Empreendedores mostram como administrar uma loja
eletrônica
Confira as lições que os responsáveis pela Eletrônica Santana e a Baby.com.br
podem deixar para quem deseja entrar no mundo do e-commerce
por Agatha Justino, Eber Freitas, Fábio
Bandeira, Mayara Chaves e Simão Mairins.
Pouco investimento, sem necessidade
de ter um espaço físico para atender e possibilidade de vender para um número
ilimitado de pessoas. O e-commerce é, sem dúvida, a "menina dos
olhos" de muitos empresários que desejam iniciar um negócio ou pretendem
expandir o que já possuem. Ainda mais que a evolução da internet, com
tecnologias mais ágeis e interativas, vem proporcionando uma maior confiança e
satisfação do consumidor com os serviços dessas lojas virtuais.
Foi assim que a visão de encarar um
novo desafio transformou uma loja de bairro da Zona Norte de São Paulo em uma
empresa de sucesso no comércio eletrônico brasileiro. Há 48 anos no mercado, a
Eletrônica Santana resolveu entrar nesse mundo virtual em 2003 e colhe os
frutos de ter ido nessa direção.
O diretor da empresa, Rubens
Branchini Martins, conta que na época precisava decidir entre abrir uma filial
em outro bairro ou entrar para os negócios virtuais. "Em 2003, o
e-commerce ainda estava caminhando e a cultura de comprar pela internet ainda
não era um hábito entre os brasileiros", explica o empresário. Abrir uma
loja virtual era um grande desafio. "Sabíamos que era hora de expandir e
decidimos que a nossa filial estaria localizada em cada casa, no computador dos
nossos futuros clientes", afirma Martins.
Os primeiros anos foram os mais
difíceis. Além da coragem e iniciativa, o novo negócio virtual exigia
habilidade e conhecimento. "Descobrimos que a internet não era tão segura
e precisamos estar atentos às fraudes e golpes online", lembra o diretor.
Alguns programas foram adquiridos deixando cada vez mais a loja virtual
protegida, evitando os famosos golpes de cartão de crédito. Em 2004, primeiro
ano após a criação do site, as receitas da empresa chegaram a 1,5 milhão de
reais, o dobro do ano anterior.
Hoje a empresa atua em três
segmentos: a loja física, o e-commerce e soluções corporativas, como sistemas
de videoconferência e call center. Com 75 colaboradores, o negócio familiar se
tornou uma empresa de médio porte. Hoje, comercializa mais de oito mil produtos
que vão desde uma pilha até os mais modernos sistemas de telecomunicações,
telefonia e segurança. A Eletrônica Santana dobra seu faturamento em e-commerce
ano a ano. O e-commerce faturou 24 milhões de reais em 2011, 50% a mais que em
2010.
A startup
Fazer um produto ou serviço
significativo e rentável. A Baby.com.br,
empresa de serviço de comércio eletrônico criada especialmente para bebês e
gestantes, surgiu assim. Apesar de criada em outubro de 2011, a empresa passou
de três mil artigos na época do lançamento, para mais de 10 mil, e continua
expandindo. Foram mais de três milhões de fraldas vendidas neste primeiro ano.
"Os resultados conquistados
rapidamente pela Baby.com.br mostram a credibilidade que a empresa já adquiriu
no segmento, tornando-se a principal plataforma para quem procura produtos para
gestantes, recém-nascidos e crianças de 1 a 3 anos, afirma Davis Smith, co-CEO
e co-fundador da empresa. Para manter seu posicionamento, a Baby.com.br busca
constantemente expandir sua oferta de artigos e agilizar o processo de entrega
para os clientes. "Montamos parcerias importantes com algumas das maiores
marcas no espaço do bebê. “Por termos nosso próprio depósito, controlamos muito
mais da experiência para os nossos clientes, o que nos permite ter tempos de
envio muito mais rápido do que nossos concorrentes” destaca Davis.
O empresário relata que atualmente
todos os itens estão prontos para serem enviados dentro de horas para o local
de destino. "Uma mãe em São Paulo que compra produtos em nosso site hoje,
vai ter esses itens entregues dentro de 24 horas. Mães não têm o luxo de
esperar um longo tempo para os produtos do bebê que eles precisam, por isso,
nos certificamos de fornecer um serviço que é rápido, seguro e de confiança
para que possamos facilitar suas vidas", ressalta o empreendedor.
E, para agilizar o processo, a Baby.com.br
conta com nove transportadoras diferentes. Cada uma se especializa em uma
região do Brasil e na entrega de produtos de determinados tamanhos e pesos.
"Sempre nos certificamos de usar o transporte perfeito para garantir o
menor custo para nossos clientes e os tempos de entrega mais rápida. Estamos muito orgulhosos de dizer que entregamos no prazo em 97% das vezes. Nós,
naturalmente, estamos trabalhando para fazer ainda melhor", acredita
Davis.
A empresa,
inclusive, foi a vencedora na categoria "Startup" do Prêmio
Empreendedor de Sucesso 2012, promovido pela revista Pequenas Empresas Grandes
Negócios. "Foi uma grande honra receber esse prêmio, entre tantas empresas
grandes que estão sendo iniciadas aqui no Brasil. Sentimos fortemente que o
motivo de termos tanto sucesso é devido à nossa equipe. Cerca de 60% dos nossos
funcionários são mulheres, e muitas das quais são mães. Nosso objetivo é
fornecer às mamães um serviço como se nunca tivessem vivido com qualquer outra
compra", conclui o empresário.
Quer começar?
Confira quatro dicas para abrir uma
loja virtual
- Investimento em tecnologia: Na hora de comprar a sua plataforma de
loja virtual, fique atento, nem todas são tão boas quanto parecem. Escolha
muito bem o seu parceiro. Tecnologia é muito importante para que uma loja
online esteja preparada para um rápido crescimento.
- Formas de pagamento: inicie o seu
site de vendas com o maior número de parcerias (Visa, Mastercard, American
Express, entre outros) para facilitar a compra do e-consumidor.
- Estoque: Cuide do seu estoque e da
logística para atendimento ágil ao e-consumidor. A primeira impressão é a que
fica.
- Atração e retenção de clientes:
Invista em marketing e meça cada detalhe das campanhas digitais, aperfeiçoe as
estratégias do dia a dia.
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