Vamos falar um pouco da técnica da Criatividade!
A empresa atualmente convive com vários desafios para se manter competitiva e moderna, num mundo globalizado e conectado. Cada vez, ela precisa de empregados motivados, envolvidos e engajados para cumprir esses desafios.
Mas o que é criatividade?
Uma das definições de criatividade é a de que ela é a capacidade de resolver problemas. Outra definição bem aceita é a de que a criatividade é a busca de uma solução que fuja do comum:
Porém o que todas têm em comum é a de que para surgir à criatividade existe a necessidade de se quebrar o paradigma. Diante desse quadro, nossas empresas também necessitam estimular a criatividade, dar um ambiente adequado ao surgimento de novas idéias.
Problemas que surgem nas empresas:
. Propor o conceito de melhoria contínua.
. Implantar coleta seletiva de êxito.
Existem muitas técnicas utilizadas pelas empresas para conseguir a criatividade, vamos abordar a GESTALT.
GESTALT – A psicologia da forma e a sua contribuição para a estimulação da criatividade.
A Gestalt é a linha teórica da psicologia que tem o objetivo de estudar a lógica, que tem como objetivo o estudo da percepção. O estudo da percepção engloba os estímulos. Esse conceito nos leva aos sentidos, os quais os homens utilizam para acumular experiências e traduzir os fenômenos a que somos expostos em nosso cotidiano.
O conceito de Gestald engloba noções sobre estímulo ambíguo, figura e fundo, complementaridade, fechamento, entre outros.
São nossos sentidos:
Visão: belo, feio.
Audição: música, barulho.
Tato: áspero, macio.
Olfato: cheiroso, não cheiroso.
A criatividade é um processo, ela é sistematizada.
Para Duailibi e Simonsen* a criatividade é um processo que possuí sete fases, ao término de uma fase, imediatamente surge à próxima, e assim sucessivamente.
As sete etapas de Duailibi são:
1) Identificação: fase em que o problema é identificado, definido.
Técnica “Branstorm”
- por meio da quantidade de idéias, extrai-se a qualidade.
- existe associação de idéias.
- ausência de crítica
- reunião para criticar, encontrar os defeitos.
- normalmente participam pessoas que não estão envolvidas na criação.
Da idéia, a implementação da idéia vencedora. Nessa fase tudo aquilo que foi planejado é colocado em prática e são apurados os resultados obtidos. Para Duailibi o cumprimento dessas etapas de forma adequada pode acarretar em êxito e sucesso do projeto, da idéia.
2) Preparação: nesta fase os dados diretos e indiretos do problema são coletados e acumulados.
3) Incubação: é a fase em que as idéias, as informações são armazenadas pelo nosso inconsciente. Elas ficam em banho maria.
4) Aquecimento: é a fase do “retorno ao problema”, as idéias armazenadas voltam a ser discutidas de forma intensa.
5) Iluminação: nessa fase ocorre o fenômeno “Eureka”! (São obtidos insights a partir das idéias discutidas e a solução do problema é encontrada).
6) Elaboração: a fase é utilizada para sistematizar, estruturar, organizara idéia vencedora para colocá-la em prática.
7) Verificação: é a fase da implantação.
Técnica “Branstorm”
Essa é uma técnica muito utilizada pelos profissionais do departamento de Criação das agências de publicidade, veremos como ele e feito:
Características da Técnica.
- julgamento adiado
- por meio da quantidade de idéias, extrai-se a qualidade.
- incentiva-se a participação de todos.
- local confortável, com comida e bebida à vontade.
- ausência de crítica
Reverse Branstorm
- reunião para criticar, encontrar os defeitos.
- ausência de envolvimento emocional.
- críticas construtivas, previsão das possíveis falhas do projeto.
- da quantidade extrai-se a qualidade.
Da idéia, a implementação da idéia vencedora. Nessa fase tudo aquilo que foi planejado é colocado em prática e são apurados os resultados obtidos. Para Duailibi o cumprimento dessas etapas de forma adequada pode acarretar em êxito e sucesso do projeto, da idéia.
Referências Bibliográficas
Duailibi, Roberto; Simonsen Jr., Harry, Criatividade &Marketing. Nova Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário