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Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

28 de dezembro de 2015

Contabilidade para iniciantes




         Antes de iniciar os estudos da contabilidade, para facilitar a aprendizagem é importante conhecer a terminologia da Contabilidade. Toda profissão possui um linguajar técnico próprio, composto por palavras, termos e expressões que, de acordo com os costumes, passam a ter significados específicos para cada área de atuação.  Isso ocorre, também, com a profissão de Contabilista.

         Há palavras, termos e expressões que, sob o ponto de vista técnico, possuem significado próprio para a Contabilidade, embora sejam utilizados em nosso dia-a-dia com significados diferentes.  Assim, quando você estiver estudando Contabilidade e se deparar com essas palavras, termos e expressões, procure entendê-los de acordo com o que representam para a terminologia contábil, não confundindo com o que possam representar na linguagem comum.

Conceito
         Pode-se entender contabilidade com sendo a ciência social que estuda, analisa, interpreta e controla o patrimônio das entidades.  Para atingir essa missão ela utiliza-se dos Princípios Fundamentais da Contabilidade e de várias metodologias para analisar, classificar e registrar os diversos fatos ocorridos nas atividades do dia-a-dia das empresas e demais entidades.
         Um dos conceitos mais comum consiste em:

Contabilidade é a ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa”.



Objetivo
         O objetivo da Contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico-administrativas.

Finalidade da Contabilidade
         A principal finalidade da Contabilidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade

Importância da Contabilidade
         A contabilidade é fundamental para o controle e o acompanhamento das atividades econômicas e empresariais.

         Mesmo nas pequenas empresas, devem-se manter os registros contábeis e o arquivamento adequado da documentação para suprir as necessidades de informações dos proprietários, da fiscalização, dos credores e de outros usuários.

         Atualmente a Contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão de qualquer negócio, pois ela fornece informações importantes para um efetivo controle do patrimônio.


Usuários da Contabilidade
         Compreendem todas as pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade, como titulares, empresários, sócios, acionistas, administradores, governo, fornecedores, bancos etc.



Patrimônio

O Patrimônio, objeto da Contabilidade, é um conjunto de bens, direitos e obrigações avaliado em moeda e pertencente a uma pessoa. Bens são as coisas capazes de satisfazer às necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica.  Podem ser materiais ou imateriais.

Bens materiais, corpóreos ou tangíveis são os objetos que a empresa tem para uso (armários, prateleiras, computadores, máquinas, automóveis, vitrinas etc.), troca (mercadoria e dinheiro) ou consumo (material de limpeza, embalagens etc.).

Bens imateriais, não possui corpo, correspondem a determinados gastos que, por sua natureza, a legislação brasileira determina que façam parte do patrimônio.  Exemplos: gastos com organização, direitos e uso de marcas e patentes de invenção etc.

Direitos são todos os valores que a empresa tem para receber de terceiros, como Duplicatas a Receber, Promissórias a Receber, Aluguéis a Receber etc.

Obrigações abrangem os valores que a empresa tem de pagar a terceiros, como: Duplicatas a Pagar, Salários a Pagar, Impostos a Pagar etc.

Representação Gráfica do Patrimônio

Patrimônio
Ativo
Passivo

Bens
Direitos


Obrigações


Todos os relatórios elaborados a partir da escrita contábil deverão ressaltar esses dois aspectos:

Qualitativo – consiste em qualificar, dar nomes aos elementos componentes do respectivo relatório, permitindo que se conheça a natureza de cada um;

Quantitativo – consiste em atribuir, aos respectivos elementos, seus valores em moeda.


Situação Líquida ou Patrimônio Líquido
          
         O gráfico em T, também utilizado para representar a situação patrimonial de uma empresa, denomina-se Balanço Patrimonial.

Situação Líquida é a diferença entre o Ativo e o Passivo.

SL =  A – P

         Os elementos patrimoniais devidamente equacionados poderão apresentar três Situações Líquidas Patrimoniais diferentes:

Ativo maior que o Passivo

Balanço Patrimonial
Ativo
Passivo

Bens               30.000,00
Direitos          20.000,00

Total              50.000,00



Obrigações                   10.000,00
Situação Líquida         40.000,00

Total                              50.000,00      


         Maneiras ou formas de se referir a esta Situação Líquida:

o   Situação Líquida Positiva
o   Situação Líquida Ativa
o   Situação Líquida Superavitária

Balanço Patrimonial
Ativo
Passivo
Bens               30.000,00
Direitos          20.000,00

Total              50.000,00
Obrigações                   70.000,00
Situação Líquida       (20.000,00)

Total                             50.000,00      

         Maneiras ou formas de se referir a esta Situação Líquida:

o   Situação Líquida Negativa
o   Situação Líquida Passiva
o   Situação Líquida Deficitária


Balanço Patrimonial
Ativo
Passivo
Bens               30.000,00
Direitos          20.000,00

Total              50.000,00
Obrigações                   50.000,00
Situação Líquida               0

Total                              50.000,00      

         Maneiras ou formas de se referir a esta Situação Líquida:
o   Situação Líquida Nula
o   Situação Líquida Inexistente



Formação do Patrimônio e Suas Variações

         Vamos acompanhar a formação do Patrimônio de uma empresa comercial e alguns exemplos de sua movimentação, representando, a cada acontecimento, a Situação Patrimonial respectiva.

Paula Silva inicia suas atividades comerciais com um Capital de R$ 50.000,00 em dinheiro.

Balanço Patrimonial
Ativo
Passivo
Caixa ...................... 50.000,00
Capital ........................50.000,00


                  Compra à vista de móveis e utensílios no valor de R$ 5.000,00 

Balanço Patrimonial
Ativo
Passivo
Caixa ........................ 45.000,00
Móveis e Utensílios ..  5.000,00

Total  ........................  50.000,00
Capital ........................50.000,00


Total ............................50.000,00


Compras de mercadorias a prazo, mediante aceite de Duplicatas, no valor de R$ 30.000,00


Balanço Patrimonial

Ativo
Passivo
Caixa ....................     45.000,00
Móveis e Utensílios      5.000,00
Estoque de Mercadorias 30.000,00
Total  ........................     80.000,00
Fornecedores ............. 30.000,00
Capital ........................50.000,00
Total ............................80.000,00    
         



Contas

Conceito
        
“Conta é o nome técnico que identifica um componente patrimonial (Bem, Direito, Obrigação ou Patrimônio Líquido) ou um componente de Resultado (Despesas ou Receitas)”.

         Todos os acontecimentos que ocorrem diariamente na vida da empresa, responsáveis pela gestão do patrimônio – como compras, vendas, pagamentos, recebimentos  etc. -, são registrados pela Contabilidade em contas próprias.  Assim, toda movimentação de dinheiro efetuada dentro da entidade é registrada em uma Conta denominada Mercadorias, e assim pó diante.


Classificação das Contas

         As contas podem ser classificadas em dois grupos:  Contas Patrimoniais e Contas de Resultado.

As Contas Patrimoniais são as que representam os elementos componentes do Patrimônio.  Dividem-se em Ativas (Bens e Direitos) e Passivas (Obrigações e Patrimônio Líquido).

As Contas de Resultado são as que representam as variações patrimoniais.  Dividem-se em Contas de Despesas e Contas de Receitas.

         As Despesas caracterizam-se pelo consumo de bens e pela utilização de serviços, objetivando a obtenção de Receita.

         As Receitas decorrem da venda de Bens e da prestação de serviços.  Há menos Receitas que Despesas.


Funções
         As contas exercem papel de grande importância no processo contábil.  É através delas que a Contabilidade consegue atingir o seu objetivo, que consiste no registro e no controle dos fatos responsáveis pela gestão do patrimônio da entidade.



Plano de Contas

Conceito
         O Plano de Contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplinam as tarefas do setor de Contabilidade, objetivando a uniformização dos registros contábeis.

         O Plano de Contas é um instrumento de grande importância no desenvolvimento do processo contábil de uma empresa.

         Cada empresa deverá elaborar o seu Plano de Contas, tendo em vista suas particularidades e observando: os Princípios de Contabilidade, as Normas Legais, a Legislação em vigor.

         O Elenco de Contas consiste na relação das contas que serão utilizadas para registro dos Fatos Administrativos decorrentes da gestão do patrimônio da empresa.

         Em qualquer Elenco de Contas, seja qual for o tipo de empresa, as contas devem ser agrupadas de acordo com a estrutura estabelecida pela Lei 6.404/76.

         Veja, a seguir, um exemplo de Plano de Contas:

Plano de Contas

Contas Patrimoniais
1 – ATIVO
2 – PASSIVO
10   -  Ativo Circulante
10.1  Caixa
10.2  Bancos c/Movimento
10.3  Clientes
10.4  Duplicatas a Receber
10.6 Ações de Outras Empresas
10.7  Estoque de Mercadorias
10.8  Estoque de Material de Expediente
10.9  Estoque de Material de Consumo

11  -  Ativo Realizável a Longo Prazo
11.1  Duplicatas a Receber
11.2  Promissórias a Receber

12  -  Ativo Permanente
12.1  Imóveis
12.2  Equipamentos de Informática
12.3  Móveis e Utensílios
12.4  Veículos


20  -  Passivo Circulante
20.1  Fornecedores
20.2  Duplicatas a Pagar
20.3  Promissórias a Pagar
20.4  INSS a Recolher
20.5  FGTS a Recolher
20.6  ICMS a Recolher
20.7  ISS a Recolher
20.8  Salários a Pagar

21  -  Passivo Exigível a Longo Prazo
21.1  Duplicatas a Pagar
21.2  Promissórias a Pagar

22  -  Patrimônio Líquido
23.1  Capital
23.2  Reserva Legal
23.3  Lucros ou Prejuízos Acumulados
Contas de Resultado
3 – DESPESAS
4 – RECEITAS
30   -  Despesas Operacionais        40  -  Receitas Operacionais
30.1    Alugueis Passivos                                 40.1  Aluguéis Ativos
30.2    Café e Lanches                                               40.2  Descontos Obtidos
30.3    Combustíveis                                         40.3  Juros Ativos
30.4    Contribuição de Previdência                          40.4  Receitas de Serviços
30.5    Descontos Concedidos                                  40.5  Receitas Eventuais
30.6    Despesas Bancárias
30.7    Encargos Sociais
30.8    Fretes e Carretos
30.9    Impostos e Taxas
30.10                Juros Passivos
30.11                Luz e Telefone
30.12                Salários
30.13                Água e Esgoto
30.14                Despesas Diversas  



Escrituração

         A Escrituração é uma técnica contábil que consiste no registro, em livros próprios, de todos os fatos administrativos resultantes da gestão do patrimônio da entidade.


         Atos e Fatos Administrativos

         Atos Administrativos são aqueles que ocorrem na empresa e que não provocam alterações no Patrimônio.  Por exemplo: admissão de empregado, assinatura de um contrato.

         Fatos Administrativos são aqueles que provocam modificações no patrimônio, sendo, portanto, objeto de contabilização através das Contas Patrimoniais ou das Contas de Resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido (Situação Líquida).        

Podem ser classificados em três grupos:

a)   Permutativos – representam permutas (trocas) entre elementos Ativos, Passivos, ou entre ambos simultaneamente, sem provocar variações no Patrimônio Líquido;

b)  Modificativos - provocam variações (modificações) no Patrimônio Líquido

c)   Mistos – envolvem, ao mesmo tempo, um Fato Permutativo e um Fato Modificativo.


Livros de Escrituração

         São muitos os livros utilizados pelas entidades; a quantidade e a espécie variam em função do porte, da forma jurídica e do ramo de atividade que essas entidades exercem.

Quanto à utilidade podemos classificar em:

a)                    Principais e Obrigatório - utilizados para o registro de todos os eventos do dia-a-dia da entidade, como ocorre com os livros Diário e Razão.

b)                   Auxiliares e Facultativo - utilizados para o registro de eventos específicos, como os livros Caixa, Contas Correntes, Registro de Duplicatas.



Métodos de Escrituração

     Método das Partidas Dobradas
    
De uso universal, esse método foi apresentado pela primeira vez pelo frade Luca Pacioli, na cidade de Veneza, Itália, em 10 de novembro de 1494.  Sua adoção permite o controle de todos os componentes patrimoniais bem como das variações do Patrimônio Líquido, que poderão resultar em lucro ou prejuízo.

O princípio fundamental de método é o que não há devedor sem que haja credor, correspondendo, a cada débito, um crédito de igual valor.

Por meio deste método, os eventos são registrados inicialmente no livro Diário e, posteriormente, no livro Razão.


Lançamento

Lançamento é o meio pelo qual se processa a escrituração contábil.  E a forma mercantil de se processar o registro dos fatos no livro Diário.

Elementos essenciais

o   Local e data da ocorrência do fato
o   Conta a ser debitada
o   Conta a ser creditada
o   Histórico
o   Valor


Elaborando um lançamento

Na vida prática, ao deparar com um evento a ser contabilizado no livro Diário, ‘o’ contabilista precisa registra-lo obedecendo a uma determinada disposição técnica.  Por isso, apresentamos os cinco elementos essenciais do lançamento.  Isso equivale a dizer que todo registro a ser efetuado no livro Diário em forma de lançamento, terá de conter esses cinco elementos na ordem em que foram apresentados: em primeiro lugar, registram-se o local e a data da ocorrência do fato; em segundo lugar, o nome da conta a ser debitada; em terceiro lugar, o nome da conta a ser creditada, em quarto lugar, o histórico e, finalmente, em quinto lugar, o valor.

Suponhamos o seguinte fato ocorrido em uma empresa:

Ø Compra de um automóvel marca Fofo, ano 2005, conforme Nota Fiscal nº 657, da Veneza Veículos S/A, no valor de R$ 45.000,00, pagos em dinheiro.

Veja, agora, como de seve ser escriturado o lançamento no livro Diário tradicional (manuscrito).


Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2005.
Veículos
                    a Caixa
                              NF. 657 da Veneza Veículos S/A
                   Ref. a um automóvel marca Fofo.                               45.000,00
                      _____________    _______________

         Fórmulas de lançamentos

 Primeira fórmula – aparecem, no lançamento, uma conta no débito e uma no crédito.

 Segunda fórmula  –  aparecem, no lançamento, uma só conta no débito e mais de uma no crédito.

Terceira fórmula  -  aparecem, no lançamento, mais de uma conta no débito e uma só no crédito.

Quarta fórmula  -  aparecem, no lançamento, mais de uma conta no débito e mais de uma no crédito.


Razonete e Balancete

Razonete

         Também denominado Gráfico em T, corresponde à redução da Conta do Razão.

         Cujo nosso objetivo é a compreensão do processo contábil, em substituição ao livro Razão, didaticamente utilizamos o Razonete, com grandes vantagens principalmente por sua simplicidade e facilidade de visualização do movimento de débito e crédito.

Conta
Débito
  Crédito












Exemplo :  Escriturar no Livro Diário e no Razonete:

                   1)  Investimento inicial, em Dinheiro:  R$ 90.000,00
                   2)  Compra de um automóvel, à vista:  R$ 10.000,00
                   3)  Depósito efetuado no Banco Delta S/A :  R$  5.000,00

Lançamentos de Diário

                     1)          Caixa
                                   a  Capital ......................................  90.000,00
                                    _____________    _____________
                  
                            2)          Veículos
                                      a Caixa ........................................  10.000,00
                                      _____________    ____________

                            3)          Bancos c/Movimento
                                     a  Caixa .......................................  5.000,00


Razonetes

Caixa
1) 90.000,
2) 10.000,
3)   5.000,
      15.000,

Saldo 75.000,


Capital

1) 90.000,

     


Veículos
2) 10.000,
     


Bancos c/Movimento
3) 15.000,




Balancete

         É uma relação de contas extraídas do livro Razão, ou dos razonetes, com seus saldos devedores e credores.

         Os Balancetes podem diferir uns dos outros com relação ao número de colunas utilizadas:  uns poderão conter apenas duas colunas, sendo uma destinada aos saldos devedores e outra aos saldos credores; outros poderão conter colunas destinadas ao movimento (total do débito e do crédito de cada conta) ou até mesmo para se lançar valores dos lançamentos de ajustes, conforme o interesse do contabilista.

Exemplo de Balancete

                                            Balancete de Verificação
Nº de Ordem


Contas
Saldo

Devedor
Credor
1
Imóveis
24.000,
-
2
Veículos
5.000,
-
3
Móveis e Utensílios
5.000,
-
4
Promissórias a Pagar
-
1.000,
5
Estoque de Mercadorias
3.000,
-
6
Caixa
4.500,
-
7
Duplicatas a Pagar
-
6.500,
8
Capital
-
30.000,
9
Fornecedores
-
4.000,



Totais

41.500,

41.500,



Fonte e Sítios Consultados
Apostila da Professora Maria Valéria

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