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1 de dezembro de 2015

Técnicas de administração para melhorar a gestão do seu negócio


Na administração são utilizadas muitas técnicas de gerenciamento de empresas visando à obtenção de bons resultados. Essas técnicas são conhecidas como estratégias que são adotadas pelas organizações para aperfeiçoar a sua gestão. E são muitos os resultados que podem ser obtidos, como: levantamento dos pontos fortes e fracos da empresa, analise do papel dos interessados na companhia, calculo dos riscos, estudo sobre a concorrência… Enfim, são muitos os procedimentos que uma gestão pode adotar para transformar e manter a empresa mais eficiente. Vamos conferir abaixo apenas cinco dessas técnicas de administração capazes de melhorar o desempenho do seu negócio.
Vamos conferir a partir de agora apenas cinco dessas técnicas de administração capazes de melhorar o desempenho do seu negócio.

                 Análise de SWOT
A análise de Swot (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) é uma técnica da administração muito utilizada para conhecer os pontos fortes e fracos (fatores internos) de seu negócio e identificar oportunidades e ameaças (fatores externos). Será necessária a elaboração de algumas ‘perguntas chaves’ para conseguir montar essa matriz. Confira alguns exemplos:
Fortes: Quais são as vantagens da sua empresa em relação às outras?
Fracos: Em quais áreas você consegue melhorar?
Oportunidades: Quais são as tendências que você é capaz de identificar e citar dentro do seu segmento?
Ameaças: Seus competidores estão fazendo o que, agora?



                Análise de Stakeholders
Essa técnica da administração visa identificar o conjunto de interessados (stakeholders) em seu projeto e planejar o suporte para que eles possam contribuir com o crescimento do negócio. Nesse conjunto de interessados podem estar: o chefe, os colegas de trabalho, os clientes, familiares, os fornecedores, o governo, os financiadores, etc. Essa técnica tem o objetivo de utilizar as opiniões destes stakeholders para desenhar o seu projeto desde o início.


                Árvore da decisão
Com essa técnica da administração é possível determinar riscos, custos e benefícios de um projeto a partir de uma série de probabilidades. Para elaborar uma árvore de decisão é preciso elencar decisões que precisam ser tomadas, os riscos envolvidos, qual o custo de dar esse passo e qual benefício pode ser colhido com essa opção – o objetivo final é colocar diversas possibilidades sobre a mesma questão, para enfim, avaliar qual a decisão mais correta a ser tomada.


                Balanced Scorecard
Com a sua utilização é possível alinhar as atividades da empresa com a visão e a estratégia da organização, incrementando assim a comunicação externa e interna e monitorando o desempenho do negócio com relação aos seus objetivos estratégicos. Nessa técnica o gestor precisa produzir um relatório de indicadores e metas para que a organização obtenha o desempenho desejado em curto e longo prazo – será necessário elaborar um mapa de estratégias para cada um dos setores da empresa e estabelecer os resultados a serem alcançados – além de elencar os resultados de momento da companhia para a formação do balanced scorecard, que são os indicadores de desempenho balanceados.
Resumindo: esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis. Essas medidas representam o equilíbrio entre os diversos indicadores externos (voltados para acionistas e clientes), e as medidas internas dos processos críticos de negócios (como a inovação, o aprendizado e o crescimento). Além do BSC sinalizar em quais segmentos de mercado devemos competir e quais clientes conquistar. Ele oferece uma visão de futuro e um caminho para conseguir chegar até lá. 


                  Benchmarking
Essa técnica da administração possibilita fazer uma comparação de produtos, serviços e práticas empresariais adotadas por outras empresas de um mesmo setor. Na verdade o seu objetivo é promover um aperfeiçoamento da gestão e dos processos da empresa a partir do que a concorrência faz.
Importante: Não se trata de copiar outras empresas e sim, de analisar as suas estratégias e com isso conseguir produzir novas ideias e táticas.
A saber, a palavra benchmark significa referência, modelo, padrão de desempenho. Em razão disso, a definição de benchmarking no mundo dos negócios é muito simples: comparação a partir de um modelo padrão com o objetivo de corrigir erros e avançar - o que inclui melhora da estrutura organizacional, do nível de competitividade e na superioridade.

Fonte e Sítios Consultados

http://destinonegocio.com

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