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29 de fevereiro de 2016

As Mudanças da Administração do século 21



A palavra administração é usada tão frequentemente no dia-a-dia, que parece não haver duvidas com relação a seu significado. O mesmo acontece com palavras como administrador, gerente, eficiência, que têm papel importante dentro do campo da administração, e muitas outras.  




Definição de Administração

Objetivos, decisões e recursos são as palavras-chave na definição de administração. Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange quatro tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, execução e controle.


Importância Social da Administração

A administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos – individual, familiar, grupal, organizacional ou social.

Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de utilização de recursos, a razão principal para estudá-lo é seu impacto sobre o desempenho das organizações. As organizações assumiram importância sem precedentes na sociedade e na vida das pessoas.

Na sociedade organizacional, muitos produtos e serviços essenciais para a simples sobrevivência somente se tornam disponíveis quando há organizações empenhadas em realizá-los.


TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Essencialmente, uma teoria é uma representação abstrata do que se percebe como realidade. A teoria é um conjunto de afirmações ou regras feitas para enquadrar alguma parte do mundo real. Sem teoria, os fatos são silenciosos.

Teorias da administração são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações, que são designadas por meio de diferentes termos, explicados a seguir.

Ø    Teorias são explicações, interpretações ou proposições sobre a realidade. Por exemplo: teoria da burocracia, teorias da motivação. A própria definição da administração como processo de planejar, organizar, executar e controlar é uma teoria.

Ø    Enfoque, também chamado pensamento, abordagem ou perspectiva, é um aspecto particular das organizações ou do processo administrativo, selecionado para estudo e produção de conhecimentos. É também uma forma de interpretar organizações e o processo administrativo. Por exemplo: enfoque sistêmico, enfoque comportamental.

Ø    Escola, é uma linha de pensamento ou conjunto de autores que usaram o mesmo enfoque, escolheram o mesmo aspecto especifico para analisar, ou adotaram o mesmo raciocínio: escola das relações humanas, escola japonesa. A escola do processo administrativo, às vezes chamada escola funcional, compreende os autores que usam a definição de Fayol, da administração como processo de planejar, organizar, executar e controlar.

Ø    Modelo de Gestão (ou de administração) é um conjunto de doutrinas e técnicas do processo administrativo. Muitas vezes, o modelo está associado a uma base cultural: modelo japonês de administração.

Ø    Modelo de Organização é um conjunto de características que definem organizações e a forma como são administradas. Modelo de organização é o produto da utilização de determinadas doutrinas e técnicas. Por exemplo: modelo burocrático (ou mecanicista) de organização.

Ø    Doutrina (ou preceito) é um principio de conduta, que contém valores, implícitos ou explícitos. As doutrinas recomendam como agir, orientando os julgamentos e as decisões dos administradores. Por exemplo, o movimento da administração científica tinha uma doutrina da eficiência dos recursos. O movimento da qualidade tem uma doutrina da satisfação do cliente.

Ø    Técnicas são soluções para problemas. Organogramas, metodologias de planejamento, estudos de tempos e movimentos e sistemas de controle são exemplos de técnicas.




ADMINISTRAÇÃO NO PRESENTE

         No limiar do século XXI, mudanças em todos os tipos de ambientes – competitivo, tecnológico, econômico, social – levaram ao surgimento de novos conceitos e técnicas para administrar as organizações. Essas inovações na teoria e na pratica são chamadas novos paradigmas da administração.


Ø O QUE SÃO PARADIGMAS?

         Paradigmas são modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, para explicar e ajudar as pessoas a lidar com diferentes situações. No campo da administração, os paradigmas são principalmente:


·        Premissas ou hipóteses: explicações que ajudam a entender as organizações e orientam a maneira de administrá-las. Nesse caso, paradigma significa o mesmo que doutrina, conforme a definição apresentada anteriormente.

·        Modelos de administração e organização: ainda conforme as definições já apresentadas, os modelos compreendem todos os tipos de técnicas e soluções para administrar as organizações.

·        Contexto: compreende a conjuntura – social, econômica, tecnológica, competitiva etc. – dentro da qual as organizações são administradas.


Como em muitos outros campos, os paradigmas da administração mudam constantemente. As mudanças variam em termos de velocidade, permanência e magnitude. A revolução industrial provocou mudanças de grande magnitude, em tempo relativamente curto, que moldou inúmeras características da sociedade atual. Formas de produção e consumo, urbanização, divisão das pessoas em classes, profissões e muitos outros aspectos da sociedade fazem parte do paradigma criado pela Revolução Industrial.




·       Mudanças de Paradigmas

No início do séc. XXI, a Revolução Industrial continua evoluindo, fazendo a sociedade humana ingressar na era pós-industrial, caracterizada pela predominância das atividades de serviços em relação às agrícolas e industriais. Ao mesmo tempo, continua em marcha a Revolução Digital, que começou em meados do século XX e representou a complementação e substituição de certas atividades intelectuais por computadores. A globalização, a passagem para a era pós-industrial e a Revolução Digital provocou a mudança de muitas concepções tradicionais. Algumas dessas mudanças são:

·        Mudança no papel das chefias;
·        Competitividade;
·        Interdependência;
·        Administração informatizada;
·        Administração empreendedora;
·        Foco no cliente;
·        Meio ambiente;
·        Qualidade de vida;
·        Emergência do Terceiro Setor.




UM NOVO CENÁRIO

·        UM NOVO FUNCIONÁRIO, UMA NOVA ECONOMIA E UMA NOVA ORGANIZAÇÃO.


A partir da queda dos muros internacionais, a reboque do movimento de globalização, ocorre, sem dúvida, um profundo movimento de enobrecimento da Ciência e da Arte da Administração e, literalmente, o país e as organizações começam a deixar de ser um mero fluxo de caixa.

Isso foi possível devido à revolução Tecnológica/Informática, que foi multiplicada pela Revolução das Comunicações e da Internet, chega-se ao final da década de 90 com um panorama completamente diferente do início. Em verdade, irreconhecível.         Nessa década, em que se viveu, graças a uma expectativa maciça de melhoria de padrões, uma Era de Romantismo, buscaram-se mesmo com graves erros filosóficos, a implantação e a criação da Empresa Visionária. Entretanto, o somatório fragmentado de novas técnicas levou muitas vezes grandes esforços a resultados de soma zero.

É verdade que alguns programas de qualidade foram burocratizados, a reengenharia transformada em downsizing, a cidadania em marketing social, a valorização de pessoas em utilitarismo barato, a Universidade Corporativa como um nome diferente para a decadente área de T&D, o encantamento do cliente em processo artificial, fora da realidade do próprio cliente. É claro, honrosas exceções captaram este Novo Tempo, e empresas de ponta se adaptaram a essa nova realidade que chegava.

         Com o foco voltado para o futuro, às noticias são boas para quem gosta de mudanças. Infelizmente, portanto, uma matéria apreciada por poucos. Diferente do que se imagina, os períodos passados como: entre 2002–2006 nunca poderão ser caracterizados em termos gerais, como uma espécie de continuação das mudanças ocorridas na última década.  

         E por aqui no Brasil, existiu uma ascensão de um governo ‘dito’ trabalhista – o qual na teoria deveria reforçar ainda mais a questão social e a diminuição das desigualdades junto da responsabilidade cidadã como parte obrigatória de qualquer agenda de Desenvolvimento – mas, percebemos que isso foi apenas um discurso, já que na prática muito pouco foi realizado.

         É importante registrar que, senão conservadorismo, pelo menos cautela será a palavra de ordem nas organizações nos próximos anos. As lições aprendidas com a ganância infecciosa não serão esquecidas tão cedo, sendo possível antecipar que reengenharias estarão mais vinculadas a competências dominadas e muito menos a aventuras no campo desconhecido.

         A chegada do século XXI trouxe novos conceitos e técnicas de administração. Uma mudança importante ocorreu no papel das chefias. No paradigma tradicional, não há administração sem chefes, nem vice-versa. Por causa desse vinculo entre um conceito e outro, as companhias que cresceram durante o século XX tornaram-se cheias de chefes especializados, organizados em hierarquias complexas.

         Downsizing, diminuição de tamanho, tornou-se uma das palavras de ordem no mundo das organizações já em meados da década de 1980. Em busca de maior eficiência na utilização de seus recursos e redução de custos, as organizações achataram a hierarquia, simplificaram seus processos de trabalho, promoveram o aumento da produtividade e diminuíram seus quadros de chefes.

         Na visão tradicional da administração, o líder é o chefe das pessoas.

         A mudança na estrutura organizacional e no papel das lideranças é um dos novos paradigmas mais importantes da administração. Embora os líderes continuem desempenhando os papéis de autoridade e responsabilidade pelas decisões, o processo administrativo pode e deve ser distribuído em toda a estrutura. Assim, os funcionários assumem responsabilidades gerenciais (em equipes autogeridas, por exemplo). 




         VISÃO GERAL

         As organizações têm de ser eficazes. Sejam elas pequenas ou grandes. Agora, é inegável que a eficácia leva ao crescimento.

         Toda organização tem por objetivo básico e fundamental a manutenção do seu processo de crescimento, significando a possibilidade de aumentar, manter ou alterar variáveis, como faturamento, rentabilidade, participação de mercado, área de atuação, agregação de valor, reconhecimento social, legitimidade etc.

         A manutenção do processo de crescimento exige e requer eficiência por parte da organização. Muitas organizações estão patrocinando trabalhos sociais de ONGs, podemos dizer que não há diferenças entre uma entidade filantrópica e uma empresa privada. Em ambos os casos há clientes para satisfazer e resultados para atingir.

         Esses resultados podem ser materiais ou morais. Não se desconhece o fato de que as empresas têm mais de um objetivo e mais de uma medida de sucesso e que elas têm de equilibrar interesses concorrentes e objetivos conflitantes, mas nos parece que o binômio eficiência/crescimento, de forma simplificada, dá conta de expressar a miríade de objetivos que possam estar atrelados a uma organização.

         É o crescimento, no contexto apresentado, que viabiliza a sobrevivência da organização no curto prazo e, embora não garanta, dá a ela perspectiva de existência sólida no longo prazo. Isso vale para toda e qualquer organização, seja ela privada, pública, instituição religiosa, partido político ou hospital.

A trajetória das organizações é recheada de problemas dos mais diversos tipos, vinculados às mais diversas causas. E o que é um problema? É um conjunto de situações e dificuldades enfrentado pelas organizações. Assim, ter problemas é o estado natural dessas entidades. O que muda é o tipo de problema e a menor ou maior capacidade que ela tenha para resolvê-lo.

         “O papel do administrador não é o de resolver todos os problemas da organização, o que é impossível, mas o de encaminhar soluções pertinentes à sua esfera de decisão e capazes de levar a organização ao crescimento, no sentido de prepará-la para agir em cima de problemas maiores e mais complexos, tornando-a capaz de enfrentar mudanças com mais rapidez, facilidade e eficiência”.

         Não há regras, não há caminhos mágicos. Cada pessoa é uma individualidade, cada situação tem suas características únicas. No entanto, será de grande ajuda o entendimento de um modelo simples que analise os principais elementos do processo de tomada de decisão no âmbito aqui colocado.



         TRANSIÇÃO HISTÓRICA

         As duas primeiras revoluções industriais, que se caracterizaram por trabalhadores como apêndice da máquina e pelo paradigma industrial, atualmente são sucedidas pelo paradigma pós-industrial, onde ‘just-in-time’, qualidade total, tecnologias da informação, produção enxuta, engenharia simultânea, Internet e automação constituem uma nova revolução no âmbito das organizações.

         Captar e compreender as grandes tendências que estão se delineando para os próximos anos é tão vital para a gestão estratégica das organizações quanto administrar os problemas do dia-a-dia. Uma gestão estratégica desatrelada da realidade presente pode tropeçar em obstáculos mais imediatos e comprometer a sobrevivência da organização. Em contrapartida, a Teoria Geral da Administração dirigida sem um olho no amanhã corre o risco de ser apanhada de surpresa por transformações nos fornecedores, nos clientes, na competição, no ambiente como um todo, muitas vezes sem ter como reagir de forma eficaz.

         Conseguir se colocar acima das turbulências de curto prazo e enxergar as transformações mais amplas e consistentes que ocorrem no ambiente é algo essencial aos administradores/gestores dos dias atuais.

·       O aumento da concorrência entre as organizações é uma tendência na qual se observam:

- mudanças rápidas nas exigências do consumidor em relação a produtos e serviços;
         - demanda crescente do consumidor por produtos e serviços de qualidade;
         - alteração no poder de compra da população;
         - escassez de insumos produtivos e recursos críticos;
         - alterações tecnológicas crescentes;
         - escassez de determinadas habilidades;
         - alterações no ritmo e na natureza das mudanças sociais.

         O estudo das grandes tendências na Teoria Geral da Administração pode oferecer respostas a essas questões. Tais tendências têm o poder não apenas de sinalizar eventos significativos em emergência, ajudando a distinguir o que é do que não é relevante, como também de encaixar esses eventos num todo coerente.

         A análise das grandes tendências transforma dados em informações e conhecimentos, dando significado às coisas e revelando os desafios que as organizações têm pela frente.

         São desafios que não devem ser encarados apenas como mais problemas. Todo desafio ou aparente ameaça pode ser visto por outro ângulo, mais positivo. As transformações trazem sempre consigo fantásticas oportunidades, ao mesmo tempo em que trazem à tona oportunidades e problemas que o futuro pode gerar; o estudo das grandes tendências permite que se monitore a congruência entre os esforços da organização e as forças atuantes em seu ambiente.

         As forças econômicas do mundo já ultrapassaram as fronteiras nacionais há muito tempo, o que resultou em uma maior comunicação, mais comércio e mais oportunidades. A nova economia global deve ser vista como um processo de transformação entre países para a formação de uma economia integrada, analogamente à relação entre os Estados de um mesmo país.

         Nesta era da informação, os trabalhadores qualificados e de elevado nível de educacional ganharão os mais altos salários da historia. Quanto mais a economia da informação evoluir, melhores serão certos empregos e maiores serão seus níveis de remuneração; no entanto, é preciso estar qualificado para desempenhar esses trabalhos.

         A passagem da economia industrial para a economia da informação eleva salários, porém esse aumento de salários se refere aos trabalhadores instruídos e tecnicamente competentes. Os trabalhadores sem qualificação e sem instrução terão seus salários em declínio.

         Nesse contexto podem ser projetadas transformações que ocorrerão, provavelmente, no âmbito de atuação das organizações empresariais, e que poderão ser resumidas quanto a:

- mercado;
- técnicas de mercado;
- produção e logística;
- modus operandi da organização;
- estrutura e crescimento;
- relações com fornecedores e clientes;
- obtenção e capacitação de recursos humanos; e
- liderança.


A PRODUTIVIDADE NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO

         De forma exponencialmente crescente, o grande desafio empresarial com o qual os gestores se defrontam nas organizações é a melhoria da produtividade de sua mão-de-obra para melhor atender os clientes, voláteis em função da pressão exercida pelos concorrentes em seu mercado de atuação. Peter Drucker enfatiza que o maior desafio isolado com o qual os administradores atualmente se defrontam é a elevação da produtividade dos trabalhadores nas organizações, essa questão dominará o pensamento dos gestores durante muitas décadas.

         Segundo Galbraith (1995), como mais e mais concorrentes entram no mercado, tudo leva a crer que as pressões de custo continuarão em sua escalada. Quando uma organização busca obter vantagem competitiva por meio da eficácia de custos, isso traz implicações profundas em todas as partes dessa organização. Os novos métodos de custeio baseados na atividade, por exemplo, constituem-se numa importante ferramenta projetada para segmentar os custos operacionais em seus vários elementos.



         AMPLIAÇÃO DAS FRONTEIRAS DA ORGANIZAÇÃO

         A administração na era da informação ou da economia digital deve encarar como absolutamente normal uma organização com suas fronteiras ampliadas. De fato, um novo tipo de relacionamento está surgindo entre a organização e seus fornecedores, clientes e demais instituições do seu meio ambiente de atuação. Tais relacionamentos deverão capacitar as organizações a desenvolver enfoques abrangentes para os seus mercados, responder rapidamente às novas oportunidades, ter acesso inter organizacionalmente’ a clientes comuns, criar novos mercados, compartilhar informações, atuar de forma conjunta, expandir geograficamente em empreendimentos comuns, entre outras possibilidades.


A ampliação virtual das fronteiras da organização deverá estabelecer um cenário em que:

         - o acesso às informações da organização ficará disponibilizado aos seus parceiros e agentes externos;

         - a interligação com os clientes da organização se tornará benéfica para as partes, fortalecendo a fidelidade e o relacionamento de longo prazo;

         - a participação relativa das organizações de um mesmo setor se alterará constantemente em função direta da adoção de tecnologias da informação, como Internet, EDI (intercâmbio eletrônico de documentos e de redes informatizadas); ou seja, a inovação introduzida por uma organização tenderá a provocar mudança no market share, afetando as demais organizações concorrentes;

         - a cooperação entre organizações concorrentes poderá ocorrer em face da possibilidade de ganhos e benefícios comuns entre elas (por exemplo, sistemas de reservas de hotéis, transações interbancárias eletrônicas, intercâmbio em rede de pesquisas, e afins);

- a criação de parcerias e alianças entre organizações, propiciadas pela interligação virtual, permitirá a geração de novos produtos e serviços, sem a criação física de novas organizações ou mesmo de novos departamentos ‘intraorganizacionalmente’.



MUDANÇA NO REGIME DE TRABALHO

O mercado de trabalho, em face das inúmeras transformações que não param de acontecer vive uma radical reestruturação. Diante da forte volatilidade do mercado, do aumento da competição e do estreitamento das margens de lucro, os gestores se reposicionarão diante do enfraquecimento do poder sindical e da grande quantidade de mão-de-obra excedente (desempregados ou subempregados) para negociar regimes e contratos de trabalho mais flexíveis.

         É difícil esboçar um quadro geral claro, visto que o propósito dessa flexibilidade é satisfazer as necessidades com freqüência muito especifica de cada organização.  Mesmo para os empregados regulares, com jornada de trabalho de 40 horas semanais em média, há certa obrigatoriedade de o empregado trabalhar bem mais em períodos de pico de demanda, compensando com menos horas em período de redução da demanda, que vêm se tornando muito mais comuns. Mais importante do que isso é a aparente redução do emprego regular em favor do trabalho em tempo parcial, temporário ou subcontratado.

Um novo modelo de administração de Gestão de Pessoas surgirá composto de um núcleo central formado pelo pessoal estratégico e a periferia representada pela mão-de-obra não especializada.

 O núcleo central desse novo modelo de gestão de pessoas das organizações do futuro, composto de gestores e pessoal especializado, grupo que diminuirá cada vez mais e deverá se compor de empregados em tempo integral, condição permanente e posição essencial para o futuro de longo prazo da organização. Usufruindo de maior segurança no emprego, boas perspectivas de promoção e reciclagem, assim como de vantajosos benefícios, esse grupo deve atender à expectativa de ser móvel, adaptável e flexível.

Os custos potenciais da dispensa temporária de empregados do grupo central em época de dificuldade podem, no entanto, levar a organização a subcontratar mesmo para funções de alto nível, mantendo o grupo central relativamente pequeno.



A NOVA ORGANIZAÇÃO

Teremos um novo tipo de organização empresarial para os próximos anos. Com diferentes abordagens, mas com suas características básicas constituídas em pontos comuns, a nova organização exigirá um debate consistente por parte dos administradores (gestores) e das escolas de administração.

Aquela organização tradicional, hierárquica, passa pela fase de profundas mutações. Do mesmo modo que as barreiras estão sendo desmanteladas na realidade política econômica, a organização do futuro estará se tornando cada vez mais aberta.

Nunca existiram regras ou receitas prontas para os administradores adotarem em novos contextos organizacionais. Da mesma forma, a existência de múltiplas dimensões de mudança exigirá um reposicionamento dos profissionais de administração ao novo paradigma da era pós-industrial.

 A transição do paradigma industrial para o paradigma pós-industrial será marcada pela flexibilidade dos processos de trabalho, dos mercados de trabalho, dos produtos e padrões de consumo. Serão caracterizadas pelo surgimento de setores de produção inteiramente novos, novas maneiras de fornecimento de serviços financeiros, novos mercados e, sobretudo, elevadas taxas de inovação comercial, tecnológica e organizacional.

A maior flexibilidade e mobilidade permitida pelo paradigma pós-industrial induzirão as organizações a adotar empregos flexíveis constituídos por empregados em tempo parcial, empregados casuais, pessoal com contrato por tempo determinado, temporários, subcontratação e outros com subsídio governamental, havendo ainda menos segurança de emprego do que no regime adotado pelas atuais organizações.

A atual tendência dos mercados de trabalho é reduzir o número de trabalhadores centrais e empregar cada vez mais uma força de trabalho que entra facilmente e é desligada sem custos quando a conjuntura fica adversa.

A subcontratação organizada abrirá oportunidades para a formação de pequenos negócios e permitirá que esquemas mais antigos de trabalho domestico, artesanal e familiar revivam e floresçam como peças centrais e não apenas como apêndices do sistema produtivo maior.

As economias de escala buscadas na produção fordista de massa serão substituídas por uma crescente capacidade de manufatura de uma variedade de bens a preços baixos, produzidos em pequenos lotes. As economias de escopo, em muitos setores, estão substituindo as economias de escala.

Embora as organizações taylorista pudessem adotar as novas tecnologias e processos de trabalho, as pressões competitivas e a luta por melhor controle de trabalho levarão ao surgimento de inovadores meios de produção, ou à integração do paradigma industrial a toda uma rede de subcontratação e de deslocamento para dar maior flexibilidade diante do aumento da competição e dos riscos.

Uma organização mais coesa e centralizada será alcançada, principalmente em função do acesso à informação, bem como o seu controle, aliados a uma forte capacidade de análise instantânea de dados, o que possibilitará a coordenação centralizada de interesses corporativos descentralizados.

Para analisar as transformações no campo da tecnologia e do processo de trabalho comparam-se o paradigma industrial e o paradigma pós-industrial, que sintetiza a evolução do antigo (baseado em economia de escala) para o novo processo de gestão (baseado em economia de escopo). De tal comparação podem-se aferir nas organizações as mudanças que se tornarão fatores relevantes a serem observados pelos administradores em seus futuros modelos de gestão, quais sejam:

- da produção em massa de bens homogêneos para a produção em pequenos lotes;

- da uniformidade e padronização para a produção flexível de uma variedade de tipos de produtos;

- de grandes estoques e inventários para um estágio sem estoques;

- de testes de qualidade a posteriori para uma fase de controle de qualidade integrado ao processo;

- de um estágio de produtos defeituosos nos estoques para uma fase de rejeição imediata de peças com defeito;

- de perda de tempo de produção por causa de longos períodos de preparo das máquinas, pontos de estrangulamento nos estoques etc., para uma fase de redução do tempo perdido, reduzindo-se a “porosidade” no dia de trabalho;

- da organização voltada para os recursos para uma organização voltada para a demanda;

- de integração vertical e (em alguns casos) horizontal para integração horizontal, com subcontratação de terceiros;

- de um estágio de redução de custos por meio do controle dos salários para uma fase de aprendizagem na prática integrada ao planejamento em longo prazo;

Finalizamos este com a posição de que as tecnologias e formas organizacionais flexíveis, típicas do paradigma pós-industrial, não se tornarão hegemônicas em todas as partes, assim como ocorreu com o paradigma industrial que as precedeu. 

    

           
Fonte e Sítios Consulados

Leituras de TGA durante o Bacharelado em Administração de Empresas


https://professores.faccat.br

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