A Teoria Clássica da
Administração foi idealizada por Henri Fayol com ênfase na
estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima
eficiência. O enfoque estava concentrado na organização formal, princípios
gerais da administração, funções da administração – isso levou a sofrer
críticas, como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais
e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.
Paralelamente aos
estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol atuava na defesa
de princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta
administração - enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos
Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a
obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. Sabe-se que o
atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes
contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios
– a ênfase na estrutura que a organização deveria ter para ser
eficiente.
Não existe nada rígido
nem absoluto em matéria administrativa; tudo nela é uma questão de medida.
Quase nunca se aplicará o mesmo princípio duas vezes em condições idênticas.
· Abordagem
sintética, global e universal da empresa.
· Abordagem
anatômica e estrutural.
· Proporcionalidade
das funções administrativas.
· Ao
operário interessa excelente capacidade técnica.
· Ao
alto executivo interessa a grande capacidade administrativa.
Administração e
organização:
a) administração é
um todo do qual a organização é uma das partes, organização como função
administrativa onde organizar significa constituir uma dupla estrutura:
material e humana, no empreendimento.
b) organização como
unidade ou entidade social e o ensino da administração - todos têm necessidade,
em maior ou menor grau, de noções de administração.
Elementos da
administração:
o Investigação;
o Previsão;
o Orçamento
(budgeting)
o Direção(directing);
o Planejamento
(planning);
o Organização
(organizing);
o Coordenação
(coordinating);
o Comando;
o Informação (reporting).
Princípios gerais de
administração para Fayol
1º Divisão
do trabalho especialização das tarefas e das pessoas visando aumentar o
rendimento. Produzir mais e melhor, com o menor esforço.
2º Autoridade
e responsabilidade direito de mandar e ter o poder de ser obedecido. A
responsabilidade é uma consequência da autoridade.
3º Disciplina
obediência, assiduidade, comportamento e respeito às convenções estabelecidas
entre a empresa e seus agentes.
4º Unidade
de comando o empregado deve receber ordens de somente um chefe.
5º Unidade
de direção um só chefe e um só programa para cada grupo de atividades que
tenham o mesmo objetivo.
6º Subordinação
do interesse particular ao interesse geral os interesses de uma pessoa ou de um
grupo de pessoas não devem prevalecer sobre os da empresa.
7º Remuneração
do pessoal prêmio sobre o serviço prestado; deve ser justa, satisfazendo
simultaneamente empregador e empregado.
8º Centralização
convergência da autoridade na direção da empresa.
9º Hierarquia
(ou cadeia escalar) linha de autoridade do escalão mais alto ao mais baixo, dos
chefes aos subordinados.
10º Ordem
um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Ordem material e humana.
11º Equidade
resultante da combinação da benevolência com a justiça, para obter a boa
vontade e dedicação do pessoal.
12º Estabilidade
a permanência no cargo favorece o bom desempenho, a rotação de pessoal é
prejudicial para a eficiência da organização.
13º Iniciativa
a liberdade de conceber e assegurar o sucesso de um plano gera satisfação e
deve ser estimulada.
14º União
do pessoal o espírito de equipe, a harmonia e união do pessoal são essenciais
para o bom funcionamento da empresa.
Elementos de
administração para Fayol
FUNÇÕES
ADMINISTRATIVAS
Administrar é
prever, organizar, comandar, coordenar e controlar;
Prever é
visualizar o futuro e traçar o programa de ação;
Organizar é
constituir o duplo organismo material e social da empresa;
Comandar é
dirigir e orientar o pessoal;
Coordenar é
ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos;
Controlar é
verificar que tudo corra de acordo com o estabelecido.
A administração não é
um privilégio exclusivo, nem encargo pessoal do chefe ou dos dirigentes da
empresa; é uma função que se reparte, como as outras funções essenciais, entre
a cabeça e os membros do corpo social.
As qualidades de um
administrador devem ser muitas - mesmo sabendo que cada grupo de operações ou
função essencial pode corresponder com uma capacidade especial. Vejamos as
capacidades necessárias:
· Técnica,
· Comercial,
· Financeira,
· Administrativa em
conjunto das qualidades intelectuais; morais; cultura geral; conhecimentos
especiais e experiência.
A
Teoria Clássica Fayol recebeu inúmeras críticas, como:
· Uma
abordagem simplificada da organização formal;
· Ausência
de trabalhos experimentais;
·
Extremo racionalismo na concepção da administração
teoria da máquina;
·
Abordagem incompleta e Abordagem incompleta da
organização.
Sabemos que para FAYOL
o problema da administração se concentrava nas ‘indústrias e usinas’ com a
preocupação pela produtividade. Foi ele quem levou a administração do nível da
oficina para o da direção geral da empresa, considerada na sua totalidade – a
principal contribuição de FAYOL ao pensamento administrativo foi mostrar como
um processo administrativo complexo pode ser separado em áreas interdependentes
de responsabilidades ou de funções.
De acordo com FAYOL, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar foi à base da Teoria Clássica - uma obsessão pelo comando e controle. Sabendo que sob a sua ótica, a visão da empresa era a partir da gerência administrativa – já que Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando.
A empresa como sistema
fechado - a partir do momento em que o planejamento é
definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, fica difícil
imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente.
Manipulação dos trabalhadores -
bem como a Administração Científica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo
princípios que buscavam explorar os trabalhadores.
Funções Gerenciais X
Princípios Científicos - a Teoria da Administração
Científica estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção enquanto
a Teoria Clássica da Administração a estudava privilegiando a
estrutura da organização. Ambas as teorias buscavam alcançar o mesmo
objetivo: maior produtividade do trabalho e a busca da eficiência nas
organizações. Se a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na
tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase
na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. A
consequência destas Teorias foi uma redução no custo dos bens manufaturados.
Aquilo que fora um luxo acessível apenas aos ricos, como automóveis ou
aparelhos domésticos, tornou-se disponível para as massas.
Mas, o mais importante
foi que essa teoria tornou possível o aumento dos salários, ao mesmo tempo em
que reduzia o custo total dos produtos. Vale lembrar que nesta teoria a
motivação se dá na busca pelo dinheiro e pelas recompensas salariais e
materiais do trabalho. Toda abordagem Clássica da Administração alicerçava-se
nessa teoria da motivação. É uma abordagem puramente tecnicista e mecanicista.
Fonte e Sítios Consultados
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