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Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

6 de dezembro de 2010

A Comunicação Interna dentro das Corporações

Esta foi a atividade apresentada pelo Grupal para a matéria de Comunicação Empresarial,
na última semana de aulas do 3o. Semestre de 2010.







   Introdução
     Em meados dos anos 60, algumas empresas brasileiras perceberam a necessidade de estabelecer um contato maior com os seus públicos. O então jornalzinho, que era o instrumento de comunicação empresarial da época, e que geralmente só trazia elogios aos diretores da empresas, expandiu-se, e a partir deste momento o seu objetivo era de promover a integração entre os funcionários das empresas. Já no final da década de 70, surgem novas áreas nas empresas e começa a existir uma disputa interna para ver quem irá comandar a área de comunicação. Nessa disputa estão os departamentos de: recursos humanos, relações públicas, marketing, vendas e o departamento de jornalismo. Na verdade o as empresas buscavam nesta época, era uma maior mobilização dos trabalhadores em torno das metas da organização, a divulgação dos valores a serem alcançados e promover um maior associativismo. Com o inicio da década de 80, a comunicação estratégica ganha destaque e isso faz com que muitos dos profissionais que trabalhavam em redações de jornais e revistas, partam para a comunicação organizacional, e com isso a comunicação interna das empresas passa a ser utilizada também, como uma ferramenta de pesquisa interna, já que a empresa pode “mapear expectativas, anseios, angústias, alegrias e distúrbios internos. Também nessa época dos anos 80, as empresas a fim de melhorar a sua imagem e a visibilidade, passam a defender o seu posicionamento político de uma maneira mais aberta, já que o nosso País está deixando para trás o regime militar e os novos ventos que sopram trazem a liberdade de opinião e de expressão, e as empresas vêem a necessidade de saírem das redomas e abrirem o seu pensamento à mídia.
   Desenvolvimento
     Com o passar dos tempos e de tantas conquistas, a comunicação interna, que é o nosso tema, passa a ser utilizada pelas empresas como uma ferramenta estratégica, que visa à compatibilização dos interesses tanto dos empregados, como os interesses da empresa, através de diálogos, de trocas de informações e de experiências. Na verdade o que se busca é manter um equilíbrio na relação entre empregador e empregado, através de uma continua troca de informações. O que podemos notar é que para se alcançar um ponto de harmonia e de interação, a comunicação interna precisa constantemente: promover conhecimento em todos os níveis, restaurar a confiança na identidade da empresa, promover uma informação adaptada a todos os níveis, favorecer a expressão de todos os empregados, a divulgação das iniciativas e dos sucessos das equipes de trabalho e da corporação.
    A comunicação interna tem a missão de contribuir para o desenvolvimento e para a manutenção de um clima positivo, que seja propício ao cumprimento das metas estratégicas da organização e ao crescimento de suas atividades e serviços, visando com isso à expansão dos seus produtos ou serviços. Com isso, percebemos que a comunicação interna é uma importante ferramenta motivacional e encarada desde muito tempo como uma maneira de motivar o seu público interno a desenvolver as suas atividades atingindo as metas da organização. Hoje, o desafio das organizações é conseguir gerenciar o grande volume de informações que circulam diariamente nas empresas, tanto formal quanto informalmente. Motivos não faltam para se ter uma boa comunicação interna nas empresas, afinal, quanto mais informações adequadas disponíveis, mais envolvimento os empregados terão com o negócio. A importância da circulação das informações, da integração entre os setores e a capacitação para o desenvolvimento das tarefas são muito importantes para a empresa, e é neste aspecto que a comunicação interna estimula o diálogo e a troca de informações entre a gestão executiva e o corpo operacional da empresa, seja na busca de uma qualidade total ou no cumprimento da missão da organização. Para os trabalhadores, a comunicação interna ainda pode ser uma importante aliada para que ele possa exercer a sua cidadania, tanto do ponto de vista pessoal, quanto do profissional, além disso, considerando que grande parte do tempo é passada no ambiente de trabalho é importante que este seja o mais agradável possível.

   Meios de Divulgação
     A comunicação interna é dirigida a um público alvo e, com o crescimento das organizações, tornou-se necessária a utilização de instrumentos escritos, pois somente a comunicação interpessoal não seria capaz de suprir a demanda de informações. Os veículos de comunicação dirigida podem ser informativos, onde se encontram: avisos, cartas, memorandos e outros, que podem ter uma periodicidade típica, como os boletins, newsletter, jornal mural, jornal, revista de empresa, almanaques e magazines. Também a transferência dos veículos escritos pode ser visual, quando utilizam quadro ou paredes para disseminação das informações, pode ser ainda eletrônico ou virtual, quando as informações são veiculadas através de vídeos, totens e computadores, ou físico quando há a transferência de material do emissor para o receptor.
O jornal é um reconhecido veículo de comunicação interna escrita que narra à vida da organização e, devido a sua popularidade entre os funcionários, pode vir a compor a base de formação do seu público interno. Usualmente esse veículo de acontecimentos na empresa tem a sua circulação mensal ou em um determinado período. Apesar da grande disseminação da tecnologia, o jornal ainda continua sendo um dos meios de comunicação interna mais utilizados pelas empresas, principalmente fábricas.
Com a grande comercialização de notebooks, laptops, celulares, e PDAs (Personal Digital Assistants) e os vertiginosos avanços das operadoras de aplicações, conteúdo e serviços; fez com que todas essas mudanças interferissem nos processos e fluxos da comunicação das organizações, já que com o surgimento de tantas ferramentas digitais, muitos dos veículos antes impressos agora foram adaptados aos modernos meios de comunicação eletrônica e virtual, fornecendo com isso aos veículos de comunicação dirigida escrita, maior flexibilidade, rapidez e alcance. É claro que essa transformação está ligada às características e ao tipo de público de interesse do veículo, no caso dos boletins, jornais e revistas “a forma é adequada principalmente para o público interno.
     Apesar de todas as transformações, os veículos impressos têm demonstrado força nas organizações brasileiras, é o que mostrou a edição de 2007 da Pesquisa Comunicação Interno da ABERJE. Nesta pesquisa, “jornal impresso é apontado como o principal veículo de comunicação interna por 22,6% dos entrevistados”. Embora o acesso à internet fora das organizações seja alto, isto ainda não é uma realidade para comunicação interna. A pesquisa da ABERJE indica que apesar da intranet estar presente em 87,2% das empresas ela é disponível para, pelo menos, a metade dos funcionários em apenas 62% deste total (ABERJE, 2007). Com isso, percebemos que mesmo com o surgimento de novas mídias a comunicação organizacional ainda utiliza diversos veículos impressos para atingir o público interno, enquanto que externamente a publicidade migrou quase que totalmente para a internet.

     Alguns especialistas no assunto de comunicação interna afirmam que uma comunicação interna eficaz necessita dos cinco Cs:
Clara, consistente, continua e frequente, curta e rápida e completa.
     Isso porque o foco da comunicação interna é a motivação, afinal, toda instituição é formada por pessoas e o modo como estas pessoas se relacionam com os clientes, os parceiros de trabalho e os fornecedores, e esse modo de relacionamento pode ser decisivo, isso tanto para pequenas empresas, como para as grandes empresas, já que as empresas menores podem implantar projetos de comunicação interna com a intenção de promover encontro entre funcionários ou criar pequenos informativos. Logo, para que a organização tenha uma boa comunicação interna é preciso fazer pesquisas com as metodologias adequadas e, após a avaliação destes dados fazer com que eles sejam transformados em ações necessárias, também a experiência comprova que, apesar do planejamento estratégico, a comunicação interna pode ser aperfeiçoada no dia a dia, com a correção dos rumos e o acompanhamento do clima organizacional. Isso pode ser percebido atualmente, já que almejando um processo de comunicação mais eficaz, a tecnologia da informação (TI) é comumente usada como ferramenta de comunicação. O uso da TI trouxe uma nova dinâmica ao processo de comunicação, tornando-o mais ágil, integrando os departamentos internamente e entre outros departamentos, reduzindo os gargalos de informação e melhorando o processo de seleção e busca de dados para a tomada de decisão. Porém, há que se tomar cuidado com o uso indiscriminado dessa tecnologia, a fim de não sobrecarregar os canais disponíveis e com isso criar barreiras ao processo comunicativo interno.
     Ainda em tempo, antes de encerrarmos, vamos repassar alguns dos principais objetivos da comunicação interna nas empresas:

1-    Tornar influentes, informados e integrados todos os funcionários da empresa;
2-    Possibilitar aos colaboradores de uma empresa o conhecimento das transformações ocorridas no ambiente de trabalho;
3-    Tornar determinante a presença dos colaboradores de uma organização no andamento dos negócios;
4-    Facilitar a comunicação empresarial, deixando-a clara e objetiva para o público interno.




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