Imagina-se que o líder está
mais envolvido no desenvolvimento de todo o processo das metas para o objetivo
final planejado, ou seja, o líder está à frente da elaboração, implantação e
desenvolvimento das atividades que envolvem o processo como um todo. Já o
chefe, que não deixa de ser um líder é claro, se baseia mais nos resultados
obtidos por esta determinada liderança - o chefe quer saber sobre os números,
os gráficos, enfim, dados precisos sobre o objetivo planejado.
Aqui no Brasil é comum ouvir aquela
história sobre um chefe que vive com o discurso e ao mesmo tempo pratica o “Manda
quem pode e obedece quem tem juízo”.
Afinal, existem vários tipos de chefes
que são conhecidos popularmente como:
· Chefe
Abelha, que sempre faz cera e se levanta só para ferrar os outros.
· Chefe
Caranguejo, que só faz o serviço andar para trás.
· O Chefe
Chiclete é aquele que não desgruda!
· O Chefe
Disco Quebrado não se toca nunca!
· Também
tem o Chefe Disco Velho só chia.
· Chefe
Doril: surgiu problema? Sumiu...
· Chefe
Fósforo esquenta a cabeça por pouco.
· Chefe
James Bond vive espionando as pessoas no trabalho.
· Chefe
Jóquei sempre cai do cavalo.
· Chefe
Limão está continuamente azedo.
· Chefe
Morcego só aparece no fim do expediente.
· Chefe
Orelha é aquele que só fica na escuta...
· Chefe
Papai-Noel só ‘enche o saco’ de todos.
· Chefe
Peixe: na hora do aumento, nada!
· Chefe
Prego, coitado, só leva na cabeça.
· Chefe
Sorvete: se derrete todo quando vê o diretor”.
Fonte: (O Que Podemos Aprender com
os Gansos – Vol. 2, pág. 102, intitulado Tipos de Chefes que Estão por
Aí.)
Um verdadeiro líder atua
de forma diferente. Ele faz com que as pessoas que estão sob o seu comando
aceitem e executam o que lhes é solicitado. Além disso, os liderados sentem que
estão colaborando, ajudando-o e se sentem realizados com isso - o líder é o
sujeito que tem seguidores. Ele diz façam isso e todos fazem porque os
liderados acreditam nos propósitos do líder. Um líder atuante transmite
segurança e confiança. Ele inspira lealdade. É confidente, faz com que as
pessoas se sintam à vontade para falar a verdade - os líderes tomam
decisões justas e não protegem um ou outro. Todas as suas decisões e atitudes
são transparentes, pois ele transmite um senso de justiça. O líder não é
infalível, mas quando erra assume o erro, além de que ele busca sempre ter mais
acertos do que erros.
A maior diferença entre chefe e líder:
sensibilidade para identificar, compreender e atender as necessidades da
equipe.
Liderança de Grupos
Liderança é o
processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera
resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma
ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para
alcançarem os objetivos da equipe e da organização – a liderança é um processo ‘interracional’ que contribui para
que o grupo possa agir na direção de seus objetivos e atingir seus resultados.
Uma liderança é uma condição necessária para que uma aglomeração funcione como
grupo - liderar sempre envolve tentativa por parte do líder (influenciador)
para afetar (influenciar) o comportamento de um seguidor (influenciado),
ou seguidores.
O líder,
ao influenciar o grupo nos propósitos, necessita ter objetivos definidos,
avaliar intenções, ideais e sentimentos liderados, não demonstrar insegurança e
ter controle emocional nas situações difíceis. Faz uso das suas habilidades
para que os liderados cooperem e aceitem as responsabilidades inerentes às
tarefas a serem executadas e à concordância com os objetivos visados.
O Líder no Grupo
O líder adquire essa posição através da
participação ativa e da demonstração de sua cooperação. Os membros do grupo são
mais produtivos, mais colaboradores, quando habilmente conduzidos - a
influência é o atributo principal do líder, porque no grupo, ao determinar e
atingir as metas, ele age sobre os demais, apoiado num consentimento
voluntário. Essa influência interpessoal é exercida através de um padrão de
comunicação. Esta constitui um dos elementos básicos na formação e
identificação da liderança no grupo. O líder é visto como a pessoa que injeta
energia em seu grupo serve de inspiração, está na vanguarda de qualquer atividade,
sabe como encorajar a iniciativa de seus liderados e como extrair de todos o
máximo que cada um pode dar.
O
ambiente da empresa é um dos responsáveis pelo aparecimento do líder, e a
situação é de suma importância para que isso ocorra. O líder em uma situação
não é necessariamente o líder, mesmo no próprio grupo, em uma situação
diferente. Como as situações não são as mesmas e as pessoas não podem dominar
conhecimentos e qualidades aplicáveis para todas as necessidades surgidas, a
cada momento ocupará a liderança do grupo, a pessoa que estiver em condições.
Assim o
papel do líder é desempenhado continuamente por vários elementos do grupo sob
condições especificas. Diferentes membros podem assumir a liderança, ao
satisfazer a diferentes funções do grupo. Um membro pode ter a influência mais
significativa, isto é, a maior parte das suas ideias para selecionar os
problemas ambientais do grupo, pode ser ‘adotado e denominado’ líder
fundamental ou líder de tarefa; outro membro pode influenciar mais o grupo ao
coordenar atividades de vários membros em todo cooperativo, é denominado líder
de processo; outro membro do grupo pode ter mais influência ao auxiliar os
outros a enfrentarem suas emoções, e assim, manter a coesão no grupo, é
denominado líder sócio emocional. (naturalmente um único líder pode ser ao
mesmo tempo líder de tarefa, de processo e sócio emocional).
Na
prática há enormes diferenças nos tipos de liderança, dependendo das
necessidades particulares do momento. O líder que é orientado para execução das
tarefas, para os objetivos da empresa, não é o mesmo que se preocupa com uma
excursão e outras atividades sociais - à medida que os objetivos do grupo
requerem maior diversificação de esforços e maior coordenação, aumenta a
necessidade de um líder. Alguém precisa liderar ativar o ambiente. Para isso, a
flexibilidade ajudará a adaptar os seus estilos às diferentes situações. O
líder não se impõe ao grupo – ele emerge com a aprovação de seus membros; seus
atos precisam atender às expectativas, facilitando a atuação informal de todos
para não perdê-los. Sem o reconhecimento do seu poder, o líder não consegue uma
boa atuação.
Estilos de Liderança
Há três variações do ambiente de
trabalho que controla a vida do grupo: autocrática, democrática e liberal
(laissez-faire) - os estilos determinam o tipo de relação dos líderes com os
grupos, dependendo da diversidade da situação e das diversas forças que afetam
a conduta dos liderados.
Estilo Autocrático: O líder é controlador e coercitivo, decidindo o quê o grupo deve fazer e
como fazer. Impõe suas ideias através de um monólogo e toma pessoalmente a
maioria das decisões. Isso afeta a produtividade dos seus
membros, impede a participação, há indecisão quanto às etapas futuras de
trabalho, maior dependência e falta de interesse espontâneo e pró-atividade.
Todavia, o método é válido em várias circunstâncias e o trabalho realizado é
maior apesar da insatisfação reinante; mas sem a presença do líder o grupo para
por falta de iniciativa.
Estilo Democrático: O líder democrático faz parte do grupo e usa sua influência para obter
participação; acata as ideias, discutindo-as com seus liderados, ao mesmo tempo
em que lhes amplia os conhecimentos e cria um clima harmônico e de amizade.
Ajuda o grupo a se integrar e a assumir responsabilidade. As decisões são conjuntas e a motivação é maior, o espírito de grupo é
mais acentuado, o que ocasiona eficiência geral alta e contínua no trabalho.
Daí o desenvolvimento da iniciativa, do espírito inventivo, do senso de
responsabilidade e do moral elevado.
Estilo Liberal: O líder desse grupo é menos organizado, não orienta seus liderados,
omite-se, e o grupo sem liderança e sem objetivos não obtém resultados e o
trabalho torna-se inexpressivo. Há completa liberdade para a decisão
individual, causando fracassos e atrasos nas atividades, desinteresse a
ausência de coesão grupal. Os membros se sentem frustrados com a falta de
liderança que, por sua vez, lhes frustra a necessidade de clareza, senso de
direção e realização.
Tipos de Líder
Tipo 1: Ditador, Conquistador e Destruidor
Empregam a força de vontade e a
concentração extremamente direcionadas. Eles são autênticos ditadores, grandes
governantes, altamente decididos ou pioneiros em seus setores, que geralmente
empregam a força da destruição ou uma atitude conquistadora.
“Guiem-me, sigam-me ou não me atrapalhem.”
George S. Patton, General norte-americano na Segunda Guerra Mundial.
Tipo 2: Amoroso, Sábio e Preservador
Esses líderes são os mais amados. Sua
compaixão e carisma emocional podem derreter até mesmo as pessoas mais
insensíveis.
”O que importa não é o quanto fazemos, mas sim a porção de amor que
depositamos em nossos atos”.
Madre Teresa de Calcutá.
Tipo 3: Empresário, Filósofo e Construtor
Você sabe por que o mundo está mais
estressado que antes? O estresse pode ser atribuído ao líder do Tipo 3. Eles
estão sempre criando e construindo – muito preocupados! Os empreendedores são
geradores de idéias, especialmente aquelas que reforcem o resultado financeiro.
É por isso que eles tendem a se tornar líderes prósperos.
“Já que você precisa pensar de qualquer maneira, pense grande”.
Donald Trump, magnata americano da indústria imobiliária.
Tipo 4: Artista, Dramaturgo e Entertainer
Você nunca sentirá tédio quando estiver
perto de um desses líderes. Eles são capazes de tocar música, dançar ou flertar
com você, desde que estejam com ânimo positivo. Porém, quando estão de mau
humor, seu drama arruinará não somente o seu dia como talvez sua década! Ou
estão felizes ou brigam com você. Os líderes mais evoluídos do Tipo 4 com
habilidade para a harmonia tendem a ser diplomatas, embaixadores ou peritos em
solucionar crises.
Tipo 5: Cientista, Tecnólogo e Inventor
Esse tipo de líder inclui Sir Isaac
Newton, Albert Einstein e os principais “malucos geniais” da atualidade, como
alguns especialistas em informática. Eles são líderes de mentalidade muito
objetiva e, às vezes, são tediosos e ásperos sob a ótica das pessoas mais
emotivas, Os engenheiros, os contadores, os advogados e as ditas “pessoas com
predominância do lado esquerdo do cérebro” pertencem a essa categoria.
Tipo 6: Idealista, Leal e Devotado
Os mártires que morrem por uma causa,
como Martin Luther King Jr e diversos perseguidos, incluem-se nesse grupo. Eles
reúnem naturalmente uma imensa quantidade de seguidores e devotos, em razão de
seus ideais. Essas pessoas são os seus melhores amigos quando gostam de você ou
de seus ideais, porém serão seus piores inimigos, caso eles se voltem contra
você.
Tipo 7: Perfeccionista, Ritualista e Organizador
O lema do líder Tipo 7 é: “A clareza e
a ordem estão próximas do Divino”. Esses são os melhores organizadores e gurus
para a estruturação, o ritmo e a noção de tempo. Quando se combinam com cientistas
do Tipo 5, organizam e erigem fábricas e empresas de desenvolvimento
tecnológico. Quando essa qualidade é combinada com qualidades artísticas ou
musicais, são os melhores maestros e gerentes de shows e óperas da Brodway.
Diversos desses líderes são fundadores de excelentes instituições.
Tipo 8: Os líderes integrados dos Líderes
Esse tipo é uma combinação entre três
ou mais tipos de qualidades de liderança. Os tipos evoluídos mais positivos
tornam-se os principais líderes de sua indústria ou profissão.
Em termos históricos, Cristo e Buda
integram o Tipo 8.
Em tempos modernos podemos citar Bill
Gates.
Os líderes mundialmente aclamados que
se tornam mitos pertencem à categoria do Tipo 8. Esses líderes se destacam
porque conjugam e combinam aspectos positivos de diversos estilos de liderança.
A maioria das organizações mundiais precisa possuir líderes ou equipes do Tipo
8 a fim de estar apta a implementar missões e projetos globais
bem-sucedidos. Porém os grupos poderosos mais perigosos também são conduzidos
por esse tipo, adotando ideais mais antissociais e esquemas ‘antievolucionários’,
com a máfia siciliana, a máfia japonesa Uakusa e os grupos terroristas.
(Del PE, 8 Tipos de Líderes Que Todo Líder Deveria Conhecer,
Qualitymark)
OS 10 MANDAMENTOS DO LÍDER
1. Respeitar o ser
humano e crer nas suas possibilidades que são imensas;
2. Confiar
no grupo mais do que em si mesmo;
3. Evitar críticas
a qualquer pessoa em público procurando sempre elogiar diante do grupo os
aspectos positivos de cada um.
4. Dar
a cada um o seu lugar levando em consideração seus gostos, interesses e
aptidões pessoais;
5. Dar
sempre o exemplo, ao invés de ficar criticando todo o tempo;
6. Evitar
dar ordens, procurando a cooperação de cada um;
7. Não
assumir, mesmo de maneira provisória, a iniciativa de um trabalho que pertença
a outro, mesmo pensando que faria melhor.
8. Consultar os
membros do grupo, antes de tomar uma decisão importante que envolva interesses
comuns;
9. Antes
de agir, explicar aos membros do grupo o que vai fazer e por que;
10. Ao presidir uma
reunião, não falar demais monopolizando o tempo e o assunto, mas sim
coordenando e guiando os debates para obter decisões.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.ldapolivalente.seed.pr.gov.br/
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