Iremos acompanhar, a partir de agora, tudo sobre o PLANO DE NEGÓCIOS, ferramenta importantíssima da Administração, independente do tamanho ou da estrutura da Empresa.
Em pesquisa realizada pelo SEBRAE, verifica-se que os fatores de mortalidade das empresas nacionais indicam:
- Falta de planejamento
- Deficiência de Gestão
Assim, quando fala-se em empreendedorismo, remete-se ao termo:
Plano de Negócios ( Bussiness Plan ).
Sua principal utilização é prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento de qualquer empresa, em especial de um start-up.
Estrutura de um Plano de Negócios
- Capa
- Sumário
- Termo de confidencialidade
1 - Sumário executivo
2 - Descrição da Empresa
3 - Estrutura Legal
4 - Estrutura Organizacional
5 - Análise Mercado
6 - Produtos / Serviços
7 - Plano de Marketing
8 - Plano de Operação
9 - Plano Tecnológico
10 - Plano de Recursos Humanos
11 - Plano Financeiro
Anexos
Essa ferramenta de gestão pode e deve ser usada por qualquer empreendedor que busque analisar uma oportunidade numa base lógica e racional. Porém, apenas razão e raciocínio lógico não são suficientes para determinar o sucesso do negócio.
Este documento que sintetiza e explora as potencialidades de um negócio, e os riscos inerentes a ele, também apresentará em seu desenvolvimento impressões que o empreendedor tenha do mercado de atuação do empreendedorismo.
O Plano de negócios é um documento que não garante a lucratividade e o sucesso da empresa, todavia, se elaborado com informações de qualidade, contribui significamente para a melhor gestão do empreendedorismo. Uma tradição que deve ser rompida é achar que o Plano de Negócios deve ser elaborado uma única vez, e assim, esquecido. Este erro é comprometedor.
A concorrência muda, o mercado muda, as pessoas mudam. O plano também.
Plano de Negócios é uma ferramenta dinâmica, que deve ser atualizada constantemente, pois o ato de planejar é dinâmico e cíclico.
Afinal, o que é o Plano de Negócios?
É um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa.
Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem, e ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios.
Com o Plano é possível:
- Entender e estabelecer diretrizes para o negócio,
- Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões corretas.
- Monitorar o dia a dia da empresa e tomar ações corretivas, quando necessário.
- Conseguir financiamento junto a bancos, governo, SEBRAE, investidores e etc.
- Identificar oportunidades e transforma-las em diferenciais competitivo.
- Estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo (fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, etc)
- Testar a viabilidade de um conceito de negócio.
- Transmitir credibilidade
- Desenvolver a equipe de Gestão.
A quem se destina o Plano de Negócios
- Mantenedores das incubadoras, para fins de financiamento
- Parceiros: para definições de estratégias.
- Bancos, financiamentos, capital de giro, imóveis, expansão da empresa, etc.
- Investidores, empresas de capital de risco, Angels, BNDES, Governo, etc.
- Clientes: para venda do produto / serviço e publicidade da empresa.
CAPA: Apesar de não parecer é uma das partes mais importantes do Plano de Negócios, pois é a primeira parte que é visualizada por quem vê o Plano de Negócios. Devendo, portanto, conter as informações necessárias pertinentes para um rápido acesso aos responsáveis pela elaboração do Plano.
Nessa seção são definidos os rumos da empresa, sua missão, visão, oportunidades e ameaças externas, suas forças e fraquezas, seus objetivos e metas do negócio.
Descrição da Empresa
- Fornecedores: para negociação de compra de mercadorias, matéria-prima e formas de pagamento.
Com todos os níveis hierárquicos
- sócios-captação de sócios e esclarecimento dos projetos.
Estrutura do Plano de Negócios.
Não existe uma estrutura rígida e específica do Plano de Negócios, pois cada negócio tem particularidades e semelhanças, sendo impossível definir um modelo padrão, que seja universal e aplicados em qualquer negócio.
Mas qualquer que seja a estrutura adotada, esta deve apresentar um mínimo de seções as quais proporcionarão um entendimento completo do empreendimento.
Obs. O Planejamento é estruturado em cima do Plano de Negócios.
Estrutura sugerida para pequenas empresas:
Sumário: Deve conter o título de cada seção e a página respectiva onde se encontra. Isto facilita o leitor do Plano de Negócios a encontrar rapidamente o que lhe interessa.
Sumário Executivo: Considerado por muitos, com a principal seção do Plano de Negócios. O sumário executivo fará o leitor decidir se continuará ou não a ler o documento. Portanto, deve ser elaborado com muita atenção e revisado várias vezes, pois deve conter as principais informações que constam no Plano de negócio, considerando-se um limite de páginas para isto.
Pode ser dirigido ao público do documento de maneira a explicar qual o objetivo do Plano de negócios em relação ao leitor (por exemplo, requisição de financiamentos junto a Bancos, Apresentação da empresa)
O Sumário Executivo deve ser a última seção a ser escrita, pois depende de todas as outras seções do Plano de Negócios.
Análise estratégica
Descrição da Empresa
Nessa seção deve-se descrever a empresa, razões de sua constituição, razão social, impostos, estrutura organizacional e legal, localização, parcerias, certificações, serviços terceirizados, etc..
Produto e Serviços
Nesta seção temos como os produtos e serviços são produzidos, quais recursos necessários, tecnologia envolvida, registro de marca e olipatente de algum produto.
Obs. até a semana que vem, concluo este artigo.
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