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Administração no Blog

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20 de fevereiro de 2016

Oferta e Demanda - e a Crise




Em tempos de crise é comum encontrar cidadãos com uma boa condição financeira fazendo algumas restrições orçamentárias, ou seja, cortando e limitando os gastos para manter um equilíbrio menor ou igual a sua renda. Este fenômeno é o primeiro limitador da demanda de qualquer mercado – quando a economia entra em crise a demanda cai e o mercado diminui o seu ritmo.

E é nesta hora que os consumidores irão eleger as suas prioridades dentro da sua capacidade de pagamento ou restrição orçamentária. A procura sempre será pelo melhor Custo x Benefício e essa escolha estará baseada na percepção de valor. Ou seja, o mesmo produto que está muito barato pode ter muito valor para um cliente, mas para outros, ele não tem tanto valor assim.

Quando os mercados elevam o preço de um produto, sem que haja uma contrapartida de valor agregado, a demanda tende a diminuir, em outras palavras, o volume vendido e a quantidade de clientes interessados serão menores. Agora, estando os mercados em uma situação onde existem muitos competidores e muita oferta de um mesmo produto – é certo que eles irão ganhar dinheiro baseados no volume de vendas de produtos com baixo preço. (quantidade).

Pense na seguinte situação: quando a procura por um determinado produto aumenta e a oferta deste produto se mantém a mesma, isso faz com que exista uma forte tendência de aumento de preços. Na outra hipótese, acontece exatamente o contrário: quando a demanda diminui, os ofertantes são obrigados a baixar os preços para poder vender o seu produto em estoque.

E quando o mercado sofre com a crise da economia de um país, como é o nosso caso atual, acontecem alguns ajustes como o preço da carne bovina: Com o preço nas alturas a população deixou a carne de primeira de lado e passou a consumir produtos ‘similares’ só que mais baratos, como a carne de segunda, a carne de porco, as aves, os peixes, os ovos e etc.


No caso das vendas, é comum que a demanda seja criada ou instigada por ações de marketing, que têm a intensão de despertar o interesse pelo consumo de determinado produto. É certo que esse produto deveria estar entre as prioridades dos consumidores como sendo algo de valor que eles necessitam e quando não, as ações de marketing criam essa necessidade nestes clientes.

Para as pequenas empresas, quando a lei da oferta e demanda é entendida como a que foi descrita acima, fica mais fácil iniciar os levantamentos para um negócio – funciona para avaliar a viabilidade de um empreendimento. Nessa hora é importante saber se o produto apresenta algum valor agregado e se ele possui um diferencial competitivo, por exemplo. E quando pensar no mercado é necessário fazer um levantamento de quantos concorrentes atuam neste ramo e com quais preços e etc. E talvez, o mais importante seja o cuidado com o consumidor - é de fundamental importância saber se ele terá a sua necessidade satisfeita completamente - desde o atendimento ao pós-venda - o quanto ele aceita pagar e se ele percebe valor no seu produto.


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