APO constitui
um modelo administrativo identificado como o espírito pragmático e democrático
da Teoria Clássica. Aparecimento ocorreu em 1954, quando Peter F. Drucker
publicou um livro, caracterizando a Administração por Objetivos, sendo
considerado o criador da APO.
·
Descentralização
·
Administração por resultados
Características
da APO:
·
Estabelecimento conjunto de objetivos entre o
executivo e o seu superior
·
Estabelecimento de objetivos para cada
departamento ou cargo
·
Interligação entre vários objetivos táticos
ou departamentais
·
Ênfase na mensuração e no controle dos
resultados
·
Continua avaliação, reavaliação, revisão e
reciclagem dos planos.
·
Participação atuante das gerências.
A
APO constitui uma técnica sistemática de gerência. A ênfase é colocada no
planejamento e no controle de resultados.
Objetivos
Aspectos:
·
Os objetivos proporcionam uma diretriz ou
finalidade comum.
·
Permitem o trabalho em equipe
·
Servem de base para avaliar planos e evitam
erros devidos a omissão.
·
Melhoram as possibilidades de previsão do
futuro.
·
Ajudam a orientar e garantir a distribuição
criteriosa dos recursos.
Três
níveis de objetivos:
·
Objetivos estratégicos: global e longo prazo
·
Objetivos táticos: ligação com cada
departamento e médio prazo
·
Objetivos operacionais: detalhamento e curto
prazo.
Planejamento
estratégico e Planejamento Tático
Estratégia
|
Tática
|
Envolve a
organização como uma totalidade
|
Refere-se a
cada departamento
|
É um meio
para alcançar objetivos organizacionais
|
É um meio
para alcançar objetivos departamentais
|
É orientada
para longo prazo
|
É orientada
para médio e curto prazo
|
É decidida
no nível institucional da organização
|
É definida
no nível intermediário da organização.
|
Quatro fases do
Planejamento Estratégico:
·
Formulação dos objetivos organizacionais:
escolha dos objetivos globais e define a ordem de importância e prioridade em
uma hierarquia de objetivos.
·
Analise
interna da empresa: avaliação dos principais pontos fortes e
fracos que organização possui. Envolve:
o
Análise
dos recursos (recursos financeiros, recursos materiais,
recursos humanos e tecnologia e etc.);
o
Análise
da estrutura organizacional da empresa, seus aspectos
positivos e negativos;
o
Avaliação
do desempenho da empresa em termos de lucratividade, produção,
inovação e desenvolvimento dos negócios.
·
Analise externa do ambiente: condições externas a empresa
que lhe impõem desafios e oportunidades.
o
Mercados
abrangidos pela empresa, características atuais e tendências
futuras;
o
Concorrência
ou competição: as empresas que atuam no mercado;
o
Fatores
externos, conjuntura econômica, tendências políticas e etc.
·
Formulação das alternativas
estratégicas: constituem
os cursos da ação futura que a organização pode adotar para atingir seus
objetivos globais. Refere-se ao produto e o mercado.
Desenvolvimento do planejamento estratégico
·
Objetivos organizacionais
·
Atividades escolhidas
·
Mercado
·
Lucros
·
Alternativas estratégicas quanto as suas
atividades
·
Alternativas estratégicas quanto ao mercado
·
Interação vertical
·
Novos investimentos
Planejamento tático ou planos táticos
Refere-se
ao médio prazo e é o desdobramento do planejamento estratégico. Os planos
táticos precisam serem desdobrados em planos operacionais específicos.
Ciclo
da APO
Funciona da seguinte
maneira:
1. Gerente e subordinados ser reúnem, discutem,
negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para subordinados.
2.
O gerente se compromete a proporcionar apoio,
direção e recursos para que o subordinado possa trabalhar eficazmente orientado
para o alcance de objetivos.
3.
O subordinado passa a trabalhar para
desempenhar metas.
4. Periodicamente, gerente e subordinado se
reúnem para uma avaliação.
5.
Avaliação conjunta há uma reciclagem do
processo.
PLANOS TÁTICOS PLANOS
OPERACIONAIS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
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Planejamento de
novos processos
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|
ALCANCE DE OBJETIVOS DEPARTAMENTAIS
|
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|
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Planejamento e
desenvolvimento produto/mercado
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Planos de reduções
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Planos de
integrações
|
|||
Plano de
diversificações
|
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|
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||
|
Plano de pesquisa e
desenvolvimento
|
||
Plano de fusões e
aquisições
|
|||
|
|
||
|
|
||
Planejamento e
desenvolvimento de recursos
|
Plano de recursos
humanos
|
||
Plano de materiais
|
|||
Plano de facilidades
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|||
Plano de fluxos de
fundos
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|||
|
|
||
|
|
||
Planejamento das
operações
|
Plano de marketing
|
||
Plano de fabricação
|
|||
Planos de lucros a
curto prazo.
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TRANSIÇÃO DO ESTILO ADMINISTRATIVO A PARTIR
DA APO
Pré- APO
|
Pós- APO
|
Administração do cotidiano
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Focalização no futuro
|
Visualização para dentro
|
Visualização para fora
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Orientação para produtos
|
Orientação para pessoas
|
Orientação para a organização
|
Orientação para clientes
|
Orientação para atividades
|
Orientação para resultados
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Administração da rotina
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Criação de inovações
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Ênfase no “como”
|
Ênfase no “para quê”
|
Ênfase no dinheiro, máquina e
materiais.
|
Ênfase em pessoas, mentalidade e tempo.
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Controle centralizado, funcional e
tecnocrático
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Iniciativa descentralizada dos
subordinados
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Estilo autoritário
|
Estilo participativo
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Diretrizes e supervisão
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Delegação e responsabilidade
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Individualismo
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Trabalho em equipe
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BENEFÍCIOS E PROBLEMAS COM A APO.
Alguns
benefícios da APO
|
Alguns
problemas com a APO
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Aclaramento dos objetivos
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Coerção sobre subordinados
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Melhoria do planejamento
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Aprovação de objetivos incompatíveis
|
Padrões claros para controle
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Papelório em excesso
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Aumento da motivação do pessoal
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Focalização sobre resultados mais
facilmente mensuráveis do que sobre resultados mais importantes
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Avaliação mais objetiva
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Perseguição rígida de objetivos que
poderiam ser abandonados
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Melhoria
do moral
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Fonte e Sítios Consultados
www.novosolhos.com.br
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