Todo ser humano vivencia pelo menos de três a cindo casos de crise por
dia, que podem ser resumidos em algumas singelas
situações do nosso cotidiano: como acordar atrasado, na hora de fazer a barba
perceber que estamos sem aparelho de barbear e no caso das mulheres – na hora de ligar o secador de cabelo perceber
que o seu bairro está sofrendo um apagão (isso sim é uma crise!). E olha que
ainda nem saímos de casa em direção ao trabalho, pois ainda existirão mais algumas
crises pelo caminho, como: o transito pesado, seja de carro ou no transporte
público, a criminalidade no Brasil (ninguém está livre) e outros tantos momentos
pelos quais todos nós passamos todos os dias! Bem, mas você deve estar se
perguntando: do que trata este texto? Falaremos sobre crise, talvez
muitos não tenham se dado conta, mas um estado de crise é quando acontece uma
mudança brusca ou uma alteração importante no desenvolvimento de qualquer
evento.
Bom,
vamos para o nosso tema.
Nenhuma organização está a salvo de passar por um
momento de crise, seja ela uma crise devido a um problema financeiro interno,
pelo atraso nos pagamentos dos clientes, ou devido a um contexto global - como o que aconteceu com a
‘mega
crise’ brasileira (financeira, política, moral, segurança, corrupção
e etc.) dos anos de 2015, 2016 e 2017. E mesmo
com todos estes problemas externos a empresa precisa lutar para continuar a sua
existência no mercado e nessa hora, o administrador tem de saber o que fazer
neste cenário mesmo que a culpa pelos problemas que a empresa está enfrentando
não sejam oriundos da sua gestão.
O fato é que mesmo sabendo
sobre a necessidade do tal ‘plano B’ a
maioria dos empresários e microempresários brasileiros não se preparam para as
situações de vento contrário. E essa
necessidade de defesa é básica num mercado tão inóspito como este que vivemos
atualmente. A verdade é que quando se têm uma estratégia que visa uma solução
rápida para um problema em potencial isso permite que acionemos rapidamente os mecanismos
de defesa visando uma defesa/recuperação
nestes momentos de crise. Um dos grandes erros das empresas é o de só começarem
a combater a crise quando ela já está instalada e deixando vitimas pelo caminho.
As organizações precisam encarar
este momento de frente e comunicar a todos os funcionários e colaboradores sobre
a necessidade que todos têm em se alinhar e se preparar para enfrentar tempos difíceis
– é importante que não existam erros de
comunicação durante este processo, se não o resultado será desastroso.
Talvez o primeiro assunto a ser levado a todos os envolvidos na empresa seja
este: somente sobrevive quem se adapta! E neste momento seria
interessante pedir a ajuda de todos com opiniões e sugestões de como enxugar
gastos desnecessários no processo produtivo, e de como utilizar novos formatos
e ideias de melhoria nos processos da empresa.
Sabemos que não existem receitas únicas para que as
empresas recorram em casos de crises, também sabemos que todas as corporações, independente do tamanho, irão procurar onde devem e podem 'mexer' para minimizar os seus custos/gastos 'desnecessários' sem
comprometer o produto final do negócio. Portanto, neste momento de crise é necessário que todos, independente se você é um empresário, um
empregado, um microempreendedor, um desempregado, um aposentado ou um estudante
faça uso de alguns conceitos da administração para superar esses momentos de
crise: planejar, organizar, dirigir, controlar e inovar. Se todos procurarmos agir com cautela
e discernimento nas tarefas do dia a dia pode ser que esta crise não seja tão
feroz quanto ela aparenta ser, pelo menos assim espero, mesmo sabendo que este cenário
de crise sinaliza que pode ultrapassar o ano de 2018 - um ano de eleições no Brasil.
Melhor Sorte a todos Nós!
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