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2 de junho de 2016

Estratégia





       Vamos falar sobre estratégia (palavra essa que vem do grego antigo στρατηγία (stratēgia) e significa "a arte de liderar uma tropa - comandar). Ou seja, sua origem é da palavra estratégia, que está diretamente relacionada com a arte da liderança militar - como um general, por exemplo. Algum tempo depois este termo passou a ser mais abrangente, sendo que atualmente a estratégia está relacionada com a vertente militar, econômica, psicológica e política da preparação para a defesa de um país contra uma determinada ameaça – podendo até significar um planejamento bélico, ou seja, a combinação e aplicação dos recursos bélicos no comando de grandes forças militares.

Para Maquiavel, a estratégia estabelecia uma ligação próxima e óbvia entre a política e o militar durante uma guerra – se bem que em certa altura da Segunda Guerra Mundial, os avanços tecnológicos mudaram as estratégias militares, tendo sido criados novos tipos de Guerra, como a guerra fria, a guerra revolucionária e a guerra subversiva.
A palavra estratégia tem vários significados e sempre foi um conceito presente em muitos contextos, fato esse que torna muito difícil a sua definição – num sentido figurado, uma estratégia pode ser um artificio para ultrapassar algum tipo de problema, e nestes casos pode ser sinônimo de habilidade, astúcia ou esperteza.

         Mas, como podemos atingir os objetivos propostos nas empresas com a ajuda da estratégia? Bom, é certo que para isso ter alguma chance de acontecer iremos empregar alguma estratégia – logo, esse é o caminho a seguir quando a empresa pretende atingir algum objetivo ou uma meta. Trata-se de uma ação e, cada uma, pode estar associada a um ou mais objetivos ou metas. São os meios eficazes para se alcançar os objetivos.

E para que isso possa acontecer, as estratégias devem se alinhar com princípios, crenças e valores da empresa – sempre dentro do contexto de cada negócio e dos meios disponíveis para a consecução dos mesmos. Uma estratégia bem sucedida depende não só da sua escolha, mas também da competência da alta administração, da estrutura organizacional, dos sistemas gerenciais e até mesmo das pessoas (competências básicas).

Isso não quer dizer que toda empresa, para os mesmos objetivos ou metas, utilizam as mesmas estratégias. Veja que Oliveira, 2001: 293, diz que “a Estratégia é um conjunto de linhas administrativas básicas que especificam a posição da empresa diante de seus produtos e mercados, as direções em que ela procura desenvolver-se ou transformar-se, os instrumentos competitivos que se utilizará, os meios através dos quais entrará em novos mercados, a maneira pela qual configura seus recursos, as potencialidades que procurará explorar e, inversamente, as fraquezas que procurará evitar”. Em outras palavras, isso representa a definição do caminho mais adequado a ser seguido pela empresa para se alcançar uma situação desejada (objetivo - desafios e metas).



Ø Algumas estratégias utilizadas

·        Estratégia Competitiva A estratégia competitiva é o conjunto de planos, políticas, programas e ações, desenvolvidos por uma empresa ou unidade de negócios, para ampliar ou manter, de modo sustentável, suas vantagens competitivas frente aos concorrentes.

·       Os Cinco Ps para a estratégia
Estratégia como Plano: Uma direção, um curso de ação para o futuro, um caminho para ir daqui ali, um olhar para frente rumo - estratégia pretendida.

Estratégia como Padrão:  Consistência em comportamento ao longo do tempo (olhar o comportamento passado) - estratégia realizada.

Estratégia como PosiçãoLocalização de determinados produtos em determinados mercados: “estratégia é a criação de uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades” (M. Porter).

Estratégia como Perspectiva: Maneira fundamental que uma organização tem para fazer as coisas.

Estratégia como posição: para baixo”: o “x” onde o produto encontra o cliente.

Estratégia como Truque (pôquer)Um ‘tipo’ de Manobra específica para enganar um oponente ou concorrente - nestes casos a verdadeira estratégia costuma ser só uma ameaça e não a estratégia em si.

Kenichi Ohmae identificou três modos de raciocínio executivo: mecânico, intuitivo e estratégico, são eles:

·        Mecânico – É linear e cronológico – formato estruturado – conhecem o resultado final e planejam em detalhes.

·        Intuitivo – Encontrar a solução mais interessante e criativa.


·  Estratégico – Flexíveis, conscienciosos e têm um propósito definido - pensar de modo distinto dos concorrentes para conseguir uma vantagem competitiva.



A maneira de Pensar do Estrategista

Toda estratégia tem o seu inicio em um processo de raciocínio, de criatividade, que antecede as ações e o planejamento - para que essa estratégia seja formalizada é preciso cumprir três etapas, são elas:

1.   Compreender claramente as características, os problemas e as circunstâncias que envolvem a proposta a ser desenvolvida.

2.   Um método de análise ou padrão de compreensão.

3.   Um processo de tradução que habilita os gerentes a entender e atuar nas inspirações e vantagens da abordagem estratégica, de modo a selecionar as opções apresentadas.

A Escolha das Estratégias

Ø Estratégias Genéricas

Segundo Michael Porter, há três tipos de estratégias genéricas:

·        Liderança em custo
·        Diferenciação
·        Foco em baixo custo em diferenciação

Liderança em Custo - Para se manter uma vantagem, implica em ter a capacidade de reduzir cada vez mais os custos, continuamente e em todas as atividades - as empresas precisam ser operacional e estruturalmente mais enxutas e estar capitalizadas para poder suportar longos períodos de baixa lucratividade.

Aumentar a participação de mercado - é preciso que a empresa tenha uma cultura sistemática e consciente voltada para o custo.


Existem dois modos de ser bem-sucedido na luta pela liderança em custo:

·       -  Executar com mais eficiência cada atividade
·        - Inovar reinventando tais atividades

A estratégia em liderança de custo funciona melhor quando:

·        o  A competição é mais acirrada.
·        o O produto é padronizado ou disponível a partir de muitos fornecedores.
·        o Existirem poucas maneiras para se diferenciar perante os clientes.
·        0 A maior parte dos consumidores utiliza os produtos da mesma maneira.
·        o A troca de fornecedores não envolve custos significativos.
·        o Os compradores têm poder de barganha significativa.
·    o Novos participantes da indústria utilizam da tática de baixos preços de introdução para atrair clientes

PERIGOA estratégia de liderança em custos pode ser perigosa, se provocar uma guerra de preços entre os concorrentes.

Diferenciação  - O principal objetivo desta estratégia é dispor de bens ou serviços com características superiores ou mais atraentes, para que os clientes os percebam com um valor maior do que ‘outras alternativas’ do mercado.

Porém, conseguir um bom fator de diferenciação não garante o sucesso de um empreendimento, mas, sustentar essa vantagem competitiva é tão importante quanto.

Para se conseguir resultados lucrativos e de longo prazo a empresa precisa ser sólida em uma ou mais das características a seguir:

·        Produtos ou serviços inovadores
·        Superioridade técnica
·        Qualidade e confiabilidade
·        Atendimento amplo e eficaz ao cliente
·        Outras capacidades competitivas únicas.



Para ser possível sustentar essas características é necessário algumas ações:

·  Incorporar atributos que, no entendimento do cliente, aumentem o custo-benefício do cliente.

·       Reduzir os custos para os clientes.

· Incorporar atributos que melhorem o desempenho, segundo a percepção dos clientes.
· Incorporar atributos que aumentem a satisfação dos clientes em aspectos intangíveis, como: a marca, a afetividade e etc...

A estratégia de diferenciação sempre dará melhores resultados quando:

·        Tanto maior for à quantidade de aspectos diferenciados do produto ou serviço.
·        Haver diferença entre as necessidades e os usos.
·        Não existir movimento de concorrentes na mesma direção.
·        As mudanças tecnológicas e os novos produtos sejam frequentes.

Importante tomar muito cuidado com os exageros.

Foco: baixo custo ou diferenciação
Envolve a escolha de um nicho de mercado - um nicho de mercado contém clientes que têm preferências diferenciadas, requerem características especiais ou têm necessidades específicas. Para atender a esses clientes é indispensável desenvolver capacitações que permitam servir a essas necessidades do melhor modo possível. Ex. Mulheres, Crianças, Negros, Orientais, Gays, Esportistas, Cadeirantes, Jovens, Idosos, etc.

Estratégias Específicas: Além de escolher estratégias genéricas, as empresas precisam escolher estratégias específicas, como:
·        Alianças e Parcerias – melhorar a posição competitiva.

*    Fusões, Aquisições e Cisões

·      Fusão – é a operação pela qual, duas empresas se juntam para formar uma terceira, ou um novo nome.

·        Aquisição – é a compra de uma empresa por outra.

·      Cisão – é  a divisão de uma empresa, ou grupo, em mais empresas ou grupos.


Existem três tipos de fusões ou aquisições:

Ø Horizontal – empresas do mesmo setor de negócios se juntam.

Ø Vertical – empresas diferentes de uma cadeia de valor de produção decidem unir-se.

Ø Conglomerados – é o conjunto de empresas que não atuam necessariamente em setores relacionados.


Integração Vertical – visa a estender as operações de uma organização  em direção a seus fornecedores e clientes, ou seja, a empresa passa a ser proprietária de parte de seus fornecedores – visa à redução de custos.

Desintegração e Terceirização – reduzir os custos, aumentar a competitividade e ganhar flexibilidade. O principal risco é terceirizar as atividades erradas.

Implementação de uma estratégia

O processo de implementação e execução da estratégia é orientado para a ação e envolve a gestão de pessoas, o desenvolvimento de competências e capacidades, orçamentação, motivação, construção de cultura e liderança. Para que a estratégia seja bem sucedida é indispensável que a alta administração da empresa exerça liderança e esteja profundamente empenhada nesse processo complexo.

Estabelecimento de Estratégias

As Estratégias devem procurar:

·  Possibilitar a alavancagem dos pontos fortes da empresa e das oportunidades do ambiente.

·  Neutralização dos pontos fracos da empresa e das ameaças do ambiente.

·        Minimizar os pontos fortes dos concorrentes.

·        Maximizar os pontos fracos dos concorrentes, desta maneira:

1.   Usar plenamente suas vantagens competitivas.
2.   Buscar a competência competitiva – a capacidade empresarial.

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 “Quem define um problema já o resolveu pela metade.
*Julian Huxley














Fonte e Sítios Consultados

Material do 4º. Semestre do Curso de Administração de Empresas (UNINOVE) - Disciplina de Administração Estratégica  





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