As 12
tendências tecnológicas da educação brasileira até 2017
Estudo divulgado nesta semana (08/12/12) pelo ‘Horizon Report Brasil’ aponta
potenciais ferramentas tecnológicas a serem usadas na educação no Brasil nos
próximos 5 anos.
Laboratórios móveis, redes, inteligências colaborativas, geolocalização,
aprendizado baseado em jogos, conteúdo aberto. Achou essa lista futurista
demais para ser usado em escala nas escolas do Brasil, públicas e privadas?
Talvez ela não seja tão inalcançável assim. O sistema Firjan reuniu um grupo de
30 especialistas para analisar o estado do uso da tecnologia em práticas no
país e fez prognósticos sobre quais ferramentas já estarão sendo usadas em
escala em um horizonte de até cinco anos.
O estudo “As Perspectivas Tecnológicas para o Ensino Fundamental e Médio
Brasileiro de 2012 a 2017: Uma Análise Regional do NMC Report”, divulgado nesta
semana, identifica 12 tecnologias emergentes que têm potencial para impactar o
ensino, além das dez principais tendências e os dez maiores desafios da
educação brasileira.
Entre as 12 tecnologias apresentadas, quatro foram apontadas entre as
que devem começar a fazer parte massivamente das salas de aula em menos de um
ano: ambientes colaborativos, aprendizagem baseada em jogos e os dispositivos
móveis representados por celulares e tablets; outras quatro estavam entre as
que devem começar a ter seu uso mais frequente em dois ou três anos: redes,
geolocalização, aplicativos móveis e conteúdo aberto; e mais quatro foram podem
ser esperadas em um período de quatro ou cinco anos: inteligência coletiva,
laboratórios móveis, ambiente pessoal de aprendizagem e aplicações semânticas.
(Alguns desses termos podem ainda não estar claros, por isso o Porvir preparou
um infográfico explicativo, confira abaixo).
Feito pela primeira vez no Brasil, o estudo insere um capítulo regional
ao já tradicional Horizon Report, que anualmente faz previsões sobre o uso da
tecnologia no universo educacional. O panorama global permitiu também
comparações entre o contexto brasileiro e o internacional. Bruno Gomes,
assessor de tecnologias educacionais do Sistema Firjan e participante tanto da
pesquisa global quanto da nacional, ressalta alguns pontos em que nós nos
distanciamos muito do mundo. “No Brasil, a gente já consegue ver o hardware, as
coisas físicas em sala de aula, como o celular e o tablet. Mas falta a
internet, então tudo que é feito na nuvem ou depende de uma rede boa e
estabilizada vem depois”, diz.
Por isso, enquanto nos países ibero-americanos e na pesquisa global a
computação em nuvem é uma realidade esperada em um ano, os especialistas
brasileiros nem sequer apostaram nela para um panorama de até cinco anos.
“Outra curiosidade é que, conteúdo livre, que já está acontecendo no mundo,
ainda não vai acontecer no Brasil neste ano. O brasileiro ainda é apegado à
autoria”, acrescenta Gomes.
Apesar das diferenças, alguns pontos são comuns em todas as partes do
mundo, principalmente no que diz no relatório divulgado durante o evento
Conecta 2012, que terminou hoje, os especialistas destacam também outra
relevante coincidência entre o que esperam ver no Brasil e o que está posto no
mundo. “Os 30 membros do conselho deste projeto concordaram com o conselho
global em relação à tendência mais importante. Eles perceberam as portas se
abrindo nas escolas de educação básica no Brasil para modelos de aprendizado
híbrido e colaborativo”, afirmam os autores do relatório.
TECNOLOGIAS DE SALA DE AULA – ESPECIALISTAS INDICAM 12 FERRAMENTAS QUE
ESTARÃO NAS ESCOLAS ATÉ 2017
1 ano ou menos – Polarização de dispositivos
Ambientes colaborativos
Espaços online que
visam facilitar a colaboração e o trabalho em grupos. Nesse tipo de ambiente, a
interação acontece independente de onde os alunos estejam.
Aprendizagem baseada em jogos
Interação de jogos nas experiências educacionais; os benefícios têm se
comprovado em desenvolvimento cognitivo, colaboração, solução de problemas e
pensamento crítico.
Celulares
Especialmente quando se fala em smartphones, são o ponto de convergência de muitas tecnologias; permitem acesso a um volume muito grande de informações na palma da mão.
Especialmente quando se fala em smartphones, são o ponto de convergência de muitas tecnologias; permitem acesso a um volume muito grande de informações na palma da mão.
Tablets
Como os celulares, têm a facilidade da mobilidade e possibilitam aulas dentro e fora da escola. Dispositivos aumentam o leque de recursos pedagógicos.
Como os celulares, têm a facilidade da mobilidade e possibilitam aulas dentro e fora da escola. Dispositivos aumentam o leque de recursos pedagógicos.
2 a 3 anos – Uso dos softwares
Redes
Investimento em banda larga para grandes eventos esportivos e o maior número de smartphones facilitam acesso rápido, barato e fácil a todos os tipos de informação.
Investimento em banda larga para grandes eventos esportivos e o maior número de smartphones facilitam acesso rápido, barato e fácil a todos os tipos de informação.
Geolocalização
Ferramentas recentes permitem a determinação da localização exata de objetos físicos, além da combinação com dados sobre outros eventos, objetos ou pessoas.
Ferramentas recentes permitem a determinação da localização exata de objetos físicos, além da combinação com dados sobre outros eventos, objetos ou pessoas.
Aplicativos móveis
Nova indústria de desenvolvimento de softwares cria um universo de novas
possibilidades educacionais, com compartilhamento de descobertas em tempo real.
Conteúdo aberto
Conteúdo disponibilizado gratuitamente, via web, dá acesso não apenas à
informação, mas ajuda no desenvolvimento de habilidades de pesquisa, avaliação
e interpretação.
4 a 5 anos – Apropriação dos
softwares
Inteligência coletiva
Conhecimento existente nas sociedades ou em grandes grupos. Como hoje a
produção de conhecimento não é mais um monopólio, várias redes são criadas
cotidianamente.
Laboratórios móveis
A tecnologia facilitou que pesados equipamentos, antes disponíveis
apenas em bons laboratórios de ciências pudessem ser inseridos em simples
celulares.
Ambiente pessoal de aprendizagem
Formado por uma coleção pessoal de ferramentas montadas para apoiar seu
próprio aprendizado; lista é organizada de forma independente e é focada em
objetivos individuais.
Aplicações semânticas
Aplicativos que organizam informações de várias fontes e fazem
associações entre elas, apresentando o resultado de forma atraente ao usuário.
Fonte: Horizon Report (Brasil 2012)
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