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Administração no Blog

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4 de maio de 2017

Administração do Tempo - Gestão de Projetos





A importância de saber administrar o tempo é tão grande que uma das principais funções de um gerente de projeto é planejar e administrar o tempo da sua equipe. Afinal, sem um bom planejamento, um projeto corre grandes riscos de extrapolar o ‘deadline e gastar mais investimentos que o planejado. Um bom gerente tem o tempo sempre sobre controle, termina o projeto no prazo, o entrega dentro do orçamento e deixa o cliente muito satisfeito e sua equipe mais realizada.


Terminar no prazo

          A primeira regra de ouro da gerência de projeto é esta, terminar o projeto no prazo previsto, deve ser por isso que ela é a mais difícil de cumprir. Afinal, por mais que haja um planejamento muito bem elaborado para o desenvolvimento do projeto, sempre acontecerão mudanças de cenário que exigirão uma rápida reorganização. Um bom gerente planeja todos os seus passos, mas também é capaz de mudá-los rapidamente se necessário. O ideal é que sempre exista uma estratégia de mudança rápida, como por exemplo, o desenvolvimento de um controle de alteração. É possível designar uma equipe que esteja preparada para agir rapidamente caso o projeto precise de mudanças. Assim os riscos de extrapolar o prazo de entrega do objetivo serão mantidos sempre dentro de um controle.


Esteja sempre preparado para mudar

Como já foi dissemos anteriormente, é preciso estar sempre preparado para reorganizar um projeto. Então calcule riscos, planeja bem e tenha sempre uma solução rápida para reformular o cronograma e terminar o projeto a tempo e dentro da verba.




Tenha uma agenda clara

Antes de designar funções e iniciar um projeto tenha um escopo muito claro das ‘deadlines, dos objetivos e das estratégias. Faça um cronograma, apresente-o à sua equipe e deixe-o disponível para consulta. Faça uma pesquisa de ferramentas que ajudam no gerenciamento deste tempo e coloque-as em prática com sua equipe. O KanBan e a Técnica Pomodoro, por exemplo, são duas ferramentas muito úteis para administrar o tempo e aumentar a produtividade da sua equipe.


Faça reuniões em pé

Já que é preciso sempre acompanhar o desenvolvimento da equipe, que tal se não consumirmos muito o tempo deles com reuniões que nunca acabam. Uma solução para isso é fazer reuniões semanais rápidas em pé. Essa é uma técnica onde as pessoas dizem rapidamente o que elas já realizaram e o que pretendem realizar durante a semana, e a reunião é mais rápida justamente porque estão todos em pé. Se estivessem todos sentados o encontro com certeza ficaria mais confortável e poderia se estender muito mais que o necessário. Em pé todos querem terminá-la rapidamente. É mais agilidade para o seu planejamento e mais produtividade para sua equipe.


A Organização é sucesso para seu projeto

Na gerência de projetos, quanto mais organizado você for, maiores são as chances do seu projeto ter sucesso. Então faça sempre um planejamento minucioso, tenha um cronograma claro, faça um acompanhamento próximo de sua equipe e esteja sempre preparado para mudar de estratégia quando for preciso. Assim você garante um projeto muito bem executado, dentro do prazo e da verba, e clientes muito mais satisfeitos.


Agora que já viu a importância de uma boa administração do tempo é só manter isso sempre em mente na hora de planejar qualquer projeto e bom trabalho.













Fonte e Sítios Consultados





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