Administração Estratégica
com Foco no:
Planejamento Estratégico
Existem habilidades e competências que são essenciais, isso quer dizer,
indispensáveis para um bom administrador
estratégico, são elas:
Ø TER VISÃO DE FUTURO
Ø ENTENDER O COMPORTAMENTO DO SEU MERCADO NO FUTURO
Ø TER HABILIDADE DE CRIAR CAMINHOS
Mas, o que vem a ser Administração Estratégica?
Pode-se dizer que é um Processo
sistemático, planejado, gerenciado, executado e acompanhado sob a liderança
da alta administração da organização, envolvendo o comprometimento de todos os
gerentes responsáveis e colaboradores - mas não podemos deixar de citar que
este processo se transformará em uma série de passos em que a alta
administração deverá realizar as seguintes tarefas:
a)
Analisar Oportunidades e Ameaças ou
limitações que existem no ambiente externo.
b) Analisar
os Pontos Fortes e Fracos de seu ambiente interno.
c) Estabelecer
a Missão e os Objetivos gerais.
d) Formular
Estratégias nos três níveis: empresarial, unidades de negócios e funcional, que
permitam à organização combinar os pontos fortes e fracos com as oportunidades
e ameaças do ambiente.
e) Implementar
as estratégias.
f) Realizar
atividades de controle estratégico para assegurar que os objetivos gerais da
organização sejam atingidos.
A palavra
‘strategia’, em grego antigo, significa a qualidade e a habilidade do general - desse
conceito tem origem a palavra estratégia, relacionada com situações políticas,
guerras ou jogos - frequentemente a
estratégia está ligada a dois ou mais competidores disputando o mesmo objetivo.
Essa disputa ocorre também no mundo dos negócios, e como na versão militar, a
estratégia empresarial sofre forte influência de quem a lidera.
Estratégia é:
É o conjunto
dos meios que uma organização utiliza para alcançar seus
objetivos.
Ø São os caminhos, direções, preceitos e padrões (Objetivos) que a organização
observa nas suas relações com os ambientes interno e externo.
Ø Regras e diretrizes para decisão, que orientam o processo de
desenvolvimento de uma organização. (ANSOFF,H.Igor A nova estratégia
empresarial. SP:Atlas, 1990).
Ø Refere-se aos planos da alta administração para alcançar resultados
consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. (WRIGHT,Peter
L. et al. Administração estratégica: conceitos. SP: Atlas,2000).
Ø Os objetivos e metas a longo prazo de uma empresa, a alocação de
recursos e a adoção de cursos apropriados de ação. (MONTANA,Patrick
J.;CHARNOV,Bruce H. Administração. SP: Saraiva,1998).
Ø Estratégias são planos para a realização da visão. ( GUNS,P.F. A organização
que aprende rápido. SP: Futura,1998).
Ø Estratégia é a determinação dos objetivos básicos de longo prazo de
uma empresa e a adoção das ações adequadas e os recursos para atingir esses objetivos. (CHANDLER, 1962).
Ø Estratégia é o padrão de objetivos, fins ou metas e principais políticas
e planos para atingir esses objetivos, estabelecidos de forma a definir qual o
negócio em que a empresa está e o tipo de empresa que é ou vai
ser. (LEARNED, CHRISTENSEN, ANDREWS, GUTH 1965 e Andrews 1971).
Ø Estratégia refere-se à relação entre a empresa e o seu meio envolvente:
relação atual (situação estratégica) e relação futura (plano estratégico, que é
um conjunto de objetivos e ações a tomar para atingir esses objetivos). (KATZ
1970).
PROCESSO DE PLANEJAMENTO
- REFLEXÕES -
DEFINIÇÃO - TIPOS DE PLANEJAMENTO –
Os
Desafios
— Empreendedor sem administrador
— Tecnologia e inovação disseminadas
— Ciclo de vida dos produtos (cada vez mais curto)
— Muitas opções de escolha
— Consumidor mais consciente e informado
— Competitividade crescente
— Fornecedores seletivos na escolha dos clientes
— Stakeholders cada vez mais exigentes
— Rentabilidade cada vez menor
Podemos admitir que o PLANEJAMENTO é
um Processo de longo prazo através do qual uma
organização estabelece aonde quer chegar e como quer chegar para o cumprimento
de sua missão.
Vamos verificar a Classificação do
Planejamento, segundo sua amplitude no tempo:
Planejamento Estratégico – Estabelece os objetivos gerais
da empresa, de modo agregado e a um prazo mais longo.
Planejamento Tático – Implementa atividades de
alocação de recursos.
Planejamento Operacional – Estabelece padrões e programas.
Vamos
conhecer mais do Planejamento Estratégico:
Planejamento Estratégico – Estabelece os objetivos gerais
da empresa, de modo agregado e a um prazo mais longo. É o processo pelo qual se
procura determinar como a organização deve atuar em relação ao ambiente,
definindo-se os objetivos e as estratégias para alcançá-los. Como ponto de
partida - o pensamento estratégico envolve a colocação de duas questões
críticas:
1) Qual é a estrutura da sua indústria e,
2) Qual a sua tendência de evolução com o passar do tempo?
É Sempre saber que o pensamento estratégico foca a necessidade de entender
comportamentos futuros do setor, dos clientes e da concorrência.
VISÃO - A visão é um destino
específico, uma imagem desejada para se alcançar o sucesso. É uma percepção não
só das necessidades do mercado, mas de como a organização vai poder atendê-las.
Deve ser coerente e criar uma imagem clara do futuro e gerar compromisso com o
desempenho.
A visão corporativa é composta pela
ideologia central e pela visão. Todo o processo de administração estratégica
que parte de um pensamento estratégico sobre o futuro da empresa e forma uma
visão de futuro de longo prazo, geralmente acima de cinco anos.
Questões Importantes sobre a Visão
— Em que negócio estamos?
— Que negócios pretendemos
ter?
— Quais são as expectativas
dos acionistas?
— Quais são os cenários
ambientais possíveis?
— Como a tecnologia vai
afetar nossa empresa?
— Qual deve ser nosso perfil
competitivo?
— O que seremos no futuro?
Fornecedores? Parceiros?
Quando inclui a estratégia, a visão
identifica quais atividades a empresa pretende perseguir, estabelece sua
direção a longo prazo e apresenta um panorama mais amplo de quem somos, o que
fazemos e para onde vamos. É importante que a visão seja compartilhada com
todos os colaboradores da empresa. Uma visão largamente difundida é como um
imã. Quando todos estão comprometidos com a direção a longo prazo da empresa é
mais provável que as opções de negócios sejam otimizadas, fazendo com
que a execução diária da estratégia seja melhorada.
Para que serve mesmo o
Planejamento Estratégico?
O Planejamento estratégico tem como
propósito a direção que a organização deverá seguir para aproveitar as
oportunidades e evitar riscos.
Quais são as vantagens do Planejamento Estratégico?
a) Definir os
objetivos da organização.
b) Identificar
os pontos fortes e fracos da organização.
c) Visualizar as
oportunidades e ameaças presentes no ambiente.
d) Ajudar a
organização a refletir sobre o futuro.
e) Facilitar o
processo de tomada de decisão.
f) Estabelecer
os cenários em que a organização poderá atuar.
g) Permitir a
organização alocar adequadamente seus recursos.
h) Criar um ambiente
de participação e comprometimento da força de trabalho.
i) Estabelecer
indicadores de avaliação e controle.
j) Definir
atribuições e responsabilidades.
k) Fixar o
orçamento para o alcance de sua missão.
Planejamento Estratégico
PDCA
— Planejar – Plan
— Fazer – Do
— Controlar – Control
- Agir
– Act
O GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO é a atividade que dá
coerência e direção às ações e decisões de uma organização. Estabelecer uma
estratégia, portanto, é definir qual a diretriz básica que vai conduzir o
trabalho até atingir o que foi planejado.
A MISSÃO organizacional é a
declaração do propósito e do alcance da organização em termos de produto e de
mercado. Ela se refere ao papel da organização dentro da sociedade em que está
envolvida e significa a razão de ser e de existir.
A missão está alinhada com os seguintes aspectos:
• Qual
é a razão de ser da organização.
• Qual
é o papel da organização na sociedade.
• Qual
é a natureza do negócio da organização.
• Quais
os tipos de atividades em que a organização deve concentrar seus
esforços no
futuro.
A missão é um chamamento genérico para a
ação e deve partir do pressuposto de que a organização como um todo compartilha
uma visão de negócios. A missão deve enunciar em que ponto ela está e onde
pretende estar posicionada no mercado. A formulação da missão é eficaz quando
consegue definir uma individualidade da organização ou uma personalidade
própria para o negócio, e quando é estimulante, inspiradora e revitalizante
para todos os seus stakeholders.
- (stakeholders = as partes interessadas)
Análise Ambiental
É o processo de identificação de
OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, FORÇAS e FRAQUEZAS que afetam a organização no
cumprimento da sua missão.
“Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos
(ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de
combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos
uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as
batalhas” ...Sun Tzu
Conceitos:
Ambiente - Conjunto de todos os fatores que,
dentro de um limite específico, se possa conceber como tendo alguma influência
sobre a operação do sistema considerado.
Análise ambiental - Corresponde ao
estudo dos diversos fatores e forças do ambiente, às relações entre eles ao
longo do tempo e seus efeitos ou potenciais efeitos sobre a empresa, sendo
baseada nas percepções das áreas em que as decisões estratégicas da empresa
deverão ser tomadas (OLIVEIRA, 2006, p. 93).
Por que estudar o ambiente?
— As economias oscilam de
acordo com a vontade dos mercados;
— Os mercados estão à mercê
dos órgãos reguladores;
— Os concorrentes ansiosos
por uma fatia maior do quinhão;
— Os fornecedores ávidos por
submeter às empresas seus produtos;
— Os clientes mais
exigentes;
— Sobrevivência da empresa.
Conceito de Ambiente Geral e Setorial
Para executar uma análise ambiental de
forma eficiente e efetiva, um administrador deve entender bem o conceito de
ambiente - AMBIENTE EMPRESARIAL é o conjunto de
fatores que afetam os resultados da organização e sobre o qual só se pode, no
máximo, influenciar. Existem dois ambientes: o GERAL (externo) e SETORIAL
(interno)
Onde:
— Ambiente externo - (extra
organizacional e incontrolável; onde se encontram as organizações)
— Ambiente interno - (intra-organizacional
e controlável; onde os controles podem ser exercidos)
- Ambiente geral e setorial: diferenças
O ambiente geral tem sete variáveis que
podem gerar ameaças ou oportunidades para diferentes setores; o ambiente da
indústria é específico de um setor, tendo como variáveis as cinco forças
competitivas de Porter e os órgãos reguladores. As variáveis do setor além de
gerar ameaças e oportunidades, definem o potencial de lucratividade desse
setor.
- Análise SWOT –
É uma das técnicas de análise de fatores
mais conhecidas é denominada de SWOT, cujo nome deriva das iniciais de quatro
palavras em inglês, que representam os quatro fatores de análise de modelo.
— S – Strengths = Forças
— W – Weakness = Fraquezas
— Opportunities =
Oportunidades
— T = Threats =
Ameaças
A importância da análise SWOT
A Análise SWOT, cuja sigla significa
Strenghts (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e
Threats (Ameaças), é um diagnóstico que visa mapear a atuação de uma
organização e dos seus serviços e/ou produtos no mercado, identificando as
forças e fraquezas do ambiente interno e as oportunidades e ameaças oferecidas
pelo ambiente externo à empresa.
Dessa forma, a Análise SWOT
possibilita o conhecimento de todos os fatores que estão prejudicando o desenvolvimento
da organização e daqueles que a beneficiam. A partir dessa evidência, a
instituição poderá aprimorar seus pontos positivos, sanar seus pontos
negativos, aproveitar as oportunidades e atentar-se para as ameaças do mercado.
Portanto, a análise do ambiente externo,
principalmente em épocas de crise, é fundamental para qualquer organização, já
que apesar de não poder controlar o ambiente externo, a empresa deve conhecê-lo
e monitorá-lo com frequência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar
as ameaças. Entretanto, vale ressaltar que evitar ameaças, como em casos de
crises mundiais, nem sempre é possível, porém, pode-se fazer um planejamento
para enfrentá-las, minimizando seus efeitos.
Somando-se a isso, a realização da Análise
SWOT é imprescindível para a elaboração de estratégias, além de auxiliar os
gestores no processo decisório, pois essa ferramenta permite que sejam tomadas
decisões balanceadas, buscando as melhores ideias e soluções para antever e
conter os possíveis danos que a crise pode gerar.
Análise do Ambiente Interno
A finalidade desta abordagem é um
diagnóstico interno da empresa, buscando mostrar seus pontos fortes e fracos,
frente a um conjunto de informações obtidas pela análise externa e, referente
tanto ao contexto – Negócio x Produto x Mercado com os valores dos. Dará
importantes sinalizações quanto às suas atuais condições de competitividade no
mercado em que estamos. E como Estamos?
Analisando fatores internos
Tudo o que identificamos de positivo
internamente na empresa denominamos de Forças ou Fortalezas, e todos os fatores
negativos identificados são denominados de Fraquezas ou Debilidades. A análise
interna deve considerar as decisões estratégicas tomadas no passado e presente
e os recursos que ela possui disponíveis para o futuro.
Os Recursos
Os recursos podem ser:
— Financeiros: sua
capacidade de investimento, endividamento e capitalização;
— Humanos: seus
colaboradores e suas capacidades, conhecimentos e
competências;
— Tecnológicos:
envolvem as patentes, tecnologias e técnicas que a empresa
possui;
— Materiais:
equipamentos, estruturas, matérias-primas disponíveis etc.
FCS – Fatores Críticos de Sucesso
São pontos críticos de um negócio porque é
neles que é exigida muita competência para sustentar o negócio e enfrentar a
concorrência.
FCS – é aquilo que precisamos fazer bem
feito para obtermos sucesso em um negócio.
·
Representam valores para os clientes.
·
Representam valores dos clientes.
·
São controlados pela empresa.
·
São atributos ligados ao próprio
negócio.
·
Mudam com o tempo.
· São considerados internos à empresa –
embora identificados de fora para dentro.
Pontos Fortes e Pontos Fracos
Pontos Fortes – é uma característica ou uma diferenciação existente na empresa que lhe
proporciona ou provoca uma vantagem operacional no seu ambiente empresarial. É
uma variável controlável. Quando uma empresa é melhor em um certo FCS, este
atributo torna-se um ponto forte. O ponto forte favorece a empresa quando
diante de uma ameaça e oportunidades do ambiente.
Pontos Fracos – é uma característica ou uma situação inadequada da empresa que lhe
proporciona ou provoca uma desvantagem no ambiente empresarial. É uma variável
controlável. Quando uma empresa é inferior ou pior em um certo FCS, este
atributo torna-se um ponto fraco. O ponto fraco limita a empresa quando diante
de ameaças e oportunidades do ambiente.
Forças e Fraquezas
Essas competências são críticas para a
elaboração da estratégia porque podem ser usadas para obter vantagens
competitivas. Além disso, estabelecem um limite de competitividade dentro do
cenário para quem não as possui. A estratégia também deve levar em conta as
fraquezas e pontos de vulnerabilidade da empresa que irão restringir suas
opções estratégicas.
- Metodologia para Análise Interna
1) Análise das funções empresariais.
Marketing e Vendas; Produção /
Qualidade; Suprimentos (compras e transportes); Finanças; RH e Administração.
2) Identificação dos Fatores Críticos de Sucesso dentro
das funções empresariais e a posição da concorrência .
Vantagem Competitiva. Neste momento a empresa
passará a identificar alguns objetivos concretos visando o seu desenvolvimento,
sua melhoria operacional e, por consequência, obterá um conjunto valioso de
informações para definição de suas estratégias futuras.
3) Análise Objetiva da Concorrência – quando a empresa
passa a se comparar com a concorrência em cada um dos Fatores Críticos de
Sucesso, e de forma isenta, ela está realizando uma das atividades mais
importantes de qualquer negócio, que uma análise objetiva da concorrência.
Estas informações vieram da análise externa do ambiente.
- Metodologia para Análise Externa
Deverá buscar informações, as mais reais possíveis, dentro de três
grandes blocos:
1) Identificação
de ameaças e oportunidades à empresa.
2) Análise do
contexto de negócios x produtos x mercados.
3) Identificação
dos valores dos clientes.
Cenários estratégicos.
Análise do macro ambiente
Ameaças:
— Forças, variáveis ou
situações externas, adversas à empresa, criando obstáculos ao seu desempenho
esperado e não controláveis pela empresa dentro e um determinado cenário.
— Exemplos: Juros altos;
âncora cambial; queda dos impostos de importação; ausência de financiamentos em
longo prazo; etc.
Oportunidades:
— Forças, variáveis ou
situações externas dentro de um determinado cenário, não controláveis pela
empresa e que podem favorecê-la além de seu desempenho esperado desde que sejam
identificadas e por ela aproveitadas satisfatoriamente em tempo hábil.
Importante: No ambiente externo a empresa vai
encontrar fatores favoráveis denominados Oportunidades e fatores desfavoráveis
chamados de Ameaça.
A estratégia de sucesso deve estar
adequada às oportunidades e ameaças identificadas pela companhia. Uma
estratégia bem concebida é a que almeja capturar as melhores oportunidades de
crescimento e defender-se de ameaças externas ao bom desempenho e performances
futuras.
Os Objetivos desta análise foram:
a) Neutralizar
as ameaças
b) Alavancar-se
nas oportunidades
Munir a empresa sobre informações mais
adversas ou favoráveis dentro de um horizonte de tempo e decorrente de cenários
que deverão ser elaborados.
As finalidades dos diagnósticos de
situação são, em primeiro lugar, fotografar a situação da
empresa e de seu ambiente no instante atual e, em segundo e importante
momento, dar ao dirigente os dados ou informações que
ele ou a empresa precisam para que seja alçada ou projetada para uma nova
situação desejada, num futuro próximo.
- Resumo da aula do 8o. Semestre do Bacharelado em Administração de Empresas
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