Ao
completar 60 anos, a Ypê mostra na prática o que é fazer o Marketing de forma
holística. De origem familiar, a empresa criou o departamento de Marketing
apenas em 2002, mas desde o princípio caracterizou-se por manter uma
preocupação constante em inovar. Entre os segredos do sucesso estão à entrega
de uma equação verdadeira entre custo e benefício e o cuidado com o meio
ambiente.
Se
hoje sustentabilidade é a palavra de ordem nos negócios, há seis décadas, a Ypê
nascia pioneira ao conectar sua marca à natureza. Como resultado, a empresa
conseguiu agregar valor a produtos commodities e estar na mente dos
consumidores. Líder no mercado nos segmentos de detergente líquido para
lava-louças, sabão em barra e segunda em amaciante de roupas, a Ypê é também a
segunda maior fabricante de sabão em pó e orgulha-se de ser Top Of Mind na
categoria Conservação Ambiental por quatro anos consecutivos (2007 a 2010), de
acordo com o ranking da Folha de São Paulo.
O
sucesso é resultado da presença do Marketing de forma orgânica na empresa. Um
departamento específico para a área surgiu apenas há oito anos e, até hoje, não
há uma Diretoria, mas sim uma Gerência que responde às três vice-presidências.
“O Marketing não é um departamento. É a empresa inteira. Isso faz com que toda a
estrutura trabalhe numa mesma direção, focada no mesmo sentido. Ele é o
elemento agregador de todas as áreas e também o direcionador”, diz João Agusto
Geraldini, Gerente de Marketing da Ypê, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Transparência e confiança são
atributos Ypê
Com
a criação de uma área específica para o Marketing foi a vez de, três anos
depois, a Ypê iniciar o seu grande processo de reestruturação. Em 2005, a
companhia repensou sua história e buscou entender a maneira como a marca era
vista pelos consumidores. Para isso, realizou pesquisas quantitativas e
qualitativas que apontaram os valores pelos quais a Ypê era reconhecida.
Além
das características mais esperadas, como limpeza e perfume, a empresa
identificou atributos como transparência, confiança e natureza. A natureza,
além do nome, vem também da leitura que os consumidores fazem das embalagens,
vendo que são recicladas e que os produtos são biodegradáveis. Para reforçar a
ligação da Ypê com o meio ambiente, foi desenvolvido um novo logotipo, a gota
d’água, item essencial para a Ypê, tanto no processo de fabricação do produto,
quanto no uso.
Para
deixar a ligação com a natureza mais visível para o consumidor, a companhia
optou por fazer uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. A ação Florestas
Ypê é parte do programa Florestas do Futuro e totalizam 350 mil árvores
plantadas desde 2007. Em comemoração ao aniversário de 60 anos, a Ypê assumiu o
compromisso de plantar outras 100 mil mudas no período de um ano.
Custo-benefício
é foco na empresa
O
projeto de branding, executado em parceria com o Grupo Troiano, também
identificou outro importante atributo da marca: a equação balanceada entre
custo e benefício. Se o consumidor tem dificuldade de enxergar valores como
cuidado com o meio ambiente e o impacto benéfico ou maléfico que a empresa pode
causar à natureza, é na hora da compra e do desempenho do produto que a marca é
reconhecida.
“Todas
as campanhas fazem referência ao custo-benefício porque essa é uma questão
fundamental para qualquer desenvolvimento de produto que a Ypê venha a fazer.
Prezamos por oferecer qualidade na medida em que o consumidor precisa e pode
pagar. Não adianta fazer o melhor para todo mundo se o preço não for acessível
a todos. O custo-benefício passa por qualidade e formulação para que seja
competitivo do ponto de vista econômico”, acredita Geraldini.
A
preocupação em oferecer algo de qualidade com preço acessível está ligada
também ao foco em sustentabilidade, que passa por três pilares: econômico,
social e, finalmente, ambiental. E a missão da Ypê é unir esses três atributos.
“Não adianta fazer um produto ecologicamente correto e cobrar caro por isso,
pois serão poucos os consumidores que terão condições de usá- lo e,
consequentemente, não haverá o impacto ambiental desejado”, aponta o executivo.
Credibilidade
contribui na extensão de marca
A credibilidade conquistada pela marca junto
aos consumidores acaba passando de um produto para o outro, o que facilita os
projetos de extensão de linha. “Em primeiro lugar, a Ypê é muito querida. Tem
como carro-chefe o detergente líquido, que é entregue com uma equação de valor
que as consumidoras reconhecem. Com o tempo, essa boa relação construída a
partir do detergente se espalhou por outros produtos”, ressalta Renata Lima,
Diretora da Troiano Pesquisas e Desenvolvimento de Marca, em entrevista ao
Mundo do Marketing.
A percepção de que a marca Ypê sustentaria uma
ampliação no portfólio já era uma certeza para o presidente Waldyr Beira, mas
foi posta à prova após sua morte precoce, em 1998. “Na época, estavam
programados os lançamentos do amaciante de roupas e do sabão em pó, que até
então vinha da Europa e era embalado no Brasil. No mesmo ano surgiram também os
sabões em barra perfumados, pois havia apenas a versão neutro”, conta o Gerente
de Marketing da Ypê.
No ano seguinte, foi a vez dos desinfetantes e
sabonetes Ypê chegarem às prateleiras. Hoje são 20 famílias de produtos
existentes, entre lava roupas em pó, desinfetantes, sabonetes e detergentes.
“Em 1998, todas as categorias já estavam pensadas e foram lançadas ao longo dos
anos. Em 2001, a Ypê entrou oficialmente e com condições adequadas no mercado
de sabão em pó, com a aquisição da fábrica da Tecnicron, em Salto. Com a
implementação de um departamento de Marketing, em 2002, a dinâmica de
atualização de produto de linha foi crescendo”, explica Geraldini.
Para manter o ritmo de lançamentos, a Ypê
continua os estudos para novos produtos e reforça cada vez mais o
relacionamento com os consumidores. Recentemente, a marca lançou perfis no
Twitter e no Facebook. “As pessoas que se preocupam com o tema ecologia estão
na internet. Por isso, quando comunicamos pela primeira vez sobre a questão
ambiental, criamos o site www.florestasype.com.br. É uma prestação de contas
contínua, de como anda o projeto”, relata o executivo.
Bruno
Mello - Mundo do Marketing
Fonte e Sítios Consultados
https://casesdesucesso.files.wordpress.com/2011/07/ao-completar-60-anos.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário