Os
times de futebol nada mais são do que empresas que atuam no segmento
poliesportivo e muitos deles sempre acabam passando por momentos delicados na
sua gestão, assim como muitas empresas também podem passar – afinal sempre foi
comum saber de desvios de verbas, venda de vagas, malas cheias de dinheiro e
outros tipos de ‘maracutaias’ dentro
do Futebol. Nesta postagem pretendemos acompanhar as ações de recuperação da Associação Portuguesa de Desportos,
esse simpático clube de futebol da cidade de São Paulo fundado em 14 de agosto de 1920 que vem atravessando momentos conturbados de crise nestes
últimos anos da sua trajetória.
Para os torcedores e simpatizantes foi muito
difícil acompanhar esse último período da Portuguesa, esse mesmo Clube Portuguesa que teve a sua parte social considerada a melhor de São Paulo - tempos esses em que a sua grade de associados chegou a bater a marca dos cem
mil inscritos, metade deles ativos e que nos tempos atuais não chega nem a
dois mil sócios patrimoniais. Outro grande atrativo, principalmente no verão, sempre
foi à piscina, que, nos últimos tempos permaneceu fechada sem receber tratamento
devido à falta de funcionários no clube.
Depois de começar o ano de 2015 sem ter
dinheiro para inscrever seus atletas no Campeonato Paulista de Futebol
percebeu-se que algo precisava mudar. Foi aí então que sob um novo conceito de
administração (Projeto de
profissionalização da gestão do Futebol na Lusa) - a Portuguesa passou a
ter uma estrutura básica, como qualquer outra empresa dispõe - isso significa
dizer que agora existem gerentes para cada departamento (até pode parecer algo
muito simples, mas no caso da Portuguesa é algo inédito). Com isso foi possível
enxugar os gastos, colocar as contas em ordem e os salários em dia.
Todo esse movimento de reestruturação busca
recolocar o time da Portuguesa na elite do futebol brasileiro – e entre outras
ações dessa nova gestão podemos citar o centro
de treinamento do time onde não foi preciso gastar nenhum centavo, afinal
ele é fruto de doações de um grupo de empresários e alguns diretores da
Portuguesa. Um ponto que chamou atenção neste formato foi a não doação de
dinheiro e para isso foram doados todos os materiais, como: armários, camas,
portas, piso, janelas – cada um doou o que podia.
Com essas novas instalações a
Portuguesa pretende economizar algo próximo a R$ 45.000,00 por mês, afinal, nos
jogos de mandante o Clube gastava até R$ 10.000,00 com a hospedagem em hotel
para a concentração do time. E com a utilização do CT que dispõe de alojamentos
divididos em quatro dormitórios com capacidade de trinta camas, sendo: espaço
para o descanso, novas salas de fisioterapia e um amplo espaço para a concentração
dos atletas - então, é certo que o rendimento do time será muito melhor daqui
para frente.
Além dessa recente profissionalização
da gestão da Portuguesa também aconteceu no ano de 2015 um projeto interessante
que foi capaz de trazer as padarias, bares hotéis e motéis para serem
patrocinadores do Time da Portuguesa,
algo próximo de 80 patrocínios. E para o ano de 2016 espera-se o apoio de supermercados
e postos de gasolina também o que poderá elevar para 200 o número de
patrocinadores - só o futuro responderá se isso irá dar certo ou não.
Segue abaixo o
Plano de Gestão da Associação Portuguesa de Desportos
(http://www.portuguesa.com.br/home/pagina/plano-de-gestao)
Plano de Gestão
A nova diretoria da
Associação Portuguesa de Desportos, que assumiu o Clube em abril de 2015,
definiu prioridades a curto e médio prazo e estabeleceu diretrizes gerais para
todos os departamentos. O objetivo principal é profissionalizar a Portuguesa,
implantando métodos de gestão empresarial e processos de organização e
governança. Teremos uma relação transparente com nossos torcedores, associados
e simpatizantes e estaremos abertos a novas ideias.
Futebol
Carro-chefe da Lusa, o
Futebol será comandado por gestores profissionais (gerente e diretor
executivo), que terão como meta escolher a comissão técnica e montar uma equipe
competitiva dentro da realidade financeira da Série C do Campeonato Brasileiro
e Série A2 do Campeonato Paulista. Serão estabelecidas parcerias para reforçar
o elenco profissional, ao mesmo tempo em que as categorias de base terão mais
condições de revelar novos talentos. O perfil do treinador do time profissional
deve incluir o aproveitamento dos atletas criados no próprio Clube.
Financeiro /
Administrativo
O principal objetivo é
equilibrar o orçamento do clube, sem permitir que as despesas ultrapassem as
receitas, e administrar as dívidas, que são provenientes de diversas origens: trabalhistas,
tributárias e civis. Em relação à administração, a primeira meta é unificar os
diferentes sistemas hoje utilizados em cada departamento e atingir uma gestão
de informações e processos internos mais eficazes. Também será feito um
trabalho de revitalização e conservação das instalações do Clube, repensando o
uso de áreas ociosas e buscando alternativas de utilização.
Jurídico
Com a missão de
acompanhar os negócios do clube para avaliar e minimizar os riscos e apoiar a
diretoria executiva na forma de concretizá-los, o departamento Jurídico tem
como principal objetivo zelar pela efetividade das leis e do Estatuto do Clube
nas práticas de governança. Para isso atuará no diagnóstico das necessidades
jurídicas da Portuguesa e buscará as possíveis soluções dentro dos marcos
legais, orientando a diretoria executiva em relação às questões jurídicas. Além
disso, administrará os trabalhos jurídicos realizados pelos escritórios
especializados, contratados pelo Clube para atuar nas áreas cível, desportiva e
trabalhista. O departamento é responsável pela interface entre os trabalhos dos
escritórios de advocacia e a sua comunicação à diretoria executiva. Assim, acompanharão
os relatórios dos processos judiciais, fluxos dos trabalhos e prazos. Por força
do Estatuto, também deverá assessorar os poderes do Clube, analisando
documentos e contratos em geral e emitindo os pareceres necessários.
Comunicações /
Marketing
Na área de
Comunicações, iremos renovar os canais de comunicação da Lusa (site oficial,
redes sociais, veículos multimídia) e alimentá-los constantemente com novos
conteúdos. O segundo passo será a implantação de novos projetos, como uma
televisão via internet, reativação da revista oficial do Clube e produtos
inéditos.
O Marketing será
profissionalizado e terá um departamento comercial terceirizado, através de
parceria com importante empresa do segmento. Este parceiro irá negociar
patrocínios e parcerias e irá criar uma campanha para engajar torcedores e
simpatizantes em torno da reconstrução da Portuguesa.
Esportes Amadores
Além de melhorar a
estrutura oferecida às equipes amadoras nas mais diversas modalidades (hóquei,
futsal, futebol society, futebol americano, artes marciais, entre outras),
queremos criar uma interação maior entre elas e nossos torcedores e associados.
Através dos nossos canais de comunicação, iremos difundir informações e
estimular a prática esportiva dentro do Clube.
Social e Cultura /
Comércio
O departamento Social
e Cultura irá analisar a organização dos eventos tradicionais do Clube (adega,
almoços e festas) com o objetivo de otimizar custos e receitas e atingir
maior lucratividade. Novos eventos, como exposições, lançamentos e shows serão
promovidos para movimentar a vida social da Lusa. O departamento de Comércio
terá como prioridade buscar novos parceiros que possam utilizar as diferentes
áreas do Clube, como estádio, ginásio e salão nobre, além de encontrar formas
de aumentar as receitas provenientes das festas juninas.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.portuguesa.com.br
http://esporte.uol.com.br
http://torcedores.com
http://esporte.band.uol.com.br
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