Vamos falar sobre estratégia (palavra essa que vem do grego
antigo στρατηγία (stratēgia) e significa "a
arte de liderar uma tropa - comandar). Ou seja, sua origem é da palavra estratégia, que está diretamente relacionada com
a arte da liderança militar - como um general, por exemplo. Algum tempo depois
este termo passou a ser mais abrangente, sendo que atualmente a estratégia está
relacionada com a vertente militar, econômica, psicológica e política da
preparação para a defesa de um país contra uma determinada ameaça – podendo até
significar um planejamento bélico, ou seja, a combinação e aplicação dos
recursos bélicos no comando de grandes forças militares.
Para
Maquiavel,
a estratégia estabelecia uma ligação próxima e óbvia entre a política e o
militar durante uma guerra – se bem que em certa altura da Segunda Guerra Mundial, os avanços tecnológicos mudaram as
estratégias militares, tendo sido criados novos tipos de Guerra, como a guerra
fria, a guerra revolucionária e a guerra subversiva.
A palavra estratégia tem
vários significados e sempre foi um conceito presente em muitos contextos, fato esse que torna muito difícil a sua definição – num sentido
figurado, uma estratégia pode ser um artificio para ultrapassar algum tipo de problema,
e nestes casos pode ser sinônimo de habilidade, astúcia ou esperteza.
Mas, como podemos atingir os objetivos propostos
nas empresas com a ajuda da estratégia?
Bom, é certo que para isso ter alguma chance de acontecer iremos empregar
alguma estratégia – logo, esse é o caminho a seguir quando a
empresa pretende atingir algum objetivo ou uma meta. Trata-se de uma ação e,
cada uma, pode estar associada a um ou mais objetivos ou metas. São os meios eficazes para se alcançar os
objetivos.
E para que isso possa acontecer, as estratégias
devem se alinhar com princípios, crenças e valores da empresa – sempre dentro
do contexto de cada negócio e dos meios disponíveis para a consecução dos
mesmos. Uma estratégia bem sucedida depende
não só da sua escolha, mas também da competência da
alta administração, da estrutura organizacional, dos sistemas gerenciais e até
mesmo das pessoas (competências básicas).
Isso não quer dizer que
toda empresa, para os mesmos objetivos ou metas, utilizam as mesmas
estratégias. Veja que Oliveira, 2001: 293, diz que “a Estratégia é
um conjunto de linhas administrativas básicas que especificam a posição da
empresa diante de seus produtos e mercados, as direções em que ela procura
desenvolver-se ou transformar-se, os
instrumentos competitivos que se utilizará, os meios através dos quais entrará
em novos mercados, a maneira pela qual configura seus recursos, as
potencialidades que procurará explorar e, inversamente, as fraquezas que
procurará evitar”. Em outras palavras, isso representa a definição do caminho mais adequado a ser seguido pela
empresa para se alcançar uma situação desejada (objetivo - desafios e metas).
Ø Algumas
estratégias utilizadas
·
Estratégia Competitiva – A estratégia competitiva é o
conjunto de planos, políticas, programas e ações, desenvolvidos por uma empresa
ou unidade de negócios, para ampliar ou manter, de modo sustentável, suas
vantagens competitivas frente aos concorrentes.
·
Os Cinco Ps para a estratégia
Estratégia
como Plano: Uma direção, um curso de ação para o futuro, um
caminho para ir daqui ali, um olhar para frente rumo - estratégia pretendida.
Estratégia
como Padrão: Consistência em
comportamento ao longo do tempo (olhar o
comportamento passado) - estratégia realizada.
Estratégia
como Posição: Localização de determinados produtos em determinados
mercados: “estratégia é a criação de uma posição única e valiosa,
envolvendo um conjunto diferente de atividades” (M. Porter).
Estratégia
como Perspectiva: Maneira fundamental que uma organização tem para
fazer as coisas.
Estratégia
como posição: “para baixo”:
o “x” onde o produto encontra o cliente.
Estratégia
como Truque (pôquer): Um ‘tipo’
de Manobra específica para enganar um oponente ou
concorrente - nestes casos a verdadeira estratégia costuma ser só uma ameaça
e não a estratégia em si.
Kenichi Ohmae identificou três modos de
raciocínio executivo: mecânico, intuitivo e estratégico, são eles:
·
Mecânico – É
linear e cronológico – formato estruturado – conhecem o resultado final e
planejam em detalhes.
·
Intuitivo – Encontrar a solução mais
interessante e criativa.
· Estratégico – Flexíveis, conscienciosos
e têm um propósito definido - pensar de modo distinto dos concorrentes para conseguir
uma vantagem competitiva.
A maneira de Pensar do Estrategista
Toda estratégia tem o seu inicio em um processo
de raciocínio, de criatividade, que antecede as ações e o planejamento - para
que essa estratégia seja formalizada é preciso cumprir três etapas, são elas:
1.
Compreender claramente as características, os problemas
e as circunstâncias que envolvem a proposta a ser desenvolvida.
2.
Um método de análise ou padrão de compreensão.
3.
Um processo de tradução que habilita os gerentes a
entender e atuar nas inspirações e vantagens da abordagem estratégica, de modo
a selecionar as opções apresentadas.
A Escolha
das Estratégias
Ø Estratégias Genéricas
Segundo
Michael Porter, há três tipos de estratégias genéricas:
·
Liderança em custo
·
Diferenciação
·
Foco em baixo custo em diferenciação
Liderança
em Custo - Para se manter
uma vantagem, implica em ter a capacidade de reduzir cada vez mais os custos,
continuamente e em todas as atividades - as empresas precisam ser operacional e estruturalmente mais enxutas e estar capitalizadas para
poder suportar longos períodos de baixa lucratividade.
Aumentar a participação de mercado - é
preciso que a empresa tenha uma cultura sistemática e consciente voltada para o
custo.
Existem dois modos de ser bem-sucedido na luta pela
liderança em custo:
· - Executar com mais eficiência cada atividade
· - Inovar reinventando tais atividades
A estratégia em liderança de
custo funciona melhor quando:
· o A competição é mais acirrada.
· o O produto é padronizado ou disponível a partir de
muitos fornecedores.
· o Existirem poucas maneiras para se diferenciar
perante os clientes.
· 0 A maior parte dos consumidores utiliza os produtos
da mesma maneira.
· o A troca de fornecedores não envolve custos
significativos.
· o Os compradores têm poder de barganha significativa.
· o Novos participantes da indústria utilizam da tática
de baixos preços de introdução para atrair clientes
PERIGO - A estratégia de liderança em custos pode ser
perigosa, se provocar uma guerra de preços entre os concorrentes.
Diferenciação -
O principal objetivo desta estratégia é dispor de bens
ou serviços com características superiores ou mais atraentes, para que os
clientes os percebam com um valor maior
do que ‘outras alternativas’ do
mercado.
Porém, conseguir um bom fator de diferenciação não
garante o sucesso de um empreendimento, mas, sustentar essa vantagem competitiva é tão importante
quanto.
Para se conseguir
resultados lucrativos e de longo prazo a empresa precisa ser sólida em uma ou mais das características a seguir:
·
Produtos ou serviços inovadores
·
Superioridade técnica
·
Qualidade e confiabilidade
·
Atendimento amplo e eficaz ao cliente
·
Outras capacidades competitivas únicas.
Para ser possível
sustentar essas características é necessário algumas ações:
· Incorporar atributos que, no entendimento do
cliente, aumentem o custo-benefício do cliente.
· Reduzir os custos para os clientes.
· Incorporar atributos que melhorem o desempenho,
segundo a percepção dos clientes.
· Incorporar atributos que aumentem a satisfação dos
clientes em aspectos intangíveis, como: a marca, a afetividade e etc...
A estratégia de diferenciação sempre dará melhores
resultados quando:
·
Tanto maior for à quantidade de aspectos
diferenciados do produto ou serviço.
·
Haver diferença entre as necessidades e os usos.
·
Não existir movimento de concorrentes na mesma
direção.
·
As mudanças tecnológicas e os novos produtos sejam frequentes.
Importante tomar muito cuidado com os exageros.
Foco:
baixo custo ou diferenciação
Envolve a escolha de um nicho de mercado - um nicho
de mercado contém clientes que têm preferências diferenciadas, requerem
características especiais ou têm necessidades específicas. Para atender a esses
clientes é indispensável desenvolver capacitações que permitam servir a essas
necessidades do melhor modo possível. Ex. Mulheres, Crianças, Negros,
Orientais, Gays, Esportistas, Cadeirantes, Jovens, Idosos, etc.
Estratégias Específicas: Além de escolher estratégias genéricas, as empresas
precisam escolher estratégias específicas, como:
·
Alianças e Parcerias –
melhorar a posição competitiva.
Fusões,
Aquisições e Cisões
· Fusão – é a operação pela qual, duas empresas se
juntam para formar uma terceira, ou um novo nome.
·
Aquisição – é a compra de uma empresa por outra.
· Cisão – é a divisão de uma empresa, ou
grupo, em mais empresas ou grupos.
Existem
três tipos de fusões ou aquisições:
Ø Horizontal –
empresas do mesmo setor de negócios se juntam.
Ø Vertical –
empresas diferentes de uma cadeia de valor de produção decidem unir-se.
Ø Conglomerados – é
o conjunto de empresas que não atuam necessariamente em setores relacionados.
Integração
Vertical – visa a estender as operações de uma
organização em direção a seus fornecedores e clientes, ou seja, a
empresa passa a ser proprietária de parte de seus fornecedores – visa à redução
de custos.
Desintegração
e Terceirização – reduzir os custos, aumentar a competitividade e
ganhar flexibilidade. O principal risco é terceirizar as atividades erradas.
Implementação
de uma estratégia
O processo de implementação e
execução da estratégia é orientado para a ação e envolve a gestão de pessoas, o desenvolvimento de
competências e capacidades, orçamentação, motivação, construção de cultura e
liderança. Para que a estratégia seja bem sucedida é indispensável que a alta
administração da empresa exerça liderança e esteja profundamente empenhada
nesse processo complexo.
Estabelecimento
de Estratégias
As Estratégias devem procurar:
· Possibilitar a alavancagem dos pontos fortes da empresa e das oportunidades do ambiente.
· Neutralização dos pontos fracos da empresa e das
ameaças do ambiente.
·
Minimizar os pontos fortes dos concorrentes.
·
Maximizar os pontos fracos dos concorrentes, desta
maneira:
1.
Usar
plenamente suas vantagens competitivas.
2. Buscar a competência competitiva – a capacidade empresarial.
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“Quem define um problema já o resolveu pela
metade.”
*Julian Huxley
Fonte e Sítios Consultados
Material do
4º. Semestre do Curso de Administração de Empresas (UNINOVE) - Disciplina de Administração Estratégica
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