Na administração são
utilizadas muitas técnicas de gerenciamento de empresas visando à obtenção de bons
resultados. Essas técnicas são conhecidas como estratégias que são adotadas
pelas organizações para aperfeiçoar a sua gestão. E são muitos os resultados
que podem ser obtidos, como: levantamento dos pontos fortes e fracos da empresa, analise do papel dos interessados na companhia, calculo dos riscos, estudo
sobre a concorrência… Enfim, são muitos os procedimentos que uma gestão pode
adotar para transformar e manter a empresa mais eficiente. Vamos conferir
abaixo apenas cinco dessas técnicas de administração capazes de melhorar o
desempenho do seu negócio.
Vamos conferir a partir de agora apenas cinco dessas técnicas de administração capazes de melhorar o
desempenho do seu negócio.
Análise
de SWOT
A análise de
Swot (forças, fraquezas,
oportunidades e ameaças) é uma técnica da administração muito utilizada
para conhecer os pontos fortes e fracos (fatores internos) de
seu negócio e identificar oportunidades e ameaças (fatores externos). Será
necessária a elaboração de algumas ‘perguntas
chaves’ para conseguir montar essa matriz. Confira alguns exemplos:
Fortes: Quais são as vantagens da sua empresa em
relação às outras?
Fracos: Em quais áreas você consegue melhorar?
Oportunidades: Quais são as tendências que
você é capaz de identificar e citar dentro do seu segmento?
Ameaças: Seus
competidores estão fazendo o que, agora?
Análise
de Stakeholders
Essa técnica da administração visa identificar o conjunto de interessados (stakeholders)
em seu projeto e planejar o suporte para que eles possam contribuir com o
crescimento do negócio. Nesse conjunto de interessados
podem estar: o chefe, os colegas de trabalho, os clientes, familiares, os fornecedores,
o governo, os financiadores, etc. Essa técnica tem o objetivo de utilizar as
opiniões destes stakeholders para desenhar o seu projeto desde
o início.
Árvore da
decisão
Com essa técnica da administração é possível determinar riscos,
custos e benefícios de um projeto a partir de uma série de
probabilidades. Para elaborar uma árvore de decisão é preciso elencar decisões
que precisam ser tomadas, os riscos envolvidos, qual o custo de dar esse
passo e qual benefício pode ser colhido com essa opção – o objetivo final é
colocar diversas possibilidades sobre a mesma questão, para enfim, avaliar qual
a decisão mais correta a ser tomada.
Balanced
Scorecard
Com a sua utilização é possível alinhar as
atividades da empresa com a visão e a estratégia da organização,
incrementando assim a comunicação externa e interna e monitorando o desempenho
do negócio com relação aos seus objetivos estratégicos. Nessa técnica o gestor precisa
produzir um relatório de indicadores e metas para que a
organização obtenha o desempenho desejado em curto e longo prazo – será
necessário elaborar um mapa de estratégias para cada um dos setores da empresa
e estabelecer os resultados a serem alcançados – além de elencar os resultados
de momento da companhia para a formação do balanced scorecard, que são os indicadores
de desempenho balanceados.
Resumindo: esse modelo
traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis. Essas medidas representam o equilíbrio
entre os diversos indicadores externos (voltados para acionistas e clientes), e
as medidas internas dos processos críticos de negócios (como a inovação, o
aprendizado e o crescimento). Além do BSC sinalizar em quais segmentos de
mercado devemos competir e quais clientes conquistar. Ele oferece uma visão de
futuro e um caminho para conseguir chegar até lá.
Benchmarking
Essa técnica da administração possibilita fazer uma
comparação de produtos, serviços e práticas empresariais adotadas por
outras empresas de um mesmo setor. Na verdade o seu objetivo é promover um
aperfeiçoamento da gestão e dos processos da empresa a partir do que a concorrência
faz.
Importante: Não se trata de copiar outras
empresas e sim, de analisar as suas estratégias e com isso conseguir produzir
novas ideias e táticas.
A saber, a
palavra benchmark significa
referência, modelo, padrão de desempenho. Em razão disso, a definição de
benchmarking no mundo dos negócios é muito simples: comparação a partir de um
modelo padrão com o objetivo de corrigir erros e avançar - o que inclui melhora
da estrutura organizacional, do nível de competitividade e na superioridade.
Fonte e Sítios Consultados
http://destinonegocio.com
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