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Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

11 de março de 2016

Abordagem Neoclássica da Administração


·        Abordagem clássica atualizada e redimensionada
·   Ecletismo (busca a conciliação de teorias distintas) que aproveita a contribuição de todas as demais teorias

Principal percussor
·        Peter F. Drucker , 1935 – Livro: The End of the Ecomonic Man

Baseia-se nos seguintes fundamentos:
·        A administração é um processo operacional
·        A administração envolve uma variedade de situações organizacionais e fundamentos universais
·        Os princípios de administração são verdadeiros
·        A cultura e o universo físico afetam o meio ambiente do administrador

Dividida em quatro discussões:
·        Teoria Neoclássica
·        Tipos de organização: dando forma à empresa
·        Departamentalização: compondo as unidades da empresa
·        APO – Administração por Objetivos: focalizando resultados



Teoria Neoclássica

Pontos chaves:

·        Ecletismo, preocupação com a pratica administrativa e sua ênfase nos objetivos e resultados.
·        Afirmar a administração com técnica social básica
·        Definir as funções do administrador
·        Definir os princípios básicos da organização
·        Centralização versus descentralização, vantagens e desvantagens.

As principais características:

·       Ênfase na pratica da administração:
Pragmatismo e busca de resultados concretos e palpáveis, visando à ação administrativa, enfatizando os aspectos instrumentais da administração.

·       Reafirmação dos postulados clássicos
Realinhamento dos conceitos da teoria clássica, tais como: estrutura organizacional, linear, funcional, linha e Staff, autoridade e responsabilidade, a departamentalização e etc. Dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível.

·       Ênfase nos princípios gerais de administração
Estabelecer princípios gerais da administração capazes de orientar o administrador no desenvolver de suas funções. Definir o processo pelo qual o administrador deve: PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR, o trabalho dos seus subordinados.


·       Ênfase nos objetivos e nos resultados
É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada.
Considera os meios na busca da eficiência, mas enfatiza os fins e os resultados, na busca da eficácia.

·       Ecletismo
Os autores neoclássicos são ecléticos, pois absorveram o conteúdo de outras teorias administrativas.


Administração como técnica social foto técnica social
·        Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum.


Aspectos administrativos comuns às organizações

·        Cada organização pode ser considerada do ponto de vista da eficiência e de eficácia, simultaneamente.
·        Eficácia é uma medida de alcance de resultados
·        Eficiência uma medida de utilização dos recursos nesse processo.

Exemplos:

EFICIÊNCIA                                            EFICACIA
Ênfase nos meios                                       Ênfase nos resultados
Resolver problemas                                    Atingir objetivos


Princípios básicos da administração

Divisão do trabalho:
·        Nível institucional = dirigentes e diretores
·        Nível intermediário = gerentes
·        Nível operacional = supervisores

Especialização
·       Preocupação com a especialização dos órgãos que compõem a estrutura da organização.

Hierarquia
·  Divide a organização em camadas ou níveis de autoridades e responsabilidades
·        Autoridade é alocada em posições da organização e não em pessoas
·        Autoridade é aceita pelos subordinados
·        Autoridade flui abaixo através da hierarquia verticalizada
· Delegação que é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia.

Amplitude administrativa
·        Amplitude de comando ou amplitude de controle = significa o numero de subordinados que um administrador pode supervisionar.
·        A tendência atual e de achatar e comprimir a estrutura organizacional no sentido de aproximar a base da cúpula e melhorar as comunicações.

CENTRALIZAÇÃO

Enfatiza as relações escalares, a cadeia de comando, que esta ligada intimamente com a unidade de comando. O individuo no topo da hierarquia possui a mais alta autoridade e que a autoridade dos demais é escalada para baixo, de acordo com o organograma da organização.

Vantagens:
Desvantagens:
As decisões são tomadas por administradores - visão global
As decisões são tomadas na cúpula - distante dos fatos e circunstâncias.
Os tomadores de decisão então no topo.
Os tomadores de decisão têm pouco contato com as pessoas e as situações.
As decisões são mais consistentes.
As linhas de comunicação – demoras e maior custo
A centralização elimina esforços duplicados - reduz custos operacionais
As decisões passam pela cadeia escalar – possibilidade de erros e distorções
Funções como compras e tesouraria – permitem maior especialização



DESCENTRALIZAÇÃO

A autoridade delega tomada de decisão ou ações. Faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização.

Vantagens:
Desvantagens:
As decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores da ação
Pode ocorrer falta de informação e coordenação entre os departamentos envolvidos
Tomadores de decisão são os que têm mais informação sobre a situação
Maior custo pela exigência de melhor seleção e treinamento dos administradores médios
Maior participação no processo decisorial promove motivação e moral elevado entre os administradores médios
Risco da subjetivação: os administradores podem defender mais os objetivos departamentais do que os empresariais.
Proporciona excelente treinamento para os administradores médios.
As políticas e procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos


FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR

Para a Teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da administração que é o: planejamento, a organização, a direção e o controle.

Ciclo administrativo
A sequência das funções do administrador forma o ciclo administrativo, ou seja, o processo administrativo. O processo administrativo é cíclico, dinâmico e interativo.

·                   Planejamento > organização > direção > controle


Funções administrativas:

Planejamento: determinar antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Consiste em:
·                    Definir a missão
·                    Formular objetivos
·                    Definir os planos para alcançá-los
·                    Programar as atividades

Os três tipos de planejamento:

Planejamento
Conteúdo
Extensão de Tempo
Amplitude
Estratégico
Genérico, sintético e abrangente.
Longo prazo
Macro orientado. Aborda a empresa com uma totalidade.
Tático
Menos genérico e mais detalhado
Médio prazo
Aborda cada unidade da empresa separadamente
Operacional
Detalhado, especifico e analítico.
Curto prazo
Micro orientado. Aborda cada tarefa ou operação apenas.


O planejamento produz um resultado imediato: o plano.

Plano: constitui o evento intermediário entre os processos de elaboração e de implementação do planejamento. 
Existem quatro tipos distintos de planos:
·                    Planos relacionados com métodos, denominados procedimentos.
·                    Planos relacionados com dinheiro, denominados orçamentos.
·    Planos relacionados com tempo, denominados programas ou programações.
·               Planos relacionados com comportamentos, denominados normas ou regulamentos.

Organização: como entidade social significa qualquer empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. Como função administrativa, significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um. 
Consiste em:
·                Dividir o trabalho
·                 Designar as atividades
·                 Agrupar as atividades em órgãos e cargos
·                 Alocar recursos
·                 Definir autoridade e responsabilidade

Os três níveis de organização:

Abrangência
Tipo de Desenho
Conteúdo
Resultante
Nível institucional
Desenho organizacional
A empresa com uma totalidade
Tipos de organização
Nível intermediário
Desenho departamental
Cada departamento isoladamente
Tipos de departamentalização
Nível operacional
Desenho de cargos e tarefas
Cada tarefa ou operação apenas
Analise e descrição de cargos


Direção: o papel da direção esta em acionar e dinamizar a empresa. Esta relacionada com a ação e a atuação sobre os recursos humanos da empresa. Refere-se às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e os seus respectivos subordinados. 
Consiste em:
·              Designar as pessoas
·              Coordenar os esforços
·              Comunicar
·               Motivar
·                Liderar
·                Orientar


Os três níveis de direção:

Níveis de direção
Níveis de organização
Cargos envolvidos
Abrangência
Direção
Institucional
Diretores e altos executivos
A empresa ou áreas da empresa
Gerencia
Intermediário
Gerentes e pessoal do meio campo
Cada departamento ou unidade da empresa
Supervisão
operacional
Supervisores e encarregados
Cada grupo de pessoas ou tarefas


Controle: fundamentalmente é um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado. Tem como finalidade assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. Como função administrativa que depende do planejamento, da organização e da direção para formar o processo administrativo. 
Consiste em:
·             Definir padrões
·              Monitorar o desempenho
·              Avaliar o desempenho
·              Ação corretiva

O controle é um processo cíclico composto de quatro fases:

·                    Estabelecimento de padrões
·                    Observação do desempenho
·                    Comparação do desempenho com o padrão estabelecido
·                    Ação corretiva.

Tipos de padrões:

·         Padrões de Quantidade = Volume de produção; Níveis de estoque; Número de horas trabalhadas.
·  Padrões de Qualidade = Controle de qualidade do produto; Especificações do produto; CQ da matéria-prima.
·       Padrões de Tempo = Tempo-padrão da produção; tempo médio de estocagem; padrões de rendimento.
·            Padrões de Custo = Custo de produção; custo de estocagem; Custo padrão.


Abrangência do controle:


Controle
Conteúdo
Extensão de Tempo
Amplitude
Estratégico
Genérico, sintético e abrangente.
Longo prazo
Macro orientado. Aborda a empresa com uma totalidade.
Tático
Menos genérico e mais detalhado
Médio prazo
Aborda cada unidade da empresa separadamente
Operacional
Detalhado, especifico e analítico.
Curto prazo
Micro orientado. Aborda cada tarefa ou operação apenas.




RESUMO DA TEORIA NEOCLÁSSICA DENTRO DA ABORDAGEM PRESCRITIVA E NORMATIVA DA TEORIA ADMINISTRATIVA

Aspectos Principais
Teoria Neoclássica
Abordagem da organização
Organização formal e informal
Conceito de organização
Sistema social com objetivos a serem alcançados racionalmente
Principais representantes
Drucker, Koontz, Jucius, Newmann, Odiorne, Humble, Gelinier, Schleh, Dale.
Característica básica da administração
Técnica social básica
Concepção de homem
Homem organizacional e administrativo
Comportamento organizacional do individuo
Ser racional e social voltado para o alcance de objetivos individuais e organizacionais
Ciência mais relacionada
Ecletismo
Tipos de incentivos
Incentivos mistos
Relação entre objetivos organizacionais e objetivos individuais
Integração entre os objetivos organizacionais e individuais
Resultados almejados
Eficiência ótima



Decorrência das Abordagens Neoclássica:
Tipos de Organização

Organização é um conjunto de cargos funcionais e hierárquicos a cujas prescrições e normas de comportamento todos os seus membros devem se sujeitar.



Organização Formal

A organização formal compõe-se de camadas hierárquicas ou níveis funcionais estabelecidos pelo organograma e com ênfase nas funções e nas tarefas. É a determinação dos padrões de inter-relações entre órgãos ou cargos, definidos logicamente por meios de normas diretrizes e regulamentos da organização, para alcance dos seus objetivos.

Três tipos tradicionais de organização:

·                   Organização Linear
·                   Organização Funcional
·                   Organização Linha-Staff

ORGANIZAÇÃO LINEAR

A denominação organização linear deve-se ao fato de que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinado. É uma organização simples de forma piramidal.

Organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e antiga, pois tem sua origem na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais.

Características da Organização Linear:

·  Autoridade linear ou única: decorrente do principio da unidade de comando
·        Linhas formais de comunicação: as comunicações são feitas unicamente através de linhas existentes no organograma.
·       Centralização das decisões: desloca e converge toda autoridade para a cúpula da organização. Existe uma autoridade máxima.
·       Aspecto piramidal: à medida que sobe na escala hierárquica, diminui o numero de cargo ou órgãos.


Vantagens:
Desvantagens:
Estrutura simples e de fácil compreensão.
Estabilidade e constância das relações formais.
Clara delimitação das responsabilidades dos órgãos ou cargo.
Autoridade linear baseada no comando único e direto.
Facilidade de implantação.
Exagera a função de chefia e de comando.
É estável.
A unidade de comando torna o chefe um generalista.
É do tipo de organização indicado para pequenas empresas.
Na medida em que a empresa cresce, a organização linear provoca o congestionamento das linhas formais de comunicação.

As comunicações, por serem lineares, tornam-se demoradas.


ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL

A organização funcional é a estrutura organizacional que aplica o principio funcional ou principio da especialização das funções.

Características da Organização Funcional:

·   Autoridade funcional ou dividida: é uma autoridade do conhecimento, em que cada subordinado reporta-se a muitos superiores, porem somente em cada um deles em sua especialidade.

· Linhas diretas de comunicação: são feitas diretamente, sem necessidade de intermediação.

·   Descentralização das decisões: as decisões são delegadas aos órgãos ou cargos especializados que possuem conhecimento necessário para melhor implementá-las.

·    Ênfase na especialização: baseia-se no primado da especialização de todos os órgãos ou cargos, em todos os níveis da organização.


Vantagens:
Desvantagens:
Proporciona o Maximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos da organização
Diluição e conseqüente perda de autoridade de comando
Permite a melhor supervisão técnica possível
Subordinação múltipla
Desenvolve comunicações diretas, sem intermediação.
Tendência à concorrência entre os especialistas
Separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução.
Tendência à tensão e conflitos dentro da organização




ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF

Organização Linha-Staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-se incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens.


Distinção de órgãos de linha e os de staff

Linha:
·        Relacionamento diretamente ligado aos objetivos da organização
·    Tem autoridade para decidir e executar as atividades principais da organização

Staff:
·        Relacionamento indiretamente ligado aos objetivos da organização
·      Tem autoridade de assessoria, planejamento, controle, consultoria e recomendações.
·        Principais funções: serviços, consultoria e assessoria, monitorização, planejamento e controle.

Características da Organização Linha-Staff

·        Fusão da estrutura linear com a estrutura funcional
·        Coexistência entre linhas formais de comunicação com linhas diretas de comunicação
·        Separação entre órgãos operacionais (executivos) e órgãos de apoio e suporte (assessores)
·        Hierarquia versus especialização



Vantagens:
Desvantagens:
Assegura assessoria especializada e inovadora mantendo o principio de autoridade única
Possibilidade de conflitos entre órgãos de linha e staff
Atividade conjunta e coordenada dos órgãos de linha e órgãos de staff.
Dificuldade na obtenção e manutenção do equilíbrio entre linha e staff



Aspectos
Linha
Staff
Papel principal
É quem decide
E quem assessora
Atuação
É quem cuida da execução
É quem dá consultoria
Tipo de atividade
Comando
Ação
Trabalho de campo
Recomendação
Alternativas
Trabalho de gabinete
Responsabilidade
Pela operação
Pelos resultados
Pelo planejamento
Pelas sugestões
Exemplo
Gerente de departamento
Gerente de staff




Decorrências da Abordagem Neoclássica: Departamentalização


Departamento designa uma área, divisão ou segmento distinto de uma empresa sobre a qual um administrador tem autoridade para o desempenho de atividades específicas.

Departamentalização é a especialização horizontal. É uma divisão do trabalho em termos de diferenciação entre diversos tipos de tarefas executados pelos órgãos.

Tipos de departamentalização:
·        Por funções
·        Por produtos ou serviços
·        Por localização geográfica
·        Por clientes
·        Por fases do processo (ou processamento)
·        Por projetos




Fonte e Sítios Consultados
  
www.novosolhos.com.br





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