A empresa Cacau Show nasceu quando o fundador, Alexandre Tadeu da Costa, um
rapaz de família humilde, filho de pai tecelão e mãe vendedora de produtos de
beleza em domicílio, começou a revender chocolates de uma indústria. Na
primeira Páscoa, em 1988, ele vendeu, além de outros produtos, dois mil ovos de
50g. Porém, quando chegou à fábrica, ele descobriu que cometera um enorme
engano, por não conhecer o suficiente a linha de produtos da empresa que, na
verdade, não fabricava ovos de 50g e não teria condições de fabricá-los antes
do domingo de Páscoa para honrar as vendas efetuadas. Frente a isso, preocupado
em honrar a encomenda e em não perder o pedido, o estudante, então com 17 anos,
comprou a matéria prima necessária e procurou alguém que estivesse acostumado a
fabricar chocolates em casa. Em uma loja especializada no ramo, conheceu uma
senhora que fazia chocolates caseiros e que veio a ser a primeira funcionária
da CACAU
SHOW. Comprou formas, embalagens e quantidades suficientes do produto
em barras para derreter e em seguida transformá-lo em ovos de Páscoa.
Durante três dias, com uma jornada diária de
18 horas de trabalho e com um prazo de entrega apertado, foi possível a entrega
da encomenda. Essa operação gerou um lucro líquido de aproximadamente US$ 500.
Depois da experiência, Alexandre percebeu que havia um mercado muito pouco
explorado de chocolates artesanais e resolveu investir nisso. Com esse capital
inicial, a empresa iniciou suas atividades em 1989 no bairro da Casa Verde, em
São Paulo. O empreendimento se estabeleceu numa sala de 12 m² da empresa de
seus pais, que inicialmente foi cedido sem custo por seis meses. Após esse
período inicial, ele passou a pagar aluguel. Nessa época, o processo de
produção era bem precário: ele e o amigo produziam e saíam vendendo as
guloseimas em padarias, contando também com a ajuda de revendedores.
Porém, foi preciso mudar a estrutura de
distribuição, pois, para o tipo e o custo do produto vendido, ficava muito caro
o sistema de comissões e de prazos de pagamento habituais ao canal de venda
domiciliar. Foi nesta época que Alexandre optou por atender diretamente a
pequenos pontos-de-venda, como bares e lanchonetes, sem contar com a
intermediação de atacadistas ou distribuidores. A experiência de sair vendendo
pessoalmente, de loja em loja, foi considerada insubstituível pelo empresário,
pois graças a ela, sabe exatamente como se vende, conhece profundamente o
mercado e o perfil dos compradores, as dificuldades e oportunidades
encontradas, podendo, portanto, preparar seus vendedores da melhor maneira para
o dia-a-dia nas ruas. Além de vender o produto, buscou também informações
técnicas: como fabricar, conservar, embalar, e assim por diante. Nesta busca de
aperfeiçoamento da qualidade, fez cursos de vários tipos, desde aqueles
oferecidos por grandes fornecedores e revendedores de chocolate em barra até
cursos tipicamente voltados para donas de casa. - Um momento difícil para a
empresa ocorreu no verão de 1992. Como é natural e ocorre em todos os verões
com produtos à base de chocolate, a venda dos produtos da marca caiu
acentuadamente. O produto parou de rodar no ponto de venda e, devido à sua
curta vida útil, começou a estragar. Todos os produtos deteriorados foram
trocados sem qualquer ônus para o varejista. Até aí era uma situação tradicional
de verão, quando frequentemente é necessário “colocar dinheiro” na empresa; foi
então que a crise se instalou, porque não havia caixa suficiente para cobrir as
despesas. Mais uma vez, Alexandre não ficou parado, reclamando, nem saiu atrás
de empréstimos para cobrir as despesas. Ao contrário, buscou oportunidades de
longo prazo. Como o fim do ano se aproximava, comprou uma máquina para fazer ‘panetones’, e vendeu-os; montou
quiosques em feiras de natal para oferecer não só seus chocolates, mas também
produtos adequados à temperatura do verão, como salgadinhos e sucos, adquiridos
de terceiros: ou seja, quando a situação de seus produtos se complicou, a
empresa mudou, rápida e temporariamente, sua oferta ao mercado para poder
suprir os problemas e sair em boas condições.
A primeira loja só veio em 2001, construída
num pequeno espaço de 40 metros quadrados, na cidade de Piracicaba. Pouco
depois, ainda neste ano, a empresa implantou o sistema de franquia. Era o que
faltava para dar consistência à empresa. Nos anos seguintes foram inauguradas
centenas de lojas. Em 2005 a empresa ganhou o prêmio de “Melhor Franquia do
Ano”, na categoria Cafeteria e Confeitaria. Em 2007, para dar conta da
expansão, a empresa abandonou sua antiga fábrica de cinco mil metros quadrados,
na capital paulista, e inaugurou uma nova unidade de 17 mil metros quadrados em
Itapevi, interior de São Paulo. O novo empreendimento consumiu um investimento
inicial de R$ 15 milhões. Para a produção de trufas, carro-chefe da rede
varejista, a CACAU SHOW conta com a maior máquina de fabricação de trufas da
América do Sul, com capacidade para produzir uma tonelada de trufas por hora.
Em meados deste ano a CACAU SHOW se tornou a maior rede de lojas de chocolates
finos do mundo, ao ultrapassar em número de lojas a americana Rocky
Mountain.
A CACAU SHOW oferece uma linha
completa de chocolates, incluindo trufas, tabletes recheados (como a linha Chocoterapia composta por tabletes com
muito mais cacau combinado com os mais inusitados ingredientes como pimenta,
erva doce, canela, café e erva cidreira), bombons finos, pastilhas de chocolate
com menta, garrafinhas de chocolate ao leite (nos sabores cereja, morango,
marula, menta, café conhaque, anis e amareto ao leite), entre outros itens
derivados de chocolate. Também conta com linha diet de ovos de Páscoa, bombons,
trufas, tabletes e outros. Apesar da enorme gama de produtos, o principal
produto da marca é a trufa. Mensalmente são produzidos mais de 15 milhões de
unidades, de 25 sabores, numa receita que recebe mais manteiga de cacau que os
chocolates normais. Entre os variados sabores estão as recheadas de pimenta e
hortelã, avelã, cereja, doce de leite, laranja, morango, coco, maracujá, limão,
framboesa, licor de chocolate e marula.
Fontes: Cacau Show,
Mundo das Marcas Organizado por: Thiago Miguel
Fonte
e Sítios Consultados
https://casesdesucesso.files.wordpress.com/2010/05/cacau_show.pdf
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