Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

1 de abril de 2010

Produção de texto a partir de Fluxo de Informação

  Segue uma produção de texto que foi elaborada para a disciplina de interpretação e elaboração textual do 2o. Semestre.  



A Substituição do Homem pela máquina


 Vamos fazer um passeio pela história para compreendermos melhor os diferentes sentidos do trabalho. Em uma época passada, chegou-se a pensar que o trabalho era somente o ato de modificar algo da natureza, como pegar uma tora de madeira e transforma-la em um banco, este caso é um típico exemplo da ação do homem transformando a natureza, claro que para isso é necessário a utilização do raciocínio, da capacidade de planejar e executar estas ações em seu próprio benefício.

 

   O homem foi pouco a pouco percebendo que ele não transformava apenas a natureza, mas também a si mesmo. Assim, ele foi criando meios de sobrevivência, de subsistência, mas, ao mesmo tempo, entrou numa frenética procura de melhorar, de aperfeiçoar o que ele fazia. Para isso passou a utilizar muito mais a sua inteligência, sua criatividade e, com o passar do tempo, sua experiência foi de fundamental ajuda na melhoria dos resultados procurados por ele.



   No inicio dos tempos, o trabalho era todo artesanal e havia um sistema de troca entre as pessoas. Alguém produzia leite e seu vizinho plantava trigo; então havia a troca, o que sobrava para um e faltava para o outro e, assim, conseguiam sobreviver e manter suas famílias. Era, na verdade, um período de troca de produção e não do seu trabalho; já que cada um produzia para o seu sustento e o que sobrava era trocado.


   Com o surgimento da moeda, chegamos ao momento em que os artesãos passaram a se organizar e formaram um grupo. Os mais experientes eram chamados de mestres, já que possuíam suas próprias ferramentas e com isso aconteceu à divisão do trabalho. A divisão dos trabalhadores deu-se por etapas de produção, então, na construção de uma carroça, por exemplo, um trabalhador lixava a madeira e martelava o prego da roda, a partir daí ele deixava de saber construir a carroça inteira.



   As mudanças tomaram um destino sem volta, a partir do uso do carvão para movimentar as máquinas, passamos pela descoberta da eletricidade, do uso do petróleo, da transformação do ferro em aço; o que possibilitou o aperfeiçoamento das máquinas e com isso a produção das fábricas aumentaram freneticamente levando a níveis alarmantes de sacrifício humano. Com isso, começaram também as organizações dos trabalhadores, os pedidos de redução da jornada de trabalho, melhores salários e de melhorias nas condições de trabalho.


   Seguindo com a história do trabalho, chegamos ao microcomputador, que é uma invenção da microeletrônica e é um equipamento composto de partes muito pequenas que agilizam todos os processos do trabalho em várias áreas. Com esse novo processo, muitas profissões desapareceram, e ao mesmo tempo, outras várias foram criadas, só que com um nível de qualificação maior. Este fato ficou conhecido como reorganização produtiva, ou seja, as empresas passaram a produzir mais com menos pessoas trabalhando.





          título original:Modern Times / direção: Charles Chaplin


   Concluindo este passeio pela história do trabalho, não podemos deixar de refletir sobre o fato de que não há saber mais ou menos, há saberes diferentes. É importante ressaltar que as nossas habilidades e competências são cada vez mais valorizadas no mundo moderno e isso faz com que o homem não seja visto como um simples acessório no mercado de trabalho e sim como uma peça de fundamental importância na engrenagem desta máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog