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11 de fevereiro de 2010

- Merchandising - o grande apoio às Vendas

Princípios do Merchandising apoio às Vendas



                         



“ A atmosfera de uma loja, quando em conexão com o desejo do consumidor, aumenta o tempo dele no ponto-de-venda e estimula a escolha e compra e a compra de mercadorias.”

 O merchandising é a venda sem palavras, com a utilização apropriada de mercadorias, dos equipamentos e do espaço de vendas (layout), produzindo uma “conversa” que desperta o desejo de compra dos consumidores e, ao mesmo tempo, transmite a imagem da loja. É importante ressaltar que merchandising refere-se a ações no ponto-de-venda.


 Segundo a associação de Marketing, o merchandising é uma operação de planejamento necessária para se pôr no mercado:



. o produto certo;


. no lugar certo;


. no tempo certo;


. na quantidade certa;


. no preço certo;


. com impacto visual certo.


 O visual merchandising é a arte de dramatizar a apresentação da mercadoria para estimular e encorajar o interesse do consumidor e induzi-lo a comprar.



Objetivos do Visual Merchandising




Os objetivos do visual merchandising são:



1. Comunicar a imagem da loja ao consumidor.


2. Permitir entretenimento enquanto se compra.


3. Motivar o cliente a se deslocar para efetuar uma compra.


4. Gerar freqüência de visitas a partir de ações criativas.



 Análises da psicologia do consumidor e de seus aspectos sensoriais, levantados em pesquisas de mercado, mostram a importância que isso pode ter no comportamento de compras. As formas de percepção do consumidor, de como visualizar as cores e suas influencias psicológicas, aromas e suas associações, o prazer de degustar, a atenção para a chamada auditiva ou para os conhecimentos que afetam positivamente as exposições de produtos.




 As exposições de mercadorias devem ser adequadas aos hábitos de compra do consumidor e devem explorar:


. a força do convencimento das cores em prateleiras enfeitadas com materiais de apoio coloridos, banners, displays, embalagens, etc;



. todos os sentidos do indivíduo, como uma iluminação diferenciada, aromas especiais, sons diferenciados, etc.;



. a altura em que se colocam os produtos (antropometria);



. a atração das vitrines;



. os espaços da loja com estudos em planta baixa – layout criando-se pilhas d produtos, ilhas de produtos, ambientes especiais, corredores decorados com produtos em promoção, etc.



Em relação à exposição dos produtos, é importante observar:






Pontos quentes da loja: locais com vendas acima da média da loja; podem ser naturais ou criados;



Ponto frio da loja: locais com vendas abaixo da média da loja.



Em relação às cores, precisamos lembrar que sentimos as cores como quentes ou frias, pesadas ou leves, calmantes ou estimulantes.



. cores quentes: vermelho, laranja e amarelo; atraem e dão sensação de calor;



. cores frias: verde, azul e violeta; dão à sensação de frescor;



. cores básicas: branco e preto; devem estar afastadas das cores vivas para serem atraentes;



. cores neutras: palha, marrom, ferrosa, cinza; também devem estar afastadas das cores vivas para serem atraentes.


Vitrines


  Embora as vitrines sejam claramente externas à loja, podem ser um componente importante do seu layout. Elas fornecem uma mensagem visual sobre o tipo de mercadoria, a venda e o tipo de imagem que a loja deseja transmitir.

  Segundo especialistas, a vitrine passa a ser a loja toda, sejam quais forem os métodos utilizados para organizar uma setorização de mercadorias ou agrupamento por sexo, faixa etária ou comportamento.



Curiosidade



. A maioria dos consumidores tende a virar para a direita quando entram em uma loja.


. As exposições de mercadorias devem ser adequadas aos hábitos de compra dos consumidores.


. Ações de merchandising devem ser planejadas e não improvisadas, e devem ser avaliadas constantemente.




Conhecendo um pouco das técnicas de vendas utilizadas pelo varejo



“ Vender é ajudar as pessoas a obter o que elas desejam “



  Uma venda é um conjunto de atividades de responsabilidade do vendedor para facilitar a decisão de compra do cliente. Infelizmente, vendedores maltreinados são um dos principais motivos para as pessoas não gostarem de fazer comprar, além das filas e das multidões.


Um vendedor, para gerenciar de forma eficaz o processo de vendas, precisa saber ouvir, questionar, interpretar informações, usar os seus canais de comunicação, ser flexível e usar todas as ferramentas possíveis para tornar o processo de compra agradável ao cliente.


Vamos conhecer as principais etapas de um processo de Vendas no Varejo

                                             


. abordagem ativa;

. levantamento de informações (sondagem);


. apresentação dos produtos;


. tentativa de fechamento;


. trabalho de objeções e fechamento da venda;


. pós-venda



Abordagem



“O vendedor só tem uma chance para causar uma boa primeira impressão.”


  A maioria dos clientes, mesmo quando tem uma necessidade específica,começa seu processo de compras vasculhando com os olhos. O propósito da abordagem dos vendedores é estreitar o foco do cliente de um interesse generalizado e amplo para uma consideração de itens específicos. Enfim, seja quem for a pessoa com quem falar, o primeiro objetivo do vendedor deve ser de apresentar-se e estabelecer um relacionamento.


Como é realizada uma boa abordagem:

(visão do vendedor)



. cumprimentar o cliente;


. sorrir genuinamente;


. apresentar-se pelo nome;


. ganhar a confiança do cliente.



A importância do Marketing pessoal na abordagem

(relatos de um vendedor)



  A primeira venda que se faz é a própria imagem. Portanto, o vendedor deve vestir-se corretamente,apresentando-se com boa higiene pessoal, incluindo cuidados com cabelos e dentes, certificando-se da ausência de odores desagradáveis decorrentes do excesso de transpiração. Para ser bom em vendas, é necessário ser bom com a autoimagem. A nossa aparência mostra como nos sentimos a respeito de nós mesmos. O primeiro aspecto visível do nosso marketing pessoal é a roupa que estamos usando e a nossa aparência. São Necessários apenas 10 segundos para que uma outra pessoa forme uma opinião sobre nós. Daí aquele velho ditado popular: “A primeira impressão é a que fica”.



Detalhes de um processo de comunicação com o cliente

(visão do profissional de vendas)



  Como sabemos, comunicar de fato é transmitir uma mensagem a partir de um meio qualquer e essa mensagem ser entendida pelo receptor. A partir daí, o receptor responde (feedback) e o emissor entende a sua resposta. Parece um processo fácil, porém, não é. Há vários detalhes que podem interferir no bom resultado de um processo de comunicação, por exemplo:


. o emissor ou receptor tem pouco conhecimento do assunto tratado;


. o receptor não está interessado no assunto;


. diferenças culturais de ambos os lados;


. aparência ruim;


. utilização de tom de voz inadequado;


. erros nos registros de informações;


. vícios de linguagem,como: né, tá, tipo assim, assim, entendeu? , etc..




  Quando nos comunicamos com outras pessoas, talvez não o percebamos, mas exercemos um efeito nelas. É algo que não se pode evitar. A maior parte da influência é aleatória e sem intenção, mas, nem por isso influencia menos do que se fosse premeditado. As palavras descrevem pensamentos e experiências e os nossos pensamentos e experiências são únicos. Um vendedor profissional deve prestar atenção nas palavras que utiliza e no efeito que elas geram na mente do consumidor. E não apenas o que ele diz o que conta, mas principalmente como ele diz.



Curiosidades: Você sabia que quando conversamos com um vendedor, durante essa comunicação, nós iremos guardar as seguintes informações:


. 7% das informações recebidas;

. 38% dos sons, principalmente o tom da voz;

. 55% das imagens, principalmente a fisionomia do vendedor.


A Magia por trás do Nome de uma pessoa


  Os vendedores fazem uso do nome do cliente o máximo que podem. O nome de uma pessoa é muito importante. A idéia é colocar a comunicação num plano mais pessoal, informal e menos ameaçadora. Muitos vendedores apresentam dificuldades em saber qual o momento certo para perguntar o nome do cliente. É na abordagem? Quando o cliente fecha a compra? Quando ele está indo embora? A resposta é simples: Quando a conversa está fluindo sem barreiras, o vendedor sempre pergunta o nosso nome. O bom senso é um ótimo instrumento e muito utilizado nessas situações.



Curiosidade: Sabia que existem técnicas que os vendedores utilizam para memorizar o nome do cliente?



. perguntar o nome da pessoa quando sentir que a comunicação com o cliente estiver funcionando.

. procuram formar uma impressão clara do nome e da fisionomia do cliente;

. associar mentalmente o nome do cliente com alguma imagem familiar ao cérebro;

. Logo após ouvir o nome do cliente, o vendedor procura repeti-lo algumas vezes durante a conversa;



Você sabe como os vendedores quebram o gelo ?



  O desfoque positivo (quebra-gelo) é uma ótima ferramenta na conquista da confiança do cliente. A idéia é fazer um comentário ou uma pergunta ao cliente que não esteja relacionada aos negócios (compra e venda). Destina-se a estabelecer uma relação pessoal com o cliente, de ser humano para ser humano, em vez da relação cliente-vendedor.

Exemplo:


Vendedor: - Quem irá utilizar este relógio?

Cliente: - Ah! Será minha filha mais velha. Ela está se formando.

Vendedor: - Que maravilha! Ela esta se formando em que?



A reação dos vendedores a “famosa frase” – Só estou dando uma olhadinha!



  É comum o cliente dar aquela famosa resposta à abordagem do cliente: “Só estou dando uma olhadinha”. Geralmente esta postura do cliente é apenas um esquema de defesa contra vendedores mal preparados.

  È importante ressaltar que a maioria dos clientes não está apenas olhando. Eles estão na loja para comprar alguma coisa – e o vendedor está na loja para vender alguma coisa. Então são utilizadas as seguintes técnicas:



.uma palavra ou frase de aceitação do tipo: Perfeito!, Claro!, Entendo! Compreendo!

. solicitam permissão para fazer uma pergunta; se a resposta for um sim, partem para o próximo passo, caso contrário, deixam o cliente à vontade;

. fazem algumas perguntas: olhando algo em especial? procurando alguma coisa diferente? desejando alguma coisa especial?



Boas dicas de comportamento em processos de vendas corporativas ou diretas.



. Um aperto de mão firme, franco, honesto, inicia boas relações. Mas o aperto de mão também tem o seu momento certo. O recomendado é após o cliente falar o nome dele.

. Manter uma distância razoável do cliente, algo entre 1m20m e 1,50m.

. Evitar retribuir alguma indelicadeza, não reagir negativamente e manter o jogo de cintura.

. Quando sentir algum receio em fazer alguma pergunta durante uma reunião de negócios ou em um processo de venda, sempre peça a autorização. Pode-se ter a impressão de submissão, porém, na verdade, é uma maneira interessante de controlar o processo, além de torna-lo menos desgastante, uma vez que a outra parte permitiu esta ação.

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