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Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

24 de novembro de 2010

Global Tour Corporation

 Este projeto foi apresentado durante a feira de Empreendedorismo da UNINOVE - Universidade Nove de Julho, no Campus do Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo, durante a semana do dia 25 de Novembro de 2010.

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SUMÁRIO


1.     Sumário________________________________________________________ 1
2.     Descrição da Empresa____________________________________________  2
3.     Oportunidade___________________________________________________  4
3.1.1 Analise do Ambiente Mercadológico (Ambiente Interno)__________________  4
3.1.2 Análise do Ambiente Mercadológico (Ambiente Externo)_________________   5
3.1.3 O mercado atual_________________________________________________7
3.2    Analise da Situação _____________________________________________ 11
3.3   Objetivos______________________________________________________ 13
4.      Consumidor___________________________________________________  14
5.      Mercado Futuro________________________________________________  15
6.      Aspectos Legais _______________________________________________  18
7.      Posicionamento do Produto ______________________________________   24
8.      Plano de Marketing - Marketing Tático______________________________   24
8.1    Produto ______________________________________________________ 25
8.2    Distribuição (Praça) _____________________________________________37
8.3    Promoção ____________________________________________________ 38
8.4    Preço ________________________________________________________42
8.5    Processos ____________________________________________________ 47
8.6    Pessoas ______________________________________________________49
8.7    Ambiente Físico (PHISICAL EVIDENCE) ____________________________   50
9.      Ação e Controle ________________________________________________51
9.1.   Resultados Financeiros Esperados _________________________________ 52
9.2.   Programações das Ações ________________________________________ 54
         Bibliografia____________________________________________________ 55

                                
                                                                                               Global Tour Corporation
2.  DESCRIÇÃO DA EMPRESA 
        Vamos iniciar a descrição desta provável empresa a ser criada pelo nosso grupo levando em conta que ela já está totalmente pronta e em atividade, e será chamada aqui neste plano pelo seu nome fantasia, que é: “Global Tour Corporation”, sabendo que ela é uma Agência de Viagens e Turismo que atua principalmente junto do segmento do Turismo Corporativo, Turismo Receptivo e Eventos Corporativos. O nosso público alvo predominante será o corporativo, e a nossa área de atuação principal será dentro do território nacional brasileiro, embora, atenderemos as necessidades específicas dos nossos clientes além das fronteiras Brasileiras. A nossa agência está preparada para atender a todos os anseios dos nossos clientes, sabendo que trabalhamos com um produto é um conjunto de bens e serviços turísticos, entre eles estão: uma infra-estrutura de boa qualidade, os atrativos da região, os roteiros locais de alto padrão, a comodidade, o conforto, a segurança e outros, além disso, pretendemos prestar serviços que tenham a capacidade de encantar e suprir todas as expectativas dos clientes dos nossos produtos turísticos e os que viajam a negócios e que precisam de apoio em seus deslocamentos até os seus destinos finais. A nossa Agência de Viagens irá atuar principalmente junto dessa demanda corporativa com o objetivo de oferecer bons produtos turísticos nas localidades receptoras e seus respectivos atrativos, bens e serviços, bem como apresentar novas opções aos nossos clientes, possibilitando com isso momentos de emoção intensa durante o período em que a Global Tour Corporation estiver encarregada da prestação destes serviços, isso porque temos as melhores equipes de profissionais preparadas e equipadas para atuar junto desse segmento Corporativo. Estaremos prestando nossos serviços desde os deslocamentos terrestres menores, nas ofertas do Turismo de Incentivo aos colaboradores das empresas, nos eventos empresariais, nas diversas feiras, simpósios, congressos e fóruns do setor, nos importantes encontros corporativos e em grandes eventos nacionais de fixação da marca corporativa. A idéia principal da Global Tour Corporation é ser a empresa que proporciona aos seus clientes total segurança e facilidade nos momentos de contratação de serviços como: a locomoção entre os destinos, a hospedagem, agilidade junto dos processos burocráticos desse setor, tornar possível a realização dos eventos corporativos, visitas aos roteiros turísticos da região e outros.  O que pretendemos com isso é proporcionar aos nossos clientes corporativos todo o respaldo e as facilidades necessárias para a realização dos seus compromissos profissionais, e nos momentos de intervalo destas atividades empresariais, iremos disponibilizar aos nossos clientes a sua inserção junto das melhores atrações do circuito turístico da região.

Visão
     Ser reconhecida como a agência de Viagens e Turismo Receptivo/Corporativo de alto padrão em seus serviços focados na inovação, qualidade e satisfação total dos clientes.

Missão
     Nossa missão é a busca da solução completa para as necessidades dos nossos clientes e com isso possibilitar momentos de sucesso absoluto e enorme satisfação.

Valores
     O sucesso dos negócios de nossos clientes é o valor número um da nossa empresa de Turismo e Eventos. Mantemos a confidencialidade de suas informações tanto quanto dos seus eventos e viagens, sejam elas a negócio ou turismo, seguindo um padrão de conduta ética, respeitando acima de tudo seu estilo de vida.
 Responsabilidade Social
     Conscientes da importância da nossa atuação junto da sociedade, a Global Tour Corporation manterá o foco na responsabilidade social, auxiliando entidades beneficentes e associações por meio de ações periódicas que visam proporcionar o desenvolvimento humano e contribuir para melhoraria da qualidade de vida das pessoas assistidas pelas entidades que apoiaremos.
 Meio Ambiente
      Todas as nossas atividades relacionadas com eventos, turismo, viagens e/ou serviços que envolvam as populações locais, culturas e economias, são orientadas na importância da proteção ambiental e dos hábitat selvagens.
. Cuidar de seu Lixo. Lugar de Lixo é na lixeira;
. Preservação da fauna e flora;
. Não desperdiçar água;
. Energia deve ser economizada;
. Reciclagem é importante


3.  OPORTUNIDADE

     A Global Tour Corporation atuará no segmento de serviços, isso no seu sentido mais amplo, não se trata de um produto qualquer – como uma geladeira ou fogão, por exemplo. A essência do turismo é a prestação de um bom serviço ou do conjunto deles. A experiência turística só terá um lugar de destaque junto ao nosso consumidor, à medida que todos os instrumentos utilizados funcionem bem no exato momento em que estão sendo consumidos.

3.1.1  Análise do Ambiente Mercadológico (Ambiente Interno)


     Para atingirmos o sucesso com o nosso produto, iremos dispor de todos os atributos intelectuais que temos disponíveis para isso, como: a criatividade, a originalidade, o conhecimento técnico e os elementos físicos: como as instalações e os equipamentos disponíveis. Trabalhamos com o atual momento da modernidade e competitividade que o planeta vive, quando todos os produtos de sucesso têm de atender aos requisitos da mais alta qualidade, desde a sua concepção até a sua execução plena, portanto, é visando isso que a Global Tour Corporation irá dispor em seu quadro de prestadores de serviços e colaboradores de profissionais bem treinados e capacitados em todos os níveis, plenamente aptos a operar com destreza e habilidade todos os equipamentos adequados a nossa demanda, visando com isso atender às necessidades e as expectativas do consumidor dos nossos produtos e serviços. Cada vez mais na indústria do turismo, percebe-se que o sucesso do produto está totalmente ligado ao resultado das ações dos profissionais especializados em determinadas etapas do processo, e isso passa por todos os departamentos da nossa agência, é por isso que só atuamos com recursos técnicos na elaboração dos roteiros turísticos, nos procedimentos de reservas, em tarifas, em viagens, em locação de veículos, junto ao turismo ecológico, em ações corporativas, etc. Essa é a qualidade da segmentação que o mercado impõe, e nós não a ignoramos, já que é uma tendência muito forte do ramo do turismo, do qual fazemos parte. E esse é um dos fatores principais que faz a Global Tour Corporation manter departamentos específicos, atuando diretamente com os produtos de: turismo receptivo, turismo corporativo e eventos corporativos, afinal, todos esses aspectos dizem respeito a nossa empresa e aos produtos que trabalhamos e são de fundamental importância para o nosso sucesso.

3.1.2  Análise do Ambiente Mercadológico (Ambiente Externo)


     Vamos analisar o ambiente externo por microambiente e macroambiente, mesmo estas duas áreas sendo interligadas e atuando em conjunto, iremos tratá-las separadamente a fim de conseguirmos uma melhor exposição neste plano.  
     O microambiente esta relacionado diretamente na elaboração e na comercialização do produto turístico: os fornecedores, os intermediários e o público-alvo, ou seja, os clientes. Os fornecedores são responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma atividade turística, uma só falha de um fornecedor importante, ou por vezes nem tão decisivo, para que todo o produto final seja prejudicado e talvez até inviabilizado. A Global Tour Corporation sabe que esse estágio do serviço merece uma atenção especial, e é em virtude disso, que só faremos parcerias com empresas capazes de realizar bons serviços e que são detentoras de um bom histórico no ramo de turismo. Hoje em dia, com a compra dos produtos turísticos feitos quase que em sua totalidade diretamente pelos sites das empresas de turismo, fez com que as empresas que fornecem esses serviços voltassem as suas ações de marketing e a sua estratégia de comunicação diretamente ao consumidor final e é isso exatamente o que faremos, sendo que essas ações exigirão uma readequação imediata do nosso marketing e sabendo que o cliente faz parte do público-alvo também, será preciso manter uma adaptabilidade constante da nossa comunicação com os nossos potenciais clientes. Entretanto, teremos o cuidado de uma maior aproximação com os nossos clientes corporativos, pois se trata de um perfil diferente de cliente, falaremos mais sobre isso logo à frente.
         
     No macroambiente encontramos os demais fatores que influenciam ou modificam, de forma positiva ou negativa os nossos negócios de turismo. Podem ser fatores, condições e ou até mesmo situações sobre as quais as empresas não conseguem ter o controle absoluto, mas que devem ser constantemente monitorados e levados em conta nos processos de decisão, sabendo que esses fatores externos podem ser vitais para o nosso sucesso ou até mesmo para a sobrevivência da Global Tour Corporation, procuramos estar sempre atentos a todos os fatores externos do nosso negócio de Turismo. Em resumo, esses fatores são os seguintes: os concorrentes, as várias situações demográficas (na área de atuação da empresa), uma situação econômica (local, nacional, internacional), no ambiente natural / meio ambiente, ambiente e inovações na área da tecnologia, uma situação política e ou jurídica e no ambiente cultural e social. Como já mencionamos acima, estamos atentos a todos estes fatores, as tendências do mercado, as inovações, as ações dos nossos concorrentes e, além disso, a todo instante buscamos por inovações e diferenciais que possam nos proporcionar um melhor produto e com isso uma superioridade em relação à concorrência.





3.1.3  O mercado atual
       Com a crescente procura pelos serviços de Turismo Corporativo no mercado de Turismo, este mercado percebeu que os clientes deste produto estão cada vez sofisticados e exigem uma maior atenção aos detalhes. O mercado vive um período de transição e muitas empresas ainda não se deram conta de que precisam fazer mais do que só emitir passagens e efetuar reservas em hotéis. Segundo a OMT - Organização Mundial de Turismo – está previsto até o ano de 2020, se atingir o número de até 3 Trilhões de dólares de faturamento por ano neste setor de Turismo ao redor do Mundo. De cada dez trabalhadores no mundo, pelo menos um está ligado a esse segmento. A Globalização fez com que as Corporações atuem cada vez mais em outras localidades do planeta, o que está sendo um fator importante no Turismo Corporativo, pois aumentou consideravelmente o volume desse segmento. Os fatores mais importantes que definem as características desse mercado são vários, entre eles podemos citar o forte crescimento das viagens destinadas à participação de eventos empresariais ou na realização de projetos. Com isso o mercado corporativo se tornou uma fatia importante do mercado de Turismo, já que o cliente que busca apoio de uma agência de turismo corporativo para viabilizar sua viagem procura principalmente pelas melhores soluções. Em virtude da alta velocidade do momento atual em que vivemos e com a utilização intensa da Internet, as notícias do mercado corporativo são muitas e muito velozes, não permitindo que se perca tempo com a burocracia que envolve o setor de viagens, então, é necessário à criação de condições que venham a atender as necessidades dos clientes corporativos, já que eles não dispõem de muito tempo. Vale à pena salientar que o Turismo Receptivo e o Turismo Corporativo são setores altamente organizados, pois atuam com públicos em sua maioria bastante exigentes, é por isso que o mercado do turismo precisa estar constantemente se reciclando e aperfeiçoando as suas técnicas, os serviços prestados e principalmente os recursos humanos para o atendimento dessa clientela exigente. Isso já faz parte dos nossos procedimentos e estão constantemente presentes nas ações de trabalho da Global Tour Corporation, estamos sempre atentos ao mercado e as inovações dele para incorporá-las em nossa agência, os nossos profissionais procuram por novos roteiros e novas soluções para o mercado corporativo, isso com a intenção de prestar um bom serviço e de criar uma fidelidade junto aos nossos clientes.  O nosso acompanhamento do mercado de turismo atual  nos revela que o turismo esta ocupando hoje, um importante papel no panorama econômico mundial, já que os seus negócios pelo mundo sobem entre 4% a 5% anualmente, isso faz com que este setor figure como um dos mais importantes e relevantes setores econômicos, ao lado inclusive, da indústria mundial de petróleo.
     Essa é uma das informações veiculada pela Organização Mundial de Turismo, a OMT, revelando também que existe uma disputa acirrada entre as agências de Turismo que estão operando com este segmento turístico. No Brasil, em 2009, o setor do turismo sofreu uma pequena queda e se recuperou rapidamente. O turismo interno cresceu cerca de 5%, compensando a queda em torno de 5% na recepção de turistas estrangeiros. Ou seja, foi um empate, graças ao mercado interno. Somente no setor de hospedagem, entre 65% a 70% dos empreendimentos são micro e pequenas empresas, segundo cálculos do SEBRAE.
            As prestações de serviços de turismo receptivo e corporativo estão hoje entre as atividades mais atrativas do setor terciário. Há uma procura crescente por esse tipo de serviço, que se mostra cada vez mais sofisticado e exige muita atenção aos detalhes. Algumas pesquisas revelam que as agências que trabalham com os produtos corporativos precisam se profissionalizar mais, haja vista que ainda é muito utilizado o processo de só se emitir passagens e fazer a locação de estadias e de transportes. Ainda sobre o mercado turístico, ele prometia ser um dos mais promissores para 2010, é o que apontava a 6ª. Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), de dezembro de 2009, uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.
      Esta pesquisa que acabamos de citar, apontava o  turismo como sendo o quinto lugar na pauta de exportações brasileiras e é o primeiro item na balança comercial do país no segmento de prestação de serviços. Comparados ao ano de 2009, o resultado da pesquisa indica que a expectativa do setor turístico é de um aumento de 14,6% no faturamento para 2010, o que está se confirmando até o presente momento e olha, que ainda não foi somado a estes valores o movimento de final de ano, que é um dos maiores movimentos desse mercado.
      A atual imagem positiva do Brasil no exterior, o aumento da demanda por viagens de lazer e negócios, a expectativa de um bom desempenho econômico do país nos próximos anos e a recuperação da economia internacional foram os principais responsáveis pelo otimismo desse segmento. Entre os que contribuem para um aumento mais significativo no faturamento do setor de turismo estão às feiras, as locadoras de automóveis, as operadoras de turismo, o setor de transporte aéreo e de turismo receptivo. Quanto à criação de postos de trabalho, o turismo receptivo/corporativo e o ramo da hospedagem são os setores onde mais contratou em 2010: 11% e 7,8%, respectivamente. Sabemos que a concorrência no setor do Turismo Corporativo é antiga, e quem esta entrando nesse mercado agora, precisa mostrar novas atitudes, um produto mais ligado as necessidades atuais; que são sem dúvida a melhor comunicação entre as empresas e os seus clientes. Nós seríamos somente mais uma agência desse mercado, se realizássemos as mesmas ações dos nossos concorrentes, que na sua grande maioria proporcionam aos seus clientes uma hospedagem, o transporte aéreo, e um espaço para reunião ou para a realização de um jantar comemorativo. O propósito da Global Tour Corporation, não é apenas fazer parte do mercado, estamos comprometidos em fazer a diferença, iremos trabalhar com diferenciais já no quesito da publicidade da nossa agência, apresentaremos propostas aos nossos futuros clientes de parcerias em atividades corporativas, para isso iremos mobilizar empresas de comunicação, empresas do setor hoteleiro, empresas de transporte, do setor de alimentos, e outros..., em um único evento, onde todos participarão com um interesse em comum, a maior visibilidade dos seus produtos e serviços. Estas ações têm a intenção de proporcionar maior visão das empresas envolvidas nestes eventos e uma maior aproximação com o seu publico alvo, e com isso ter uma importante ferramenta de divulgação a mais do que os seus concorrentes. Nestes eventos as empresas prestadoras de serviços como os hotéis, centros de convenções, empresas aéreas, meios de comunicação corporativos, empresas do setor alimentício, empresas do setor turístico e outras do setor de Turismo terão um espaço para demonstrar os seus produtos, a Global Tour Corporation terá um espaço de destaque neste evento e com isso se fará mais visível no mercado frente à concorrência, e os nossos Clientes também irão aproveitar esta ocasião para divulgar mais a da sua marca e os seus produtos, além disso, esses eventos interessam muito ao mercado como um todo, pois a divulgação da marca é o que mais se busca em todos os mercados e com a participação maciça das empresas nestes eventos, será possível baixar muito os custos destas ações de marketing corporativo.

3.2   Análise da Situação
     Trabalhamos com a certeza de que os clientes dos nossos produtos turísticos são diferentes por natureza, e isso torna necessária uma alimentação em vários itens de informações, o que pode levar a uma complexidade de requisitos especiais – dietas, preceitos religiosos, cuidados com a saúde, adequação ao perfil econômico individual do turista, etc. Afinal os turistas irão visitar os locais dos seus interesses, comprarem lembranças, obter informações, manter contato com seus familiares e se manter atuantes em suas atividades corporativas. E como todos esses elementos compõem o produto turístico, é fácil de entender porque as variáveis são praticamente infinitas.
     O turismo de negócios é o conjunto de atividades de viagem, de hospedagem, de alimentação e de lazer praticado por quem viaja a negócios referentes aos mais diversos setores da atividade comercial, industrial ou para conhecer novos mercados, é importante dizer que os produtos de viagens correspondem a alguns momentos, como: deslocamentos entre roteiros turísticos, deslocamentos para o desenvolvimento de atividades profissionais, e essa última atividade citada, as atividades profissionais, possuem datas pré-estabelecidas e dificilmente serão alteradas, e envolvem na maioria das vezes apenas um indivíduo, ao contrário do turista de lazer, que possui horários mais flexíveis, também as necessidades desses clientes corporativos muitas vezes são atendidas por uma secretária, que não se preocupa diretamente com valores monetários e sim em encontrar horários e conexões disponíveis em vôos ou estadias em hotéis. Portanto, o nosso plano de marketing turístico não se limita a estimular a demanda por um serviço isolado e especifico, mas sim por um conjunto de produtos e serviços que compõem a experiência turística. Também é verdade que o volume de negócios do setor de turismo está em uma crescente e sua capacidade de expansão é de até três dígitos nos próximos anos, em função do maior poder aquisitivo da classe C, da Copa do Mundo e das Olimpíadas a serem realizadas aqui no Brasil. Estas afirmações constam no estudo divulgado pelo Banco Inconfidence, instituição especializada em câmbio voltado ao Turismo. Segundo as projeções deste Banco, o movimento de negócios das maiores empresas do setor, que hoje é de cerca de R$ 605 milhões, pode chegar à casa dos R$ 1,5 bilhão. Já no seguimento de pequenas empresas, o movimento que gira hoje em torno de R$ 80 milhões, deve ampliar-se para R$ 650 milhões. “O crescimento esperado no setor de Turismo irá representar também um incremento da demanda por serviços e operações na área de câmbio” diz o diretor desse Banco, Gustavo Dias. A afirmação ratifica os dizeres do ministro do Turismo, Luiz Barretto, em seu pronunciamento na abertura da ABAV – Feira das Américas. “O País deve ter um crescimento econômico entre 7,5% e 8%. Em relação ao Turismo, a expectativa é que este número seja acima de 12%. Segundo Barretto, atender a demanda da chamada “nova classe média”, ou seja, os mais de 30 milhões de brasileiros que saíram da base da pirâmide econômica, isso traz a possibilidade de o setor turístico crescer ainda mais. Sobretudo, é bom se falar que devido aos efeitos da globalização, muitas empresas, até então só situadas em terras distantes, perceberam a necessidade de expandir o seu pessoal de apoio e isso faz com que o mercado do turismo corporativo se mantenha em constante movimento, e foi pensando neste aspecto que a Global Tour Corporation instalou-se na Cidade de São Paulo, onde é possível encontrar as grandes corporações do Planeta. E devido a nossa empresa de Turismo Corporativo a Global Tour Corporation ter o seu foco na busca de agilidade e de soluções para as viagens e as diversas ações corporativas, é que estamos preparados para prestar os nossos serviços com excelência, durante a organização de eventos corporativos, as várias viagens deste setor, e em todas as suas etapas, onde o planejamento, a criação, a flexibilidade, o desenvolvimento, a execução e avaliação são partes obrigatórias para o sucesso e o lazer de nossos clientes.
      Afinal, a visão da nossa empresa é: “queremos ser reconhecidos pela boa qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes”, sabendo que a concorrência atua de uma forma mais superficial, somente propondo produtos “comuns” aos seus clientes, e essa não será a nossa atitude. Mas, nós não apenas acreditamos nisso, vamos executar ações junto do mercado corporativo que irão nos diferenciar neste mercado, e mais adiante neste plano, serão listadas algumas das às ações e dos produtos que iremos propor e trabalhar.

  3.3  Objetivos

     Baseados em estudos realizados sobre o nosso mercado e o nosso público alvo principal que é o Mercado Receptivo e o Mercado Corporativo, sabemos que este mercado vive em constante movimento e é responsável pela realização de diversos eventos em várias localidades de atuação das corporações e justamente são nestas ocasiões que o nosso serviço será necessário. Trabalhamos com uma expectativa de num curto espaço de tempo, algo em torno de 06 meses, estarmos participando de concorrências em grandes companhias e com isso nos credenciarmos para a realização de ações conjuntas a estas empresas, o que irá nos tornar conhecidos pelo mercado corporativo e com a nossa estratégia de marketing, somada ao nosso investimento em publicidade direcionada as grandes empresas, em pouco tempo estaremos prestando os primeiros serviços a estas companhias. No inicio buscaremos apresentar propostas de turismo para os planos de premiação aos prestadores de serviços e aos colaboradores das companhias, a elaboração e estruturação dos seminários corporativos, congressos regionais e festas de finais de ano e outros eventos desta natureza, com o passar do tempo e com o reconhecimento da qualidade dos nossos serviços, as empresas terão a possibilidade de consultar, através do nosso site, as várias ações que executamos e simular alguns roteiros com os valores informados em tempo real e com o aparecimento dessas oportunidades, poderemos efetuar outras tarefas mais significativas; é interessante salientar que alguns dos sócios da Global Tour Corporation atuam ou já atuaram junto de grandes corporações por alguns momentos da sua trajetória profissional e esse conhecimento do funcionamento interno dos nossos clientes em potencial, somada a nossa estratégia de marketing, irá embasar as nossas ações futuras de divulgação da nossa Agência e dos nossos serviços. Manteremos o nosso marketing em constante contato com o mercado corporativo e com a visualização das oportunidades, executaremos as nossas ações de apresentação de propostas de prestação de serviços.





4.  CONSUMIDOR

         Ao tratarmos sobre os Clientes, temos que levar em conta alguns aspectos: em virtude da segmentação de mercado, isso nos apresentou uma divisão em grupos homogêneos de consumidores seguindo alguns padrões de comportamento, como de compra, financeiro e de alguns outros gêneros, o que tornou a nossa ferramenta de estratégia de marketing diferenciada, reduzindo custos e aumentando a eficácia, criando, assim, um composto de marketing diferente para cada segmento. Com isso tudo o cliente corporativo que é o nosso principal cliente, também conhecido por cliente empresa, possui algumas particularidades, já que os executivos de sucesso procuram se reciclar constantemente, buscar novas tecnologias, mercados e parceiros através das viagens que fazem com frequência, e para isso, utilizam hotéis de padrões superiores e gastam de três a quatro vezes mais do que o turista comum, sabendo que o objetivo das viagens dos nossos clientes corporativos pode abranger desde reuniões de trabalho, fechamentos de contratos ou mesmo a participação em alguns eventos corporativos. Então, munidos de pesquisas do setor de Turismo Corporativo, percebemos que os problemas mais frequentes reclamados pelos clientes deste produto é com relação aos frequentes atrasos de transferências entre localidades, os embaraços com os tramites burocráticos e com a impossibilidade de se cumprir alguns planos já assumidos pelas agências de viagens, e isso é o que nós da Global Tour Corporation pretendemos eliminar nos procedimentos do Turismo Corporativo. Para isso iremos colocar a disposição dos nossos clientes canais de comunicação imediatos conosco, mais a frente deste plano, poderemos visualizar estes serviços. Continuando com a nossa análise, de modo geral, o turista de negócios apresenta uma boa avaliação da cidade de São Paulo, mostrando que a maior capital de negócios e eventos da América Latina é o caminho certo para o desenvolvimento do segmento de negócios. Esta é a razão pela qual a Global Tour Corporation está situada na cidade de São Paulo, em um endereço muito comum para as grandes corporações, a região da Avenida Paulista. Já no aspecto da contratação do nosso produto, levamos em conta alguns aspectos importantes, o perfil do turista de negócios de hoje em dia, por exemplo, deverá ser muito próximo ao que será este cliente no futuro, sabendo que quanto mais o futuro se aproxima, menos tempo sobrará, mas no que se refere ao cliente, tanto o atual quanto o futuro, ele pode ser definido como um cliente bem exigente, bem informado, que movimenta uma quantia financeira expressiva e utiliza-se de diversos serviços extras propostos pelo setor, sendo um consumidor que merece total atenção e um tratamento diferenciado, haja vista que ele é o principal na decisão da escolha do nosso produto.

5.  MERCADO FUTURO



    O mercado do Turismo Corporativo vive a algum tempo numa crescente, em 2008 esse mercado obteve um faturamento de R$ 17,46 bilhões, em 2009 atingiu R$ 18,43 bilhões. Mesmo em momentos de crise, como a última de cenário mundial, a atuação dos gestores de viagens foi importantíssima para que as empresas não entrassem em crise, é o que diz Vivianne Martins, presidente da ABGEV (Associação Brasileira dos Gestores de Viagens Corporativas). Também é necessário analisarmos que mesmo durante momentos de crise, o setor de turismo corporativo não parou bruscamente, existiu sim um decréscimo nos números desse setor, mas nada muito preocupante, afinal as corporações mundiais necessitavam se recuperar e não podiam ficar inertes, tinham que se movimentar. E foi este um dos motivos que nos levou a escolher pela cidade de São Paulo para atuarmos, já que este é o local preferido para a realização dos grandes acontecimentos corporativos e para que a Global Tour Corporation possa estar presente e atuante no mercado de uma forma representativa era importante fazermos parte desta praça mercadológica de São Paulo. Em virtude da rapidez do momento atual, estamos sempre monitorando as inovações técnicas e os seus impactos tecnológicos, afinal o momento atual é de rapidez e eficiente total. Já que estabelecer regras para a realização de viagens de funcionários nunca foi uma tarefa muito fácil para as empresas, até pouco tempo, geralmente, a própria empresa realizava as cotações em busca das melhores ofertas e serviços como hotel, passagens, aluguel de carros, entre outros e isso demanda tempo e custos mais altos. E a tendência atual apresentada durante a Laccte 2010 (Encontro Latino Americano de Viagens Corporativas) é que as agências de viagens corporativas utilizem e evoluam para modelos de ferramentas on-line capazes de realizar todas as reservas ao mesmo tempo, reduzindo custos e ampliando uma política de viagens corporativas, tendo a possibilidade com esse recurso tecnológico do cliente corporativo acompanhar em tempo real os procedimentos efetuados pela sua Agência de Viagens, e esta é uma importante ferramenta que estará em uso em          nossa empresa de Turismo, a Global Tour Corporation. Acompanhamos de perto todos os passos da concorrência, temos o dimensionamento do seu campo de atuação, sabemos, por exemplo, que as grandes companhias estão buscando junto do mercado de Turismo, profissionais do Turismo corporativo, para montar departamentos internos de viagens corporativas, dentro das próprias companhias, e isso é só mais um dos muitos fatores relativos à concorrência que enfrentaremos. Também já trabalhamos com o fato do mercado pré-selecionar um grupo agências de viagens corporativas por segmentos, por exemplo, o segmento do petróleo escolhe 5 ou 6 agencias para prestar serviços para este setor, já o setor automotivo escolhe outras 5 como suas agencias e assim por diante, isso é segmentação de um segmento. Nós da Global Tour Corporation iremos atuar com formas inovadoras junto ao mercado. Desde o momento da venda dos projetos, apresentaremos propostas de trabalho por tempo limitado, por projetos em andamento, por etapas de projetos, por regiões com abrangência específica, nos planejamentos de ações corporativas e na realização de eventos corporativos, em criações de roteiros para a premiação de funcionários, premiações a clientes e fornecedores e etc... Manteremos um canal de comunicação direto com os nossos clientes, via Site, voltado para o público corporativo, além disso, faremos contatos pessoais em todas as oportunidades possíveis, visando com isso demonstrar todo o nosso envolvimento com o sucesso do nosso cliente. Utilizaremos as mídias menos populares, por exemplo, jornais dos segmentos corporativos, jornais de negócios e economia, revistas especificas e página da Internet. Manteremos em nossa agência o departamento de Relações Públicas que terá em sua direção um profissional da área jornalística, e ele será o responsável em fazer com que a nossa agência esteja sempre em evidência nos meios de comunicação do mercado corporativo. Em relação aos nossos preços, eles não serão muito diferentes aos praticados pela concorrência, contudo, a relação de serviços que estarão presentes no nosso plano de serviços será de melhor qualidade do que o da concorrência, isso em virtude dos nossos profissionais serem reconhecidos pelo mercado. Além disso, podermos fazer propostas com variações nos prazos de pagamentos, já que somente alguns serviços de terceiros tem que ser pagos na contratação dos serviços; mas este não é o nosso objetivo principal, ganhar no preço baixo ou no prazo de pagamento, a nossa intenção é demonstrar a qualidade dos nossos serviços. Quanto à margem de lucro, ela será proporcional ao mercado, sabendo que as nossas propostas de trabalho podem ser fechadas por tempo determinado ou por tempo de duração dos projetos, ou seja, queremos criar um vinculo com o cliente, que será tratado por nós como parceria. A nossa intenção é assinarmos contratos de prestação de serviços de Turismo Corporativo e assim, podermos desenvolver ações conjuntas com os nossos clientes. Em relação ao tamanho do mercado, como já vimos, estaremos atuando com empresas de vários setores e o mercado está totalmente em expansão, isso nos aponta uma projeção cada vez maior de negócios e de possibilidades de crescimento, tanto de estrutura como de participação do mercado. Para um futuro, já projetamos a possibilidade de criamos uma filial da Global Tour Corporation para cada segmento do mercado corporativo que nos interessar atuar, para isso manteremos uma holding que será a gestora de toda a nossa empresa. Como já vimos, estaremos atuando no mercado de uma maneira sempre agressiva, propondo novos negócios, novas maneiras de se efetuar os serviços já propostos pelo mercado, ou seja, estamos propondo aos nossos futuros clientes o sucesso baseado em uma estrutura competente de profissionais que conhecem bem o mercado do turismo corporativo e estão dispostos a trabalhar em conjunto com os seus clientes, sempre visando o sucesso do projeto. É difícil impor prazos de pagamentos e preços em nossos produtos, já que trabalhamos com os serviços de várias empresas, como as de transporte aeronáutico, transporte terrestre, transporte marítimo, empresas do setor hoteleiro, do setor de eventos, de alimentação e outros. Os prazos de pagamentos dos nossos clientes estão atrelados aos vencimentos dos nossos fornecedores, mas, nos casos em que assinarmos contrato com as corporações que serão os nossos clientes, serão feitas propostas em que o pagamento será efetuado em 2 etapas por projeto. Ou seja, primeiro pagamos os terceiros e o nossa comissão será no segundo momento do projeto, isso é mais uma garantia aos nossos clientes, eles efetuarão o nosso pagamento somente ao final de cada etapa do projeto contratado.

6.  ASPECTOS LEGAIS
        Os procedimentos para a abertura de uma empresa de Agência de viagens são os mesmos adotados para as empresas em geral, ou seja, o interessado deverá providenciar o registro da empresa na Junta Comercial, na Secretaria da fazenda, no INSS e na Prefeitura, nesta última onde devem ser pesquisadas exigências de localização. Além disso, devemos comunicar a abertura e providenciar registros nos seguintes órgãos do setor: Embratur, Sindicato Nacional das Empresas Aéreas(para obter crédito nas companhias aéreas), Sindtur(Sindicato das Empresas de Turismo), Abav(associação Brasileira de Agências de Viagem), e Internacional Air Travel Association – IATA (para ter acesso as passagens internacionais). A legislação que regula a atividade de Agências de Turismo é a Lei no. 6.505, de 13 de dezembro de 1977, regulamentada pelo Decreto no.84.934, de 21 de julho de 1980, e por atos complementares baixados pela Embratur. Agência de Turismo, como a Global Tour Corporation, é uma sociedade que atua, exclusivamente, nas atividades privadas da legislação, como por exemplo, a venda comissionada ou intermediação remunerada de passagens individuais ou coletivas, passeios, viagens e excursões; a intermediação remunerada na reserva de acomodações; recepção, transferência e assistência especializada ao turista, ou viajante; e operação de viagens e excursões, individuais ou coletivas, compreendendo a organização, contratação e execução de programas, roteiros e itinerários. Além destes serviços, a nossa Agência de Viagens poderá prestar outros serviços, tais como: obtenção e legalização de documentos para viajantes; reserva e venda, mediante comissionamento, de ingressos para espetáculos públicos, artísticos, esportivos e outros; transporte turístico de superfície; desembaraço de bagagens dos clientes, agendamento de carga; operações de câmbio, conforme instruções do Banco Central; e outros previstos pela Embratur. Existem dois tipos de categorias, dependendo dos serviços para os quais estejam habilitadas a prestar e os requisitos para seu registro de funcionamento: 1) Agência de Viagens e o caso da Global Tour Corporation, nós seremos uma Agência de Viagens e Turismo. Importante mencionar que as Agências de Viagens podem prestar todos os serviços mencionados acima, mas os serviços relativos a excursões do Brasil para o exterior só poderão ser prestados pelas agências de Viagens e Turismo. Dependendo dos serviços que a Agência de Turismo for prestar, as exigências poderão ser maiores:
a)    Não há limite de capital social, mas se for inferior a um determinado valor, a empresa não irá conseguir negociar com certas operadoras;
b)    Se for operar com câmbio, o banco Central exigirá um limite de mínimo capital social;
c)    Quanto à capacidade técnica da empresa é exigido, através de documento comprobatório, que os sócios ou diretores responsáveis possuam experiência profissional no exercício da atividade por mais de 03 (três) anos;
d)    Idoneidade financeira e qualificação cadastral da empresa;
e)    Instalações adequadas ao atendimento dos usuários, com áreas exclusivamente destinadas à atividade;
f)     Comprovação de viabilidade do mercado na localidade pretendida;
g)    Se o nome da empresa constar “Agência de Viagem e Turismo” será destinada a operar com agenciamento em nível nacional e internacional, agora se o nome contar “Agência de Viagem” será apenas em nível nacional e nos países limítrofes;
     Se possuir guias de turismo em seu quadro de funcionários, estes deverão ter registro na Embratur. Segundo entendimento na Secretária da Receita Federal, as empresas que tem por objeto social a prestação de serviços de Turismo, ou seja, que vende passagens marca viagens, reserva hotéis, etc., não podem optar pelo sistema Simples de tributação, por ser atividade “assemelhada à de Representação Comercial”. Desta forma, nós da Global Tour Corporation, estaremos sujeitos ao sistema normal de tributação federal e seremos filiados aos quatro principais órgãos de regulamentação no Turismo:

     ABAV: Associação Brasileira de Agências de Viagens: normaliza a atitude ética das agências de viagens. 
     EMBRATUR: Empresa Brasileira de Turismo: é o órgão oficial que autoriza a abertura de uma agência de viagens. 
     SNEA: Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias: é o órgão oficial que habilita a agência a ter crédito direto com as Companhias Aéreas.
     IATA: International Air Transport Association. A IATA controla a atividade de venda do serviço aéreo ao público, verifica a correta aplicação da tarifa, recolhe o total dos recebimentos dos revendedores e os distribui entre os transportadores que prestam o serviço.   Além do Código de Ética, o empreendedor deverá cumprir algumas exigências iniciais e somente poderá se estabelecer depois de cumpridas todas as exigências.

 Registro da empresa nos seguintes órgãos para o seu funcionamento:
. Junta Comercial
. Secretaria da Receita Federal (CNPJ)
. Secretaria Estadual da Fazenda
. Prefeitura do Município (alvará de funcionamento)
. Enquadramento na Entidade Sindical Patronal
. Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade
  Social – INSS/FGTS”
. Corpo de Bombeiros Militar
. Certidões de Uso do Solo e número Oficial (PMSP)
. Visita da Prefeitura para emissão de Uso de Solo e Número Oficial

   Legislação do Turismo

a)    Lei no. 6.505/77 – dispõe sobre as atividades e serviços turísticos e estabelece condições para o seu funcionamento e fiscalização.
b)    Decreto no. 84.937 – dispõe sobre as atividade e serviços das Agências de Turismo, regulamenta o seu registro e funcionamento e dá providencias.
c)    Decreto no. 84.910/80 – Regulamenta dispositivos da Lei 6.505/77 referentes aos meios de hospedagem de turismo e acompanhamento turístico.
d)    Decreto no. 84.934/80 – Dispõe sobre as atividades e serviços das agências de turismo, regulamenta e dá outras providências.
e)    Decreto no. 87.348/82 – Regulamenta a Lei no.6.505/77
f)     Decreto n0. 2.294/86 – Dispõe sobre o exercício e a exploração de atividades e serviços turísticos e dá outras providencias.

   O registro junto da EMBRATUR, mesmo não sendo obrigatório, é muito importante, pois ele comprova o nosso alto padrão, e com este SELO de qualidade da EMBRATUR, poderemos efetuar o registro junto ao SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) órgão que possibilita a emissão das passagens aéreas pelas agencias de viagem.
     A Global Tour Corporation respeita e atua em conformidade com o CÓDIGO DE ÉTICA DO AGENTE DE VIAGENS, segue logo abaixo uma síntese do código.
 SEÇÃO I – OBJETO
 Art.1º - Este código regula relações de mercado das agências de viagens, em regime de livre iniciativa, com caráter obrigatório para as filiadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV, recomendatório para as demais, subsidiário para o Legislativo, Executivo e Judiciário, e de proposta para o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação das Atividades Turísticas – CONARTUR.
SEÇÃO II – PRINCÍPIOS GERAIS
Art. 2º - As agências de viagens são empresas privadas que devem exercer suas atividades em regime de liberdade de mercado e de lealdade de concorrência, sem vinculação direta ou indireta com órgãos de Governo, cabendo-lhes zelar pela imagem da categoria e pela qualidade dos serviços turísticos que oferecem, vendem ou prestam.
Parágrafo único - As agências de viagens vinculadas à associação de funcionários de órgãos de Governo, da administração direta ou indireta, evitarão a oferta de serviços turísticos a seus associados em condições lesivas ao regime de lealdade de concorrência.
Art. 3º - O exercício das atividades das agências de viagens deve ser baseado na ética e na aptidão técnica de seus dirigentes, empregados e prepostos.
Art. 4º - São consideradas infrações éticas das agências de viagens:
I - aviltamento de preços;
II - repasse de comissões a “free-lancers” e consumidores;
III - oferta de vantagens predatórias em licitações;
IV - oferta de condições de preço abaixo do preço de custo;
V - aliciamento de clientela;
VI - pagamentos, a qualquer título, a funcionários de outras agências, sem conhecimento de seus dirigentes;
VII - prestação de informações incorretas sobre concorrentes.
Art. 5º - São consideradas infrações técnicas das agências de viagens;
I - seleção inadequada de fornecedores, empregados e prepostos;
II - desconhecimento dos fundamentos básicos da atividade;        
III - prestação de informações incorretas aos consumidores.
Art. 6º - O Conselho Nacional da ABAV poderá instituir outras infrações éticas e técnicas das agências de viagens ou a elas equiparar procedimentos de mercado por estas praticados.
Art. 7º - As agências de viagens pertencentes a grupos econômicos, direta ou indiretamente, devem respeitar as condições técnicas e financeiras praticadas pelas demais, não utilizando a estrutura dos mesmos, seu poder de pressão sobre o mercado ou outro instrumento configurador de abuso de poder econômico.
Parágrafo único – O disposto neste artigo aplica-se, igualmente, às agências de viagens vinculadas a associação de funcionários de grupos econômicos.
Art. 8º - As agências de viagens devem noticiar à ABAV indícios de conduta irregular de congêneres que chegarem a seu conhecimento, para a apuração e, se comprovada, adoção das providências previstas em Seção própria deste Código.
Art. 9º - A observância do disposto neste Código não exime o cumprimento da legislação comum e especial aplicável vigente, como o Código Brasileiro do Ar e o Código de Defesa do Consumidor, nem o de tratados, acordos e convênios nacionais e internacionais.
Parágrafo único - A ABAV, por si e junto ao CONARTUR, diligênciará para que as presentes normas e as que as completarem resultem na gradativa revogação dos atos regulamentares propostos, editados ou executados pelo INSTITUTO BRASILEIRO DE TURISMO – EMBRATUR
      O Conselho de Ética será composto por sete Conselheiros da ABAV e terá coordenação estabelecida pela Diretoria Executiva, devendo ter as despesas decorrentes da apuração de condutas suportadas por quem lhe der causa. Os casos não previstos neste código, que entra em vigor na data de publicação de seu extrato, serão resolvidos pelo Conselho de Ética, “ad referendum” da Diretoria Executiva. O presente Código de Ética do Agente de Viagens foi aprovado por unanimidade em reunião extraordinária, realizada no Rio de Janeiro, em 9 de Agosto de 1992, Por ocasião do XX Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, com a presença de 96% dos membros do Conselho Nacional, de acordo com assinaturas em livro próprio e protocolado sob o nº 12631, no Cartório do 1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Brasília, em 9 de outubro de 1992.

7.  POSICIONAMENTO DO PRODUTO

    A Global Tour Corporation, por ser uma agência de viagens que atua principalmente com os produtos de turismo receptivo, corporativo & eventos corporativos, acredita que as empresas com objetivos definidos e com metas alinhadas aos processos de uma gestão eficaz, procuram gerenciar pessoas e custos de forma a garantir os melhores resultados. Assim é o núcleo de Atendimento Corporativo da Nossa Agência de Viagens, formado por profissionais capacitados no ramo de Turismo e especialistas em Turismo Corporativo, o nosso time possui as ferramentas necessárias para tornar as viagens corporativas e a dos seus colaboradores mais produtivas, com a melhor relação Custo X Benefício e sem preocupações. Além disso, queremos ser reconhecida como a Agência de Viagens de alto padrão em seus serviços focados na inovação, qualidade e satisfação total dos nossos clientes.



 8. PLANO DE MARKETING – MARKETING TÁTICO

Nós da Global Tour Corporation  trabalhamos com o nosso planejamento tático bem definido, que pode envolver qualquer unidade da nossa organização, como por exemplo, um departamento ou um grupo específico. E nesse planejamento, o nosso planejador se preocupa com a interpretação do planejamento estratégico e com os seus desdobramentos. Os planos táticos, de uma forma geral, traduzem-se em planos de marketing, planos financeiros de produção e de recursos humanos, dentre outros. Todos esses planos consolidados ajudarão no desenvolvimento do nosso plano de negócios, e com isso algumas estratégias serão planejadas e desenvolvidas, por exemplo, se o nosso plano estratégico futuro definir como objetivo aumentar a nossa participação no mercado de 5% para 12% ao longo de 5 anos, poderemos traduzir tal objetivo nos seguintes planos táticos:

- Plano de marketing: lançar um novo produto a cada 6 meses.
- Melhor readequação dos nossos produtos com os clientes.
- Plano financeiro: redução de gastos com a implementação de novas tecnologias.
- Reavaliação do desempenho dos nossos fornecedores e readequação.
- Plano de recursos humanos: treinamentos constantes aos nossos funcionários.

      Como sabemos, os planos táticos costumam se concentrar no médio prazo, na qualificação que depende de diversos fatores, tais como as características do negócio, dos mercados e das organizações, por isso os nossos prestadores de serviços, que são a nossa principal ferramenta de trabalho, estarão sempre se reciclando e conhecendo novos e melhores métodos de executar melhor os trabalhos do ramo de turismo.

8.1 PRODUTO

    Resumidamente, iremos tratar do histórico do nosso produto, o Turismo de Negócios, após a queda do muro de Berlim, em 1989, com a desvinculação da União Soviética e o “inicio” do processo de globalização; o turismo teve o seu maior crescimento, jamais visto. Nestes anos se produziu uma internacionalização muito marcante nas grandes empresas hoteleiras e das operadoras. Buscavam-se novas formas de utilização do tempo livre (parques temáticos, esporte, resorts, saúde,…) e aplicando, ainda mais técnicas de marketing, pois o turista tem cada vez mais informação e maior experiência, buscando novos produtos e destinos turísticos, o que acabou gerando uma forte competição entre eles. Com a possibilidade de utilização de ambientes multimídias na comunicação, aconteceu uma transformação do setor, tornando o designer dos produtos, a prestação do serviço, a comercialização dos mesmos de uma maneira mais instantânea. Na década de 1990 ocorrem grandes acontecimentos, como a queda dos regimes comunistas europeus, a Guerra do Golfo, a já citada unificação alemã, a guerra da Bósnia, que incidem de forma direta na história do turismo. Trata-se de uma etapa de amadurecimento do setor que seguiu crescendo, sendo que de uma maneira mais moderada e controlada. Os significativos problemas desta época ocasionaram limitações à capacidade receptiva gerando a necessidade de se adequar a oferta com a demanda existente, empenhando-se no controle de capacidade de carga dos ambientes patrimoniais de importância históricos e diversificando a oferta de produtos e destinos. Tendo ainda a percepção da diversificação da demanda aparecendo novos tipos perfis de turistas que exigiam uma melhor qualidade. O turismo entrou como parte fundamental da agenda política de muitos países, que desenvolvendo políticas públicas focadas na promoção, no planejamento e na sua comercialização como uma peça chave do desenvolvimento econômico, e com isso foi melhorando a formação e o desenvolvendo dos planos de educação especializada, com o objetivo de alcançar um desenvolvimento turístico sustentável mediante a captação de novos mercados e a regulação da sazonalidade. E em consequência da abertura dos mercados e da globalização, diversos fatores foram responsáveis por esse crescimento do setor, tais como: investimentos diretos no mercado estrangeiro, alianças estratégicas e atuação global, o desenvolvimento das tecnologias e da internet, a maior publicidade e visibilidade dos produtos turísticos, uma padronização das tecnologias no setor dos transportes, a redução de custos que viabilizaram as viagens para as classes menos privilegiadas e alguns fatores políticos como a necessidade de um controle e uma regulamentação mundial do setor. Como já dissemos o turismo se tornou nos últimos anos uma atividade de grande importância para o desenvolvimento no mundo, mesmo sendo considerada uma atividade bastante sensível, devido aos fatores que exercem influências em seu ramo, como fatores psicológicos, políticos, culturais, ambientais e ecológicos, entre outros. Sobre as características do nosso produto é importante entender por turismo corporativo como o conjunto de atividades de viagem, de hospedagem, de alimentação e de lazer praticado por quem viaja a negócios e referentes aos diversos setores da atividade comercial ou industrial ou para conhecer novos mercados, e que estão ligados ao deslocamento para o desenvolvimento de atividades profissionais. Este produto se mantém em um ciclo de crescimento constante, é certo que o setor do turismo também atravessou por momentos difíceis durante a última crise mundial, mas devido à necessidade de reação do mercado corporativo, as ações da globalização trataram de injetar maior vigor no Turismo Corporativo. Sobre os benefícios para o consumidor, podemos citar vários fatores, entre eles: mudança de ambiente, repouso, recreação, tratamentos, aquisição e troca de conhecimentos, projeção social, algumas outras pessoas viajam por necessidades especificas, e os funcionários de empresas com tarefas agendadas e outros, todos esses clientes tem o seu roteiro planejado e suas necessidades supridas pelas agências de turismo como a Global Tour Corporation. Sobre a nossa marca, o design, a embalagem, o rótulo do nosso produto, a qualidade, os serviços, os cuidados, garantias e formas de uso, iremos expor alguns deles logo abaixo:

A nossa marca e alguns dos nossos serviços:
                Global Tour Corporation
                                       

A Global Tour Corporation ajuda a sua empresa e indica locais e serviços para o seu Evento Empresarial Corporativo ser um sucesso!
Eventos Corporativos

Eventos de Vendas; Eventos de Lançamento de Produtos;
Feiras e Exposições; Congressos e Seminários;
Workshops; Treinamentos;
Eventos - Festas e Confraternizações;
Eventos de Integração;

Eventos de Incentivo
Eventos de Motivação. Viagens de Incentivo;
Viagens de Premiação; Eventos de Premiação;
Endomarketing – Integração;
Produtividade - Desenvolvimento;
Qualidade - Alta performance;


Cuidados com os Clientes da Global Tour Corporation
 Cadastro de informações de cada passageiro integrado ao sistema de reservas das companhias aéreas (GDS);                                                                                          
Permite ao consultor de viagens conhecer as preferências do passageiro, informações sobre cartões de milhas ou necessidades especiais;                                           
Assegura a integridade das informações e o cumprimento das suas preferências.

Acordos Corporativos
Por conta do grande volume de operações com certos fornecedores, a Global Tour Corporation manterá contratos de acordos comerciais com algumas companhias aéreas e hotéis. Esses contratos oferecerão vantajosas condições em descontos e benefícios às empresas e aos seus colaboradores. 
              Classes de serviço
A divisão de assentos nas aeronaves deste mapa é simbólica e indica por aproximação a proporção de assentos disponíveis para cada classe.
    Primeira classe (first class);
    Classe executiva (business class/clipper);
   Classe econômica/turística (economy/coach)
Diferentes categorias na aeronave, que apresentam distintos níveis de conforto, serviço de aeroporto e de bordo e, principalmente, de tarifas.
SLA (Services Level Agreement)
Acordo de nível de serviços estabelecido entre o cliente e a Global Tour Corporation;
Fornece e estabelece indicadores de Performance em tempo de atendimento, resposta e satisfação com a equipe;
Elogios ou reclamações podem ser encaminhados ao Account Manager da Global Tour Corporation;
Os resultados serão discutidos mensalmente e servirão de base para ações de correção ou aperfeiçoamento no atendimento.
CONSULTORES DE VIAGENS
     A Global Tour Corporation conta com uma equipe de consultores de viagem capacitada e sempre pronta para atender as necessidades do cliente, seguindo diretrizes estabelecidas pela empresa e pelo cliente. Profissionais treinados que conhecem as políticas de viagens das empresas, sempre atentos a todos os detalhes que podem impactar na qualidade da viagem a ser providenciada. Além disso, todos os Consultores de Viagens da Global Tour Corporation seguem a cartilha da empresa criada para aperfeiçoar o serviço, que inclui apresentação de três cotações dentro do horário estabelecido pelo cliente; e caso necessário, uma sugestão de melhor data ou horário, se isto facilitar a viagem ou o custo do cliente, reservas aéreas, de hotel, carro, traslado, seguro viagem e todos os serviços vinculados à viagem solicitada, emissão e re-emissão de passagens e vouchers de serviços, a formatação dos processos com os fornecedores e clientes, solucionar problemas ocasionais ocorridos no andamento de um processo, e outros.

EVENTOS E INCENTIVOS
     Considerados pelas empresas como uma das principais estratégias de marketing, os eventos corporativos têm destaque e tratamento diferenciados na Global Tour Corporation. Temos equipes com experiência de mercado, que estão prontas para planejar, ajudar na criação e na execução de todos os tipos de eventos para a sua companhia. De uma simples reunião até a mais complexa das convenções!
     As viagens de incentivo também ficam a cargo desse time de experts, capaz de proporcionar aos premiados de sua companhia momentos inesquecíveis no Brasil ou no exterior.
 VAI SAIR DE FÉRIAS
     A Global Tour Corporation dispõe de roteiros personalizados para qualquer perfil de viagem e viajante. Destinos paradisíacos, aventureiros, gastronômicos, cosmopolitas, luxuosos, inspiradores, enigmáticos e ou energizantes, enfim, uma infinidade de opções.
     Escolha o seu roteiro e conte com nossos consultores para que sua viagem seja perfeita com o atendimento e tranquilidade que você já conhece do nosso atendimento corporativo.
      Continuaremos trazendo grandes novidades para você através de novas parcerias inéditas da Global Tour Corporation!!!!

ATENDIMENTO EM AEROPORTOS 24 HORAS
     Os procedimentos de embarque e desembarque ficarão mais fáceis para os executivos de sua empresa com o atendimento da equipe Global Tour Corporation nos principais aeroportos do Brasil.
     Com equipe própria ou através de parceiros renomados, conferimos total assessoria para o viajante corporativo: alteração de viagem, despacho de bagagem, controle de atrasos e assistências eventuais.

DEPARTAMENTO VIP
     Para respeitar a estrutura organizacional das empresas e oferecer serviços condizentes com o perfil dos clientes mais exigentes, a Global Tour Corporation conta com um departamento para atendimento de altos executivos. Fornecedores de alto padrão, de qualidade incontestável, fazem parte da carteira de opções à disposição de nossos clientes. Sem contar a otimização da agenda e o tempo de resposta, itens indispensáveis para a satisfação desses viajantes corporativos.

TRAVELDESK
     A Global Tour Corporation dispõe de serviço de atendimento especializado disponível 24h, seja qual for o dia da semana. A nossa equipe estará sempre pronta para atendê-lo, seja qual for a sua necessidade. Localizada em SP, o departamento de Travel Desk da Global Tour Corporation é composto de equipe de consultores que se revezam em escala de serviço cobrindo 24h por dia e sete dias por semana.
     Temos como principal objetivo, oferecer cobertura de atendimento que garanta aos clientes dentro e fora do Brasil, toda comodidade nos atendimentos emergenciais fora do horário comercial. Essas solicitações podem ser feitas pelo cliente (passageiro ou secretária) para os consultores, supervisores, gerentes e diretores. da Global Tour Corporation; sempre em situações em que a equipe ou posto que presta o atendimento, esteja impedido de prestar os serviços, seja por questões técnicas ou de horário.                
Telefone: TRAVELDESK 24 HORAS: +55 (11) 9966-9966

DOCUMENTAÇÃO
     Seja uma viagem a negócios ou a lazer, a Global Tour Corporation auxilia na obtenção de toda a documentação necessária para que sua viagem se torne mais proveitosa, pois possui equipe especializada e exclusiva para atendimento nos consulados e na Policia Federal, pagamento de taxas consulares, acompanhamento e solicitação dos processos, além de solicitação de vistos para os Estados Unidos, Canadá, México, entre outros.

TECNOLOGIAS
     Faz parte do código genético da Global Tour Corporation investir em tecnologia da informação.  Fazemos parte do grupo que adotará a tecnologia no negócio de Turismo, e temos isso como um diferencial competitivo muito forte a nosso favor, e seremos a única agência do Brasil a adotar o SAP (ERP) como solução de BackOffice, o que demonstra a seriedade e transparência com que a Global Tour Corporation tem no cuidado das suas obrigações junto ao mercado.
     A Global Tour Corporation disponibiliza de diferentes sistemas para atender bem  seus clientes:
     CTM - sistema de solicitação de viagem, gerenciamento de fluxo de aprovação, controle de despesas, sistema de auto-reservas que dá mais liberdade ao viajante;
     SISGEV (Sistema de gestão de Eventos) - ferramenta que automatiza o controle das fases de elaboração, produção e fechamento dos eventos, utilizando como plataforma a internet.
     Marketplace - POS (point of sales) que integra os principais GDSs do mercado, todas as cias Aéreas, provedores e integradores de hotéis e carros, Backoffice (SAP) e toda a estrutura de comunicação da empresa (fax, SMS, call back tools, etc)
     Mobile Gadgets - Aplicações para Blackberry e principais smartphones fazem com que o conteúdo e as informações necessárias para a sua viagem sempre estejam disponíveis. Outro destaque é a importância que a Global Tour Corporation reserva aos processos e políticas de informação.

     WEB CHECK-IN
     A Global Tour Corporation disponibiliza para o seu Cliente a Cia Aérea para fazer seu check-in online. Estamos preparados para atua em qualquer localidade.


Atendimento especializado em viagens de negócios é o nosso diferencial
Formado por profissionais especialistas em turismo de negócios, nosso time possui as informações necessárias para fazer das viagens e a dos seus colaboradores mais produtivas, com a melhor relação custo X benefício e sem preocupações.
Atuamos no território nacional com abrangência total e atenderemos as necessidades dos nossos clientes em todos os locais do Mundo. 
      Especializado em diagnosticar oportunidades de redução de custos, revisar os processos, políticas de viagens e negociar com os provedores desta indústria são características imediatamente refletidas na operação do dia a dia de nossos consultores. O resultado é rapidamente percebido: menor custo de transação, respostas com qualidade superior ao mercado, ferramentas de gestão de viagem e o orçamento mensal dentro do planejado.

8.2  DISTRIBUIÇÃO (PRAÇA)

     O importante do turismo de negócios, é que ele precisa ser estruturado com um amplo planejamento, com rígidos controles e a ampla integração entre todos os envolvidos, visando a otimização dos serviços e produtos oferecidos e a máxima satisfação cliente; ampliando assim receitas, mídias e reduzindo a sazonalidade nos núcleos receptores, centros de eventos , feiras, hotéis e daí por diante. É um trabalho de equipe e às vezes de longa duração. Essa logística e marketing precisam objetivar a mais ampla qualidade nos serviços, aumento, diversificação e geração de fluxos de curto, médio e longo prazo. Sabemos que para a logística funcionar bem, é necessário ter-se todos os dados completos, precisos e diversificados com todo tipo de informação e detalhamentos técnicos da infra-estrutura urbana e regional – aeroportos, portos, rodovias, segurança, saúde, legislação, entre outros. Já na estrutura turística, a quantidade de leitos e sua diversificação, preços, tarifas, normas de reservas, equipamentos, capacidade de todos os locais para eventos, feiras, shows, rodeios, sem se descuidar dos levantamentos dos serviços de transporte, equipamentos diversos, tradução, qualidade, quantidade e diversidade da mão-de-obra local e regional, passando pelos serviços indiretos, auxiliares e complementares. A nossa preocupação também quanto às estatísticas qualitativas e quantitativas, banco de dados, fotos, mapas, material promocional. A Global Tour Corporation trabalha exatamente sobre estas plataformas que acabamos de citar, por exemplo, como o nosso mercado de atuação principal é o mercado nacional, procuramos disponibilizar as melhores opções para os eventos corporativos e os principais hotéis para os nossos clientes corporativos. Além disso é claro que faremos uma ampla varredura do potencial de compras, entretenimentos, vida noturna, cultural, esportiva e toda a estruturação do receptivo, mormente quanto aos roteiros nas 24 horas do dia e todos os dias, passando pelas possibilidades regionais. Com todas estas ações institucionais, o nosso cuidado com o treinamento e com a reciclagem é constante; a análise de calendários de outros núcleos receptores, com seus preços, vantagens, serviços, aspectos diferenciais, diversificação de oferta de serviços, bens e serviços. Trabalhamos com a comercialização tendo o seu inicio com os resultados tabulados e a prospecção dos eventos, sejam no âmbito estadual ou nacional,  se bem que estamos sempre alertas quanto as necessidades internacionias dos nossos clientes, proporcionais ao potencial receptivo que estamos atendendo. Vários instrumentos estão disponíveis como viagens de familiarização, técnicas, ações integradas em eventos diversos, segmentadas visando nichos específicos de mercado, entrando também a capacidade criativa da propaganda, através de peças publicitárias, anúncios em mídias as mais diversificadas, o aproveitamento da internet e espraiando-se através de planos de ações calcados nas relações públicas, voltadas à sensibilização de formadores de opinião e junto à quem decide. É um ciclo virtuoso, continuo, complexo, mas altamente lucrativo. A previsão da Global Tour Corporation para os 12 primeiros meses como já dissemos, é lançar junto das corporações, ações de turismo voltadas às recompensas institucionais de prestadores de serviços e colaboradores, também iremos disponibilizar para estes clientes corporativos uma gama de sugestões no que se refere a eventos corporativos, os quais puderam ser visualizados no item anterior deste plano.
8.3 PROMOÇÃO

       A Global Tour Corporation fará uso de alguns recursos específicos para a divulgação da sua marca e imagem. Sabemos que o nosso público alvo é um público diferenciado, em virtude disso, utilizaremos mídias informadoras de características diferenciadas que levarão ao conhecimento dos nossos clientes as vantagens de utilização dos nossos serviços, preços, condições de uso, e outros, e a propaganda será uma eficaz ferramenta de divulgação dos nossos serviços, e nos ajudará a expandir muito o nosso negócio. Afinal, sabemos que quando utilizada com bom senso e persistência no foco exato, a mídia pode através da utilização de veículos de comunicação adequados, tais como: anúncios em cadernos de negócios de grandes jornais, revistas especializadas no segmento corporativo, rádio, TV e com a montagem de stands em grandes feiras e eventos corporativos, anúncios corporativos e sites na internet pretendemos que eles nos tragam os resultados que esperamos obter deste mercado. É claro que nós da Global Tour Corporation sabemos exatamente qual é o público que queremos atingir e como fazer isso é uma questão de planejamento e atuação nos meios corretos de mídia, afinal com a mensagem que desejamos passar, as ofertas que faremos e as motivações a serem sugeridas aos nossos clientes potenciais, estamos certos de que atingiremos os nossos objetivos traçados. Com a necessidade de atingirmos os nossos consumidores e garantir as vendas dos nossos produtos, iremos planejar o marketing para obtermos um quadro realista dos custos dos nossos serviços, adaptando e otimizando os recursos para melhor posicionar os nossos serviços, motivando os consumidores e estruturando a nossa comercialização de modo a atingir o nosso mercado-alvo com sucesso. O nosso marketing será atuante, contínuo e sistemático, e como acreditamos no nosso potencial e na excelência dos nossos serviços,  trabalharemos com uma forma que ainda dá muito certo, que é investir no excelente atendimento e nos produtos de qualidade, pois isto irá conquistar e fidelizar os clientes que farão a propaganda boca a boca, uma das mais baratas e eficientes formas de divulgação. Abaixo, veremos algumas páginas do nosso Site Institucional, o nosso memorial descritivo das ações por áreas de atuação, em cada um dos eventos, que podem ser alterados, suprimidos ou ainda, incluídas novas ações, conforme a característica necessária ao seu evento. Os nossos clientes têm toda a flexibilidade para adequação necessária a organização dos seus eventos corporativos. Nós da Global Tour Corporation, estamos dispostos a ajudá-lo a obter o sucesso!!

8.4  PREÇO

     Para falarmos sobre preços de produtos e serviços que a agência de Viagens e Turismo proporciona aos clientes é necessário dizer que as agências de viagens não devem trabalhar de graça em momento algum, e não trabalham de graça para ninguém, nem para os clientes, nem para os fornecedores; mesmo sabendo que a maioria das agências de viagens é formada por micro e pequenas empresas. Com isso, a maioria dos nossos fornecedores é formada por grandes empresas, e normalmente eles impõem as regras desse mercado, contudo a nossa agência sabe da sua força e mantém claras as suas ações de trabalho, já que o serviço que prestamos requer cuidados especiais e os nossos clientes são formados por um público especial e de alto poder aquisitivo. Neste momento percebemos o quanto o nosso profissionalismo faz a diferença no resultado do nosso produto, por isso é essencial que os nossos profissionais saibam que ser profissional não tem nada a ver com o cargo ou a função que desempenham ou com a remuneração que recebem, para nós da Global Tour Corporation, profissionalismo tem a ver com disciplina, afinal, toda empresa disciplinada é feita por pessoas/profissionais disciplinados. A nossa agência de Viagens trabalha com o Fee (cobrança de serviços), para que ele funcione bem é necessário que se tenha uma melhor prática financeira, melhores controles, melhor qualidade da prestação de nossos serviços. Também é necessário se falar da ética nos negócios, para nós da Global Tour Corporation, podemos traduzir ética nos negócios como sendo a transparência e seriedade nos relacionamentos, na empresa (com os funcionários), com os clientes, com os fornecedores, com o pagamento dos impostos, o recolhimento de todas as contribuições, o registro dos nossos funcionários, selecionarmos e mantermos os melhores na nossa equipe, proporcionar o crescimento e a evolução profissional dos nossos funcionários, cooperar com o associativismo e atuar junto da comunidade a que estamos inseridos. Embasados nestes conceitos e ações, atuamos sob a ética de que ser honesto com o cliente é fazer com que ele saiba e pague pelo nosso conhecimento, pelos diferencias a ele oferecidos, os diferenciais que ele recebe, pelos benefícios que nós proporcionamos a ele, a economia que geramos, pela nossa vivência e pela nossa experiência no negócio. Nós da Global Tour Corporation, sabemos que para se fazer um preço competitivo, ajuda muito ter noções financeiras e de marketing. E é nessa hora que fazemos algumas perguntas básicas:
- Qual é o meu custo médio mensal?, qual é o meu lucro médio mensal?, qual é a minha receita média mensal?, quantos bilhetes aéreos eu comercializo mensalmente?, quantos vouchers de hotel ou de transporte eu comercializo mensalmente?, quantas assistências/seguros viagens eu comercializo por mês?, quantos clientes eu atendo por mês? e qual a frequência das ações/eventos corporativos que realizamos? Com estas respostas devidamente tabuladas, poderemos cruzar todas essas informações e decidirmos sobre os preços e futuras estratégias, afinal é muito claro para nós da Global Tour Corporation, ”quem não mede, não gere bem os negócios.” Iremos criar uma situação de venda (exemplo) de um produto corporativo, para possamos visualizarmos mais informações sobre os preços praticados por nós, já que o nosso produto não é um produto físico, ele não tem um preço especifico, logo ficaria impossível divulgar um preço fechado, então informaremos abaixo algumas opções de viagens, em que o cliente é quem escolhe o roteiro, o hotel o meio de transporte. Nesse sentido se possível perceber que o preço é ditado pelo cliente, pois é ele quem escolhe o que melhor o satisfaça, o que ele precisa para o sucesso do seu evento corporativo ou o que cabe no seu bolso.

Veremos abaixo alguns exemplos:

   Global Tour Corporation - Turismo Corporativo, e Eventos Corporativos

A nossa proposta de prestação de serviço visa informar os diferentes tipos de serviços que prestamos explicitando as diversas áreas de atuação:
• Passagens Aéreas Nacionais e “Internacionais”
Mantemos um serviço personalizado de atendimento com funcionários especializados onde o cliente poderá obter informações, fazer reservas, emissão e remissão de bilhetes, cancelamentos e reembolso.
• Pacotes Marítimos, Rodoviários e Ferroviários (Nacional e no Exterior)
• Aluguel de Carro ou Ônibus
Prestamos serviços de locação de veículos  de qualquer porte, com ou sem motorista  ou guia bilíngue, em qualquer parte do Brasil e exterior.
• Reserva de hotéis Nacionais e Internacionais
Fazemos reservas nos hotéis solicitados em todas as localidades do Brasil e exterior.
• Embarque e Desembarque Internacional
• Serviços de Check – in nos Aeroportos Nacionais
• Taxi Aéreo
     Nosso acordo de trabalho com as companhias de táxi-aéreo possibilita ao cliente requisitar o fretamento de aeronaves, por intermédio da Global Tour Corporation, para qualquer ponto do país e exterior.
• Entrega de Bilhetes a domicílio
• Prazo de pagamento de passagens aéreas:
(faturamento mediante aprovação de cadastro ou EBTA sistema de pagamento centralizado, destinado exclusivamente à compra de passagens aéreas, permitindo concentrar com um único número de conta a todas as passagens da empresa, funcionários, proporcionando segurança e flexibilidade de ter até 40 dias para pagar.
• Atendimento personalizado.
• Emissão de relatórios.
• E-Booking : Portal de serviços on-line em único ambiente para consultas e compras  de passagens aéreas, locações  de carros e reservas de hotéis.
• Self – Booking: Sistema  web para gestão de viagens corporativas vinculadas à agência de turismo.


Acompanhe um exemplo dos nossos serviços corporativos:

- Evento Corporativo - Evento Médico -

     Pensando na conveniência dos nossos clientes, a Global Tour Corporation disponibilizou atendimento dentro do Hospital Mater Dei, importante instituição de serviços e tecnologia na área médica, localizado em Belo Horizonte, MG. Desde sua implantação, a Global Tour Corporation proporciona um ponto de apoio para médicos, paciente e visitante, na medida em que oferece todo o suporte em serviços de turismo, transportes, viagens corporativas, realização de congressos e eventos em geral. Com o mesmo espírito de seriedade e compromisso com a qualidade, oferecemos atendimento personalizado e buscamos sempre a satisfação dos nossos clientes e parceiros.  Este é só um exemplo das muitas formas de atuação que a Global Tour Corporation manterá junto do mercado que pretende atingir, sabemos que os vários ramos corporativos são diferentes por natureza e para isso nos manteremos preparados e sempre alertas para as características de cada segmento. Em um só evento, como este, por exemplo, a nossa agência chega a faturar só com o comissão das empresas aéreas de 8 a 9,5 % dos valores das passagens aéreas. Ou seja, se num só evento for fechado algo em torno de 3 pacotes de viagens com um total de 150 pessoas participantes deste evento.
      Veja abaixo os demonstrativos de resultado financeiro deste evento, sabendo que só estão computados os valores referentes à aquisição do transporte aéreo e a estadia em hotel no período 7 dias, nesse primeiro demonstrativo.
- Pacote de 7 dias de Congresso de Medicina, na cidade de São Paulo, com saída de Belo Horizonte através de vôo normal.

 Em R$
Transporte Aéreo
Hospedagem
7 Noites
Grupo1
Preço fornecedor
Comissão Global
   Preço fornecedor
Comissão Global
 50 pessoas
          25.480,00
             2.293,20
32.200,00              
3.864,00
Grupo2
40 pessoas
          20.384,00
             1.936,48
34.000,00            
4.080,00
Grupo3
60 Pessoas
          30.576,00
             2.904,72
34.800,00            
3.828,00

·         Valores internos da Agência                                        Total das comissões desta Planilha: R$ 18.906,40

     Somadas as comissões do transporte aéreo e de estadia em hotéis em que temos uma parceria logística, o valor que a Global Tour Corporation recebeu de Fee (cobrança de serviços prestados durante o evento) foi o montante de R$ 45.806,40, onde já está incorporado o valor de R$18.906,40, referente ao comissionamento do transporte aéreo e da estadia (Conforme tabela acima) somada ao valor da ‘tabela 2’ (tabela abaixo). Sabendo que esta ação exigiu a participação de 2 profissionais da nossa agência. A agência recebeu pelo seu trabalho realizado, neste caso foram os seguintes: Agendamento no Evento de 150 profissionais para participação de um congresso médico, aquisição de passagens aéreas de ida e volta do evento, providencias quanto à transferência do aeroporto até o hotel, reservas de 150 leitos em 3 diferentes hotéis divididos pela quantidade de estrelas, disponibilização de 4 (quatro) roteiros culturais e gastronômicos para os participantes do evento, desembaraços de bagagens e da documentação, ingressos para atrações regionais, reservas em restaurantes, acompanhamento do grupo por 2 profissionais da nossa agência.

    Abaixo a tabela 2 – Controle interno da Global Tour Corporation.

Serviços
                                                                                       150 pessoas                                                                            
Congresso de Medicina (7dias)
Nosso
Preço individual
Global Tour Corportion
Preço Fornecedor
Preço Global Tour
Lucro
para o cliente
Transp. Terrestre 7 dias
  
  

(Preço Global / 150)
6 micro ônibus
11.000,00
15.000,00
4.000,00
100,00
Roteiros Culturais 6 Noites
 Global Tur
4.500,00
4.500,00
30,00
Reservas nos 7 dias, atrações e roteiros turísticos
1.800,00
3.200,00
1.400,00
21,33
2 Guias 24H
Global Tur
8.000,00
8.000,00
53,33
Documentação
Global Tur
3.000,00
3.000,00
20,00
Liberação/encaminhamento das bagagens até o destino
Global Tur
3.000,00
3.000,00
20,00
Atendimento 24H
Global Tur
3.000,00
3.000,00
20,00
TOTAL
              12.800,00
         39.700,00
      26.900,00

- Tabela 2 – Documento interno da Global Tour Corporation                                                    - Valores em R$ -

     Como pudemos perceber, estes são os procedimentos internos e externos que a Global Tour Corporation manterá, disponibilizando total conforto aos nossos clientes, através da utilização de bons fornecedores e o acompanhamento dos nossos profissionais a todo instante dos Eventos que participamos. A cobrança dos nossos serviços será sempre mantida sob o nosso controle interno, e servirá para as nossas futuras ações e para a visualização do nosso fluxo de caixa, bem como para o controle da precificação dos nossos serviços e produtos para o mercado.
8.5  PROCESSOS

     O processo produtivo de uma Agência de Viagens e Turismo corporativo consiste na prestação de serviços de apoio turístico na condição de agente emissivo e receptivo, incluindo também a criação e colocação no mercado de produtos que possam vir a ser ofertados em seu mix comercial.Nesse conjunto de serviços prestados, a Global Tour Corporation estará junto da estrutura de apoio ao cliente, no que se refere à comercialização de passagens, hospedagem, alimentação e etc. Desta forma  iremos fornecer ao cliente o apoio necessário para aproveitar com tranquilidade a viagem. O processo produtivo de uma Agência de Viagens e Turismo apresenta alguns pontos que devem ser observados, tais como:TURISMO DE LAZER 1) Atendimento ao cliente, apoio para planejar o roteiro da viagem, sugerindo pacotes turísticos de uma operadora séria e cumpridora de seus compromissos, apresentando as diversas opções de destinos segundo a expectativa inicial de tal cliente. Por exemplo, o cliente nos procura em busca de opções de viagem para praia, devemos apresentar os diversos roteiros já programados para mais de um destino, visando com isto possibilitar ao cliente identificar o pacote que melhor atende suas aspirações, principalmente no binômio “custo x benefício”;2) Quando o cliente já chega com um local definido, nós da Global Tour Corporation iremos apresentar as diversas opções de horários de viagem, hotéis, além de outros itens que compõe o mix de produtos que podem ser ofertados para aquela localidade.TURISMO DE NEGÓCIOS1) A Global Tour Corporation ao atender um cliente interessado numa viagem de negócio, seja nacional ou internacional, deverá buscar alternativas de meio de transporte compatível, tanto aéreo e quanto rodoviário, bem como acomodação em hotéis que estejam próximos aos lugares onde ocorrerão as atividades . Assim nós estaremos buscando obter as informações necessárias junto ao cliente sem incomodá-lo com diversas perguntas. TURISMO DE EVENTOS1) Atualmente uma das áreas com forte crescimento são as viagens destinadas a participar de eventos gerais, tais como feiras, simpósios, congressos, fóruns, etc., com isto o cliente que busca o nosso apoio para viabilizar sua viagem, já tem consigo definido todos os pontos, tais como: - nome do evento, local, data e horário de início e término. Com isto a Global Tour Corporation deverá apresentar ao cliente as melhores opções de horário de viagem, local de hospedagem, formas de locomoção no destino, dentre outros itens que possam agregar simplicidade e facilidade para o cliente. Um dos pontos fundamentais para o sucesso da Global Tour Corporation é que todos os nossos profissionais tem  total domínio e bons conhecimentos dos diversos destinos nacionais e também internacionais, e com isto que é possível auxiliar o cliente no seu empreendimento. Isto porque o desconhecimento de roteiros turísticos ou de negócios e eventos, bem como desconhecer o que cada local oferece em termos de possibilidades de diversão diurna e noturna, comércio, dentre outros itens, será com certeza visto pelo cliente como uma fragilidade da nossa agência. É sabendo disso, que nós da Global Tour Corporation mantemos as nossas equipes sempre bem treinadas e atuantes em todo o território nacional. Além disso, os nossos clientes merecem serem bem atendidos em todos os aspectos e em todas as regiões turísticas ou de negócios, e todos os atendentes da Global Tour Corporation só passam informações com a maior segurança possível, sem, contudo “mentir” sobre qualquer ponto, pois o desconhecimento é ruim, mas apresentar realidades falsas é pior ainda. O nível de automação para o nosso tipo de empresa é expressivo, apesar de não envolver necessariamente só soluções tecnológicas inovadoras. O nosso negócio requer equipamentos (microcomputadores) com boa capacidade de processamento, bem como de um software que auxilie tanto na emissão de bilhetes/e-ticket de passagens, quanto na montagem de roteiros turísticos, incluindo visualização de mapas, dentre outros elementos que possam facilitar a composição dos produtos e apresentar um melhor entendimento da região que será visitada. Da mesma forma, tal software deverá, de preferência, funcionar como um sistema integrado de gestão empresarial, buscando com isto facilitar a gestão operacional, administrativa e financeira da nossa empresa. Isto porque como a nossa empresa trabalha normalmente como “intermediária” de negócios, a nossa remuneração dá-se via pagamento de comissão pelas diversas empresas que representamos, por exemplo, as empresas aéreas, hotéis, operadoras de turismo, dentre outras, e ainda no caso da Global Tour Corporation, por prestarmos serviços em evento corporativos, também ganhamos honorários pelos nossos serviços de acessória corporativa nestes eventos. Mantemos um rigoroso controle dos montantes comercializados e das respectivas comissões recebidas. As Agências de Viagens e Turismo podem efetuar a emissão de seus bilhetes de passagens diretamente em sua agência, sem necessitar da utilização do “browser” das companhias aéreas especificamente, e é possível encontrar no mercado diversos softwares que atendem essa necessidade de emissão nas agências de viagens e turismo, nós da Global Tour Corporation faremos uso de um entre os dois mais comuns que são: AMADEUS e o RESERVE, sendo que faremos uma avaliação de cada um desses softwares ou outros do mercado e assim poderemos ver qual deles melhor se adéqua as nossas necessidades e expectativas.

8.6 PESSOAS

     Os prestadores de serviços da Global Tour Corporation são pessoas que compartilham do mesmo ideal, prestar bons serviços no ramo do turismo e neste primeiro momento da empresa, estão dispostos a abrir mão de retiradas maiores em espécie, para tornar possível está agência de viagens, já que a folha de pagamento é uma das grandes responsáveis por elevar os custos das empresas. Os profissionais serão selecionados através de contatos com pessoas que trabalham junto ao mercado de turismo corporativo e serão contratados através de períodos de experiência em nossa agência quando serão acompanhados pelos profissionais da Global Tour Corporation, e assim estarão sendo selecionados durante os processos de trabalho. Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, faremos a opção pela contratação de uma equipe enxuta. A seleção será criteriosa para analisar se o futuro funcionário tem o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para executar suas funções. Além de demonstrar capacidade para oferecer um excelente atendimento ao cliente, as competências gerais básicas necessárias ao profissional que trabalhará como Agente de viagens na Global Tour Corporation são: - Atitude positiva e confiante no relacionamento com os clientes.- Conhecimento dos produtos comercializados.- Capacidade de solucionar problemas e imprevistos.- Habilidades de venda e comercialização.- Habilidade de comunicar-se de forma eficaz.-Utilização de ferramentas de tecnologia e sistemas.- Capacidade de tomar decisões sem necessidade de supervisão.- Capacidade administrativa e de controle.- Capacidade de identificar novas tendências turísticas.- Experiência técnica de agenciamento.- Domínio de línguas estrangeiras.Os profissionais que trabalharam como Gerente na Global Tour Corporation terão as seguintes competências:- Rede de contatos relacionamento / parcerias / interação.- Acompanhar o desempenho profissional de seus empregados.- Ter capacidade para resolver problemas.- Manter-se informado em relação às tendências do mercado.- Desenvolver um processo de relacionamento contínuo com os clientes, fornecedores e comunidade local.- Ter iniciativa para buscar informações e atualizar-se sobre o negócio.- Planejar, coordenar e avaliar a obtenção de resultados.- Ter domínio em finanças, controle e supervisionar a gestão desses assuntos.- Utilizar ferramentas de tecnologia e sistemas.- Atingir metas desafiadoras de vendas.- Liderar pessoas e formar equipes.- Acompanhar as atualizações na legislação geral e específica.- Dominar línguas estrangeiras.- Fortalecer o relacionamento público e privado. A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima. Além dessas especialidades, os nossos funcionários estarão se reciclando constantemente e também serão recompensados com viagens e benefícios. Os demais postos são de recepcionistas/atendentes, mensageiro e os diretores, que atuarão como empresários e farão a gerência do departamento financeiro e os contatos com os clientes e fornecedores.
8.7 AMBIENTE FÍSICO (PHISICAL EVIDENCE)

     A Global Tour Corporation estará sediada na Região nobre da Cidade de São Paulo, onde se encontra uma intensa concentração de empresas e um constante movimento de empresários. A área da nossa agência de Viagens será de 100m2, onde estarão dispostas as mesas, computadores, telefone, fax, copiadora, impressora, cartazes/banners de roteiros turísticos, dentre outros itens, tudo de forma extremamente organizada e harmoniosa, possibilitando facilitar a circulação dentro desse espaço. Já estudamos a possibilidade de utilizarmos o máximo possível de luz natural, evitando sempre que possível a utilização só de lâmpadas fluorescentes. E atuaremos sempre com muita comodidade e beleza – e com isso buscamos proporcionar prazer aos nossos clientes em frequentar o ambiente da nossa agência de Turismo. Um bom atendimento faz o cliente ficar satisfeito mesmo quando não possuirmos exatamente o produto que ele deseja. Temos todo o interesse em satisfazer as suas necessidades, de resolver as suas dúvidas e problemas, de ouvir o cliente com a máxima atenção e sempre, as suas opiniões serão consideradas por nós como um ponto chave no negócio, já que procuramos personalizar o nosso cliente, tornando-o especial. Manteremos também um primor quanto à total higiene e ao ambiente da agência; sempre receptivo e muito aconchegante aos nossos clientes, além disso, procuraremos disponibilizar aos nossos clientes, total flexibilidade e adaptabilidade – de algum modo nós iremos satisfazê-los.

9.  AÇÂO E CONTROLE
     A Global Tour Corporation irá atuar com constantes desafios, não ficaremos a espera dos clientes, vamos agir à busca deles, de uma maneira planejada e com as excelentes opções de produtos que dispomos. Para isso teremos metas internas:
1º. Mês - 1 produto por venda / atendimento
2º. Mês – 2 produtos por venda /atendimento
3º. Mês – 3 produtos por venda / atendimento
4º. Mês – 4 produtos por venda / atendimento
5º. Mês – 5 produtos por venda / atendimento
      Este é um exemplo de como as agências de viagens atuam no mercado, pois elas só operam com a venda e só buscam as comissões do mercado, já o nosso caso é bem diferente, é claro que venderemos passagens e estadias também, mas o principal produto nosso é o atendimento ao público corporativo e aos eventos desse público. Inclusive, na data do dia 16 de novembro de 2010, os comentários sobre uma “possível” nova crise dos Países  Europeus  estão cada vez mais fortes no mercado, já se especula que o Euro não conseguiu sair fortalecido da “outra” recente crise mundial, e esse é mais um fator importante para o nosso mercado corporativo de turismo. No próximo item deste plano faremos alguns comentários sobre os aspectos e algumas projeções financeiras do mercado brasileiro, mesmo sabendo que com essa noticia que acabamos de citar, sobre uma eminente crise do mercado Europeu, a tendência é que o mercado mundial se encolha um pouco, mas, também sabemos que as corporações irão procurar por mercados mais receptivos e com boa saúde financeira, e neste caso o Brasil, que está entre os 6 (seis) melhores mercados mundiais será destaque e um dos alvos principais dessa investida das grandes corporações por mercados em ascensão.

9.1  RESULTADOS FINANCEIROS ESPERADOS
     A nossa previsão para os 12 primeiros meses, assim como para os próximos 5 anos da Global Tour Corporation está muito direcionado para o nosso vinculo de parceria com algumas empresas do ramo de turismo e do ramo corporativo, atuaremos junto de empresas do segmento publicitário e de Eventos, o que nos levará a uma parceria, que se resume em benefícios e conhecimentos técnicos de turismo que dispomos, junto ao conhecimento  e o marketing de publicidade que elas prestam ao setor corporativo, isso irá nos proporcionar participar de projetos corporativos de final de ano, que é quando todas as  corporações oferecem aos seus funcionários, clientes e fornecedores uma festa de final de ano ou um evento de celebração desse período. Nós da Global Tour Corporation iremos prestar os nossos serviços de eventos corporativos em conjunto com estas empresas do segmento publicitário e de promoções. A nossa expectativa para os primeiros 12 meses é vir a fechar 2 até 4 eventos desta natureza, sabendo que estaremos atuando em conjunto com essas empresas por todo o tempo, então é muito provável que atenderemos a outros eventos corporativos nesse período. E nesse momento é importante que a Global Tour Corporation deixe clara a sua posição em relação ao que é uma parceria comercial. Comprar e vender não quer dizer parceria. Comprar e vender são uma relação comercial. As parcerias acontecem quando as empresas ganham juntas, não ganham nada, pode até ter prejuízo juntas, desenvolvem projetos juntas, evoluem, crescem e até constroem juntas. A Global Tour Corporation crê que “o mundo está mudando rapidamente. E não será o maior que irá derrotar o pequeno – e sim, o mais rápido derrotará o lento
      Estamos provisionando um faturamento mensal e o nosso custo fixo para os primeiros 12 meses dentro do atual momento econômico mundial e nacional, estamos atentos  e acompanhando todos os movimentos do mercado de turismo e do mercado corporativo em geral. Sabemos que nenhum mês não será igual ao outro, mas acreditamos que no nosso primeiro ano de funcionamento a situação financeira da nossa empresa de turismo estará assim:

Projeções Futuras




Despesas Fixas
 Global Tour 
Vendas de                                          Valores Mensais


Mensais
  Corporation
 Produtos e Serviços
Comissão Global


Aluguel/condomínio
             6.000,00
Passagens
                   12.000,00


Luz/água/IPTU
                 450,00
Eventos Corporativos
                   45.000,00


Telefonia/NET
             1.200,00
Reservas Hotéis
                   34.000,00


Celular via satélite
                 750,00
Aluguel de carros
                      7.000,00


Folha de pagamentos
           45.000,00
Traslados/serviços check
                      4.000,00


Desp. Contador/adv.
             3.500,00
Embarques/desembarques
                      9.000,00


Desp. Manutenção
             3.200,00
atendimentos personalizados
                   14.000,00


Impostos
           29.340,00


           89.440,00
                 125.000,00






    - controle interno da Global Tour -                                                                                                 - Valores em R$ -
       Até agora neste plano, já demonstramos as previsões do futuro do nosso setor, das expectativas das corporações com o Mercado Brasileiro, que se encontra numa constante crescente, o PIB brasileiro está com números satisfatórios e isso é festejado em todo o planeta, a inflação está sob controle, desde o plano real é possível combatê-la com sucesso, mesmo com a troca do presidente, continuamos com um cenário otimista, já que houve uma “continuação” do Governo passado. Os gestores da Global Tour Corporation sabem que quando a agência começar a funcionar, trabalharemos com estas três famílias de gastos: os custos variáveis, as despesas fixas e as despesas comerciais. Todo esse “trabalho” que será desenvolvido por nós, é simples de entender: Temos que tornar a nossa agência viável e compensadora, isso é: capaz de gerar lucro:
Lucro = Receitas - (custo variável + despesas fixas + despesas comerciais)
     Nós da Global Tour Corporation, trabalhamos sabendo que todo o lucro acumulado em um período de tempo é um resgate do investimento que fizemos na montagem da agência, e que iremos denominar de Retorno do Investimento. Já os custos variáveis são todos os gastos que ocorrerão em função da prestação de serviços aos nossos clientes, assim teremos o dever de manter estes custos sob controle e efetuar sob todos os serviços prestados ou produtos vendidos uma retirada de um valor a ser definido pela gestão da empresa, a fim de poder saldar o valor investido na abertura da empresa. E nesta etapa do plano, temos que decidir por um equilíbrio entre essas duas equações básicas:
Lucro (unitário) = Preço de venda que o mercado pratica - (Custo Variável + Despesas Comerciais + Parcela de Despesa Fixa), ou seja: (L = PVm - (CV + DC + DF)

                                  Ou

Preço de venda desejado por você = Custo Variável + Parcela de Despesa Fixa + Despesas Comerciais + Lucro, ou seja: (PVd = CV + DF + DC + L)

A nossa fórmula “PV - CV - DF - DC = Lucro”.
     Para se obter o Ponto de Equilíbrio da Agência de Viagens e Turismo, é importante determinar o volume de faturamento mínimo para não ter prejuízo.  A fórmula de cálculo é simples, mas o que mais importa é termos o domínio sobre todos os aspectos envolvidos nesta questão de volume de faturamento, não somente calcular um valor.


9.2  PROGRAMAÇÕES DAS AÇÕES
      Todos que participam das operações da Global Tour Corporation sabem de suas atribuições e suas tarefas, mas iremos listar algumas delas:
- Reuniões de apresentação do nosso portfólio aos prospects corporativos e clientes corporativos – Função delegada aos 2 sócios gestores da Agência.
 - Propostas de produtos corporativos como: eventos de vendas, eventos de lançamento de produtos, feiras e exposições, congressos e seminários, wokshops e treinamentos, eventos, festas, confraternizações e eventos de integração corporativas – Função delegada à presença de 1 gestor, 1 gerente de negócios da agência e 1 guia turístico.
- Propostas de produtos corporativos como: eventos de motivação, viagens de incentivo, viagens de premiação, eventos de premiação, endomarketing, integração, produtividade, desenvolvimento, qualidade e alta-performance – Função delegada à presença de 1 gestor, 1 gerente de negócios e 1 guia turístico.
- Fechamento de reservas em vôos e estadias em hotéis, contratação de transportes intermunicipais e interestaduais, entrega das passagens e desembaraço dos documentos dos passageiros, entrega das passagens e reserva de acomodações – Função destinada a 1 atendente e 1 entregador da agência.
     Além dessas ações junto dos clientes, existem as ações dos guias turísticos, que são de intenso contato com as regiões que têm mais interesse dos nossos clientes ou que são as mais atrativas do mercado turístico. Os nossos gerentes têm todo um trabalho de controle dos diversos relatórios internos dos nossos produtos e da nossa empresa, junto é claro do controle dos nossos fornecedores e parceiros. A atuação destes profissionais na agência é muito importante, pois eles detêm todas as informações necessárias para a tomada de novas decisões ou reavaliação dos projetos em andamento pela agência. Para finalizar este plano, iremos informar como será a provável estrutura funcional da nossa agência de viagens.
2 sócios gestores, sendo um financeiro e outro voltado aos negócios corporativos.
2 gerentes de negócios de turismo, sendo um nacional e outro internacional.
2 guias de turismo sendo os dois bilíngues com amplo conhecimento do mercado.
2 atendentes bilíngües e universitários em turismo.
1 entregador e 1 copeira.

Bibliografia
TOMELLIN, Carlos. Mercado de Agências de viagens. São Paulo: Aleph, 2001.
PETROCCHI, Mário. BONA, André. Agências de Turismo, planejamento e gestão. São Paulo: Futura, 2003.









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