Para que o conceito de comunicação empresarial seja
bem assimilado, é fundamental entender o que é, propriamente, comunicação. A
transmissão de informações de uma pessoa para outra, assim como a compreensão
da mensagem transmitida, pode ser entendida como comunicação. No caso de não
compreensão, é sinal de que a função da comunicar não foi efetivada.
Alguns autores acreditam que quando indivíduos
trocam e tornam comum uma mensagem e informações, ocorre comunicação, para
outros, o simples processo de se transferir entendimentos e informações para
outras pessoas pode ser definido como comunicação.
Conceito de
Comunicação Empresarial
Também chamada por organizacional, corporativa ou
institucional, a comunicação empresarial abrange um amplo conjunto de funções,
atividades, estratégias, ações e processos que visam gerar e manter a imagem de
uma empresa ou entidade, de acordo com seus públicos de interesse. Todos esses
aspectos se articulam com a finalidade de se manter uma postura ética, social e
também de divulgação dos próprios serviços da empresa.
A qualidade na comunicação é um quesito
importantíssimo não somente nas regras de etiqueta profissional, mas na etiqueta social, pois ela é capaz de gerar a integração dos grupos no
interior de uma empresa. A comunicação gera o desenvolvimento do negócio
administrado pela organização. Para um profissional responsável pela área de
Humanas, é necessário que, além de planejar, organizar, controlar, coordenar e
dirigir as ações dos colaboradores/funcionários, ele tenha uma comunicação
prática.
De um modo geral, todo profissional que se propõe a
estabelecer uma comunicação precisa e clara, deve ter visão, ação integral,
rápidas decisões, iniciativa e manter-se atualizado e informado plenamente do
negócio proposto pela empresa.
A excelência em comunicação é crucial para o
desenvolvimento de uma organização. Muitos dos problemas internos podem ser
oriundos de alguma falha nesse quesito. A comunicação eficaz proporciona
resultados positivos dentro de uma administração.
Objetivos da
Comunicação Empresarial
Quando se estabelece uma comunicação, o principal
objetivo é levar uma mensagem ao seu destino certo – também é certo que os
objetivos de uma mensagem podem variar de acordo com quem as envia (emissor) e de quem as recebe (receptor). Dentro de uma empresa,
entretanto, o objetivo de um fluxo comunicacional deve sempre ser voltado para
a organização, e não para os interesses ou valores pessoais.
Processos e
Elementos da Comunicação
O processo comunicativo é dividido em períodos.
Cada um desses períodos é diferente do outro. As três etapas que compõem o
processo de comunicação, são: Emissor, Mensagem e Receptor.
As
três são subdivididas, respectivamente, em:
·
Significado e Codificador;
·
Canal e Ruído;
·
Decodificador,
·
Compreensão e Regulamentações.
Emissor - O
indivíduo, também chamado de fonte ou origem, que pretende transmitir uma
mensagem, ou seja, dar início à comunicação.
Significado - Dentro da comunicação, conceito ou ideia que o
emissor desejou transmitir.
Codificador - O codificador serve para decifrar a mensagem comunicada
geralmente constituído pelo mecanismo vocal.
Mensagem - O pensamento, ideia, que o emissor desejou
comunicar.
Canal - Meio, veículo ou espaço que se encontra entre o
emissor e o receptor.
Ruído - Dentro do processo de comunicação, aquilo denominado
como perturbação.
Receptor - A quem a mensagem é destinada pelo receptor.
Decodificador - O decodificador é o recurso utilizado pelo
receptor, para decifrar a mensagem enviada pelo emissor. No caso, para que haja
compreensão, o receptor utiliza o mecanismo auditivo.
Compreensão - A maneira como o receptor entende a mensagem é
chamada de compreensão.
Regulamentação - Conhecida também como Feedback, a
regulamentação é, por assim dizer, a confirmação do receptor, da mensagem
enviada pelo emissor.
De acordo com Antônio Carlos Gil, autor de “Administração de recursos humanos: um
enfoque no profissional”, os processos e elementos da comunicação podem
ser exemplificados na seguinte frase:
“Uma pessoa
(emissor) tem uma ideia (significado) que pretende comunicar. Para tanto, se
vale de seu mecanismo vocal (codificador), que expressa sua mensagem em
palavras. Essa mensagem, veiculada pelo ar (canal) é interpretada pela pessoa a
quem se comunica (receptor), após sua decifração por seu mecanismo auditivo
(decodificador). O receptor, após constatar que entendeu a mensagem
(compreensão), esclarece a fonte acerca de seu entendimento (regulamentação)”.
Conclui-se, portanto, que o processo comunicativo
só atinge sua real finalidade, quando aquele a quem se destina a mensagem, o
receptor, compreende o recado da mesma maneira pretendida no envio dela pelo
emissor.
Ruídos na
Comunicação
São conhecidos como as perturbações que prejudicam o processo de comunicação, os ruídos
são indesejáveis e, na maioria dos casos, podem provocar um desentendimento, ou
mesmo desvio da mensagem. Os ruídos são o conjunto de obstáculos ou barreiras
que dificultam a compreensão da mensagem pelo receptor/emissor. Esse fator é um
dos principais desafios relacionados à comunicação, e que estão presentes não
só em nossas vidas, mas no cotidiano das empresas.
Barreiras à
Comunicação
Quando existe alguma falha ou quando algo de errado
ocorre com os elementos que compõem o processo comunicativo, dizemos que
existem barreiras à comunicação. O resultado desse processo pode ser negativo,
ineficaz e, por vezes, prejudicial ao desenvolvimento organizacional.
Essas
falhas podem ser:
· Individuais:
problemas emocionais, discrepância de formação técnica, cultural etc.
· Organizacionais: divergências departamentais, ausência ou inadequação de canais formais.
Para que a comunicação interna se torne mais
eficiente, é necessário elaborar algumas estratégias de comunicação empresarial
que garantam um fluxo comunicativo eficaz. Segundo Torquato (1986),
uma das maneiras de se fazer isso é por meio de:
·
Planejamento da
comunicação de maneira integrada e sinérgica;
·
Equilibrar os
fluxos de comunicação;
·
Os canais
participativos devem ser valorizados e enfatizados;
·
Transparência ao
se estabelecer uma identidade comunicativa;
·
Reciclar o corpo
de profissionais;
·
Estimular o
pensamento criativo;
Enfim, tudo o que possa tornar a comunicação um
poder organizacional.
Tipos de
Comunicação
Comunicação
Verbal - Composta pela palavra, esse
tipo de comunicação é realizado por escrito e deve sempre ser documentado
através do protocolo. Ex: Comunicação
Oral (conversas, discussões, ordens) e Escrita (telegramas,
livros, folhetos).
Comunicação
Não-Verbal - A comunicação não verbal é
transmitida via troca de sinais. Ex:
Comunicação por mímica (articulação das mãos, corpo, caretas), olhar, postura (posição
dos pés, ou inclinação do corpo ao se sentar – mensagens transmitidas pelo
subconsciente) e gestos (cumprimento,
mão rabiscando – podem transmitir tensão ou nervosismo).
Comunicação
Informal - É o tipo de comunicação que
ocorre em locais como refeitórios e corredores, e é caracterizada pela
atualização constante do assunto e acompanhada de críticas, elogios, boatos,
desabafo, questionamentos, entre outros.
Comunicação
Formal - Assuntos e meios
relacionados à organização. Tem caráter oficial e há identificação dos
responsáveis pelo conteúdo.
Os Canais de
Comunicação
Existem alguns modelos de canais de comunicação
dentro de uma empresa, sendo necessário o planejamento de um organograma para
que a mensagem seja transmitida da maneira mais fidedigna possível, sem
distorções. Dentre esses modelos, encontramos os:
· Canais Verticais - São classificados como comunicação Descendente (de cima para
baixo, ou seja, oriundas de chefes para subordinados, e que possuem caráter
normativo ou informativo) e Ascendente (fluem em
sentido contrário, ou seja, de baixo para cima, e está relacionado à
comunicação entre subordinado e seu supervisor, exemplificada por informações, feedbacks ou respostas de
solicitações normativas ou a respeito do trabalho executado.).
· Canais Horizontais - Relativos à comunicação entre dois órgãos de
mesmo nível, ou hierarquia. Ocorre entre colegas ou entre departamentos,
compreendendo a solicitação ou fornecimento de informações.
Fonte e
Sítios Consultados
http://www.okconcursos.com.br
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