Concorrência Perfeita
Na economia, concorrência perfeita ou concorrência pura
descreve mercados em que nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o
poder de mercado para definir o preço de um produto homogêneo. Dado que as
condições para a concorrência perfeita serem restritas, existem poucos mercados assim -
a Concorrência
Perfeita tem a ver com uma situação limite - em que nenhuma
empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço de
mercado. Para que tal situação exista é necessário que se verifiquem
determinadas condições, nomeadamente:
· Existência
de um grande número de empresas a produzir o mesmo produto ou serviço (bem)
e com dimensão e estrutura de custos semelhante;
· Existência de um
grande número de consumidores e todos com a mesma informação disponível sobre a
oferta existente no mercado;
· Existência
de homogeneidade nos produtos ou serviços oferecidos no mercado;
· Inexistência de
barreiras à entrada ou à saída de empresas no mercado
Podemos citar alguns exemplos de concorrência perfeita, como este a seguir: Quando você está na rua,
seja de carro, no ônibus ou até andando a pé - já observou a
quantidade de motoboys que
“costuram” entre os veículos, sempre com pressa? Toda cidade grande é assim. Todos esses motoboys são contratados por empresas que buscam efetuar entregas
rápidas para seus clientes - esse segmento pode ser considerado um mercado de
concorrência perfeita. Este tipo existe quando há um grande
número de vendedores (no caso, os
motoboys) e de compradores (as
empresas que contratam) - assim, por conta do grande número de participantes
desse mercado, isoladamente nenhum agente consegue alterar as quantidades ou
preços estabelecidos pelo mercado. Em resumo, acontece a concorrência perfeita quando existe um equilíbrio entre oferta (vendedores)
e a demanda (compradores).
Na concorrência perfeita existem algumas características,
são elas:
·
Quanto ao número de empresas, é muito
grande.
·
Quanto ao produto, o produto
é um substituto perfeito.
· Quanto ao controle sobre os
preços, o preço é determinado pelo mercado.
· Quanto à concorrência extra preço, não existe concorrência extra preço, todos vendem
pelo preço do mercado.
· Quanto às condições de ingresso
no mercado, pode
entrar todos os que quiserem nesse mercado.
Observação: Os produtos
agrícolas são exemplos clássicos de produtos com concorrência perfeita: Café,
ervilha, arroz, feijão (isso,
enquanto estão no 1º. Estágio “produto na fazenda”) - A feira livre é uma Concorrência Perfeita.
Concorrência Imperfeita
Na economia, o termo mercado
de concorrência imperfeita descreve um tipo de estrutura de
mercado no qual a organização está inserida - dividido entre concorrência perfeita e
imperfeita, a diferença básica entre essas duas vertentes é a capacidade de
controlar o preço da lei de mercado. Ou seja, uma situação de Concorrência Imperfeita corresponde a
uma estrutura de mercado em que não se
verifica a concorrência perfeita, isso quer dizer, em que existe pelo menos uma empresa
ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço de mercado e a
quantidade transacionada. São exemplos de situações de concorrência imperfeita
os oligopólios e a concorrência monopolística, estruturas de
mercado que se situam entre a concorrência perfeita e o monopólio.
Uma
situação de concorrência imperfeita pode ocorrer também quando existe
poder de influência dos preços de um ou de um número reduzido de consumidores –
acontece, por exemplo, entre os produtores agrícolas e a grande distribuição,
situação em que o reduzido número de distribuidores em comparação com o elevado
número de produtores, a que se junta a grande diferença de dimensão, confere à
grande distribuição um forte poder negocial.
Algumas características deste tipo de estruturas de mercado são:
·
Existência de produtos diferenciados (as
empresas procuram introduzir determinadas características nos seus produtos de
forma a diferenciá-los dos concorrentes e de forma a criar pequenos nichos de
mercado);
·
Existência de preços distintos para cada um
dos produtos (esta diferenciação de
preços está diretamente relacionada com a diferenciação dos produtos,
permitindo às empresas serem ‘fazedores de preços’ em lugar de apenas ‘tomadores de preços’ como acontece na concorrência perfeita).
Muitas
vezes, a forma encontrada para evitar excessos por parte de quem tem poder para
influenciar os preços, é através de regulação que visa impedir esses mesmos
excessos - são exemplos de situações
de concorrência imperfeita os monopólios,
oligopólios e concorrência monopolística.
Conteúdo do curso de Administração de Empresas
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