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Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

27 de abril de 2011

Administração Estratégica com Foco no: Planejamento Estratégico

             


          Administração Estratégica

                    com Foco no:

            Planejamento Estratégico


    Existem habilidades e competências que são essenciais, isso quer dizer,  indispensáveis para um bom administrador estratégico, são elas:


Ø TER VISÃO DE FUTURO

Ø ENTENDER O COMPORTAMENTO DO SEU MERCADO NO FUTURO

Ø TER HABILIDADE DE CRIAR CAMINHOS


    Mas, o que vem a ser Administração Estratégica?

Pode-se dizer que é um Processo sistemático, planejado, gerenciado, executado e acompanhado sob a liderança da alta administração da organização, envolvendo o comprometimento de todos os gerentes responsáveis e colaboradores - mas não podemos deixar de citar que este processo se transformará em uma série de passos em que a alta administração deverá realizar as seguintes tarefas:

a)   Analisar Oportunidades e Ameaças ou limitações que existem no ambiente externo.

b)  Analisar os Pontos Fortes e Fracos de seu ambiente interno.

c)  Estabelecer a Missão e os Objetivos gerais.

d)  Formular Estratégias nos três níveis: empresarial, unidades de negócios e funcional, que permitam à organização combinar os pontos fortes e fracos com as oportunidades e ameaças do ambiente.

e)  Implementar as estratégias.

f)  Realizar atividades de controle estratégico para assegurar que os objetivos gerais da organização sejam atingidos.





     A palavra ‘strategia’, em grego antigo, significa a qualidade e a habilidade do general - desse conceito tem origem a palavra estratégia, relacionada com situações políticas, guerras ou jogos - frequentemente a estratégia está ligada a dois ou mais competidores disputando o mesmo objetivo. Essa disputa ocorre também no mundo dos negócios, e como na versão militar, a estratégia empresarial sofre forte influência de quem a lidera.


Estratégia é:

     É o conjunto dos meios que uma organização utiliza para alcançar seus objetivos.

Ø São os caminhos, direções, preceitos e padrões (Objetivos) que a organização observa nas suas relações com os ambientes interno e externo.

Ø Regras e diretrizes para decisão, que orientam o processo de desenvolvimento de uma organização. (ANSOFF,H.Igor A nova estratégia empresarial. SP:Atlas, 1990).

Ø Refere-se aos planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. (WRIGHT,Peter L. et al. Administração estratégica: conceitos. SP: Atlas,2000).

Ø  Os objetivos e metas a longo prazo de uma empresa, a alocação de recursos e a adoção de cursos apropriados de ação. (MONTANA,Patrick J.;CHARNOV,Bruce H. Administração. SP: Saraiva,1998).

Ø Estratégias são planos para a realização da visão. ( GUNS,P.F. A organização que aprende rápido. SP: Futura,1998).

Ø  Estratégia é a determinação dos objetivos básicos de longo prazo de uma empresa e a adoção das ações adequadas e os recursos para  atingir esses objetivos. (CHANDLER, 1962).

Ø Estratégia é o padrão de objetivos, fins ou metas e principais políticas e planos para atingir esses objetivos, estabelecidos de forma a definir qual o negócio em que a empresa está e o tipo de empresa que é ou vai ser.  (LEARNED, CHRISTENSEN, ANDREWS, GUTH 1965 e Andrews 1971).

Ø Estratégia refere-se à relação entre a empresa e o seu meio envolvente: relação atual (situação estratégica) e relação futura (plano estratégico, que é um conjunto de objetivos e ações a tomar para atingir esses objetivos). (KATZ 1970).





      PROCESSO DE PLANEJAMENTO

    - REFLEXÕES - DEFINIÇÃO - TIPOS DE PLANEJAMENTO –

  
      Os Desafios

—  Empreendedor sem administrador
—  Tecnologia e inovação disseminadas
—  Ciclo de vida dos produtos (cada vez mais curto)
—  Muitas opções de escolha
—  Consumidor mais consciente e informado
—  Competitividade crescente
—  Fornecedores seletivos na escolha dos clientes
—  Stakeholders cada vez mais exigentes
—  Rentabilidade cada vez menor

     Podemos admitir que o PLANEJAMENTO é um Processo de longo prazo através do qual uma organização estabelece aonde quer chegar e como quer chegar para o cumprimento de sua missão.

     Vamos verificar a Classificação do Planejamento, segundo sua amplitude no tempo:

Planejamento Estratégico – Estabelece os objetivos gerais da empresa, de modo agregado e a um prazo mais longo.

Planejamento Tático – Implementa atividades de alocação de recursos.

Planejamento Operacional – Estabelece padrões e programas.

     Vamos conhecer mais do Planejamento Estratégico:

Planejamento Estratégico – Estabelece os objetivos gerais da empresa, de modo agregado e a um prazo mais longo. É o processo pelo qual se procura determinar como a organização deve atuar em relação ao ambiente, definindo-se os objetivos e as estratégias para alcançá-los. Como ponto de partida - o pensamento estratégico envolve a colocação de duas questões críticas:

1) Qual é a estrutura da sua indústria e,
2) Qual a sua tendência de evolução com o passar do tempo?

     É Sempre saber que o pensamento estratégico foca a necessidade de entender comportamentos futuros do setor, dos clientes e da concorrência.


VISÃO - A visão é um destino específico, uma imagem desejada para se alcançar o sucesso. É uma percepção não só das necessidades do mercado, mas de como a organização vai poder atendê-las. Deve ser coerente e criar uma imagem clara do futuro e gerar compromisso com o desempenho.

     A visão corporativa é composta pela ideologia central e pela visão. Todo o processo de administração estratégica que parte de um pensamento estratégico sobre o futuro da empresa e forma uma visão de futuro de longo prazo, geralmente acima de cinco anos.

  Questões Importantes sobre a Visão

—  Em que negócio estamos?
—  Que negócios pretendemos ter?
—  Quais são as expectativas dos acionistas?
—  Quais são os cenários ambientais possíveis?
—  Como a tecnologia vai afetar nossa empresa?
—  Qual deve ser nosso perfil competitivo?
—  O que seremos no futuro? Fornecedores? Parceiros?

     Quando inclui a estratégia, a visão identifica quais atividades a empresa pretende perseguir, estabelece sua direção a longo prazo e apresenta um panorama mais amplo de quem somos, o que fazemos e para onde vamos. É importante que a visão seja compartilhada com todos os colaboradores da empresa. Uma visão largamente difundida é como um imã. Quando todos estão comprometidos com a direção a longo prazo da empresa é mais provável que as opções de negócios sejam otimizadas, fazendo com que  a execução diária da estratégia seja melhorada.

Para que serve mesmo o Planejamento Estratégico?

     O Planejamento estratégico tem como propósito a direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos.

 Quais são as vantagens do Planejamento Estratégico?
a)    Definir os objetivos da organização.
b)    Identificar os pontos fortes e fracos da organização.
c)    Visualizar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente.
d)    Ajudar a organização a refletir sobre o futuro.
e)    Facilitar o processo de tomada de decisão.
f)     Estabelecer os cenários em que a organização poderá atuar.
g)    Permitir a organização alocar adequadamente seus recursos.
h)   Criar um ambiente de participação e comprometimento da força de trabalho.
i)     Estabelecer indicadores de avaliação e controle.
j)     Definir atribuições e responsabilidades.
k)    Fixar o orçamento para o alcance de sua missão.



Planejamento Estratégico

       PDCA
—  Planejar – Plan
—  Fazer – Do
—  Controlar – Control
  • Agir – Act

O GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO é a atividade que dá coerência e direção às ações e decisões de uma organização. Estabelecer uma estratégia, portanto, é definir qual a diretriz básica que vai conduzir o trabalho até atingir o que foi planejado.

 A MISSÃO organizacional é a declaração do propósito e do alcance da organização em termos de produto e de mercado. Ela se refere ao papel da organização dentro da sociedade em que está envolvida e significa a razão de ser e de existir.

A missão está alinhada com os seguintes aspectos:

•         Qual é a razão de ser da organização.
•         Qual é o papel da organização na sociedade.
•         Qual é a natureza do negócio da organização.
•         Quais os tipos de atividades em que a organização deve concentrar seus   
            esforços no futuro. 

     A missão é um chamamento genérico para a ação e deve partir do pressuposto de que a organização como um todo compartilha uma visão de negócios. A missão deve enunciar em que ponto ela está e onde pretende estar posicionada no mercado. A formulação da missão é eficaz quando consegue definir uma individualidade da organização ou uma personalidade própria para o negócio, e quando é estimulante, inspiradora e revitalizante para todos os seus stakeholders
-   (stakeholders = as partes interessadas)





 Análise Ambiental

      É o processo de identificação de OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, FORÇAS e FRAQUEZAS que afetam a organização no cumprimento da sua missão.
“Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas”        ...Sun Tzu

Conceitos:
  Ambiente - Conjunto de todos os fatores que, dentro de um limite específico, se possa conceber como tendo alguma influência sobre a operação do sistema considerado.
  Análise ambiental - Corresponde ao estudo dos diversos fatores e forças do ambiente, às relações entre eles ao longo do tempo e seus efeitos ou potenciais efeitos sobre a empresa, sendo baseada nas percepções das áreas em que as decisões estratégicas da empresa deverão ser tomadas (OLIVEIRA, 2006, p. 93).


Por que estudar o ambiente?
—  As economias oscilam de acordo com a vontade dos mercados;
—  Os mercados estão à mercê dos órgãos reguladores;
—  Os concorrentes ansiosos por uma fatia maior do quinhão;
—  Os fornecedores ávidos por submeter às empresas seus produtos;
—  Os clientes mais exigentes;
—  Sobrevivência da empresa.


 Conceito de Ambiente Geral e Setorial

     Para executar uma análise ambiental de forma eficiente e efetiva, um administrador deve entender bem o conceito de ambiente - AMBIENTE EMPRESARIAL é o conjunto de fatores que afetam os resultados da organização e sobre o qual só se pode, no máximo, influenciar. Existem dois ambientes: o GERAL (externo) e SETORIAL (interno)

Onde:

—  Ambiente externo - (extra organizacional e incontrolável; onde se encontram as organizações)

—  Ambiente interno - (intra-organizacional e controlável; onde os controles podem ser exercidos)


- Ambiente geral e setorial: diferenças
     O ambiente geral tem sete variáveis que podem gerar ameaças ou oportunidades para diferentes setores; o ambiente da indústria é específico de um setor, tendo como variáveis as cinco forças competitivas de Porter e os órgãos reguladores. As variáveis do setor além de gerar ameaças e oportunidades, definem o potencial de lucratividade desse setor.

 - Análise SWOT –
     É uma das técnicas de análise de fatores mais conhecidas é denominada de SWOT, cujo nome deriva das iniciais de quatro palavras em inglês, que representam os quatro fatores de análise de modelo.
  S – Strengths = Forças
  W – Weakness = Fraquezas
—  Opportunities = Oportunidades
—  T = Threats = Ameaças

   A importância da análise SWOT
     A Análise SWOT, cuja sigla significa Strenghts (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), é um diagnóstico que visa mapear a atuação de uma organização e dos seus serviços e/ou produtos no mercado, identificando as forças e fraquezas do ambiente interno e as oportunidades e ameaças oferecidas pelo ambiente externo à empresa.

      Dessa forma, a Análise SWOT possibilita o conhecimento de todos os fatores que estão prejudicando o desenvolvimento da organização e daqueles que a beneficiam. A partir dessa evidência, a instituição poderá aprimorar seus pontos positivos, sanar seus pontos negativos, aproveitar as oportunidades e atentar-se para as ameaças do mercado.

     Portanto, a análise do ambiente externo, principalmente em épocas de crise, é fundamental para qualquer organização, já que apesar de não poder controlar o ambiente externo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com frequência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças. Entretanto, vale ressaltar que evitar ameaças, como em casos de crises mundiais, nem sempre é possível, porém, pode-se fazer um planejamento para enfrentá-las, minimizando seus efeitos.

     Somando-se a isso, a realização da Análise SWOT é imprescindível para a elaboração de estratégias, além de auxiliar os gestores no processo decisório, pois essa ferramenta permite que sejam tomadas decisões balanceadas, buscando as melhores ideias e soluções para antever e conter os possíveis danos que a crise pode gerar.


 Análise do Ambiente Interno

     A finalidade desta abordagem é um diagnóstico interno da empresa, buscando mostrar seus pontos fortes e fracos, frente a um conjunto de informações obtidas pela análise externa e, referente tanto ao contexto – Negócio x Produto x Mercado com os valores dos. Dará importantes sinalizações quanto às suas atuais condições de competitividade no mercado em que estamos. E como Estamos?

 Analisando fatores internos

     Tudo o que identificamos de positivo internamente na empresa denominamos de Forças ou Fortalezas, e todos os fatores negativos identificados são denominados de Fraquezas ou Debilidades. A análise interna deve considerar as decisões estratégicas tomadas no passado e presente e os recursos que ela possui disponíveis para o futuro.



Os Recursos

Os recursos podem ser:
—  Financeiros: sua capacidade de investimento, endividamento e capitalização;

— Humanos: seus colaboradores e suas capacidades, conhecimentos e  
     competências;

—  Tecnológicos: envolvem as patentes, tecnologias e técnicas que a empresa  
       possui;

—  Materiais: equipamentos, estruturas, matérias-primas disponíveis etc.



 FCS – Fatores Críticos de Sucesso

     São pontos críticos de um negócio porque é neles que é exigida muita competência para sustentar o negócio e enfrentar a concorrência.

FCS – é aquilo que precisamos fazer bem feito para obtermos sucesso em um negócio.
·        Representam valores para os clientes.
·        Representam valores dos clientes.
·        São controlados pela empresa.
·        São atributos ligados ao próprio negócio.
·        Mudam com o tempo.
·   São considerados internos à empresa – embora identificados de fora para dentro.



Pontos Fortes e Pontos Fracos

Pontos Fortes – é uma característica ou uma diferenciação existente na empresa que lhe proporciona ou provoca uma vantagem operacional no seu ambiente empresarial. É uma variável controlável. Quando uma empresa é melhor em um certo FCS, este atributo torna-se um ponto forte. O ponto forte favorece a empresa quando diante de uma ameaça e oportunidades do ambiente.

Pontos Fracos – é uma característica ou uma situação inadequada da empresa que lhe proporciona ou provoca uma desvantagem no ambiente empresarial. É uma variável controlável. Quando uma empresa é inferior ou pior em um certo FCS, este atributo torna-se um ponto fraco. O ponto fraco limita a empresa quando diante de ameaças e oportunidades do ambiente.

Forças e Fraquezas

     Essas competências são críticas para a elaboração da estratégia porque podem ser usadas para obter vantagens competitivas. Além disso, estabelecem um limite de competitividade dentro do cenário para quem não as possui. A estratégia também deve levar em conta as fraquezas e pontos de vulnerabilidade da empresa que irão restringir suas opções estratégicas.


- Metodologia para Análise Interna

1) Análise das funções empresariais.
    Marketing e Vendas;  Produção / Qualidade; Suprimentos (compras e transportes); Finanças; RH e Administração.

2) Identificação dos Fatores Críticos de Sucesso dentro das funções empresariais e a posição da concorrência .

    Vantagem Competitiva. Neste momento a empresa passará a identificar alguns objetivos concretos visando o seu desenvolvimento, sua melhoria operacional e, por consequência, obterá um conjunto valioso de informações para definição de suas estratégias futuras.

3) Análise Objetiva da Concorrência – quando a empresa passa a se comparar com a concorrência em cada um dos Fatores Críticos de Sucesso, e de forma isenta, ela está realizando uma das atividades mais importantes de qualquer negócio, que uma análise objetiva da concorrência.


Estas informações vieram da análise externa do ambiente.

- Metodologia para Análise Externa 

Deverá buscar informações, as mais reais possíveis, dentro de três grandes blocos:
1)    Identificação de ameaças e oportunidades à empresa.
2)    Análise do contexto de negócios x produtos x mercados.
3)    Identificação dos valores dos clientes.

Cenários estratégicos.

Análise do macro ambiente

Ameaças:
—  Forças, variáveis ou situações externas, adversas à empresa, criando obstáculos ao seu desempenho esperado e não controláveis pela empresa dentro e um determinado cenário.
—  Exemplos: Juros altos; âncora cambial; queda dos impostos de importação; ausência de financiamentos em longo prazo; etc.

Oportunidades:
—  Forças, variáveis ou situações externas dentro de um determinado cenário, não controláveis pela empresa e que podem favorecê-la além de seu desempenho esperado desde que sejam identificadas e por ela aproveitadas satisfatoriamente em tempo hábil.

Importante: No ambiente externo a empresa vai encontrar fatores favoráveis denominados Oportunidades e fatores desfavoráveis chamados de Ameaça.

     A estratégia de sucesso deve estar adequada às oportunidades e ameaças identificadas pela companhia. Uma estratégia bem concebida é a que almeja capturar as melhores oportunidades de crescimento e defender-se de ameaças externas ao bom desempenho e performances futuras.

Os Objetivos desta análise foram:

a)    Neutralizar as ameaças
b)    Alavancar-se nas oportunidades

      Munir a empresa sobre informações mais adversas ou favoráveis dentro de um horizonte de tempo e decorrente de cenários que deverão ser elaborados.


  As finalidades dos diagnósticos de situação são, em primeiro lugar, fotografar a situação da empresa e de seu ambiente no instante atual e, em segundo e importante momento, dar ao dirigente os dados ou informações que ele ou a empresa precisam para que seja alçada ou projetada para uma nova situação desejada, num futuro próximo.












- Resumo da aula do 8o. Semestre do Bacharelado em Administração de Empresas


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