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23 de outubro de 2015

MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO


          A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos. Max Weber considerou a burocracia como um sistema social, mas principalmente como um tipo de poder.

         A própria divisão do trabalho atende a uma racionalidade, isto é, ela é adequada aos objetivos que devem ser atingidos, ou seja, a eficiência da organização. Isto é o aspecto racional da burocracia. Num sistema burocrático, as atividades são distribuídas de forma impessoal, isto é, não consideram as pessoas como pessoas, mas como ocupantes de cargos e de funções.




         O poder de cada pessoa é impessoal e deriva do cargo que ocupa. A burocracia deve garantir a continuidade ao longo do tempo, ou seja, pessoas vêm e vão, e os cargos e funções permanecem.

         A burocracia é uma forma organizacional que estabelece os cargos segundo o princípio da hierarquia. Cada cargo inferior deve estar sob a supervisão de um posto superior. A hierarquia pressupõe autoridade e obediência nos diversos escalões.

         A partir do modelo burocrático, os estruturalistas introduziram o conceito de sistema aberto (será abordado adiante na aula Teoria Geral dos Sistemas) no estudo das organizações e tentaram compatibilizar as contribuições clássicas e humanistas.

         Uma das conclusões nos estudos administrativos foi a de que a inovação ou mudança trazem conflitos dentro das empresas e que o conflito é um importante sinal de vitalidade dentro das organizações.
         As ideias e atitudes diferentes se chocam e muitas vezes se antagonizam. A administração de conflitos passa a ser um elemento crucial e de múltiplas interpretações.

         Uma das causas das disfunções reside basicamente no fato de que a burocracia não leva em conta a variabilidade do ser humano. Todavia é inegável a importância das burocracias na sociedade moderna.

         Todas as organizações e empresas legalmente constituídas dotam o modelo burocrático como forma organizacional básica.

         Alguns estudiosos tem levado a análise da burocracia e concluído pelo que chamam de disfunções da burocracia, isto é, as anomalias e desvios ou exageros em cada modelo burocrático. Algumas pessoas leigas tendem a imaginar que burocracia é excesso de formalismo e, portanto excesso de papelada, o que leva essas pessoas a interpretarem equivocadamente o conceito exato da palavra. Para a maioria dos autores, burocracia é sinônimo de eficiência, racionalidade e legalidade.





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