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Administração no Blog

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12 de março de 2016

Teoria do Desenvolvimento Organizacional - DO



Origens

O movimento de DO surgiu a partir de 1962 como um conjunto de ideias a respeito do homem, organização e do ambiente, no intuito de proporcionar o crescimento e desenvolvimento das organizações.


Os modelos de DO

Os modelos de DO baseiam-se em quatro variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e individuo para explorar a interdependência dessas variáveis, diagnosticar a situação e intervir em aspectos estruturais e comportamentais.


Conceito de organização

Para DO, o conceito de organização é tipicamente behaviorista: “a organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente”.


Cultura organizacional

Cultura organizacional é o modo de vida próprio que cada organização desenvolve com seus participantes. Não é estática nem permanente, pois sofre alterações com o tempo, dependendo de condições internas e externas.


Clima organizacional

Constitui o meio interno ou atmosfera psicológica característica de cada organização, e esta ligada a moral e a satisfação das necessidades dos participantes.


Conceito de desenvolvimento:

A tendência natural da organização é crescer e desenvolver-se em função de fatores endógenos e exógenos.
O desenvolvimento organizacional permite:

·                   Conhecimento profundo e realístico de si próprio e das suas
          possibilidades.

·                   Conhecimento profundo e realístico do meio ambiente em que ela
         Opera.

·                   Planejamento das relações com o meio ambiente e com seus
         Participantes.

·                   Estrutura interna flexível para se adaptar as mudanças que 
          ocorrem o meio ambiente e entre seus participantes.

·                   Meios de informações a respeito das mudanças e da adequação 
         de sua resposta adaptativa.


Fases da organização:

Durante sua existência, as organizações percorrem cinco fases distintas:

·                   Fase pioneira: fase inicial da organização
·                   Fase de expansão: a organização cresce
·                   Fase de regulamentação: necessidade de normas
·                   Fase de burocratização: a necessidade de regulamentar
·                   Fase de 'reflexibilização': readaptação à flexibilidade, capacidade.
         inovadora.












Fonte e Sítios Consultados

www.novosolhos.com.br






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