e-commerce 11 anos: uma
explosão de crescimento
Por Dailton Felipini
Este
ano comemoramos 11 anos de fundação do e-CommerceOrg, o portal Top 1 da
Internet brasileira para e-commerce, criado praticamente na mesma época em que
as vendas on-line começaram a deslanchar no Brasil. Vamos aproveitar esse marco
e analisar de maneira objetiva o que aconteceu no e-commerce brasileiro nesse
período, considerando-se as métricas fundamentais: o número de usuários da
Internet, a quantidade de e-consumidores e o faturamento do setor. Podemos
considerar como ponto de partida o ano de 2011, ano marcado pela crise das
empresas pontocom nos Estados Unidos e pela superação do marco de um milhão de
consumidores mais no Brasil. Veremos como esses indicadores de crescimento
corroboram o que já sabemos: a evolução do e-commerce tem sido estupenda nos últimos
anos.
Usuários da Internet = aumento de 650%
Além
de representar o grau de penetração da Internet na sociedade brasileira, o
número de pessoas com acesso à Internet é a base sob a qual se sustenta o
crescimento do e-commerce. Em 2001 nós ultrapassavamos a barreira de 12 milhões
de pessoas com acesso a Internet. Este número representava, na ocasião, 7,6% da
população brasileira. Já em 2012, deveremos fechar o ano com mais de 90 milhões
de pessoas conectadas a web, considerando-se todos os principais canais de
acesso: residenciais, no trabalho e nas lan-houses, segundo dados do Ibope
Nielsen. Esse número representa mais de 45% da população brasileira e um salto
de 650% em relação ao número de usuários em 2001. O que está diretamente
relacionado à próxima métrica fundamental.
Compradores da Internet =
aumento de 3.536%
No
ano de 2001 comemorávamos a superação da barreira de um milhão de usuários. 1,1
milhão para ser mais exato, o que representava na ocasião pouco mais de 0,6% da
população brasileira. Segundo dados da empresa e-Bit, fecharemos 2012 com cerca
de 40 milhões de consumidores on-line, o que representa mais de 20% da
população e nos leva ao crescimento de 3.536% no período de 11 anos. Esse
fabuloso aumento na base de e-consumidores demonstra a intensidade com a qual o
brasileiro abraçou o e-commerce e que propiciou também a expansão do
faturamento, conforme a métrica seguinte.
Faturamento do e-commerce = aumento
de 4.400%
Em
2001, o e-commerce B2C faturou no Brasil pouco mais de 0,5 bilhão de reais, o
que sequer despertou interesse na mídia em geral, principalmente pelo fato de
que as pessoas estavam ainda impactadas pela quebradeira geral de empresas
ponto-com ocorrida nos Estados Unidos na virada do milênio. Mas o fato é que a
semente do e-commerce germinou e cresceu cada vez mais forte. A uma taxa média
de crescimento ao redor de 30% ao ano, as vendas do varejo on-line deverão
fechar 2012 com cerca de 22,5 bilhões de reais o que nos leva a soberba taxa de
crescimento de 4.400% no período de 12 anos. Você conhece algum setor que tenha
crescido com taxas sequer parecidas em tão pouco tempo?
Fonte: http://www.e-commerce.org.br/artigos/ecommerce-11anos.php
Dailton Felipini é
mestre e graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas em
São Paulo. Consultor especialista em e-commerce, autor de cinco livros sobre
ecommerce, editor do site www.e-commerce.org.br e da LeBooks: Livraria de
eBooks.
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