Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

21 de novembro de 2011

Comércio Internacional

Comércio Internacional

0 surgimento de um Estado nacional moderno e de uma economia internacional também moderna acontece simultaneamente, sendo este um processo ao mesmo tempo político e econômico, no qual acabou levando ao surgimento do sistema conhecido como mercantilismo. “mercantilismo”: tendência a subordinar tudo a interesses mercantis ou de lucro, (econ.) doutrina econômica que caracteriza o período da Revolução comercial (sec. XVI a XVIII), que defendia o acúmulo de divisas em metais preciosos, por meio de um comércio exterior. E foi através desta expansão comercial que se dá no mercantilismo, criam-se então condições institucionais para a criação de uma economia mundial e para a base econômica do desenvolvimento do capitalismo industrial da época. Desta forma então, podemos definir o comercio internacional como sendo o conjunto das operações de troca, compra e venda de bens e serviços, originando os movimentos de divisas entre as nações. A razão essencial para que os países dependam do comércio internacional é a desigualdade de recursos, e os quatro fatores determinantes desse comércio são: Jazidas minerais, solo, clima capital/trabalho e tecnologia.O núcleo da visão econômica mercantilista são as suas concepções sobre o papel da moeda e sobre a origem da riqueza das nações. Nesse aspecto, o dinheiro era uma riqueza artificial em posição a terra que seria uma riqueza natural. Só existiam dois meios para se aumentar a massa de dinheiro existente: extrair das próprias minas ou obter de outros países por meio da força, empréstimo ou comércio. Desta maneira vista, o aumento da riqueza dependia essencialmente do comércio exterior e o único instrumento eficiente seria a geração de um superávit na balança comercial.


Sobre a globalização, não existe uma definição única para essa questão. As maiores características são a interdependência entre os povos e o desaparecimento. As corporações transnacionais são vistas como os principais agentes desse processo, uma vez que não são Leais a nenhum estado/nação e se estabelecem em qualquer parte do mundo em que o mercado ofereça mais vantagens. A globalização tem como enfoques básicos a produtividade: isso significa que uma parcela crescente do valor adicionado seja gerados em estruturas de produção interligadas, localizadas em diversas partes do mundo. A financeira: é o aspecto mais associados a globalização e significa o aumento do volume e da velocidade de circulação dos recursos entre diversas economias.

Vantagens absolutas: por meio do comércio internacional um País exporta mercadorias que consegue produzir mais barato e importa aquela cuja produção é mais cara.
- Desta forma um País deve concentra-se naquilo que ‘pode’ produzir a custo mais baixo e trocar o excedente de produção por artigos diferentes que custem menos em outros países.

            Vantagens comparativas: esta teoria diz que pode haver comércio de forma vantajosa entre países quando os custos relativos de produção das mercadorias são diferentes, ou seja, a especialização de cada País na produção/exportação do produto do qual tem vantagem comparativa, e não somente vantagem absoluta.

            O que são incoterms?
Os incoterms são um conjunto de regras para interpretação e consolidação de termos comerciais utilizados nas transações comerciais internacionais, elas são clausulas que regulamentam as obrigações entre vendedor e comprador.

            Mercado de Câmbio.
Câmbio é o mesmo que conversão/troca, e mercado de câmbio é o ponto de encontro entre os compradores e os vendedores de diferentes moedas. Os tipos de mercado cambial são: mercado livre, mercado controlado.

            Pagamentos Internacionais
Para viabilizar a venda e minimizar o risco existem aspectos a considerar:
  • Situação do importador
  • Aspectos do País
  • Natureza das Mercadorias
  • Concorrências
  • Práticas do País (processamento/Leis câmbio)

Modalidades Pagamento:
  • Pagamento antecipado
  • Remessa direta
  • Cobrança documentária
  • Carta de crédito

- ONU  A Organização das Nações Unidas é uma instituição internacional fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos. Os membros são unidos em torno da Carta da ONU, um tratado internacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional. A Carta das Nações Unidas define como objetivos principais da ONU:

A defesa dos direitos fundamentais do ser humano, garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado, busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações e a criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.

- OEA  A Organização dos Estados Americanos foi fundada em 30 de abril de 1948, constituindo-se como um dos organismos regionais mais antigos do mundo, sendo fundada três anos após a criação da ONU.. Com 21 países signatários, entre eles o Brasil, reunidos em Bogotá, Colômbia, assinaram a Carta da Organização dos Estados Americanos, onde a organização definia-se como um organismo regional dentro das Nações Unidas.. Os países-membros se comprometiam a defender os interesses do continente americano, buscando soluções pacíficas para o desenvolvimento econômico, social e cultural.
- BID  O Banco Interamericano de Desenvolvimento ou BID (em inglês Inter-American Development Bank, IDB) é uma organização financeira internacional com sede na cidade de Washington, EUA, e criada no ano de 1959 com o propósito de financiar projetos viáveis de desenvolvimento econômico, social e institucional e promover a integração comercial regional na área da América Latina e o Caribe. Atualmente o BID é o maior banco regional de desenvolvimento a nível mundial e serviu como modelo para outras instituições similares a nível regional e sub-regional. Ainda que tenha nascido no seio da OEA não guarda nenhuma relação com essa instituição pan-americana, nem com o Fundo Monetário Internacional (FMI) ou com o Banco Mundial, os quais dependem da Organização das Nações Unidas.Há algumas pessoas, inclusive jornalistas, que fazem confusão entre o BID e o BIRD. A dificuldade tem justificativa, já que os dois têm funções semelhantes: BID é o Banco Interamericano de Desenvolvimento, enquanto BIRD é o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, uma parte do Banco Mundial. O BIRD faz empréstimos para países em desenvolvimento, como o Brasil. O banco forma, juntamente com a Associação Internacional para o Desenvolvimento (AID), o Banco Mundial. A AID faz doações e empréstimos sem juros para os países mais pobres do mundo. O BID tem um fim mais específico: o financiamento de países da América Latina e do Caribe. O banco busca recursos no mercado internacional com taxas baixas, que oferece aos membros. BIRD e BID têm algo em comum: os dois financiam projetos, priorizando o desenvolvimento de países em áreas como educação, saúde e meio-ambiente. É uma forma de transferência de recursos para os países menos desenvolvidos. Os dois órgãos costumam fazer exigências em contrapartida dos empréstimos e doações. Essas imposições são alvos de constantes críticas, já que são consideradas por muitos como prejudiciais à autonomia dos países beneficiados.

Algumas perguntas e respostas sobre Comércio Internacional
1) Defina mercado de cambio.
O mercado de câmbio é o ponto de encontro entre compradores e vendedores de moedas estrangeiras que têm relações comerciais ou financeiras com não residentes.
2) Quais as características do mercado livre de câmbio?
a)    Os participantes podem comprar e vender livremente a moeda estrangeira;
b)    Praticamente inexiste a presença do governo; eventualmente ele compra e venda moeda estrangeira para coibir a especulação e defender a moeda nacional;
c)    As taxas de cambio são fixadas livremente pelo mercado;
d)    Os participantes podem manter contas no exterior;
e)    Podem também manter conta no próprio país em moeda estrangeira.
3) Quais as características de um  mercado controlado de câmbio?
a)    A presença governamental é muito grande, restringindo a liberdade de câmbio;
b)     A compra e a venda de moeda estrangeira obedecem a severas normas do governo;
c)    O turista que viaja para o exterior só pode levar um montante de moeda estrangeira estabelecida pelo governo;
d)     Os cidadãos e as empresas não podem manter contas no exterior;
e)     As taxas de compra e venda de moeda estrangeira são estabelecidas pelo governo, que nem sempre leva em conta as necessidades econômicas, mas as conveniências políticas;
f)       Não é permitida a existência, no país, de contas em moedas estrangeiras;
g)     Os participantes não podem comprar e vender livremente a moeda estrangeira.
4) Como está subdividido o mercado cambial? Explique.
O mercado de câmbio está segmentado em dois grandes mercados: o mercado primário que diz respeito às trocas entre bancos e clientes e o mercado secundário que envolve as trocas de moedas estrangeiras entre instituições (bancos x bancos) através das operações conhecidas como “interbancárias”.
5 – Dentro dos regimes cambiais explique:
a) taxa de cambio fixa.
No regime de taxas de câmbio fixa o Banco Central do país se compromete a comprar e a vender a moeda estrangeira de referência a um preço fixo, expresso em moeda nacional
b) taxa de câmbio flutuante
No regime de taxas de câmbio flutuantes o Banco Central do país não intervém no mercado de divisas. A taxa de câmbio é determinada pelas forças da oferta e demanda.

c) “regimes híbridos”
O princípio básico é o regime flutuante, mas ao contrário daquele, que preconiza a determinação da taxa cambial em um mercado livre do tipo concorrência perfeita, neste regime híbrido, a determinação da taxa cambial continua dando-se no mercado, mas o Banco Central do país atua, através de intervenções (vendendo ou comprando moedas estrangeiras) que influenciam as taxas cambiais

d) “bandas cambiais”
O Banco Central permite que a taxa de câmbio seja determinada pelo mercado dentro de uma banda (limite mínimo e um limite máximo) por ele definido. Ou seja,  fixa uma taxa de câmbio central, e um intervalo aceito de variação para cima e para baixo. Enquanto a taxa de câmbio estiver dentro do intervalo estipulado, sua determinação segue o sistema flutuante
6 – Mencione 03 critérios que devem ser avaliados pelo exportador na escolha da condição de pagamento a ser proposta para o importador.
Situação econômico-financeira do comprador/importador;
Aspectos econômicos, político e social do país comprador/importador;
Natureza, características e peculiaridades do produto;
Conjuntura do produto nos mercados local e mundial, em termos de qualidade, concorrência e nível de oferta;
Práticas comerciais do país adquirente e/ou do produto;
Regularidade do comprador/importador em transações comerciais;
Posição da balança comercial, do balanço de pagamentos e das reservas cambiais do país importador;
A margem de lucro desejada pelo vendedor/exportador;
A possibilidade de financiamentos;
Os controles governamentais de cada país.
7 – Explique o que é pagamento antecipado e mencione ao menos uma razão para a escolha desta modalidade de pagamento.
O comprador/importador efetua previamente o pagamento, valor parcial ou total, da transação comercial ao vendedor/exportador, antes do início da produção ou do embarque da mercadoria para o exterior, dependendo do que for acordado.
Financiar o vendedor/exportador para produção da mercadoria, principalmente na venda de máquinas e equipamentos feitos sob encomenda;
         Mercadorias de valor reduzido, tais como: livros, assinaturas de publicações, medicamentos, etc;
         Transações com países importadores de elevado risco, sem estabilidade política, econômica e financeira.
8 – Explique o que é remessa direta e mencione ao menos uma razão para a escolha desta modalidade de pagamento.
O vendedor/exportador embarca a mercadoria e envia diretamente ao comprador/importador todos os documentos da operação. O comprador/importador ao receber os documentos, promove o desembaraço da mercadoria na alfândega e, posteriormente, providencia o pagamento da transação.
É a maneira mais rápida de a documentação chegas às mãos do comprador/importador. Isso porque vai diretamente do vendedor/exportador ao comprador/importador, sem trânsito bancário. Esta modalidade é importante para mercadorias perecíveis, que podem se estragar nos armazéns da alfândega, a espera da documentação via banco;
Outra vantagem é a de que as despesas cobradas pelos bancos para essa modalidade de operação são inferiores às de outras modalidades, como, por exemplo, cobrança e crédito documentário.
9 – Explique o que é Cobrança documentária e mencione ao menos uma razão para a escolha desta modalidade de pagamento.
A cobrança é a modalidade de pagamento em que o vendedor/exportador após o embarque da mercadoria para o exterior emite uma letra de câmbio, também denominada “saque” ou “cambial” (‘draft’) e juntamente com os documentos representativos da venda/exportação, entrega ao seu banco de relacionamento (banco remetente) para efetuar a cobrança. O Banco os envia imediatamente ao seu correspondente (banco cobrador) no exterior para que sejam entregues ao comprador/importador, mediante pagamento ou aceite do saque, conforme acordado.A mercadoria somente será entregue ao comprador/importador, se suas instruções forem cumpridas.

10 – Explique o que é pagamento por carta de crédito e mencione ao menos uma razão para a escolha desta modalidade de pagamento.
Constitui-se num compromisso de pagamento, por escrito, por um banco no país do comprador/importador (banco emissor) por meio de outro banco no país do vendedor/exportador (banco avisador) e a favor de um exportador/vendedor (beneficiário), mediante solicitação e conforme instruções de um comprador/importador (tomador).
A carta de crédito é uma alternativa para o vendedor/exportador que não quer assumir riscos comerciais de uma operação, pois ela confere ao banco a responsabilidade pelo pagamento
11 – O que podemos considerar como oportunidades potenciais para atuação de uma empresa no mercado internacional?
demanda desenvolvida em outros países (similaridade no estilo de vida devido aos novos meios de comunicação, curto ciclo de vida dos produtos). Isso significa maiores oportunidades de expansão do mercado principalmente para empresas onde o mercado doméstico está estagnado.
fatores de produção de baixo custo (mão de obra, incentivos fiscais, áreas de livre comércio, acesso a fornecedores de baixo custo etc...).
12 – Quais são as 04 dificuldades a serem superadas para atuacao de uma empresa no mercado internacional?
Geográfica, cultural, tecnológica e temporal.
13 -  No nível corporativo as empresa podem formular 03 tipos de estratégias internacionais. Explique:
Estratégia Multidoméstica. É aquela em que as decisões estratégicas e operacionais são descentralizadas para a unidade de negócios estratégica em cada país a fim de modelar os produtos ao mercado local
Estratégia Global. É aquela em que produtos padronizados são oferecidos em mercados nacionais e a estratégia competitiva é determinada pelo escritório central
Estratégia Transnacional. Uma estratégia transnacional procura obter tanto eficiência global como responsividade local. A estratégia transnacional exige que os gerentes pensem globalmente, mas ajam localmente.
14 – Entre os modos de entrada no mercado internacional, explique ao menos uma vantagem e uma desvantagem de cada um deles.
Exportação:
Vantagens: não exige as despesas de estabelecer operações em outros países.
Desvantagens: Custo elevado de transporte e impostos importação, pouco controle.
Licenciamento:
Vantagens: pouco risco, baixo custo
Desvantagens: pouco controle, baixo retorno.
Aliança estratégica:.
Vantagens: custos compartilhados, recursos compartilhados, riscos compartilhados
Desvantagem: problemas de integração 
Aquisições:
Vantagens: rápido acesso a novos mercados
Desvantagens: custo elevado, negociações complexas
Nova subsidiaria própria: é o estabelecimento de uma nova subsidiária totalmente própria no exterior.
vantagens: Maximo controle, retornos acima da média desvantagens: alto custo, risco elevado, consome maior tempo.

15- Quais os principais riscos envolvidos em uma internacionalização de empresas
Políticos – guerras, leis, nacionalização de ativos privados (Bolívia)
Econômicos –  desvalorizações da moeda, planos econômicos.
Fatores éticos -  Suborno aceito como prática em certos países (Indonésia), Pena de morte (China), Mulher (alguns Países Árabes), sistema de castas (Índia).
16 – O que é a ONU, quantos são seus países membros e quais os seus objetivos principais?
A Organização das Nações Unidas é uma instituição internacional fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos Fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia por 51 países hoje a ONU tem representação de 192 Estados-Membros 
Defesa dos direitos fundamentais do ser humano, garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado, busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;
- Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.
17 – O que é a OEA, qual a sua função e quantos são seus países membros?
Atualmente, a OEA conta com 35 estados-membros que, a partir de 1990, definiram como prioridade dos seus trabalhos o fortalecimento da democracia e assuntos relacionados com o comércio e integração econômica, controle de entorpecentes, repressão ao terrorismo e corrupção, lavagem de dinheiro e questões ambientais
18 – Qual a função do FMI?
O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira
19 – Qual a atribuição do BIRD?
Tem como atribuição promover o crescimento de regiões e países de menor desenvolvimento através de obras de reconstrução e desenvolvimento
20 -  Defina qual a diferença entre GATT e OMC?
GATT
São um conjunto de normas e concessões tarifárias criadas com a função de impulsionar à liberalização comercial, combater práticas protecionistas, e regular provisoriamente, as relações comerciais internacionais.

Organização Mundial do Comércio - OMC

Organismo que cuida do comércio internacional entre as nações associadas. Surgiu após a Rodada do Uruguai, na assinatura do Tratado de Marrakesh, a partir de 1995. Tem como objetivo facilitar e incrementar o comércio e os serviços internacionais, buscando a diminuição das barreiras ao comércio, de maneira a contribuir para o aumento do fluxo comercial entre seus países-membro (LOPES VASQUEZ, 1999).
21 – Explique o que balança comercial, mencionando também o que é deficit e superávit na balança comercial.
A Balança Comercial corresponde ao saldo das exportações FOB sobre as importações FOB.
Exportacão > importação = Superavit
Importação > Exportação = Déficit

22 – Quais os dois grupos que se destacam no balanço de pagamentos? Explique cada uma deles.
Dois grandes grupos se destacam no balanço de pagamentos:
As transações correntes: são aquelas que se referem à movimentação de mercadorias e serviços (inclusive os serviços de remuneração de capitais sob a forma de juros e dividendos);
Os movimentos de capitais: classificam-se como movimento de capitais os deslocamentos de moeda, créditos e títulos representativos de investimentos.
23 – O que engloba a balança de serviços
A balança de serviços engloba os recebimentos e pagamentos de viagens de residentes ao exterior e de não residentes ao país, fretes, seguros, lucros, dividendos etc., os pagamentos ao exterior são contabilizados com sinal menos (débito), os recebimentos com sinal mais (crédito).
24 – O que são transferências unilaterais?
Transferências unilaterais (donativos): enquadram-se nesta parte os pagamentos e recebimentos sem contrapartida de serviços: doações, remessas de imigrantes etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog