Os Sinais que demonstram que a sua empresa está no caminho errado
Trabalhar com um sentido e com um
objetivo é algo determinante no seu negócio. Já demonstramos aqui neste blog
que você não pode parar de pensar para onde a empresa está indo ou até onde ela
pretende chegar. Só assim, conseguirá delimitar todos os passos necessários
para atingir essa meta. Quem tem um site na internet com venda de produtos ou
trabalha como ‘freela’, sabe o quanto é difícil conquistar o mercado nos dias
que correm: o trabalho não para, os clientes são exigentes e a concorrência é
enorme. Então, como fazer para levar a sua empresa ao sucesso.
Acredito, que uma análise para
saber se a sua empresa está caminhando no sentido correto pode ser extremamente
benéfico. Além de analisar os pontos positivos – esses são mais fáceis de serem
visualizados – o empreendedor também deve ter em atenção os aspetos negativos
da sua empresa, tais como:
- Reclamações de clientes.
- Se o plano de Marketing está
dando certo.
- O que está originando os
problemas de entrega nos produtos.
- Se os clientes por norma
voltam a comprar no seu site ou apenas fazem a compra uma vez
- Como melhorar a margem de
lucro se ela for muito reduzida.
Enfim, existem inúmeras métricas
que podem ser testadas e estudadas, melhorando a sua empresa. No artigo de
hoje, vou falar sobre os 11 sinais principais que você deve ter cuidado na hora
de analisar a sua empresa. Apesar de podermos analisar vários, vamos focar-nos
apenas neste 11, que a meu ver são os principais, facilitando a sua análise.
1.
VOCÊ NÃO ESTÁ FAZENDO LUCRO
Se tudo der certo, vão existir muitos meses que a
sua empresa conseguirá bater o recorde de vendas. Contudo, o empresário deve
ter em conta que isso nem sempre representa um dado positivo. Conseguir muito
dinheiro pode ser bom, desde que as suas despesas não ultrapassem ou cheguem
perto desse valor. Por exemplo, se eu gastar 5 mil reais por mês em Adwords e a
minha loja de e-commerce render 4 mil, eu poderei ter aumentado as minhas vendas,
mas continuarei perdendo mil reais a cada mês.
Se você não está tendo lucro, a primeira coisa que
deve fazer é perceber se essa situação é temporária ou não. Ou seja, se você
está gastando mais dinheiro em publicidade do que está ganhando, essa poderá
ser uma situação temporária, em que você investiu mais do que o normal para que
no futuro consiga um maior número de clientes. Nesses casos, não existe
qualquer problema. Ainda há pouco tempo aqui em Portugal, um hipermercado
colocou todos os seus produtos com 50% de desconto. O resultado foi o prejuízo
de 10 milhões de euros em apenas um dia. No entanto, arruinou completamente com
a concorrência nas semanas seguintes e ainda conseguiu muita publicidade, que
nesse caso até poderia ter custado mais do que 10 milhões euros. Neste caso, a
perda de dinheiro foi positiva porque os ganhos indiretos foram maiores.
A situação complica quando este balanço negativo é
algo recorrente. Nesse caso, talvez esteja na hora de você fazer uma planilha e
tentar perceber no que poderá reduzir para conseguir equilibrar essa balança.
Aí, você conseguirá chegar à conclusão se o seu negócio é viável ou não. Os
jornais são outro exemplo claro neste gênero de situações. Grande parte dos
jornais não dão lucro. No entanto, os seus donos sabem que esse negócio não é
para dar lucro, mas sim para conseguir outros gêneros de benefícios. De acordo
com a agência americana para os pequenos negócios, grande parte das empresas
não consegue ter lucro nos primeiros cinco anos. Veja se você está sendo uma
delas.
2.
VOCÊ NÃO FALA COM OS SEUS CLIENTES
Sei que vivemos no mundo da internet e que uma
simples venda pode ser feita com apenas um clique. No entanto, jamais devemos
perder aquele contato pessoal com o cliente. Há poucos dias, dei o exemplo do
David Camelô. Este empresário trata os seus clientes de forma única e foi isso
que fez o seu sucesso crescer de uma forma tão rápida. Na internet, você também
pode ter esse diferencial. Numa era em que grande parte dos donos dos negócios responde
quase de forma automática, uma relação mais próxima pode ser essencial para
conquistar o cliente e acima de tudo, saber o que você está fazendo de errado.
Não caia no erro de pensar que você sabe tudo sobre o seu negócio. Ninguém se
interesse pelo que você acha. O importante é mesmo a opinião do seu cliente,
pois é ele que vai comprar os seus produtos/serviços.
3.
NÃO AMA O QUE FAZ
Esta é uma questão bastante debatida, mas que pode
estar claramente na origem da sua falta de sucesso. Você realmente ama aquilo
que está fazendo? Se não o faz, saia rapidamente da corrida, pois a paixão com
que se lidera uma empresa é preponderante. Um estudo publicado na edição
portuguesa da revista Exame referiu que os empresários trabalham, em média,
61,1 horas por semana! Se você trabalhar de segunda a sábado, isso dará mais de
dez horas por dia! Ou seja, ter aquela ideia de trabalhar apenas das nove às
cinco está completamente fora de hipótese se for o dono de uma empresa. Mas
para conseguir triunfar e produzir durante 10 horas é necessário paixão pelo
que faz. Sem ela, dificilmente irá aguentar essa “carga”.
4.
TEM DIFICULDADE EM ACEITAR CRÍTICAS
Se decidir criar uma empresa, tenha isto em mente:
você será criticado até ao último dia em que trabalhar nela. Com o passar do
tempo, a quantidade de críticas vai diminuindo, mas elas jamais desaparecerão.
Todos temos aquele cliente chato ou aquela pessoa que está sempre reclamando,
mesmo quando você faz tudo certo. Isso é normal, faz parte. Por isso, aceitar
críticas deve ser algo presente no seu ADN de empresário. Se você acha que
ainda precisa evoluir neste campo, aconselho que leia este nosso artigo sobre
como aceitar as críticas.
5.
VOCÊ NÃO SE INTERESSA COM OS SEUS CLIENTES
Lembre-se: atendimento
e atenção ao cliente é algo determinante. Como referi no ponto acima, só assim
você conseguirá destacar-se dos seus concorrentes. Isto porque é mais difícil
conquistar um cliente novo do que manter um que já tenha feito negócio consigo.
A ‘Zappos’ é um grande exemplo disso mesmo. Esta empresa norte-americana
facilita ao máximo o processo de devolução, não pedindo em grande parte dos
casos sequer uma justificação para a devolução do produto. Não foi ao acaso que
conseguiu a nota máxima num estudo sobre satisfação dos clientes nos EUA.
Portanto, volto a frisar este ponto: dê atenção aos seus clientes e preste um
serviço mais pessoal. Isso fará a diferença.
6.
AS PESSOAS NÃO FALAM SOBRE A SUA EMPRESA
“Quem não é falado, é esquecido”. Ser falado, por
norma, é sinónimo de bons ou maus resultados. Uma das duas coisas deve ser. De
preferência, convém que a sua empresa seja falada pela primeira opção. A melhor
forma de isso aconteceu é pelo marketing de boca a boca. O amigo que conta ao
amigo e que depois conta a outro amigo é uma forma bastante interessante (e
eficaz) de conseguir ‘publicitar’ a
sua empresa a custo zero. O melhor exemplo disso mesmo é o Google. Você não
utiliza o Google porque viu uma publicidade, mas sim porque alguém disse a você
que era um bom site para você utilizar. Isso é fruto do bom trabalho
desenvolvido pela empresa.
7.
VOCÊ NÃO É ÁGIL O SUFICIENTE
Se você prestar atenção a um bom empreendedor, seja
ele qual for, você verá que ele é uma pessoa muito ativa, prática e sempre
disposta a concluir mais uma tarefa. Se você quiser fazer sucesso, necessita de
ser proativo e estar sempre pronto para fazer mais alguma coisa que possa
ajudar o seu negócio. Mas ser agil não significa apenas conseguir fazer várias
tarefas. Ser ágil é também sinônimo de saber adaptar-se às circunstâncias.
Perceber que ter dias menos bons faz parte do percurso e que por vezes temos de
adotar o nosso plano de negócios inicial às exigências do mercado.
8.
OS SEUS PRODUTOS SÃO DEMASIADO CAROS
Em algumas ocasiões, referi aqui no blog o quão
importante é você não se basear em preços baratos para vender os seus serviços.
Isto porque essa opção em longo prazo é claramente “um tiro no pé”. Contudo,
você também não deve ter produtos demasiado caros, pois eles acabarão por
afastar os possíveis clientes mal eles encontrem um concorrente que faça a um
preço mais baixo.
Uma das formas de conseguir manter os seus produtos
mais baratos é organizando de forma correta as suas finanças. Isto porque, como
expliquei durante a entrevista ao Conrado Navarro, nem todos os meses são
iguais e certamente irão existir momentos menos positivos a nível financeiro
para a sua empresa. Uma boa gestão financeira poderá fazer milagres na hora de
definir os preços.
9.
GASTA MAL O SEU DINHEIRO
Uma boa gestão empresarial também é feita de
escolhas. Cabe a si, enquanto empreendedor, perceber onde é melhor investir. O
problema é que muitos empresários não sabem minimamente como fazê-lo. Acabam
gastando menos para terem um empregado medíocre em vez de gastarem mais para
terem um emprego excelente, que mais tarde trará melhores resultados à empresa.
Esta lógica aplica-se também na compra de computadores para o seu ambiente de
trabalho ou na compra do software para trabalhar. Analisar e pensar em longo
prazo são bons conselhos na gestão financeira.
10.
NÃO SABE COMO DELEGAR
Se o seu negócio cresceu de forma consistente, irá
chegar uma altura em que você precisará de delegar as suas tarefas. E é neste
preciso momento que muitas pessoas acabam deixando o seu negócio ir ao fundo.
Saber delegar não é algo fácil, nem que se consiga à primeira. É necessário
aprender a fazê-lo, tal como aprendemos a escrever um artigo ou a escrever uma
reportagem. Além disso, não importa o quão inteligente você seja: você jamais
será capaz de vencer em todas as frentes.
11.
VOCÊ ESTÁ NO SEU PRIMEIRO NEGÓCIO
Lamento informar, mas as probabilidades de você
triunfar no seu primeiro negócio são mínimas. Um estudo publicado pela ‘Sebrae’ referiu que 80% dos primeiros
negócios acabam por fechar ao fim de dois anos. E mesmo que você tente de novo,
as suas chances de sucesso apenas sobem para 34%. Por isso, é normal que você
sinta grandes dificuldades na sua primeira empresa, mas veja isso como “parte
do processo”. O meu conselho vai para que fale com alguém mais experiente e que
consiga dar-lhe conselhos sobre este sua nova fase da carreira.
Esperamos que com estes 11 itens tenham sido possível
alertar para todos os pontos que você deve ter em atenção na hora de analisar o
seu negócio. Criar e fazer crescer uma empresa não é um percurso fácil, mas
também é algo bastante motivador e que seja muita atenção por parte do
empresário.
E você, que sinais costuma analisar na sua empresa?
Já tinha verificado algum destes?
Fonte e
Sítios Consultados
http://www.escolafreelancer.com/sinais-de-que-a-sua-empresa-nao-esta-no-caminho-certo/
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