Processos de gestão de pessoas são
importantes, não há dúvidas. Principalmente porque, sem pessoas, não haverá
processos. São os seres humanos que cumprem grande parte das tarefas e, mesmo
num processo altamente automatizados e permeados por máquinas, sensores e
robôs, alguém terá, ao menos, que idealizar os processos e, mais ainda, tomar
decisões com base nos indicadores que esse processo disponibiliza.
Nesse contexto, processos de gestão de
pessoas são extremamente críticos para o atingimento dos objetivos
corporativos da organização e na busca dos resultados esperados. No
texto a seguir, detalhamos como a conexão entre pessoas e processos devem
ser encarados para trazer o melhor retorno e mais produtividade para
a empresa.
·
Vantagens de se criar processos de gestão de
pessoas
Para se auferir os melhores benefícios dos processos
de gestão de pessoas, é preciso, antes de tudo, defini-los claramente,
implantá-los corretamente e, em seguida, divulgar as responsabilidades e
expectativas da empresa para com cada um de seus integrantes. Com essas
informações, os colaboradores poderão:
·
Entender melhor os processos
·
Executar suas tarefas com agilidade e produtividade
·
Gerar resultados de qualidade
·
Associar seu desempenho com cumprimento de metas
Tudo isso com o objetivo de mostrar para seus
gestores que, se as metas e indicadores do processo produtivo foram
atingidos, ele merece reconhecimento. E se a política de reconhecimento esta
definida em processos de gestão de pessoas claros e divulgada
amplamente, o colaborador saberá exatamente que tipo de retorno receberá:
se uma promoção, um benefício extra, um bônus etc.
O resultado só pode ser um: mais produtividade,
processos executados com mais precisão e velocidade e o atingimento dos
objetivos estratégicos da organização.
·
Os 6 principais processos de gestão de pessoas
De acordo com Chiavenato, um renomado especialista
em Recursos Humanos, existem 6 processos principais na gestão de pessoas:
· Processo de agregar Pessoas: Seleciona
pessoas com perfil adequado para cada cargo.
· Processo de aplicar pessoas: Depois
de selecionadas, as pessoas são integradas à organização, posicionadas e
avaliadas.
· Processo de remunerar pessoas: Existem
diferentes formas, principalmente divididas em fixa e variável.
· Processo de desenvolver pessoas: Relacionado
com a capacitação de líderes, aprendizagem organizacional e aquisição de
novos talentos.
· Processo de manter pessoas: Busca garantir
que os colaboradores estejam satisfeitos para que a organização não perca
talentos.
· Processo de monitorar pessoas: Acompanhar o
cumprimento das metas e dos resultados pelos profissionais.
·
Competição positiva: superar a si mesmo!
Para superar algo, atingir um objetivo, é preciso
ter claro aonde se quer chegar. É como diz aquele velho jargão: quem parte
sem saber aonde vai, nunca chegará lá.
Assim, se o profissional já está certo do que tem a
fazer, como fazer, em que tempo e quais os critérios serão usados para medir
seu desempenho em cada etapa do processo e sobre todas as tarefas
desempenhadas, ele não precisa vencer outro se não ele mesmo. Torna-se
supervisor severo do próprio desempenho. A lógica é fazer o melhor, atingir o
objetivo e colher os frutos. Para isso, basta se aperfeiçoar cada
vez mais, num processo de melhoria continua.
·
Pessoas + processos = alta performance
Existem alguns pré-requisitos no que tange aos processos
de gestão de pessoas para que eles tragam todos esses benefícios:
devem estar plenamente organizados e mapeados. Sua definição deve ser
clara e todos devem ter acesso a esses detalhes. E qual a melhor maneira de
fazer isso? Automatizando os processos de gestão de pessoas por
meio de softwares de BPM.
Com tudo organizado, a percepção dos colaboradores
sobre seu papel na empresa pode mudar. “Aquela tarefa tão bem descrita pode ser
desempenhada por outro? Melhor que eu mostre meu valor, compreenda
completamente cada etapa, cada indicador de desempenho, e me esforce ao máximo
para ser reconhecido com a pessoa ideal para executar aquele processo”.
· Ganhos
esperados:
·
Profissionais cada vez mais capazes
·
Colaboradores motivados
·
Mais conhecimento dos processos
·
Mais produtividade
·
Resultados de alta performance
·
Colaboradores em busca de ascensão
profissional dentro da empresa
·
Minimizar impacto do turnover
·
Redução de custos
·
Atingimento de metas
·
Processos de gestão de pessoas para
recrutamento e seleção
Agora que você já viu todos os benefícios da
implantação de processos de gestão de pessoas de uma
forma geral, vamos mostrar como isso pode ser benéfico especificamente na
aquisição de novos talentos.
Num país onde os trâmites legais são exageradamente
complexos, fluxos mapeados trazem muito mais agilidade e assertividade nas
contratações, diminuindo inclusive a incidência de eventuais processos
trabalhistas.
Mas o benefício mais valioso será na seleção dos
melhores profissionais do mercado. Com critérios definidos, metodologias
escolhidas, tarefas detalhadas para cada colaborador envolvido no processo e,
por consequência, contando com profissionais treinados e capacitados para
desempenhar o processo de seleção da melhor maneira possível, a
confiabilidade na escolha de novos profissionais aumentará
substancialmente. Isso agregará pessoal com conhecimentos desenvolvidos em
outras empresas para dentro da organização, o que pode promover ainda mais o
desempenho e a eficiência, principalmente em funções que exigem trabalho em
equipe e troca de informações.
Fonte
e Sítios Consultados
http://www.venki.com.br
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