Nos
dias de hoje é comum encontrar milhares de empresas sentindo as consequências daquela
‘pancada’ que a pandemia do Corona Vírus deu (e
ainda está batendo) na economia mundial. Mesmo com o Banco Central abaixando
muito a taxa básica de juros da economia brasileira, isso por si só não foi
suficiente para reerguer a economia. A paralização das empresas em virtude da
pandemia e a redução do consumo das famílias brasileiras levaram o encerramento de
muitas empresas e isso trouxe um aumento expressivo no número de desempregados
aqui no Brasil. Contudo, o segmento das vendas do comércio eletrônico disparou
em virtude da impossibilidade das compras presencias devido à pandemia e isso
também fez com que os empresários desse ramo ficassem mais atentos as melhores
formas de manter uma estabilidade e controlar os custos da sua loja virtual.
Mesmo com
esse crescimento do mercado on-line é preciso que os empreendedores sempre estejam
preparados para enfrentar momentos difíceis pela frente e para isso listaremos
algumas lições de casa que visam ajudar na administração desse negócio:
Investimento
é prevenção: Um pensamento comum é que quando as vendas
começam a se desestabilizar é preciso cortar e reduzir gastos, isso não está
errado. Porém, nesses momentos de crise é normal que os preços da indústria
caiam e, dependendo do negócio, essa pode ser a hora certa para investir em
maquinários ou softwares. Estamos nos referindo em aquisições necessárias para aperfeiçoar
a sua atividade, o que pode aumentar a produtividade e fortalecer o faturamento
em longo prazo.
:
Controle
financeiro: Estando em tempos de crise ou não as empresas
precisam manter um controle financeiro rigoroso, cortando gastos a fim de evitar
o endividamento, fato esse que ajuda muito a sobrevivência num cenário de
retração. A boa e velha planilha com projeções de receitas e gastos é
indispensável. Nunca misture o montante destinado a investimentos com o
dinheiro do caixa.
Entregas
com mais agilidade: Esse é um tópico válido em qualquer época –
Todos que realizam compras na internet estão em busca de qualidade, preço e,
claro, agilidade nas entregas. Manter um controle rigoroso do estoque e definir
um horário do dia para separar os produtos comprados e entregá-los aos Correios
ou à transportadora é uma tarefa importantíssima para o negócio. Nunca esquecer
a atualização do status do processo para que seu cliente possa acompanhar tudo
pela internet.
Considere
trocar os fornecedores: É certo que estar atento a melhores ofertas
de negócio é muito importante e os períodos de crise não são diferentes, sempre
vale a pena reavaliar os seus fornecedores. Buscar no mercado por empresas que
ofereçam melhores condições de pagamento, preços mais em conta, mas que isso
não represente uma queda na qualidade do seu serviço ou produto. Sempre é possível
encontrar melhores opções e reduzir os gastos.
Dólar
nas alturas: Com a alta do dólar (como estamos presenciando em setembro/2020) isso
representa um aumento significativo no preço dos produtos importados, isso quer
dizer que a procura por produtos feitos no Brasil cresce bastante. Os
empresários precisam aproveitar a oportunidade para pesquisar os produtos mais
comprados no exterior e que se encaixam no perfil do seu negócio e investir na
venda desses artigos, porém produzidos no Brasil. Antes de investir, é preciso
avaliar se será possível ofertar esses produtos em melhores condições do que os
importados.
Parcelado,
à vista ou no boleto: Muitos clientes procuram por boas condições
de pagamento (ainda
mais nesses tempos de pandemia) e, muitas vezes, preferem comprar um produto um
pouco mais caro, mas que possa parcelar em muitas vezes. Neste caso uma empresa
intermediadora de pagamentos pode ficar responsável por todo o trâmite
burocrático do sistema. O empresário pode vender parcelado em até 12x no cartão
de crédito e receber o valor de uma só vez, sem prejudicar seu fluxo de caixa.
Além disso, o intermediador de pagamentos fica responsável pela segurança da transação
e evita que você leve algum prejuízo.
A importância
da Sua marca na rede: Tente não zerar as verbas de Comunicação e
Marketing - sem essa divulgação as pessoas não encontrarão os seus produtos e não
saberão das suas vantagens. Um dos pontos mais relevantes em tempos difíceis é
captar e fidelizar clientes, já que com a economia retraída eles buscam as
melhores condições possíveis. Afinal, com a Internet ficou muito fácil gerar
publicidade e atingir um número significativo de clientes em potencial através
das mídias sociais, por exemplo. Lembre-se que a publicidade só traz resultados
quando realizada de forma integrada e constante.
OFF: A
forma mais antiga de atrair compradores é fazer promoções e ofertas
imperdíveis. Abuse no pague dois e leve três, cupons de desconto, sorteios,
frete grátis. Mas não se esqueça de fazer com que as ofertas cheguem aos
ouvidos da massa.
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