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Administração no Blog

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12 de março de 2016

Abordagem e Teoria Estruturalista da Administração




·                   Max Weber – Início do século XX – 1930

·                   Burocracias = surgiram a partir da era vitoriana como decorrência da necessidade que as organizações sentiram de ordem e exatidão e em função das reivindicações dos trabalhadores por um tratamento justo e imparcial.
·                   O primeiro teórico das organizações foi incontestavelmente Max Weber. Estudou as organizações do ponto de vista estruturalista, preocupando-se com sua racionalidade, isto é, com a relação entre os meios e os recursos utilizados e os objetivos a serem alcançados.

A Abordagem Estruturalista se desdobra em:

·                   Teoria da Burocracia ou Modelo Burocrático de Organizações = Ênfase na estrutura
·                   Teoria Estruturalista = Ênfase na estrutura, nas pessoas e no ambiente.


MODELO BUROCRATICO DE ORGANIZAÇÃO: EM BUSCA DA ORGANIZAÇÃO IDEAL

O modelo burocrático de organização surgiu como uma reação contra a crueldade, o nepotismo e os julgamentos tendenciosos e parcialistas, típicos das praticas administrativas desumanas e injustas do inicio da Revolução Industrial.

Origens da Teoria da Burocracia

· A fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias.
· A necessidade de um modelo de organização racional capaz de envolver todas as variáveis estruturais.
·   O crescente tamanho e complexidade das empresas passou a exigir modelos organizacionais mais bem definidos.
·   O ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, seu criador.


Tipos de Sociedade e Tipos de Autoridade

Tipos de sociedade
Características
Exemplos
Tipos de Autoridade
Características
Legitimação
Aparato administrativo
Tradicional
-Patriarcal e patrimonialista.
-Conservantismo
-Clã, tribo, família, sociedade medieval.
Tradicional
-Não e racional.
-Poder herdado ou delegado.
-Baseada no “senhor”.
-Tradição, hábitos, usos e costumes.
-Forma patrimonial e forma feudal
Carismática
-Personalista, mística e arbitrária.
-Revolucionaria.
-Grupos, revolucionários, partidos políticos, nações em revolução
Carismática
-Não é racional, nem herdada, nem delegável.
-Baseada no “carisma”
-Características pessoais (heroísmo, magia, poder mental) carismáticas do líder.
-Inconstante e instável.
-Escolhido pela lealdade e devoção ao líder e não por qualificações técnicas.
Legal, Racional ou Burocrática
-Racionalidade dos meios e dos objetivos
-Estados modernos, grandes empresas, exércitos.
Legal, Racional ou Burocrática
-Legal, racional, impessoal, formal.
-Meritocrática.
-Justiça da lei. Promulgação e regulamentação de normas legais previamente definidas.
-Burocracia.



Características da Burocracia segundo Weber

A burocracia é baseada em:

Conseqüências previstas:

Objetivo:
· Caráter legal das normas.
·  Caráter formal das comunicações
·   Divisão do trabalho.
·    Impessoalidade no relacionamento
·    Hierarquização da autoridade
·     Rotinas e procedimentos
·     Competências técnicas e mérito
·    Especialização da administração
·     Profissionalização
·     Previsibilidade do funcionamento.

·         Previsibilidade do comportamento humano.
·         Padronização do desempenho dos participantes.

·         Máxima eficiência da organização.


Disfunções da Burocracia


Características da Burocracia
Disfunções da Burocracia


·         Caráter legal das normas.
·         Caráter formal das comunicações
·         Divisão do trabalho.
·         Impessoalidade no relacionamento
·         Hierarquização da autoridade
·         Rotinas e procedimentos
·         Competências técnicas e mérito
·         Especialização da administração
·         Profissionalização
·         Previsibilidade do funcionamento.
·         Internalizarão das normas.
·         Excesso de formalismo e papelório.
·         Resistência a mudanças.
·         Despersonalização do relacionamento.
·         Categorização do relacionamento.
·         Super conformidade.
·         Exibição de sinais de autoridade.
·         Dificuldades com clientes.



Previsibilidade do funcionamento
Imprevisibilidade do funcionamento





Dimensões da Burocracia

1.           Divisão do trabalho baseado na especialização funcional
2.           Hierarquia de autoridade
3.           Sistema de regras e regulamentos
4.           Formalização das comunicações
5.           Impessoalidade no relacionamento entre as pessoas
6.           Seleção e promoção baseadas na competência técnica.



OBS:
·                   Na escassez da Burocratização ocorre a desordem
·                   No excesso da Burocratização ocorre a rigidez
·                   A organização Ideal esta nas seis dimensões da Burocracia





Teoria Estruturalista da Administração

O movimento estruturalista foi predominantemente europeu e teve caráter mais filosófico na tentativa de obter a interdisciplinaridade das ciências.

Origens da Teoria Estruturalista
·     A oposição surgida entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações
·       Humanas
·        A necessidade de visualizar a organização como uma unidade social
     grande e complexa.
·         A influência do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão
         no estudo das organizações
·            Conceito de estrutura.

Estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, salientando o seu valor de posição.

Desenvolvimento das organizações:
·     Etapa da natureza = os fatores naturais, os elementos da natureza,
         constituíam a base da humanidade
·       Etapa do trabalho = fator que revoluciona o desenvolvimento da
         humanidade.
·      Etapa do capital = o capital prepondera a natureza e o trabalho, torna-
         se fator básico da vida social.
·      Etapa da organização = a natureza, o trabalho, o capital se    
        submetem a organização.

As organizações

Organização = e um conjunto de relações sociais estáveis e deliberadamente criadas com a explícita intenção de alcançar objetivos.

O homem organizacional

Características:
·                   Flexibilidade
·                   Tolerância às frustrações
·                   Capacidade de adiar as recompensas
·                   Permanente desejo de realização

Analise das organizações
Abordagem múltipla:
·                   Organização formal e informal
·                   Recompensas salariais, materiais, sociais e simbólicas
·                   Diferentes níveis hierárquicos
·                   Analise intra-organizacional e interoganizacional




Tipologia das organizações:

As organizações são diferentes entre si e apresentam enorme 
 variabilidade.

Os estruturalistas desenvolveram as tipologias das organizações para classificá-las de acordo com suas características.

Tipologia de Etzioni

Características:
·                   Divisão do trabalho e atribuição de poder e responsabilidade
·                   Centros de poder
·                   Substituição de pessoal

Meios de controle:
·                   Controle físico = sanções ou ameaças físicas
·                   Controle material = recompensas materiais
·                   Controle normativo = moral e ético

Interesses dos participantes da organização
·                   Alienatário = coagido e forçado a permanecer na organização
·                   Calculista = compensação econômica imediata
·                   Moral = valor a missão da organização

Classificação das organizações:
·                   Organizações coercitivas = o poder é imposto
·                   Organizações utilitárias = o poder baseia-se nos incentivos
·                   Econômicos.
·                   Organizações normativas = o poder baseia-se no consenso sobre
          objetivos e métodos da organização

Tipologia de Blau e Scott:

Categorias:
·                   Os próprios membros da organização
·                   Os proprietários, dirigentes ou acionistas
·                   Os clientes
·                   O publico em geral

Tipos de organização:
·                   Associações de benefícios mútuos = cooperativas
·                   Organizações de interesses comerciais = proprietários
·                   Organizações de serviços = escolas, universidades
·                   Organizações de Estado = público em geral

Objetivos das organizações:
·                  Apresentação de uma situação futura = orientação para a 
          atividade futura
·                   Fonte de legitimidade = justifica as atividades da organização
·                   Padrões = êxito da organização, eficiência e rendimento
·                   Unidade de medida = verificar e comparar a produtividade


Ambiente organizacional
 É tudo o que envolve externamente uma organização, é constituído 
pelas outras organizações que formam a sociedade.

Conflitos organizacionais
Conflito significa a existência de idéias, sentimentos, atitudes ou 
interesses antagônicos e colidentes que podem se chocar.

·                   Conflito entre a Staff e Linha

Dilemas da organização
·                   Coordenação ou comunicação livre
·                   Disciplina burocrática ou especialização profissional
·                   Planejamento centralizado ou iniciativa individual

Dilema maior: ORDEM ou LIBERDADE













  Fonte e Sítios Consultados


   www.novosolhos.com.br


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