Como micro e pequenas empresas devem usar
e-commerce?
O e-commerce, o chamado comércio
eletrônico, vem tomando grandes proporções ao longo dos anos. Praticamente
todas as grandes lojas do Brasil e do mundo possuem uma página na web ofertando
seus produtos, é um meio de conquistar mais clientes, pois possibilita às
pessoas que não possuem tempo ou mesmo moram longe de uma determinada loja
encontrar e comprar o produto que ela deseja.
E as pequenas e micro empresas, será que também necessitam de uma loja virtual? Esta resposta somente poderá ser esclarecida pelo próprio empreendedor. Sabemos, porém, do grande aumento das lojas virtuais e que a tendência é só aumentar assim, ficar fora dessa alternativa de venda é abdicar da oportunidade de crescer nos negócios.
E as pequenas e micro empresas, será que também necessitam de uma loja virtual? Esta resposta somente poderá ser esclarecida pelo próprio empreendedor. Sabemos, porém, do grande aumento das lojas virtuais e que a tendência é só aumentar assim, ficar fora dessa alternativa de venda é abdicar da oportunidade de crescer nos negócios.
Muitos lojistas deixam de abrir uma loja virtual devido a grande concorrência com grandes empresas, no entanto, o que poucas tem em mente é que a Internet é um espaço democrático e repleto de oportunidades e que, da mesma maneira que um grande empresário ou lojista tem seus produtos expostos na internet, um pequeno ou micro empresário também terá o mesmo local para apresentação, praticamente a oportunidade de venda é igual para ambos. No entanto, quem realmente deseja abrir uma loja virtual deve estar atento a alguns detalhes. Veja abaixo:
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Conheça o mercado virtual: Do mesmo
modo que antes de abrir uma loja física é necessário fazer um levantamento de
local, de estratégias e de mercado, o mesmo deverá ser feito para uma loja
virtual. Analise se os seus produtos podem competir com a concorrência, analise
todo o custo/benefício, enfim, faça um levantamento criterioso;
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Selecione os produtos que serão
vendidos: Faça uma seleção dos produtos que pretende vender na loja virtual.
Separe fotos e informações detalhadas sobre eles;
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No momento de criação de um site de
vendas, já inclua blogs ou mesmo redes sociais para uma interação maior entre
lojista e cliente assim, o elo entre os dois maiores personagens do e-commerce
será menor e consequentemente, maior exposição, com maiores oportunidades de
bons negócios;
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Inicialmente, para chamar a
atenção de seu site, crie um diferencial, seja uma promoção de primeiras
compras, um sorteio, distribuição de brindes, enfim, você pode aproveitar as
redes sociais e divulgar o seu site e a tal promoção de inauguração;
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Estipule os meios de pagamento: Faça
uma pesquisa e veja qual o melhor meio de pagamento é interessante para o seu comércio.
Existe na internet algumas alternativas próprias para e-commerce, muitas delas
é necessário pagar uma porcentagem para a prestadora do serviço.
Assim, pesquise antes de selecionar. Quando for construir o seu site de vendas converse com o programador e veja quais opções ele recomenda. Bom, agora que o lojista já definiu os produtos que serão vendidos, já selecionou as fotos com as devidas informações e pensou em uma boa divulgação, é hora de partir para o principal, colocar tudo em prática e principalmente, a loja virtual na web.
Tanto paras as pessoas leigas no assunto como também para aqueles que já possuem um certo conhecimento de mercado eletrônico, o ideal, obviamente é contratar um bom profissional para construir um site que consiga atender todas as suas necessidades e expectativas de venda.
Porém, fiquem cientes que é necessário três itens pra que o seu site de vendas entre na web:
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Domínio: O domínio nada mais é que o endereço de seu site na internet.
Por exemplo, www.lojavirtual.com.br. Para conseguir este domínio é necessário
fazer um registro, escolher e comprar o domínio. Na hora da escolha do nome de
seu site, selecione algum que tenha a ver com o que ele se propõe que não seja
muito longo, não possua termos com língua estrangeira e que seja de fácil
memorização;
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Hospedagem: Agora é necessário locar um local para colocar o seu site. Para
isso, pesquise e selecione alguma empresa de hospedagem, existem inúmeras
disponíveis na internet, com diferentes promoções e valores;
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O E-commerce propriamente dito: Um especialista na área, podendo ser um web designer, um
webmaster ou um programador irá ajudar a sua loja virtual entrar na web. Nesta
hora é necessário contratar alguém de sua confiança ou mesmo com um bom
conhecimento e não, esqueça-se de solicitar que seu site fique presente nos
mecanismos de buscas, isso é muito importante.
Por fim, com tudo pronto, seu site construído e já no ar, para garantir sucesso nas suas vendas é muito importante a atenção com os seus clientes. Aceite todas as críticas, se forem boas, agradeça, se forem desagradáveis, analise o que está errado e veja o que é possível fazer para melhorar e acima de tudo, ponha-se sempre a disposição de qualquer dúvida, responda-as todas sem discriminação. Não esqueça igualmente ao comércio físico o virtual também precisa de propaganda, divulgação e muito empenho.
Fonte:
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/e-commerce/como-micro-e-pequenas-empresas-devem-usar-e-commerce
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