desenvolvimento, testes e o lançamento -

 
 

- Em razão da segmentação dos produtos, da expansão do marketing personalizado,  desenvolvimento, teste e lançamento dos novos produtos e serviços estão cada vez mais passando por um processo mais minucioso.

Então por que criar novos produtos? Se você não inovar, seus concorrentes inovarão. Além disso, em média 30% dos lucros corporativos são gerados através de novos produtos (com no máximo cinco anos de vida) sabendo que a empresa que inova possui mais recursos e menos riscos dentro do mercado competitivo.

ü Estágios de desenvolvimento de um novo produto

Quando se deseja lançar um novo produto ou serviço no mercado, há fases essenciais para que ele seja criado da melhor forma e tenha muito mais chance de trazer lucros à empresa.

§  Os estágios para o desenvolvimento de um novo produto são:

- Geração de ideias

Nada melhor do que começar o processo de desenvolvimento de um produto através da busca de ideias, já que o mercado está muito competitivo e ideias boas valem ouro.

As grandes empresas trabalham com muitas ideias, mesmo que nem todas venham a tornar-se realmente um produto. A empresa Gillette é um exemplo de geração de ideia, onde a cada 45 ideias de produtos novos, somente três são desenvolvidos e lançados no mercado.

 


Fontes de ideias para novos produtos

As melhores fontes de ideias são os colaboradores, concorrentes, consumidores, fornecedores e distribuidores. Além disso, a observação dos clientes e suas necessidades e o uso de pesquisas na internet podem ser ótimas fontes.

Técnicas para geração de ideias

- Existem técnicas que facilitam a geração de ideias para novos produtos. As principais são:

  • Listagem de atributos: qual é a descrição atual do produto, o que ele pode ter de novo, quais os usos complementares dele, adaptações que podem ser feitas, etc.
  • Relacionamentos forçados: vários produtos se juntam com uma funcionalidade.
  • Análise morfológica: busca de uma solução.
  • Identificação de um problema ou necessidade: é quase igual a analise morfológica, mas necessita da participação do consumidor.
  • Braisntorming: várias ideias juntas até surgir uma viável.
  • Sinesia: também é uma tempestade de ideias como o brainstorming, mas com um tom mais critico.
 

Triagem de ideias

Depois de utilizar uma ou várias técnicas de geração de ideias para seu novo produto ou serviço, é o momento de reduzir este numero à ideias que são realmente atraentes e interessantes para a empresa.

Tome cuidado para não desperdiçar boas ideias que depois serão aproveitadas pela concorrência.

Dispositivos para avaliar as ideias de novos produtos

Mas como avaliar as ideias e saber se estão de acordo com a empresa, além de ser algo rentável? Há algumas perguntas que podem ajudar:

  • É um produto compatível com os objetivos da empresa?
  • A organização possui os recursos necessários para a criação do mesmo? Se não possui, há como adquiri estes recursos?
  • Desenvolvimento e teste de novos produtos

Após a avaliação de ideias para novos produtos, é o momento de desenvolver aquele ou aqueles que foram considerados atraentes para a empresa. Desta forma, os clientes não comprarão a ideia do produto e sim o conceito.

- Uma forma de desenvolver o conceito é responder a algumas perguntas como:

• A quem este produto é direcionado? (crianças, jovens, adultos, idosos, etc.)

• Qual o principal benefício do produto?

• Onde e quando ele poderá ser utilizado?


- Teste dos conceitos

Com as respostas sobre o conceito do seu produto é preciso fazer alguns testes de conceitos e buscar respostas com os consumidores.

Antes de tudo, o produto deve ser descrito de forma que o consumidor entenda o que ele é e para que serve. Depois disso, uma pesquisa com os consumidores para saber a aceitação do produto é uma ótima opção de testar o seu conceito no mercado.

- Alguns inquéritos que ajudam a colher a informação do consumidor são:

• O uso e benefícios do produto estão claros?

• Você acha que ele irá satisfazer uma necessidade sua?

• Existem produtos que já satisfazem esta necessidade? Quais você utiliza? Está feliz com os já existentes ou acha que precisa de melhoria?

• Você acha que o preço proposto está de acordo com o valor percebido?

• Definitivamente você compraria ou não o produto? Você o indicaria a algum amigo, parente ou conhecido?

• Se você comprar este produto, com que frequência irá utilizá-lo?

 


- Teste de mercado

Tomadas todas essas atitudes, o seu produto está pronto para ser testado no mercado. Lembre-se que este processo inicial exige paciência e muita cautela, pois mesmo que todas as pesquisas e previsões tenham sido realizadas, fatores sazonais e situacionais podem interferir nos resultados previstos.

Cuidado com testes de produtos que podem ser facilmente copiados pela concorrência e não estão protegidos legalmente. Tome todas as providências legais e cabíveis antes de colocar o produto em teste.

Caso haja muitas dúvidas quanto a sua eficiência no mercado e ache que o produto vai fracassar, melhor nem colocá-lo em teste para não denegrir a imagem da empresa.

Após tomar todas as precauções no desenvolvimento, teste e lançamento de novos produtos e serviços, é preciso elaborar uma boa técnica de comercialização dos novos produtos. 
 
 
 

Fonte e Sítios Consultados

http://www.portal-gestao.com/gestao/marketing/item/6638-desenvolvimento-teste-e-lan%C3%A7amento-de-novos-produtos-e-servi%C3%A7os.html

 

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