Comemorando
110 anos de vida, a Caloi anuncia
algumas mudanças em seu visual para resgatar a identidade perdida nos últimos
anos. Em campanhas nas TV fechada, em canais voltados para o público infantil,
a Caloi busca este ano voltar para a mente do consumidor como a principal marca
de bicicletas do país, com a ajuda de um selo comemorativo e campanhas em
impressos.
A
empresa Caloi nasceu em 1898, quando o italiano Luigi Caloi chegou ao
Brasil e fundou a Casa Luiz Caloi, em São Paulo. Naquela época, a empresa
importava bicicletas, mas passou a ter dificuldades no transporte de peças
durante a Segunda Guerra Mundial e passou a produzir alguns componentes para
bicicletas a partir de 1945. Três anos mais tarde a empresa já fabricava todas
as suas bicicletas. Em 1975 a empresa ergue a sua segunda fábrica, em Manaus,
com foco na produção de bicicletas de alto valor.
A
época em que a Caloi mais apareceu na mídia foi em 1978 com a campanha “Não
Esqueça a Minha Caloi”. Foi com este mote que a marca ganhou
o Brasil e é lembrada até hoje por consumidores de todas as idades. Estratégias
para o público não esquecer a Caloi Assim como a Caloi ganhava mercado com
facilidade na década de 1980, a concorrente Monark caminhava junto com ela. De acordo com a analista de
Marketing da Caloi, Ana
Paula Nogueira a disputa sempre foi saudável, “São duas
empresas muito fortes” diz a analista.
A Monark
era mais focada no público adulto. “A Caloi sempre visou atingir as crianças”,
afirma. Hoje, a Caloi não está presente na mídia como esteve há alguns anos.
Será que de tanto chamar a atenção dos pais para não esquecerem de dar uma
Caloi para os filhos a marca acabou sofrendo o efeito inverso? Não é o que
acredita Ana Paula. “A Caloi sempre teve muita presença na mídia. Hoje a marca
pode ser vista em TV fechada, em canais infantis”, explica.
Depois
do boom da Caloi com a campanha de “alerta” para os pais “esquecidos”, a
empresa resolveu variar a sua estratégia e passou a patrocinar e apoiar eventos
esportivos, atingindo outras frentes de mercado e entrando em contato com os
adultos, direcionando o foco do Marketing para ações de nicho. Bicicletas,
saúde e esporte O ciclo da família Caloi terminou em 1999, quando a empresa foi
vendida para a família Musa. A partir de então, a companhia partiu para um novo
desafio: ser sinônimo de bicicletas e também de fitness, agregando saúde,
esporte e lazer à marca. Foi o que aconteceu com a chegada do novo milênio.
Em
2000, a Caloi lançou sua nova marca
e entrou de vez no mercado de home fitness. Por ano, a Caloi comercializa cerca
de 100 mil aparelhos para home fitness. Esta é uma forma de promover o
desenvolvimento da marca ao oferecer produtos para públicos diferentes. “Hoje a empresa tem mais preocupação com
gestão, funcionários e com a comunicação. Tentamos fazer a marca ser vista em
todos os segmentos e por todos os públicos”, contou Ana Paula.
Por enquanto, a Caloi tem cinco filmes novos
para os canais Cartoon Network e Telecine, de TV a cabo. Já pensando no ano que
vem, a marca terá foco não só nas crianças. “Ainda este ano a marca fará ações em aeroportos do Rio de Janeiro e de
São Paulo para comemorar os 110 anos de história da Caloi e contar a história
da bicicleta”, diz. A Caloi já havia feito uma exposição como esta há dez
anos, quando a empresa comemorou 100 anos de idade. Selo marca mais de um
século de mercado Não é qualquer marca que tem a condição de comemorar a
ultrapassagem do centenário. Por isso, a Caloi desenvolveu um selo comemorativo
que vai acompanhar toda comunicação feita pela empresa durante o ano. Para
ilustrar a estratégia de divulgar a data para o consumidor e para o mercado, a
empresa fez uma releitura de sua primeira marca batizada de “O Vencedor”.
O
resgate da marca Caloi começou após uma pesquisa feita com consumidores,
detectou-se que as pessoas percebiam o sumiço da marca na mídia convencional. “Por conta deste resultado a companhia
investiu na marca, que ganhou rejuvenescimento. A campanha comemorativa será
mantida por muitos anos”, avalia a Analista de Marketing da Caloi. Como
qualquer outra marca que queira se atualizar e se comunicar com todos os
públicos através do seu novo site.
A
principal dificuldade da empresa ao resgatar a marca era mostrar a cara da
Caloi para idosos, crianças e adultos através da web. A ideia é comunicar todos
os públicos com a mesma ferramenta e isto foi outro grande desafio para a
companhia. “Havia muito conteúdo para ser passado e não poderíamos mostrar o
lado velho da marca. Precisávamos mostrar que a marca não parou no tempo”,
completa Ana Paula. A Caloi 10 foi à primeira bicicleta com marcha no Brasil,
lançada em 1972. Era a primeira bicicleta voltada para o segmento Speed, que fez sucesso e até hoje é
lembrada pelos consumidores. Este ano, a empresa lançará duas edições da Caloi
10, sendo uma limitada. Serão apenas 110 unidades que só poderão ser compradas
pelo site www.caloi.com.br
Thiago Terra [www.mundodomarketing.com.br]
Fonte
e Sítios Consultados
https://casesdesucesso.files.wordpress.com/2008/10/caloi.pdf
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