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3 de junho de 2016

Concorrência perfeita e concorrência imperfeita, suas diferenças




Concorrência Perfeita
Na economia, concorrência perfeita ou concorrência pura descreve mercados em que nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço de um produto homogêneo. Dado que as condições para a concorrência perfeita serem restritas, existem poucos mercados assim - a Concorrência Perfeita tem a ver com uma situação limite - em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço de mercado. Para que tal situação exista é necessário que se verifiquem determinadas condições, nomeadamente: 
·      Existência de um grande número de empresas a produzir o mesmo produto ou serviço (bem) e com dimensão e estrutura de custos semelhante; 
·   Existência de um grande número de consumidores e todos com a mesma informação disponível sobre a oferta existente no mercado;
·       Existência de homogeneidade nos produtos ou serviços oferecidos no mercado;
·  Inexistência de barreiras à entrada ou à saída de empresas no mercado


Podemos citar alguns exemplos de concorrência perfeita, como este a seguir: Quando você está na rua, seja de carro, no ônibus ou até andando a pé - já observou a quantidade de motoboys que “costuram” entre os veículos, sempre com pressa? Toda cidade grande é assim. Todos esses motoboys são contratados por empresas que buscam efetuar entregas rápidas para seus clientes - esse segmento pode ser considerado um mercado de concorrência perfeita. Este tipo existe quando há um grande número de vendedores (no caso, os motoboys) e de compradores (as empresas que contratam) - assim, por conta do grande número de participantes desse mercado, isoladamente nenhum agente consegue alterar as quantidades ou preços estabelecidos pelo mercado. Em resumo, acontece a concorrência perfeita quando existe um equilíbrio entre oferta (vendedores) e  a demanda (compradores).
Na concorrência perfeita existem algumas características, são elas:

·        Quanto ao número de empresas, é muito grande.
·        Quanto ao produto, o produto é um substituto perfeito.
·    Quanto ao controle sobre os preços, o preço é determinado pelo mercado.
·     Quanto à concorrência extra preço, não existe concorrência extra preço, todos vendem pelo preço do mercado.
·      Quanto às condições de ingresso no mercado, pode entrar todos os que quiserem nesse mercado.


Observação: Os produtos agrícolas são exemplos clássicos de produtos com concorrência perfeita: Café, ervilha, arroz, feijão (isso, enquanto estão no 1º. Estágio “produto na fazenda”) - A feira livre é uma Concorrência  Perfeita.


Concorrência Imperfeita
Na economia, o termo mercado de concorrência imperfeita descreve um tipo de estrutura de mercado no qual a organização está inserida - dividido entre concorrência perfeita e imperfeita, a diferença básica entre essas duas vertentes é a capacidade de controlar o preço da lei de mercado. Ou seja, uma situação de Concorrência Imperfeita corresponde a uma estrutura de mercado em que não se verifica a concorrência perfeita, isso quer dizer, em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço de mercado e a quantidade transacionada. São exemplos de situações de concorrência imperfeita os oligopólios e a concorrência monopolística, estruturas de mercado que se situam entre a concorrência perfeita e o monopólio.


Uma situação de concorrência imperfeita pode ocorrer também quando existe poder de influência dos preços de um ou de um número reduzido de consumidores – acontece, por exemplo, entre os produtores agrícolas e a grande distribuição, situação em que o reduzido número de distribuidores em comparação com o elevado número de produtores, a que se junta a grande diferença de dimensão, confere à grande distribuição um forte poder negocial.

   Algumas características deste tipo de estruturas de mercado são:

·        Existência de produtos diferenciados (as empresas procuram introduzir determinadas características nos seus produtos de forma a diferenciá-los dos concorrentes e de forma a criar pequenos nichos de mercado);

·        Existência de preços distintos para cada um dos produtos (esta diferenciação de preços está diretamente relacionada com a diferenciação dos produtos, permitindo às empresas serem ‘fazedores de preços’ em lugar de apenas ‘tomadores de preços’ como acontece na concorrência perfeita).


Muitas vezes, a forma encontrada para evitar excessos por parte de quem tem poder para influenciar os preços, é através de regulação que visa impedir esses mesmos excessos - são exemplos de situações de concorrência imperfeita os monopólios, oligopólios e concorrência monopolística.









Conteúdo do curso de Administração de Empresas


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