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Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

3 de dezembro de 2011

Comportamento Organizacional



As empresas tornaram-se complexas e em um local onde as interações são fundamentais, seja para o individuo que busca ‘boa vida’, realização, carreira, seja para a empresa que almeja novos mercados, aumento de faturamento, renovação de sua produção. Dentro deste contexto, a motivação assumiu um papel de destaque. Segundo Goleman, em sua teoria sobre inteligência emocional, uma das habilidades que o individuo tem ou pode desenvolver é a automotivação. Goleman acredita que o ser humano pode ser a sua própria fonte de motivação, ou seja, a motivação pode ser interna, vir de dentro do individuo. Outras teorias dizem que a motivação depende do ambiente, e do ambiente externo. Uma definição seria a de que a motivação é um processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de determinada meta.

                   -----à
Indivíduo  -----à       OBJETIVO
                    -----à

Abraham Masclow à Hierarquia das Necessidades -à Pirâmide das necessidades básicas para as mais elevadas

Dougas McGregor à Teoria X Y -à O homem gosta do trabalho, O homem não gosta do trabalho

Frederick Herzberg -à Teoria dos dois fatores -à Fatores higiênicos, fatores motivacionais



A Teoria das relações humanas é à base de desenvolvimento da motivação. Essas teorias iniciais foram ampliadas, aperfeiçoadas e atualmente existem vários conceitos que estão à disposição dos  gestores contemporâneos.

- Teoria ERG, de Alderfer

- Teoria das Necessidades, de Mc Clealland,

- Teoria da expectativa, de Vroom.

Portanto, podemos chegar à conclusão que a motivação ‘fascina’ o administrador, que sempre tentará desvendar seus mistérios.

     Impacto da desmotivação

 - nas empresas

- Elevação dos índices de Tur over e absenteísmo.
- Elevação dos índices e afastamento do trabalho.
- Aumento dos gastos com assistência médica.
- Aumento dos conflitos entre empregados e supervisores.
- Queda do índice de produtividade da empresa.
- Estagnação ou até mesmo diminuição na base de clientes.

- nos empregados

- aumento do diagnóstico de psicopatologias.
- sensível redução de humor,
- aumento no surgimento de sintomas de estresse.
- apatia no trabalho,
- descomprometimento com a empresa,
- conflitos, irritabilidade, agressividade no trabalho.




Princípios Teoricos (Liderança)

- A Capacidade de influenciar seus seguidores,
- Necessidade do consentimento de seus seguidores,
- É diferente de autoridade, formal (chefia).

Autoridade formal é designada pela empresa (DIRETORIA/Proprietários). O Líder é seguido por aquilo que representa para os seus seguidores.

  • A liderança ‘conquista’ a obediência de seus seguidores, já a autoridade formal tem o amparo da Lei para se fazer obedecer.

   - Para ser um Líder o individuo precisa ter traços de liderança em usa personalidade.

- os estilos de liderança básicos são:

- Liderança autocrática
- liderança democrática
- liderança liberal
- liderança carismática

A partir de estudos e pesquisas sobre o tema, outros estilos ganharam destaque:

- liderança situacional
- liderança transformacional
- liderança transacional
- liderança servidora

- O líder atual necessita além de influenciar seus liderados, ele necessita garantir o atingimento de metas de melhor qualidade de vida dos seus liderados.

·        Poder e a Política nas organizações

Definição de Poder: O poder diz respeito à capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A.

Esta definição implica em um potencial que não precisa ser realizado para ser eficaz e uma relação de dependência. O Poder pode existir, mas não ser exercido. Ele é, portanto uma capacidade ou um potencial que uma pessoa pode ter e não utilizar.


As Bases do Poder

 - De onde vem o Poder?

- O que dá a um indivíduo ou a um Grupo de indivíduos a influencia sobre outros?

 Poder Formal: Baseia-se na posição que o individuo ocupa dentro da organização.

Assedio Moral:

Poder coercivo: Poder exercido pelo medo. A pessoa reage a esse poder por medo das consequências negativas de seu comportamento.

Poder de recompensa: Uma pessoa se submete à vontade ou às ordens de outra por que isso lhe trará algum beneficio.

Poder legítimo: poder que a pessoa tem para controla os recursos de uma organização.

Poder da informação: originado do acesso e do controle da informação.

Poder Pessoal

 Pode vir de três fontes: exercido pela habilidade, capacidade, destreza do individuo è poder do talento

A pessoa que tem traços desejáveis, agradáveis è torna o poder de referencia como algo que diferencia o individuo dos demais,

Poder Carismático è O carismático conquista seus seguidores porque consegue ser articulado demonstra sensibilidade pelo ambiente e pelas pessoas.

Poder e dependência

Será que quanto mais dependência criada, maior será o poder de B em elação a A?

 Muitas vezes sim, principalmente por causa da importância, da escassez e da questão de ser difícil de substituir.

Táticas de Poder
O individuo pode exercer o poder em razão de:

- Legitimidade: autoridade da posição.
- Persuasão: argumentos lógicos.
- Apelo: despertar comprometimento emocional.
- Consulta: aumentar a motivação e apoio do alvo.
- Troca: recompensar o alvo com fatores.
- Pressão: repetição dos ávidos ou ameaças.
- coalisão: conseguir ajuda de outros por persuadir o alvo.

Negociação:

Definição: Uma das definições de negociação é que ela é um processo pelo qual duas ou mais partes trocam bens ou serviços e buscam um acordo sobre as vantagens dessa troca para todas as partes envolvidas.



O Processo de Negociação:

Preparação e planejamento: Antes de começarmos uma negociação devemos traçar uma estratégia. Nela, devemos traçar alguns cenários, algumas possibilidades. Devemos também reunir o maior número de informações sobre o ‘oponente’.

- Importante: Devemos compreender o perfil psicológico, ou seja, seus pontos fortes e fracos.
Um ponto a destacar é que devemos também saber até onde podemos ‘barganhar’, isto requer, saber quais concessões podemos fazer.

Devemos também observar as ‘diferenças culturais’ que o negociador irá enfrentar. Alguns povos cultuam a negociação, outros dificilmente negociam. Uma figura característica da negociação é o mediador. O mediador atua como um ‘terceiro’, neutro, ele facilita o processo de negociação.

Algumas negociações comuns:
- Negociação sindical – acordo coletivo
- Negociação – Justiça do trabalho
- Negociação de salários na admissão
- Negociação de compras/fornecedores
- Negociação de folgas e férias


- A Negociação tem ideal de:

    Parceria     ganha     ganha

Importante: - flexibilidade, objetividade, percepção, jogo de cintura, parceria, maturidade

Mudança organizacional
O momento atual da sociedade, da economia, do trabalho é de constante mudança, de constante evolução. O ritmo é intenso e aquele que não estiver preparado poderá perder grandes oportunidades a novas condições de mercado:

           Mudem ou Morram !!

Várias são as forçar que provocam mudanças, a saber:

- Natureza da força de trabalho: maior diversidade cultural envelhecimento da população
- Tecnologia: computadores mais baratos, portáteis, mais rápidos
- choques econômicos: crise européia 2008/2009 – crise européia 2011-12-02
- competição: concorrência globalizada, fusões e aquisições
- tendências sócias: salas de bate-papo, internet, diminuição da natalidade
- Política internacional: primavera árabe-crescimento dos Brics

Resistência à mudança

A resistência velada, todos ficam com medo de perder o emprego, de perder os benefícios, o status.

Modelo das três etapas da mudança de Kutr Le Lin

Descongelamento       Movimento   -    Recongelamento

Descongelamento: substituir as regras, procedimento, características anteriores

Movimento: Transição entre a forma antiga e a forma nova de se fazer as coisas na empresa.

Recongelamento:  cristalizar , consolidar ‘ a nova Gestão ‘ – adota BA sua plenitude a nova realidade


Fonte e Sítios Consultados

Conteúdo de COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL  do 4o. Semestre do Curso de Admimistração

 

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